sexta-feira, 25 de março de 2016

[RESENHA] A Abadia de Northanger - Jane Austen

Ler qualquer obra da diva Austen é sempre um prazer incrível. No entanto, antes de tudo, sempre busco ler algumas opiniões para ter uma mísera e breve ideia do que encontrarei (não me aprofundo muito na opinião das pessoas para evitar expectativas). Ao pegar “A Abadia de Northanger”, não esperava muito porque não encontrei opiniões motivadoras; muitos até afirmaram ser o livro mais fraco da autora. Porém, para minha grande surpresa, o livro é maravilhoso! Sim, é. Jane Austen consegue surpreender até nos parágrafos mais simplórios. E a leitura tornou-se imediatamente mais uma favoritinha.

Edição: 1
Editora: L&PM
ISBN: 9788525424648
Ano: 2011
Páginas: 272
Nota: (5/5 - FAVORITO )
A Abadia de Northanger é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen. De facto, para além dos ambientes aristocráticos da fina-flor inglesa do século XVIII, encontramos aqui uma certa dose de ironia, sátira e até comentário literário bem-humorado. Catherine Morland é porventura a mais estúpida das heroínas de Austen. A própria insistência no termo “heroína” ao longo da obra e a constatação recorrente do quão pouco este epíteto se adequa à personagem central fazem parte da carga irónica da história. E se Catherine é ingénua para lá do que seria aceitável, e o seu amado Henry a personificação de todas as virtudes masculinas mais do que seria saudável, a perfídia dos maus da fita - amigos falsos, interesseiros e fúteis – não lhes fica atrás no exagero. Tudo isto seria deveras irritante não fora o tom divertido com que Austen assume ao longo das duas partes que constituem este livro o quão inverosímeis são as suas personagens. Acrescente-se a paródia do romance gótico e do exagero em que induz as suas leitoras, e uma crítica inteligente aos críticos que acusam o romance de ser fútil e “coisa de mulheres”, e temos uma interessante historieta de amor, escrita com bastante graça e capaz de ultrapassar a moralidade caduca que nos habituámos a esperar da pena de Jane Austen. 
Catherine Morland não é como as jovens moças da sua época. Dotada de pouca beleza e atributos físicos, vive uma vida pacata na zona rural da Inglaterra. Adora romances góticos ou suspenses (gêneros que eram a “tendência” da época). Ao completar dezessete anos, ela aceita o convite de passar uma temporada na badalada e sofisticada cidade de Bath.

Ao chegar a tal cidade, Catherine passa a preocupar-se em aproveitar ao máximo sua estadia; precisa de novas companhias, amigos, novas histórias. E inesperadamente, ela conhece o adorável Henry Tilney, por quem passa a nutrir um encanto inevitável. E para haver uma aproximação maior entre eles, Catherine aproxima-se da irmã do Henry, Eleanor Tilney, e logo descobre que ambas têm muito em comum. Logo, inesperadamente, é convidada a passar um tempo na Abadia de Northanger, uma propriedade da família Tilney. Lá, ela consegue vislumbrar todos os romances góticos que leu e ainda questionar se as situações poderiam acontecer, de fato. E é justamente em tal lugar que a protagonista lidará com acontecimentos inimagináveis e que colocará em prova seu caráter e tudo aquilo que julgou ser verdadeiro.

"A amizade é decerto o melhor bálsamo contra as dores da decepção amorosa"

Nesta história, esqueça o romantismo presente em Orgulho e Preconceito. É tudo muito singular e diferenciado. A escrita da autora é bem crítica e irônica (marca registrada da mesma), e aqui não foi diferente. Mas é importante salientar que a Austen, ao escrever este livro, o foco era atingir os críticos de romances. Na época em que escreveu, romances e suspenses góticos estavam no auge; as pessoas só se interessavam por leituras de tais gêneros, e isso claramente a incomodou porque a mesma foi escritora de romances. Em alguns momentos, ela até critica explicitamente, sem preocupação alguma e é adorável até vê-la se expressando por meio de suas personagens.

A protagonista é adorável, sem dúvida. Não é uma personagem resoluta ou omissa. É um tanto quanto determinada, não vive à base de lamurias e nem muito menos se mostra indefesa como a maioria das mulheres da época. Embora demonstre certa ingenuidade em alguns momentos. Na realidade, a Catherine é uma protagonista palpável, e é possível sentir empatia pela mesma de imediato. Gosto quando isso acontece porque é possível haver uma aproximação verdadeira com a história, dificultando assim, a existência de alguma frustração posterior.

Ouso dizer que desde aquela época já tínhamos uma feminista. Austen sempre questiona em seus livros os estereótipos de homem e mulher ou coisas de homem e coisas de mulher. Em muitos momentos, a protagonista questiona, indaga e se opõe aos costumes impostos da época; uma maneira de opor-se ao inconcebível, claramente. E é muito divertido e interessante perceber isso, sem dúvida.

Para os leitores que ainda se indagam a respeito do romance: sim, ele existe, mas não é necessariamente o foco da autora nesta obra. Esta é uma história peculiar porque não apresenta apenas um foco a ser narrado. Há várias situações que vão demonstrando o potencial da autora e foi gostoso acompanhar cada uma. A escrita da Austen é uma delícia! Particularmente é sempre um prazer ler qualquer livro escrito por ela. Eu, inclusive, estava numa ressaca literária horrível, e este livro abençoado me salvou e deixou-me imensamente satisfeito. Asseguro-lhe que quando dizem que clássicos são chatos e maçantes é mero tabu. Podem ser leituras incríveis! Basta você permitir-se a ler algo mais arranjado e de bom gosto. É sempre bom exercitar um pouco mais seu cérebro e se permitir ler livros renomados e que te trarão benefícios indescritíveis.

Em suma, “A Abadia de Northanger” é um livro excelente. Há boas personagens, apresenta uma história caricata e nem preciso afirmar que é bem escrito, certo? O fato de ter sido escrito por Jane Austen dispensa comentários. Mesmo sem ter lido todos os livros da autora, considero-me fã da mesma. Queria ter o poder de tornar imortais determinados escritores. O fato de conseguirem criar histórias atemporais os tornam inesquecíveis. Se você busca uma leitura inteligente, divertida e interessante, este é a leitura ideal ou uma delas, sem dúvida. E caso ainda não conheça a escrita da autora, por que a perca de tempo, hein? 


12 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Diferente de você, as resenhas que eu li sobre o livro, diziam ser esse o melhor da autora hehe. Não sei se quero ler o livro. Eu li três dela e achei a linguagem muito difícil. Até gostei bastante de Orgulho e Preconceito, mas porque já amava o filme hehe. E se nesse o romance não é o foco, não se se leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro,
    Tbm adoro Jane Austen. Acho que ela é uma autora completa, que sabe compor bons personagens, criar estórias envolventes e, sobretudo, Jane escreve como ninguém. Vejo no texto dela uma qualidade literária que vejo em poucos autores.
    Sobre o livro, gosto muito das criticas socias e da estória em si, embora não lembre muitos detalhes. Quero ver se releio o livro em breve.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro. Tudo bem?
    Ainda não li nada da Jane Austen, acredita? Até comecei Emma e estava adorando, mas ao mesmo tempo senti que não era o momento certo. Enfim, eu gostei bastante de sua opinião sobre essa obra da autora, e sim eu já havia ouvido que esse é considerado o livro mais fraco da autora. Mas tá vendo como às vezes é bom nós conferimos e criar nosso próprio ponto de vista?

    Fiquei curioso para conhecer CaTherine e todo o universo ao seu redor. Também tenho uma queda por literatura mais focadas no estilo gótico.

    Um ótimo fim de semana. Até mais!
    Link do blog: http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
    Não deixe de dá uma olhada em meu Instagram, Twitter & Snapchat: @mais1almeida

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro,
    Jane é diva ♥
    Esse eu ainda não li e já vi algumas resenhas com várias opiniões diferentes. Mas como dizem "Não há nada melhor você ler e tirar suas próprias conclusões" e é isso que farei em breve com esse livro.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Amigooo...

    Eu ainda não conheço a escrita da autora, espero reparar esse erro em breve.
    Vou deixando pra depois, depois e até agora nada. Sei bem o quanto esse livro mexeu com você.
    Prometo ler em breve.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leandro!

    Sou muito suspeita para comentar, rs, pois AMO Jane Austen. Ela é minha escritora favorita; aliás, minha pesquisa na graduação foi sobre um dos livros dela.
    Neste livro, o que acho mais incrível, além das críticas, é a relação da personagem com o romance e a realidade; e eu concordo contigo, Catherine é palpável e verossímil, e a conexão com ela é imediata.
    Leia Emma também, você irá amar a personagem! Mais adorável não há. Além disso, Mr. Knightley é puro amor, um verdadeiro cavalheiro.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Eu não conhecia esse livro dela nem de nome; geralmente todos só falam daqueles mais populares e achei legal conhecer uma obra não tão famosa assim da autora. Apesar de amar a história de Orgulho e Preconceito a premissa deste me chamou muito mais a atenção num primeiro instante. Vou procurar ler esta obra.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    Adoro romances de época, porém não consigo gostar da narrativa da Jane Austen. Até hoje o único livro dela que consegui ler até o final e admito que foi sofrível foi Orgulho e Preconceito.
    Infelizmente alguns autores não são para a gente né? =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Olá,Leandro, tudo bem?

    Cara eu morro de ódio de mim mesma, por nunca ter lido orgulho e preconceito! Uma vez na tentativa de comprar este livro passei mais raiva o que deveria, a entrega não foi feita, e eles ficaram me enrolando pra fazer estorno, quando tudo já estava acertado eu acabei desanimando de compra, de tanta raiva que passei!KKKKKKKKKKKKKKK Jane Austen esta incluída na minha lista de leituras para este ano, confesso que estou contando os dias para conhecer a escrita da autora, me alegra saber que este livro também me conquistou<3

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada da Austen e cada vez que vejo uma resenha falando bem de um dos livros dela, fico me sentindo muito mal. kkk
    A maioria dos leitores cita essa criação de personagens fortes e a visão de Austen como feminista e questionadora. Eu quero muito conhecer uma obra dela, só ainda não resolvi qual será. ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro,

    Com certeza a autora é a favorita de muitos, não li esse livro ainda mas está na minha lista de desejados...parabéns pelo novo layout do blog.....abraço.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que máximo que vc leu esse livro da Jane Austen, realmente são poucas as resenhas que vejo sobre ele. Gostei de ter uma noção do que esperar e assim que possível pretendo ler sim. Minha próxima leitura dela será Persuasão. Emprestei três livros dela para minha mãe e ela leu em uma semana e amou \o/
    Parabéns pela leitura e pela opinião!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!