terça-feira, 13 de janeiro de 2015

[RESENHA] O Destino do Tigre - Colleen Houck

Enfim, o final. Sim, mais uma série que eu tenho a oportunidade (e felicidade neste caso) de finalizar. Após momentos de pura irritação e frustração com os livros anteriores (dou ênfase ao terceiro livro, “A Viagem do Tigre”), já não conseguia mais criar expectativas a respeito do desfecho da saga dos tigres. Isso, possivelmente, foi bom porque não me decepcionei e nem me frustrei (acredite se quiser).

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411386
Ano: 2013
Páginas: 400
Nota: (4/5)
Com três profecias da deusa Durga solucionadas, agora resta apenas uma no caminho de Kelsey, Ren e Kishan para que a maldição seja quebrada. Mas o maior desafio do trio os aguarda: A busca pelo último presente de Durga – A corda de fogo – na Ilha Barren situadas na Baía de Bengala. Uma busca que ameaçará suas vidas. É uma corrida contra o tempo e o malvado feiticeiro Lokesh – neste ansiosamente aguardado quarto livro da série A Maldição do Tigre – colocará o bem contra o mal, testará laços de amor e lealdade, e , finalmente, revelará o verdadeiro destino do Tigre, de uma vez por todas.
Após enfrentarem diversos problemas e viverem vários desafios, Kelsey, Ren e Kishan precisam destruir de uma vez por todas um problema ainda maior: o temível feiticeiro Lokesh, e para piorar, no território dele. Sem esquecer que ele sequestrou a Kelsey e detém a posse dos três amuletos tornando-o invencível.

O principal elemento nesta história é o fogo e tudo que o envolve. Mais e mais batalhas acontecem, e vidas são tiradas. Porém, apenas uma coisa é certa: não se pode fugir do destino.

"(...) Todas as nossas experiências humanas, as boas e as ruins, nos prendem como o lodo de um rio. Podemos estar enraizados na dor ou no sofrimento, mas nosso dever é nos elevar acima daquilo, encontrar o sol e florescer. Só então você pode iluminar o mundo para os outros."

Ninguém imagina minha felicidade ao concluir essa série. Juro. Estaria eu, sendo cruel ao falar assim? Talvez, mas nunca foi minha intenção. No entanto, no meu caso, esta série foi regredindo muito ao longo de cada livro; começou boa, mas perdeu bastantes pontos comigo nos demais livros. E o principal motivo foi apenas um: a constante e desnecessária indecisão da protagonista.

Imagine uma pessoa que, atualmente, está bastante exausta de triângulos amorosos. Sim, tal aspecto nos romances, para mim, soa bastante repetitivo. E aqui, nesta série, tudo relacionado ao romance soou muito forçado em cada livro. Particularmente, eu não gosto da Kelsey e nem do Ren. Acho-os insuportáveis e completam-se de maneira mútua por serem assim. Apenas o Kishan me fazia persistir e ler a série (Team Kishan Always). Logo a indecisão da protagonista só me incomodava; sempre soou desnecessária para mim, sem sentido, até porque constantemente ela frisava o quanto amava o Ren. Para a minha felicidade, nesta “última” aventura (usei aspas porque a autora está escrevendo mais livros no mesmo universo da série), tal aspecto não foi utilizado de forma tão constante e nem incomodou-me, admito. E isso, obviamente, foi bastante satisfatório porque a leitura fluiu sem grandes esforços.

Como esperado, há muitas aventuras, lutas e infelizmente, algumas mortes indesejáveis. Uma personagem em especial deixou-me completamente triste ao vê-la morrer na história. Acredito que muitos leitores sentirão o mesmo. Outros, possivelmente, sentiram-se como eu. Mas, sinceramente, eu já esperava alguma morte “inesperada”, logo não tornou-se algo que tenha feito-me odiar a autora.

Aos poucos, de forma gradual, a autora vai esclarecendo alguns pontos soltos da história e vai desenvolvendo o rumo das suas personagens. Você, talvez, esteja se perguntando se eu gostei do rumo que o Kishan tomou na história. Sim, eu amei. A meu ver, foi a melhor decisão da autora. Na verdade, gostei do rumo e da forma como a autora finalizou toda a história. Felizmente, não deixou a desejar.

A narrativa continua similar aos livros anteriores. A Houck soube manter o ritmo e o mesmo nível da sua escrita em todos os livros. Isso é algo bastante notável e favorável à mesma, até porque não decepciona seus fãs.

Em suma, foi uma boa leitura. Não tornou-se favorito porque esta não é uma das minhas séries queridinhas, mas que no geral, agradou-me. Na verdade, essa série foi bem oscilatória para mim; amei e odiei na mesma medida. Se você ainda não conheceu o mundo criado pela Houck, mas tem pretensão, eu indico. No entanto, não crie expectativas e nem espere algo extraordinário. Assim poderá, talvez, curtir bem mais toda a saga.



RECOMENDO!


16 comentários:

  1. Talvez eu nem chegue a ler. Por que não sou muito fã de série e essa li várias resenha negativas. Eu já li uma série só para finalizar mas a minha relação com elas era de puro ódio srsrsrsrsr.

    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa série é bem legal, mas ainda não terminei, só li 2 da série mas sua resenha me deu uma força pra terminar logo haha

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como eu estava já quase desistindo dessa serie, eu não me decepcionei. Mas também não achei um ótimo final. Foi bom, mas ultimamente não tenho gostado dos desfechos de triângulos amorosos que tenho lido. Os autores pegam o caminho mais fácil, nunca inovam.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Ooi,

    Eu lembro que tinha visto esse livro varias vezes mas não tinha dado bola para ele, dai descobri que a historia era algo muito interessante, dai depois fui ficando interessada... Mas depois fui perdendo o interesse. Não está na minha lista de prioridades e acho que não vai entrar. Mesmo que seja uma leitura agradavel, acho que quero um pouco mais que isso.
    Gostei da sua sinceridade!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Leandro, tudo bem? Nossa, morro de vontade de ler a série, mas fiquei meio receosa. Minha cunhada é viciada :3
    Bem, eu particularmente, amo um triângulo amoroso. Mas só e somente se ele for muito bem elaborado. Se a mocinha realmente tiver dúvidas. e n se sabe q ama um, mas só qr dar uns pegas e fugidinhas com o outro. kkkk
    Então n sei se vou ler. Quem sabe? se rolar uma boa promoção, talvez eu compre, mas caso contrário, n vou conhecer essa história, hahahhah
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Somente li o primeiro livro da série e achei bem mediano. Me deram spoiler dos próximos livros, então acabei perdendo todo o interesse em ler.

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro, tudo bem?
    Estive meses ausente, por complicações no blog, havia perdido o domínio e tudo mais.
    Mas agora de volta, aewwwww haha
    E wow, eu sou apaixonado por essa série, super curti a sua resenha.

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Collen Houck me surpreendeu bastante em sua narrativa e A Maldição do Tigre é sem duvida uma de minhas séries literárias favoritas.

      Excluir
  8. Olá!

    Ainda não li e não tive interesse, algumas amigas leram e me indicaram, mas tenho pé atrás com séries... Se eu ler o primeiro vou querer terminar e se terminar e não gostar, irei ficar muito decepcionada e não confiarei mais nas outras séries (vai lá entender), mas quem sabe um dia.
    Entendo quando diz que gostaria de terminar a série, estou assim com Para sempre os imortais (amei os primeiros e estou odiando os outros) e também a que não acaba nunca House of night, mas uma hora terminarei, foi só uma decisão de séries ruins...
    Foi uma ótima e sincera opinião, com sempre (=

    Abraços!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  9. De um modo geral a série me agradou, em especial porque acho fantástica a mitologia usada pela autora. É bem verdade que toda a série dá motivos para o leitor ficar irritado, mas a mitologia e as aventuras nunca me deixaram desanimar da leitura. rsrs Mas até hoje, quase dois anos após a leitura desse livro, ainda não aceito a morte. De todas as personagens, essa definitivamente não poderia morrer. :/
    De qualquer forma, estou aguardando ansiosamente pela próxima série da Colleen e também para a adaptação. Espero que não me arrependa. rsrs

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leandro!

    Ai essa série. Eu tinha os dois primeiros livros, mas ouvi e li tantas pessoas comentando sobre a chatice de Kelsey que desisti e doei os livros. o.O Assim como você, não gosto e cansei de triângulos amorosos, especialmente quando a personagem é extraordinariamente indecisa (como parece ser o caso dela, rs) e pende para o pior personagem.
    Fico contente por ter te agradado, em certa medida. Pelo menos não decepcionou e isso é bom. :)
    Adorei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Leandro! Já li A Maldição do Tigre, O Resgate do Tigre, A Viagem do Tigre e O Destino do Tigre e curti bastante. Estou ansiosa para ler A Promessa do Tigre! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro, tudo bem?
    Tenho muita vontade de começar a ler essa série, e a cada nova resenha tenho ainda mais vontade de ler, mesmo com esse momentos de irritação. Dica anotada, e espero começar a ler em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. Oie Le
    eu gostei do desfecho, mas achei que poderia ter sido melhor. O livro anterior também havia me irritado bastante, e eu esperava pouco do desfecho. Infelizmente não curti o desfecho do Kishan. Peguei um ódiozinho mortal do Ren, e achei que o Kishan merecia muito mais a Kelsey, do que o Ren.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Essa série mexe muito comigo, e apesar de não ser nada fã de triângulos amorosos, adoro o da Houck. Muito louco isso. Não criei coragem para ler esse volume, já que já sei o que vai acontecer com o meu personagem favorito (</3) e eu não aceito isso. Simplesmente.

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Sou looooouca para ler essa série!
    Mas ainda não a adquiri =(
    Desse ano não passa! As capas são lindaaaaaas ao extremo!
    Me apaixonei por elas, rsrsrs tomara que a história seja boa kkk

    bjoos
    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!