quarta-feira, 30 de março de 2016

[RESENHA] O Coração do Leão - Mia Sheridan

Dizer que amei “A Voz do Arqueiro” é pouco! Eu realmente tive uma grata surpresa, meses atrás, ao ler o livro. Logo a ansiedade para dar continuidade a leitura da série foi tamanha! O ruim disso é criação de expectativas que acontece irremediavelmente. Tentei a todo custo não esperar muito deste segundo livro, mas foi em vão. E como geralmente acontece, levei um “balde de água fria”. A história não me convenceu em momento algum, os protagonistas não surpreenderam e a previsibilidade foi contínua durante toda a leitura, infelizmente.

Editora: Arqueiro
ISBN: B016R0OA0C
Ano: 2015
Páginas: 208
Nota: (2,5/5)
Cada livro da coleção Signos do Amor é inspirado nas características de um signo do Zodíaco. Esta história se baseia na mitologia de Leão e fala sobre as surpresas que a vida nos reserva. Evie e Leo se conheceram ainda crianças, em um lar adotivo, e logo se tornaram grandes amigos. Com o tempo, a amizade se transformou em uma paixão avassaladora, e eles juraram ficar juntos para sempre. Quando Leo foi inesperadamente adotado na adolescência e teve que se mudar para outra cidade, prometeu a Evie que entraria em contato com ela assim que chegasse lá e que voltaria para buscá-la quando ela fizesse 18 anos. Mas ele nunca mais deu notícias. Oito anos depois, apesar das circunstâncias, Evie conseguiu dar a volta por cima. Tem um emprego, amigos e está feliz. Então, de repente, um homem chamado Jake Madsen surge em sua vida, alegando ter sido enviado por Leo para saber como ela está. Evie não consegue evitar a atração que sente por esse homem sensual e misterioso. Mas será que ela pode confiar em um estranho? Ou será que ele está guardando um segredo sobre sua real ligação com Leo e os motivos que o levaram a sumir de sua vida anos atrás?
Evie e Leo se conheceram num lar aditivo ainda crianças. Duas pessoas traumatizadas por abusos e explorações sofridos por aqueles que deviam amá-los, e não maltratá-los. O sofrimento une-os em uma linda amizade, trazendo uma relação de apoio e cuidado mútuo que com o tempo evolui para o primeiro amor. Ao chegar aos quinze anos, Leo é adotado. Evie, sabendo que é pouco provável que o mesmo aconteça consigo, apega-se a uma única promessa: ele virá busca-la em algum momento. Ou seja, voltará.

Passam-se oito anos e nada inesperado acontece. Evie é uma mulher, trabalha em dois empregos, tem uma vida estável, bons amigos e não sabe o que realmente aconteceu com o jovem que a encantou anos atrás. Até que um homem (muito) bonito e misterioso surge em seu caminho, alegando ser um amigo do Leo e ter sido enviado pelo próprio para saber como ela está. E a partir de tal encontro, Evie tem sua vida virada de cabeça para baixo.

Deve mesmo acreditar neste homem? Por que ele mexe tanto com ela? Por que ele parece guardar segredos que a interessam?

"Talvez eu seja um livro aberto, ou talvez o amor seja como uma lupa com a qual o dono do nosso coração enxerga o fundo da nossa alma."

O grande problema nessa sequência é o fato de não ter me convencido em momento algum. Pareceu-me, a todo instante, que a autora apenas criou a história sem comprometimento. O intuito era apenas adicionar mais um livro e vender. Eu iniciei a leitura e logo nos primeiros capítulos deduzi o que aconteceria em sequência, e pá! Foi o que aconteceu (nunca estive tão certo).  Eu tive a sensação de ler uma história com acontecimentos similares a tantas outras e sem emoção. Por mais que eu quis sentir empatia pelo o que estava lendo, não consegui.

Adoraria dizer que os protagonistas são amáveis, caricatos, ótimos, interessantes etc., mas não, não são. O Leo não me convenceu em momento algum e suas atitudes me soaram forçadas; não senti verdade, sabe? Há algo que ele faz no início da história (não posso dizer o quê) que me incomodou muito, mas o pior é que permanece durante quase todo o livro e EU JÁ MATEI “A CHARADA” DE IMEDIATO! Sério, adoraria conversar com a autora e tentar entender o que passou na cabeça dela ao escrever esta história. Minha insatisfação foi notável, sem dúvida.

O que ainda me fez prosseguir com a leitura foi a narrativa e quantidade de páginas. Sim, não vou negar que a escrita da Sheridan é envolvente na medida certa e consegue proporcionar uma leitura fluída, e o fato do livro ser curtinho também foi uma causa motivadora. Ademais, eu não sei se teria prosseguido com a leitura. O romance não me envolveu em momento algum por não apresentar nada novo. Foi apenas mais um clichê usual, velho e nada interessante. Não quero soar rude, mas é que eu sei que a autora poderia ter feito algo melhor, de verdade.

Em suma, mesmo com todas as ressalvas que citei, acredito que muitos leitores irão amar (sim, amar) esta sequência. É um romance comum e isso geralmente ainda convence e satisfaz muitas pessoas. Lerei a parte dois desta história para dar continuidade a série porque, no fundo, ainda tenho esperanças de que irei amar os demais livros que serão publicados. E se assim como eu, você também amou o livro antecessor e pretende continuar lendo a série, faça isso, sim, mas não crie expectativa alguma, nada! Poderá aproveitar bem mais, acredite.


11 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Que pena que o livro não te agradou. Eu ainda quero ler ele e os outros da série. Acho que foram as altas expectativas mesmo, porque li várias resenhas desse livro e todos dizem ser ainda melhor do que o primeiro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Achei a história interessante até, só lendo pra saber agora haha Vai entrar pra minha lista, ótima resenha!!
    Bjs

    http://blog-abreaspas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leandro!
    Ainda não li nenhum livro da série, e confesso que estava cheia de expectativas! :O
    Se eu for ler algum livro dessa série com certeza não vou com ''muita sede ao pote''.
    Parabéns pela sinceridade na resenha!

    Beijos,
    Elidiane
    Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro,
    Quando terminei a voz do Arqueiro tinha o comecinho desse livro e eu acabei lendo para ver se eu gostava.
    Confesso que gostei da premissa, mas assim como você acho (certeza) que já sei qual é a charada hahaha.
    A leitura da autora é realmente envolvente. Pena que não foi tudo isso para você :|
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oie Le =)

    Eu tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa série, por que sou a louca da astrologia. Porém desanimo por ser uma série longa e por que ao ler algumas resenhas percebo que as histórias são meio que o mais do mesmo.
    Uma pena a leitura não ter sido aquilo que você esperava. Tem livros que realmente parecem que não foram escritos para nós.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    É muito chato quando uma série nos decepciona assim, ainda mais se você gostou do livro anterior.
    Eu tenho curiosidade em ler essa série, mas só por ser série eu já desanimei, estou dando preferência aos livros únicos agora...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leandro, tudo bem?

    Menino que livro foi esse? No começo eu gostei, não vou mentir, dei 5 estrelas, apesar de quebeu estava indecisa entende? Naquela de gostei ou não gostei? E depois de ler varias resenhas percebi que meu pior erro foi ter dado cinco etrelas o livro não merece, eu realmente não entendi quais foram as intenções da autora, imagino que seja como você mesmo disse, apenas para acrescentar, um rendimento a mais, isso só prejudica, tanto que não sei se tenho coragem de ler os próximos da serie! E de novo, nós não demos sorte dessa vez amigo kkkkkkkkkkkkk.

    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hum...nem conhecia essa série. Sinceramente não me interessa. Ainda mais depois dos pontos que você citou. Não gosto de romances comuns, com personagens comuns e tramas previsíveis. Tenho certeza que ficaria irritada igual a você e igualmente não satisfeita. Sei lá... é cada uma.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro, tudo bem?
    É triste quando o primeiro livro é simplesmente maravilhoso e a sequência não consegue manter o mesmo nível. Uma pena isso ter acontecido com este, mas espero que os próximos sejam ainda melhores.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Amigo,

    Sei bem o quanto você é exigente... Uma pena o livro não atender todas suas expectativas. Quero muito ler essa série, mas no momento tenho muita coisa aqui em casa e não posso comprar nada agora.
    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro,

    O livro não faz meu gênero e não posso opinar muito, mas vi que também não gostou, uma pena...abraço.


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!