domingo, 19 de abril de 2015

[RESENHA] Garota Online - Zoe Sugg

Eu sou o tipo de leitor que mesmo a sinopse do livro indicando nada novo (apenas mais do mesmo), eu espero que o livro me surpreenda em algum aspecto. Qualquer acontecimento que seja inesperado, por mais ínfimo que seja, agrada-me. No entanto, infelizmente, nem sempre isso acontece. Principalmente quando se trata de livros teen. “Garota Online” é um bom livro do gênero, mas poderia ser muito melhor e até um pouco mais original.

Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576864158
Ano: 2015
Páginas: 308
Nota: (2,5/5)
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Penny tem dezesseis anos e precisa abrir seu coração, desabafar. Para isso, com a ajuda do seu amigo Elliot, ela cria um blog e passa a compartilhar seus sentimentos mais profundos, entre tantos outros assuntos pessoais, mas de forma anônima.

Sua mãe é contratada para decorar uma festa de casamento nos Estados Unidos. Uma grande e ótima oportunidade para Penny se divertir um pouco. Ela, seu pai, sua mãe e Elliot partem na viagem e ao chegar lá, inesperadamente, uma possível paixão surge.

Penny conhece Noah, um rapaz completamente adorável e que gosta dela da forma como ela realmente é.

Mas nem tudo é um mar de rosas... O blog passa a conseguir mais seguidores e o que era algo anônimo, possivelmente, já não possui tal característica e muitas coisas mudam na vida da protagonista.

"Sabe quando você sacode uma lata de Coca, depois abre a Coca e espirra pra tudo que é lado? Então, é assim que eu me sinto agora. Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim; mas fico insegura de falar delas em voz alta."

O grande problema de muitos livros juvenis é que não apresentam algo diferente ou pelo menos tentam inovar; tudo cai no marasmo, fica repetitivo. “Garota Online” apresenta tais características citadas; não inova em momento algum e soa previsível em diversos momentos. O que realmente “salva” o livro são suas personagens e o romance.

A Penny é uma protagonista comum e com problemas pessoais bem típicos da sua idade (exceto o trauma que ela vive devido a um acidente que sofreu anos atrás). Eu a considerei uma personagem bem “morna” durante toda a minha leitura; não me agradou e nem me irritou. Esperava uma personalidade mais interessante da mesma. O grande trunfo do livro é o Elliot; divertido, carismático, sincero e MERECIA um aprofundamento melhor e consequentemente mais destaque na história. A meu ver, a autora não soube aproveitar bem tal personagem mesmo não ofuscando a mesma.

O romance é bem clichê; bem sessão da tarde mesmo. É fofo? Sim, mas nada que eu já não tenha lido antes. Inclusive, todos os acontecimentos referentes ao romance entre Noah e Penny são totalmente previsíveis; antes de acontecer, eu já previa tudo. E não, não é legal quando isso acontece, admito. Ainda assim, não interferiu demasiadamente no meu envolvimento.


Para concluir, deixo claro que achei e considero a leitura deste livro regular. É uma boa história para o público jovem (pré-adolescente). Recomendo para relaxar ou ler entre leituras densas. Possui uma narrativa fluída, objetiva e sem grandes detalhes (bem típico do gênero, por sinal). Se você busca uma leitura totalmente despretensiosa, este é o livro. 

FICA A DICA!


12 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Acredito que personagens mornos são a pior coisa que um livro pode ter. Se você não se importa com eles, o que estimula a leitura? Ainda mais em um caso como esse tão recheado de clichês. É uma pena que tenha sido uma leitura tão fraca.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu mal posso esperar para ler este livro, já fiz até complô para a bibliotecária de minha escola comprar. Como sou fã de leituras leves e despretensiosas com momentos sonhadores, este é MEU livro. Sua resenha me deixou mais ansiosa com essas quotes.
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Eu na verdade fujo de sinopses clichês, rs. As vezes abro uma exceção no caso de romances, mas não nessa faixa teen =/
    É bem frustante qnd nos deparamos com um personagem morno :(
    Beijos!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro! Tudo bem? Eu até estava interessado em ler esse livro, mas com o passar do tempo e lendo algumas críticas acabei perdendo a vontade de lê-lo! :/ Não curto muito historinhas clichês... Mas enfim, adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    Apesar da protagonista morna, gosto de livros com clichês então vou querer ler esse livro no futuro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já nem espero muito desse gênero. É difícil encontrar alguém que inove em algum ponto. Mas como amo clichês, eu sei que irei gostar hehe. Assim que der vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro,

    Apesar de não ter excedido as suas expectativas o livro pode ser uma leitura leve e agradável, quem sabe....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    Eu entendo você ... esses livros mais juvenis parecem seguir uma formula que nem mesmo os autores não percebem que não cola mais.
    Sinceramente esse livro não tinha me chamado muito a atenção, e depois de ler a sua resenha acho melhor deixa-lo de fora da minha lista mesmo rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Sei que muitos livros, atualmente, tem se mostrado sem emoção e com o mesmo enredo, isso é péssimo. Me deixa bem chateada quando estou empolgada por iniciar uma leitura e de repente, fica chata e sem graça. Lembro que quando surgiu Crepúsculo foi assim, todos os livros iguais, depois 50 tons, e por aí vai. Penso que os autores devem ter um pouco mais de criatividade.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo, tudo bem?
    Eu fiquei com vontade de ler esse livro, justamente pelo clichê, mas você não foi a primeira pessoa a dizer que a protagonista é meio insossa. Mas pretendo ler depois, pois como você disse, é um ótimo livro para se ler depois de uma leitura intensa.
    abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Na verdade, eu achei a leitura fraca, rsrs. Já li livros jovens muito melhores, sem perder a fluidez e leveza. Mas que a leitura flui, isso é inegável.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. "...bem sessão da tarde" rss eu rii.. (kkk), espero que não seja mais uma lagoa azul! Mas enfim, entendo bem seu ponto de vista Leandro, alguns livros nos provocam esses tipos de sensações (ou em alguns casos a falta delas)!

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!