quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

[RESENHA] Desejo Proibido - Sophie Jackson

Antes de tudo preciso esclarecer que eu jurava de olhinhos fechados que este seria um dos melhores romances que eu leria em dois mil e quinze. Afirmar que eu não estava com expectativas altas seria, no mínimo, uma mentira ridícula. Mas lá fui eu, todo animado, iniciar a tão aguardada leitura. Mesmo com um início promissor, a história trilha um caminho de falhas que nada parece melhorar com o virar das páginas, e logo eu estava vivendo um marasmo desnecessário com a leitura. A frustração foi inevitável, confesso.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414509
Ano: 2015
Páginas: 416
Nota: (2,5/5)
Primeiro livro de uma trilogia, Desejo proibido é uma história de amor e redenção, de universos distantes que se aproximam e se fundem numa paixão avassaladora. Seu amor é proibido, mas não pode ser ignorado. Katherine Lane nasceu em berço de ouro. Filha e neta de senadores, a bela ruiva de olhos verdes e curvas perfeitas se formou em Literatura e surpreendeu a todos ao decidir dar aulas em uma penitenciária. Mas quando Carter, um detento inteligente e perigosamente sexy, desperta ao mesmo tempo a raiva e o desejo de Kat, ela é forçada a admitir para si mesma que a decisão de lhe dar aulas particulares pode ter sido motivada não pela generosidade, mas sim, pela crescente atração entre os dois. Embora a família e os amigos de Kat temam que a paixão destrua sua carreira e sua vida, tudo o que ela quer é ficar com esse homem que a faz sentir-se completa. Porém, Carter guarda um segredo que tanto pode unir seus destinos para sempre quanto afastá-los de uma vez por todas.
Katherine Lane acreditava que ao aceitar o emprego de professora de literatura no presidio Arthur Kill, enfrentaria seus medos e cumpriria uma promessa que fez ao seu pai. Mas ao iniciar seu trabalho, percebe-se satisfeita com tudo aquilo e também com seus alunos, até que um novo detento é trazido para sua aula, Wes Carter, um homem sexy que mexe com ela mais do que a mesma gostaria.

Carter está na cadeia cumprindo uma dívida e à espera de conseguir uma condicional, mas para isso é necessário frequentar as aulas de literatura do presidio e ter um comportamento apresentável. No caso dele, isso se torna demasiadamente complicado porque o mesmo é bastante explosivo. Mas ao chegar à sua primeira aula, depara-se com algo surpreendente: a professora é uma mulher que não vai aceitar tudo pacientemente, e acima de tudo, ela não é uma mulher qualquer, mas uma pessoa muito importante na vida dele.

“(...) Sei como é cumprir sua palavra porque você não tem outra escolha, pois ama tanto aquela pessoa que seria uma tragédia se não fosse até o fim.”

De início, a autora apresenta seus protagonistas de forma que não decepciona. Inclusive, para quem não sabe, inicialmente este livro foi uma fanfic de Crepúsculo. Admito que certo receio me acometeu ao saber disso porque nenhuma história que tenha nascido do universo criado pela Meyer me agradou até hoje. É algo até bizarro porque eu amo/adoro o universo criado pela Stephenie Meyer e foi o meu território sagrado durante a adolescência, mas nada derivado deste mundo fictício me convence. É tudo muito mal elaborado e que pouco me satisfaz. Em “Desejo Proibido” não foi diferente, infelizmente.

A Katherine parecia ser uma personagem forte, decidida e determinada. Confesso que ela até foi em poucos momentos iniciais. Com o desenvolvimento do livro, eu tive que lidar com uma protagonista indecisa, insegura e tipicamente estressante. Eu realmente criei uma antipatia notória por ela porque suas atitudes pouco me agradaram. É realmente irritante ter que tentar entender uma personagem que pouco se esforça para ser feliz e fazer o que realmente acha que deve ser feito. Conhece a expressão “fazer docinho”? Tive essa sensação em muitos momentos, e isso só surgia a partir das atitudes e comportamentos dela.

O Carter é sem palavras. Sim, é sem palavras, mas eu ainda poderia citar várias qualidades que seriam merecidamente atribuídas a ele. Muito possivelmente eu tenho ímã para problemas (lê-se garoto-problema), e não me sentir atraído por um bad boy do tipo mais convidativo foi impossível, não nego. Ouso dizer que ele é o grande acerto da autora, mas afirmar isso de forma conclusiva é quase um desmerecimento, até porque todo romance (ou quase todo) possui um protagonista diabolicamente bonito e que tende a fazer muitas pessoas suspirarem e desejarem abertamente. Então afirmar isso seria dizer que a obra não apresenta nada muito interessante ou surpreendente, e eu não gosto de soar redundante.

Acho que o ideal, ao iniciar a leitura deste livro, é não ter nenhuma expectativa. Nada. A leitura em si é muito simples e não proporciona momentos de puro êxtase literário ou de grandes surpresas. É apenas mais um romance que serve muito bem para relaxar e ler numa tarde ou noite preguiçosa. Se você espera algo mais inquietante e que lhe faça refletir sobre as situações apresentadas, irá decepcionar-se. “Desejo Proibido” é um bom romance, caso você não esteja muito exigente ou muito ansioso pelo mesmo.


5 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Bom, já não fui muito com a cara do livro e não sou muito chegado a romances. Nem para relaxar rs
    Não é meu estilo de leitura, mas gostei da sua sinceridade no final. Muito bom.
    Abraços.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Tudo bem? Eu já vi algumas pessoas falando ótimas coisas a respeito desse livro, mas confesso que nunca tive interesse em lê-lo. Agora com sua resenha, percebi que não devo lê-lo mesmo. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Lê =)

    Que bom te ver de novo por aqui *-*! Já estava pensando que tinha desistido do blog rs...
    Então, vou confessar que esse livro não me deixou assim tão curiosa para ler ele na época do lançamento. Ai comecei a ler umas resenhas não tão positivas dele, como a sua e percebi que a minha intuição de leitora estava certa.
    Uma pena a leitura não ter sido o que você esperava, mas as vezes acontece né?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro.
    Que bom que está de volta e com um layout super legal. Eu não tenho nenhuma expectativa em relação a esse livro, então quem sabe eu até goste, mas não pretendo ler ele. Quando vi uma enxurrada de resenhas dele por ai, não consegui ver nada que me atraísse a ler ele. Acho que é bem mais do mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. De fato eu nunca me interessei muito por livros com essa temática, mas esse está sendo um dos únicos que eu sinto realmente vontade de ler, que realmente me interessa. Acho que a minha lista de livros vai aumentar esse ano drasticamente. Adorei o seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!