sexta-feira, 3 de julho de 2015

[RESENHA] O Príncipe de Westeros e Outras Histórias - George R. R. Martin & Gardner Dozois

Quando vários autores, no mínimo, notórios do cenário literário atual se reúnem em um único livro, é provável que a curiosidade me atinja. E me atingiu. Desde que soube do lançamento deste livro, fiquei bastante interessado até mesmo para conhecer a escrita de alguns escritores como a Gillian Flynn. Embora tenha realmente gostado da escrita de alguns, o livro não supriu minhas expectativas e devido a motivos bem específicos que explicarei mais à frente.

Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296364
Ano: 2015
Páginas: 480
Nota: (3/5)
Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.
Esta antologia é um sucesso na Europa e finalmente chegou ao Brasil graças à editora Saída de Emergência. Previsivelmente, por se tratar do George R. R. Martin, eu esperava contos que se enquadrassem no gênero fantasia. No entanto, nem todos os contos podem ser colocados em tal categoria literária (se é que posso chamar assim). O que há em comum entre cada conto? Bem, o fato de que cada história irá ter como protagonista algum canalha. Sim, um canalha, um malandro, um sacana, enfim, aquela personagem que mesmo não possuindo boas qualidades ou qualidades consideráveis, ainda consegue encantar muitos leitores. E como o próprio título em inglês sugeria (Rogues: Canalhas ou Trapaceiros), já fui imaginando o que poderia encontrar ao iniciar a leitura.

Não irei deter-me ou ater-me aos contos em si. Na verdade, meu intuito é apenas esclarecer minha opinião a respeito da obra em si.

"Quando as pessoas me fazem aquela pergunta que todo mundo faz: 'Qual é a sua profissão?', eu respondo 'Atendimento ao cliente', o que é verdade. Para mim, foi um bom dia de trabalho quando fiz um monte de gente sorrir. Sei que soa muito sério, mas é verdade. Quer dizer, eu preferiria ser bibliotecária, mas me preocupo com a estabilidade no trabalho. Livros podem ser temporários; paus são para sempre."

São contos bem variados, entretanto, boa parte faz parte do gênero literatura fantástica. Eu sempre tenho receio ao iniciar livros do gênero porque nem todos os autores conseguem me envolver e me conquistar. Poucos conseguiram. O mesmo aconteceu a este livro. Nem todos os contos conseguiram me agradar e me envolver. Alguns até soaram desnecessários para mim. Proveniência (David W. Ball) e Um Jeito Melhor de Morrer (Paul Cornell) foram contos bastante irrelevantes para mim. Não me envolveram e soaram bastante enfadonhos.

O prazer da leitura foi conhecer escritores muito bons como a Gillian Flynn (Qual é a Sua Profissão?) e Scott Lynch (Um Ano e Um Dia na Velha Theradane). Nunca havia lido nada dos mesmos e me surpreendi. Sem dúvida merecem os elogios que recebem. O conto da Flynn consegue ser o mais interessante da obra em si. Eu realmente gostei. Já a história do Lynch não é tão interessante, embora o autor tenha conseguido me envolver do início ao fim com sua escrita deliciosa. Isso foi bastante satisfatório mesmo com a ressalva citada.

Não poderia deixar de comentar sobre o incrível Patrick Rothfuss (A Árvore Reluzente). Se você, assim como eu, adora a escrita do autor e consequentemente também adorou “O Nome do Vento”, com toda certeza irá curtir o conto. Foi uma delicia acompanhar um dia típico do Bast.

Quero deixar claro que a maioria dos contos possui alguma vinculação com as obras já publicadas de cada autor específico. Apenas abro algumas exceções como é caso da Gillian Flynn. Confesso que o conto do Martin não me agradou em momento algum. Por ser ambientado na sua famosa série Guerra dos Tronos, a história soou bastante incompreensível para mim. Eu realmente precisaria ler, ao menos, o primeiro livro da tão comentada saga épica.

Em suma, é apenas um bom livro. Eu realmente esperava mais. Não conseguiu me surpreender, mas de um modo geral, foi uma leitura considerável. Pude conhecer muitos autores que, outrora, eram desconhecidos por mim e isso foi satisfatório. O Gayman possui também uma boa escrita e eu acreditava que iria amar o conto escrito por ele, mas acabou tornando-se um dos mais fracos de toda a antologia. Portanto, se você já conhece a escrita de boa parte dos autores, pode se jogar de cabeça e aproveitar a obra. Caso contrário, seja mais cauteloso e não crie altas expectativas.

RECOMENDO!


16 comentários:

  1. Gostei da resenha Lê. Este livro está sendo bem aclamado pela blogosfera e confesso que esta é a primeira crítica negativa que leio a respeito. Como em qualquer antologia que se preze, alguns contos acabam sendo bem melhores do que os outros. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa a respeito desse livro. Que pena que não foi satisfatório para você. A Gillian merece estar sendo reconhecida sim. Só li um livro dela até agora mas gostei muito da forma como ela escreve. Eu amo O nome do vento e Guerra dos tronos, por isso espero gostar dos contos desses autores hehe. Do Gayman já não espero muito, porque até agora não consegui gostar dos livros dele.

    Blog Prefácio

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Livros de contos com vários autores normalmente são assim, pelo menos comigo... Sempre tem contos que eu amo e outros que são totalmente dispensáveis. Acho que compraria esse livro pelo Scott Lynch, li um livro que realmente adorei, chamado "As mentiras de Locke Lamora". Se você curte literatura fantástica, recomendo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Já estava na maior curiosidade em ler esse livro de tantas criticas positivas que tenho livro. Ainda assim lerei.
    Adorei seu blog, seguindo...

    Beijos.
    Dá uma passadinha lá e se gostar, segue.
    http://ooraculodeelfos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro,

    Uma pena o livro não ter sido tão satisfatório para você, eu gostei demais do livro e da oportunidade de conhecer a escritas de alguns autores, mas entendo o seu ponto de vista.


    Abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro,
    Eu nao curto mto ler contos, mas estou bastante curioso para conferir este livro justamente por causa de Gillian Flynn.
    Me surpreendi que vc nao gostou do conto do Martin. Mas é possível que vc tenha ficado perdido por nao acompanhar Guerra dos Tronos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro! Tudo bem? Como você bem sabe, eu sou um grande fã da Gillian Flynn e estou querendo muito ler esse livro justamente por causa do conto dela. Fico feliz em saber que o conto da autora foi um dos que você mais gostou. Certamente irei adorar ele também! :) Parabéns pela resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Lê =)

    Confesso que mesmo gostando bastante de fantasia, esse livro não me chamou tanto a atenção. Não curto muito contos, por que tenho a sensação que quando a história está para começar ela acaba rs...

    Ótima resenha =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Olá Leandro,

    Não conhecia o livro, mas acredito que se eu ler, não vou gostar, principalmente por essa 'questão dos contos'. Sempre haverá aquele que poderia ter sido mais bem desenvolvido, ou aquele que deixou algo de fora...

    Abraço,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lê!
    Poxa, que pena que não supriu suas expectativas, mas esse é realmente um livro que sempre trará contos melhores que outros. Não tenho vontade de ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Parece ser interessante. A capa e os nomes de peso chamam realmente atenção. É de se imaginar que irá se surpreender e um balde de água fria surge quando isso não acontece. Amo literatura fantástica e fiquei interessada em ler... vamos ver.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi Lê!! Acho que esse livro é para os mais fãs desse gênero mesmo haha Eu cheguei a ler o primeiro livro da saga Guerra dos Tronos, e gostei bastante! Mas empaquei no meio do segundo e até hoje não teve nada que me tirasse desse bloqueio =x Acredito que se o conto dele foi ambientado na série, você realmente deve ter entendido muito pouco :/
    O lado bom dessas coletâneas é que podemos conhecer as narrativas de vários autores sem precisar ler um livro inteiro. Fico feliz que você tenha conhecido a escrita da Gillian Flynn, aquela linda, a mulher escreveu a minha diva Amy que você precisa conhecer :p
    Beijos!!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu sempre leio comentários bacanas sobre esse livro, mas não é o tipo de obra que eu costumo ler, simplesmente não faz muito meu estilo de leitura. Mas também leria sem expectativas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leandro!

    Ouvi falar deste livro e achei bem interessante. Adoro contos, especialmente quando temos a oportunidade de conhecer - ou relembrar - a escrita e o estilo de tantos autores diferentes. Uma pena que o livro não tenha te agradado tanto quanto esperava, é péssimo quando isso acontece. Fiquei interessada em ler, mas não no momento, principalmente depois de saber que boa parte dos contos não foram tão legais assim.
    Adorei a resenha, como sempre!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii...
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas pela sua resenha parece ser um bom livro.
    A capa é muito bonita, chama a atenção.
    Parabéns pela resenha.
    Tenha um bom final de semana.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Eu só vi bons comentários sobre este livro, mas vendo sua resenha coloquei os pés no chão. Confesso que em se tratando de fantasia eu não curto muito contos, pois dá aquela impressão que está faltando algo rs. Ainda sim estou curiosa para ler este livro.

    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!