sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

[RESENHA] Três Chances para o Acaso - Corey Goldberg, Beth Jones e Pamela Ferdinand

Eu acredito, às vezes, na ideia de que determinados livros só agradariam se fossem lidos numa determinada época específica ou idade. Digo isso porque há livros com conteúdos que não me agradam. Leio a sinopse, de imediato agrada-me, e por fim decido ler. Mas ao concluir a leitura, sinto como se a leitura não tivesse funcionado justamente por eu não parecer ser o seu público alvo, compreende? (Espero que sim.) Infelizmente pude me sentir assim após concluir a leitura de “Três Chances para o Acaso”.

Editora: Record
ISBN: 9788501096388
Ano: 2014
Páginas: 304
Nota: (2,5/5)
Carey, Beth e Pam são bem-sucedidas no trabalho, mas não no amor. Agora, perto dos 40 anos, sentem o tempo se esgotar e decidem ter um bebê antes que seja tarde demais. Porém, se deparam com um problema: elas não têm um pai para a criança. Carey é quem dá o primeiro passo em direção à maternidade e procura um doador anônimo, mas o que encontra é uma poção mágica. Nessa mesma época, ela conhece um homem, se apaixona, fica grávida de modo convencional e passa sua poção mágica para Beth. Tudo se repete. Beth conhece um homem. Beth fica grávida. Beth passa a poção para Pam. E a magia funciona de novo. Depois de contratempos e decepções, as três mulheres formam suas famílias, e suas histórias de amor e amizade mostram que nunca se deve perder a esperança.

Eu não imaginei que a sinopse desse livro estivesse tão recheada de spoilers. Sim, acredite, está. Devido a isso, não vou deter-me em postar um resumo sinóptico da história; não vejo necessidade.

As três protagonistas do livro são as próprias autoras como já é perceptível. É uma obra autobiográfica e que, a meu ver, é completamente indicada para mulheres beirando aos trinta anos ou mais, e que, possivelmente, já tenham engravidado ou enfrentado problemas para superar grandes barreiras e por fim tornarem-se mães. Acredito veemente que o público alvo do livro são as pessoas que citei acima. Não quero dizer que sou imaturo por não ter conseguido envolver-me completamente com a história de cada uma das autoras (não é isso). O problema, na verdade, foi não ter conseguido me conectar com nenhuma delas. Eu parecia um leitor distante, inacessível ao mundo delas.

Os capítulos são narrados de forma intercalada por cada uma das personagens principais. Tal característica deu dinamismo à história, admito. Todo o texto em si é muito simples, franco e de forma bem específica, relatos da vida de cada uma delas. Em determinados momentos, passou a impressão de que eu estava lendo um romance, mas isso não foi frequente e me incomodou, confesso.


Concluindo, foi uma leitura oscilatória para mim e relativamente boa. Não conseguiu ser completamente satisfatória, mas não desagradou completamente. Indico-a aos leitores interessados em livros autobiográficos e mais maduros. Estes, possivelmente irão aproveitar bem mais a leitura do que eu. Ademais, só se realmente tiver um interesse grande, mas evite criar expectativas. 

FICA A DICA!


15 comentários:

  1. Oi, Lê!
    Que pena que a leitura não foi satisfatória. Te entendo completamente sobre o público alvo, e é terrível quando acontece. Quando vi esse livro entre os lançamentos da editora fiquei interessada, mas achei estranha a sinopse. Deu logo de cara que daria certo. Mas enfim, tenho uma curiosidade para o futuro, se é que isso é possível.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro!

    Uma pena, eu até gostei da capa e tem razão, a sinopse já remete a muitos spoilers o.O
    Gostei de sua opinião e sim, gosto de livros maduros, mas não muito de autobiográficos XD

    Abraços e ótimo fim de semana!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro mas já não me interessei por ser autobiográfico. Acredito que exista sim um momento certo para algumas leituras, tanto que já teve livros que não tinha gostado e quando reli, eu amei. Mas sobre a idade não acredito que exista isso. Quando o autor é bom agrada qualquer idade. Tanto que os meus livros preferidos são os infanto-juvenis, e tenho mais de 30 anos heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro!

    Sei como você se sentiu, é péssimo mesmo. Penso que alguns livros têm seu próprio tempo, às vezes não era o momento ideal para lê-lo ou ele apenas não se encaixa na sua vida como leitor.
    Nossa, eu detesto quando a sinopse tem spoilers. Infelizmente, o enredo não chamou minha atenção, então provavelmente não o leria.

    Beijocas e bom final de ano!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro, te indiquei em uma tag lá no blog!

    Abraços... http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/p/tag-meus-livros.html

    ResponderExcluir
  6. Oiii Leandro. Adorei a sua resenha e super concordo com você. Parece que tem livros que não funcionam para a gente né? Acredito que para mim, também não funcionaria. Não é meu estilo e eu confesso que não curto muito histórias autobiográficas :(
    Mas para quem gosta e está passando ou já passou por essa fase, pode ser uma boa leitura.
    Abraços =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O fato de ser uma obra autobiográfica poderia ser interessante, mas compreendo o que você diz sobre ela só funcionar com um determinado público. Particularmente não me interessei pela obra (que não conhecia, por sinal), mas dá para imaginar que também não funcionaria comigo. Uma pena que isso aconteça, independente do tipo de livro.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oooi,

    Nossa, não imaginei que a sinopse tivesse spoilers. Não é muito o meu estilo e como você disse, a leitura tende a agradar um certo publico, então para mim seria uma leitura arrastada. O que eu odiaria na verdade.
    Que bom que ela é divida entre as personagens e não deixou a história parada ou chata.
    Não leria, mas gostei da sua resenha sincera :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito chegada em livros auto biográficos... E a temática não chamou minha atenção.
    Bjs Léo
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Adorei a sua honestidade, pois você já deixou bem claro que não é qualquer público que vai gostar.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que intercalam os pontos de vista. Mas como a leitura oscilou bastante, como vc colocou, acho que eu não leria o livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Le =)

    Não conhecia o livro, mas a sinopse me chamou a atenção. Gosto de livros em que a narrativa apresenta o ponto de vista de cada personagem, mas não curto quando esse recurso faz com que o ritmo de leitura oscile.

    Uma pena que a leitura não tenha atingido suas expectativas. Mas, com certeza 2015 trará leitura melhores =D

    Feliz Ano Novo! Que seu 2015 seja lindo!!
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Eu entendo o que você falou sobre não ser o público-alvo, acontece comigo também. A premissa pareceu ser bem bacana, confesso ter ficado curiosa e espero gostar mais que você!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sei como você se sente Leandro.
    Quando li a sinopse também não me interessou.
    Também não tem nada a ver comigo hauhau
    porém a história parece ser boa.
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  15. Sempre bom saber sua opinião amigo!!! E concordo com vc que tem livros que precisam ser lidos pelo público algo certo, caso contrário ele não satisfaz.
    Não fiquei interessada nesse, mas foi ótimo saber um pouco mais do seu enredo.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!