quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

[RESENHA] Clarices - Luciana Bollina

Sinto-me imensamente feliz quando um livro escrito por um autor ou autora nacional me proporciona uma leitura satisfatória e agradável. "Clarices" é poético e acima de tudo, é encantador do início até o seu desfecho. Com um enredo aparentemente simples, o livro conseguiu surpreender-me brandamente.

ISBN: 9788565506052
Ano: 2013
Páginas: 144

Nota: (4/5)
Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça. 
Clarice tem dezenove anos e vive da sua própria arte. Inesperadamente, conhece Gabriel numa locadora, começam a conversar e ele lhe entrega um livro para leitura e avaliação que ele mesmo escreveu, mas ainda estava manuscrito, pois segundo o autor, seria uma característica única. Clarice se vê atraída por ele em poucos instantes e no dia seguinte, após ter lido o tal manuscrito, envia sua opinião por e-mail e é perceptível que está interessada nele, já que citava mais qualidades dele do que do próprio livro. O que não esperava é que receberia uma resposta por carta.

A partir daí, Clarice se vê cada dia mais apaixonada e mais atraída por Gabriel. No entanto, como tudo não é um mar de rosas, a sua família está enfrentando problemas, até que ela se põe no lugar de si mesma e percebe que nem tudo é tão grave ou ruim assim.



“Morrer vivendo é a pior coisa que pode acontecer a alguém”.

Aparentemente, este livro pode parecer comum ou similar a tantos outros. No entanto, seria equivocado afirmar tal opinião. A autora Luciana Bollina escreveu seu livro de estreia de forma completamente distinta. Digo assim porque tudo é narrado de forma poética, reflexiva, tornando-a singular entre tantos autores da literatura nacional. Nada soa irreal, forçado ou estranho. A meu ver, deu certa elegância à história e a todo o livro em si.

A forma como o enredo acontece e desenvolve-se é palpável. Os conflitos, decisões, atitudes, tudo acontece de forma natural, sem soar premeditado. É como acompanhar alguém de forma mais profunda, íntima, sem parecer invasivo (senti-me assim durante a leitura).

Com uma escrita primorosa, este livro merece notoriedade com toda certeza. Não tornou-se uma leitura favorita devido à algumas ressalvas pessoais, embora tenha características para agradar completamente muitos leitores. Eu esperava um aprofundamento melhor em determinados momentos e em certos aspectos da trama. Porém é algo bem pessoal. Muitos leitores, possivelmente, apreciarão bem mais todo o livro.

Concluindo, "Clarices" conquistará qualquer leitor, sem dúvidas. Não o classificaria como um romance, mas sim, como um drama escrito de forma poética. Há romantismo na história, no entanto, ficou como plano de fundo, a meu ver. A história em si é basicamente sobre o autoconhecimento da protagonista. E foi bastante interessante acompanhar. 



RECOMENDO!

16 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Nunca tinha visto falar ou realmente visto esse livro e sabe aquela sensação de que preciso ler este livro? é assim que estou me sentindo ao finalizar essa resenha.
    Adoro livros que mesclam poesias com drama e vice versa, achei a proposta desse em especial muito boa.
    Até mais http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro!

    Não conhecia esse livro, mas já me encantei. A poesia começa desde a capa e o título, que coisa linda. Fiquei imaginando quão agradável deve ser essa história, pois adoro linguagem poética. A premissa é ótima!
    Adorei a dica! :) Bela resenha.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Le =)

    Não conhecia o livro, mas ele parece ser uma gracinha de história *---*
    Você sabe que eu amo poesias, estão acredito que esse livro tenha tudo para me conquistar!
    Dica mais que anotada =D

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto esse livro antes. Gostei de ver a sua opinião, mas mesmo você tendo recomendado ele, não é um livro que me desperte a curiosidade de ler. Não sei, talvez por você ter dito sobre a forma poética que ele foi escrito.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oiii,

    Primeiro eu gostei da capa!
    Achei ela muito bonita e eu já tinha ouvido falar sobre ela, mas não li nenhuma resenha. Gostei de saber um pouco mais. Principalmente de que é uma obra sobre o autoconhecimento da personagem. Acho que é otimo para nós termos um momento de reflexão tbm.

    Tá anotadinho!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Eu adoro também encontrar pérolas na nova literatura brasileira. Clarices me deixou muito interessada, pq eu sou dessas que se deliciam com poesias e com a arte em si. E por ser como você disse, um livro mais focado em autoconhecimento do que romance é mais valioso ainda. Estou meio saturada de romances, hehe.
    Além disso, a capa é linda demais!
    Você sabe se a autora faz parceria com blogs?

    Beijos, Amanda!
    (www.expressodenarnia.com)

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê! Nunca tinha ouvido falar nesse livro! Faz tempo que eu não leio nada de linguagem poética, vou pesquisar aqui sobre o livro, como costumo fazer com as tuas dicas hehe, mas não sei se vou ler agora, só pela sinopse eu acho que essa pequena vai sofrer haha mas a vida real é assim né?! :p já anotei Lê! espero que a tua próxima leitura se transforme em favorita! beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê!!
    Não conhecia o livro e não precisou do livro para me encantar sua resenha já fez o serviço *-*
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Adorei a sua resenha e gostei de conhecer um pouco do livro através dela, parabéns.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas após ler sua resenha posso dizer que parece interessante. Mas mesmo assim não despertou minha curiosidade. Porém sempre acho positivo conhecer novos livros, assim tenho possibilidades para o futuro. Enfim valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, tudo bem? É maravilhoso quando isso acontece não é? Quando um autor nacional, nos conquista e nos dá a oportunidade de uma obra tão boa :)
    Já tinha ouvido falar do livro, mas n sabia bem do que se tratava. Em um primeiro momento, a sinopse n me encantou. Mas a sua resenha sim. Me deixou morrendo de vontade de conhecer a obra. Adoro esse tipo de escrita. E essa frase é perfeita: “Morrer vivendo é a pior coisa que pode acontecer a alguém”.
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro,
    Entendo essa sensação. Ler um livro nacional (atual) e gostar é incrível.
    Sobre a história: parece legal. Sua resenha chamou minha atenção e o título me agradou bastante.

    Ta rolando desafio lá no blog. Participe ;)
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/2015/01/desafio-vicio-em-tbr.html

    Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Me interessei por ser uma obra brasileira! Esses dias eu estou procurando livros apenas brasileiros mesmo!

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa fiquei com muita vontade de ler esse livro. Nunca li nada parecido.. tipo uma romance entre escritor e leitor deve ser tão emocionante de se ler... tá na lista de desejados com toda certeza.

    Ótima resenha!

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Leandro me tira uma dúvida como você conseguiu o livro? Tava fazendo uma busca aqui em alguns sites mais não consegui encontrar! :/

    Abraços e obrigado.

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Leandro,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei da sinopse e a capa é muito linda, sua resenha me deixou curioso....parabéns....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!