segunda-feira, 23 de março de 2015

[RESENHA] A Rainha Normanda - Patricia Bracewell

Eu adoro ficção histórica. De verdade. Sempre acabo descobrindo e conhecendo detalhes da história da humanidade até então desconhecidos. E como sempre adorei a matéria de História na escola, tudo faz total sentido e quase sempre gera satisfação. No entanto, há autores que não conseguem me fazer ser parte da história; é aquela velha situação do envolvimento que nem sempre acontece. Pois é, infelizmente, isso aconteceu novamente com este livro.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413779
Ano: 2015
Páginas: 400
Nota: (2,5/5)
Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita.Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.
Emma é uma garota de apenas quinze anos e aparentemente comum. Tem uma vida tranquila também. Até que, inesperadamente, é obrigada a casar-se com o rei Æthelred II e tornar-se rainha. A partir de tal acontecimento e toda sua trajetória, percebe-se que sua vida foi bastante conturbada por vários motivos.

Ema luta constantemente para manter-se firme em um reino diferente, onde há muitas pessoas ansiando por sua queda, buscando vê-la ruir juntamente com seu reino, ela não possui amigos e o pior, na verdade, é ter que esconder um amor proibido e que, provavelmente, nunca poderá viver. E para tornar sua vida ainda mais complicada, seu marido e rei é uma pessoa completamente desequilibrada e por vezes paranoica.

“(...) Emma teve a impressão de que haviam chegado a uma época em que o amor não tinha lugar. Que era algo a ser apagado, queimado e descartado, deixando espeço apenas para o ódio, o medo e, na melhor das hipóteses, uma fria aliança ocasional. O amor que ela própria sentira – pela criança que tinha perdido, por ..., até por seus parentes normandos – nada lhe trouxera além de dor. O amor pertencia a um outro mundo. Talvez pudesse ser encontrado após a morte, mas seria imprudente, pensou, procurá-lo durante a vida.”
Pág.: 300 

Narrado na terceira pessoa do passado e alternando o foco entre quatro personagens (Emma, rei Æthelred II, rei Althestan e Elgiva), o livro “A Rainha Normanda” mostrou-se uma leitura bastante regular. De início, quando me propus a lê-lo, acreditava que encontraria uma história grandiosa, instigante e por vezes intensa. Mas para que isso possivelmente acontecesse era necessário que a leitura me envolvesse, e isso não aconteceu, infelizmente.

Há personagens interessantes, confesso. A protagonista mostrou-se uma boa personagem, assim como Elgiva também (mesmo sendo personagens completamente opostas, do tipo boa e má). Entretanto, nem mesmo as personagens conseguiram me fazer ser parte da história das mesmas, e isso foi frustrante. Sem esquecer que, devido a isto, a leitura não foi fluente.

A autora explica que se baseou em fatos retirados da crônica anglo-saxã e que boa parte dos acontecimentos presentes na história são frutos da imaginação dela. Até porque uma crônica não se aprofunda em determinados pontos e não consegue ser totalmente completa.


Concluindo, “A Rainha Normanda” não foi o que eu realmente esperava e nem muito menos mostrou-se uma leitura, de todo, satisfatória. Vale ressaltar que o fato do meu desagrado é um aspecto bem pessoal até porque o envolvimento do leitor para com o livro é algo bem relativo. Então, se você tem interesse na leitura, indico que leia e tire suas próprias conclusões. Não sei se pretendo dar continuidade a série, visto que me decepcionei com este primeiro livro. Quem sabe...


FICA A DICA!


15 comentários:

  1. Olá Leandro tudo bem,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, minha expectativas eram altas, mas depois da sua resenha não sei o que esperar, vamos ver, pena que não te agradou....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. História era o meu calcanhar de Aquiles na escola. Acredita que fiquei em recuperação na matéria? Até leio os livros do gênero, mas não estão entre os meu favoritos. Essa capa é muito bonita, mas não sei se leria o livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sabendo que você não ficou muito fã da história, tenho uma dúvida: esse é aquele tipo de romance histórico erótico? Porque eu não gosto nem um pouco :/

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro.
    Caramba, estava e ainda estou com as expectativas bem altas com esse livro, sua resenha foi o mesmo que levar um banho de água fria.
    Vou tentar não ir com bastante expectativas ao ler, mas realmente fiquei bastante chocado ao ver sua avaliação e os motivos citados.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo, tudo bem?
    Nossa, é tão ruim quando um livro não nos cativa completamente né?
    Eu fiquei curiosa com a história, mas não vou com tanta sede ao pote. Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii!!!

    Estou bem curiosa sobre essa história, porque o assunto é interessante. Gosto de histórias passadas nos séculos anteriores, ainda mais com romance ao extremo hehe. Já está na minha lista de livros.

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro, é bem chato quando a gente se decepciona assim com um livro não é?! Ainda não o li, mas achei a sinopse dele bem interessante!!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leandro!

    Estava muito animada em ler esse livro... O título e a capa chamaram minha atenção, mas quando li a sinopse, boa parte da minha empolgação desapareceu. Assim como você, eu gosto bastante de romance desse gênero, mas algo na história me impediu de comprar o livro. Então, optei por esperar e ler algumas resenhas. Provavelmente, eu também não iria gostar do livro. Uma pena.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Leandro!

    Tenho vontade de ler esse livro porque acho a capa muito bonita e a sinopse me atrai um pouco, uma pena que suas expectativas não foram cumpridas eu ainda tenho vontade de ler, e daí te falo o que achei ;D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Puxa vida Leandro, que pena!
    Eu ainda querodar uma chance a esse livro, recentemente li um nesse estilo e adorei! Vamos ver né... Mas é importante que um livro e seus personagens nos envolvam...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Infelizmente não curto muito essas séries da Arqueiro... :/

    Beijos,
    Carol, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Le =)

    Uma pena a história não ter sido aquilo que você esperava :/, porém confesso que depois de ler a sua resenha fiquei com ainda mais curiosa para conhecer a trama rs...
    Sou "rata" de história, na escola ela era a minha matéria favorita então acredito que pelo fato da autora ter se baseado em fatos históricos a narrativa vá me agradar. Pelo menos assim esperamos né rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Oie Le
    eu estava justamente esperando sua resenha para saber se daria uma chance ao livro, e como confio completamente no seu gosto literário, não pretendo ler. Há tantos livros bons que quero ler na fila, que perder tempo com um que não cativa seria um desperdício.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Apesar de você não ter se envolvido, já vi alguns comentários bem positivos em relação a esse livro e, por também gostar de ficções com alguma relação com a realidade, não tem como não criar certa expectativa. Não sei quando, mas certamente tenho a intenção e espero me envolver muito mais.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro, tudo bem?
    É engraçado como alguns escritores, mesmo tendo ótimas sacadas de enredos e de tramas, não conseguem dar "vida" aos personagens... Eu não acredito que a leitura de qualquer história seja perda de tempo, mas quando nós não conseguimos "comprar" a proposta do autor, é complicado. Eu espero ter a oportunidade de ler esse título, justamente porque também tenho um fraco por ficção histórica, mas confesso que começarei a leitura com certa prudencia!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!

    http://prologodaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!