domingo, 13 de março de 2016

[RESENHA] O Príncipe Congelado - Raigor L. Ferreira

A literatura é algo tão incrível por simplesmente ser... Bem, por simplesmente ser o que é. É tudo tão diversificado, vasto, cheio de possibilidades que é impossível não se apaixonar ao primeiro contato. No meu caso foi bem assim, o sentimento não demorou a aparecer. Não mesmo. Contos é uma das possibilidades para viver a literatura, e eu adoro. Sempre que tenho oportunidade, leio antologias e nunca enjoo. “O Príncipe Congelado” é apenas um conto, bem curtinho, mas muito bom, sem dúvida. Com poucas páginas, é possível contar uma história convincente e caricata. O Raigor L. Ferreira está aí para provar isso.

Editora: Independente
ISBN: B015TJ7GVC
Ano: 2015
Páginas: 9
Nota: (4/5)
Nas terras longínquas do Reino de Arvoredo, os habitantes já estavam acostumados com um príncipe fora do tradicional. Phelipe, o herdeiro superestimado do trono tinha uma condição exótica e que fazia os moradores do Reino se perguntarem: “Como alguém pode ser tão gelado?”. A resposta para a pergunta não era simples e esmerada. Na verdade, era muito complexo entender o que tornara a majestade, um homem tão frio e indiferente.
O príncipe congelado se chama Phelipe e mora no reino Arvoredo com seus pais. Quando criança, o garoto era submetido por seu pai a vários treinos de força e agilidade para se tornar um combatente firme. Por muitas vezes, seu pai mostrara-se decepcionado pelo fato de Phelipe não se mostrar tão forte quanto gostaria. Quanto mais o tempo passa, e mais gelado o príncipe se torna.

A história é simples, objetiva, mas com boas reflexões, principalmente para os leitores mais jovens ou iniciantes. Muitas pessoas podem até dizer que esperavam mais detalhes ou mais páginas, no entanto, creio que este nunca foi o objetivo do autor. Há histórias que não necessariamente precisam ser prolongadas para possuírem qualidade. O Raigor é um dos autores que prova isso clara e abertamente.

"O Príncipe Congelado" proporciona uma narrativa poética e amável, do tipo que encanta sem grande esforço. Você deve até ter se questionado se a história possui profundidade, e garanto-lhe que sim, mas nada muito intenso. Acho, inclusive, que você deve fazer a leitura deste conto sem exigências. Eu sou o tipo de leitor bem exigente, confesso, mas li de modo bem despretensioso, sem pagar de petulante ao querer mais. Aposto que a história de Phelipe irá te conquistar bem mais se fizer como eu. Permita-se descongelar seu coração em poucas páginas e conheça um escritor que tem um belo futuro à frente. 

14 comentários:

  1. "Eu sou o tipo de leitor bem exigente" é mesmo! HAHAHAHAHA

    Amigo eu sei o quanto você é exigente, mas é notável o quanto você gostou desse conto. Confesso que não gosto muito de contos, poucos foram os que eu li e gostei. Conhecendo bem você, darei uma chance para O Príncipe Congelado.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    Eu não sou muito fã de contos, prefiro histórias grandes. São poucos os contos que conseguem nos fazer conectar à história e marcar nossas lembranças. Esse eu achei muito interessante e leria ele sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie Le =)

    Fico feliz que depois de leituras um tanto frustrantes você tenha encontrado um livro com uma história agradável.
    Não tenho o costume de ler contos, mas esse conseguiu me deixar com uma pontinha de curiosidade.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Ooi. Eu sou louca para ler esse conto. Quando o autor deixou gratuito eu corri baixar mas como eu estabeleci umas metas eu acabei não lendo ainda. Fico contente que a história tenha agradado mais um blogueiro. *-*
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro, tudo bem?

    Adoro a capa desse livro! Não sei se a ideia do autor foi se inspira no pequeno príncipe, mas a capa me lembra ele, já li algumas resenhas sobre o conto, mas nem todas foram positivas, mas como você mesmo disso, talvez a pessoa tenha exigido demais da estória, uma profundidade maior que na opinião de outros não foi necessário como no seu caso, seja como for, quero muito ler e espero gostar tanto quanto você *-*

    Beijinhos

    Te espero lá http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro,
    Não conhecia o livro e parece ser uma obra muito interessante. :O
    Vou colocá-lo na minha lista. De vez em quando é ler alguns livros que não são tão profundos.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro1

    Eu adoro contos e esse só tem 9 áginas! parece ser tão bom, vou ler com certeza!

    PS: achei a capa linda!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu já divulguei esse livro no blog, mas não consegui ler ainda.
    Fico feliz de saber que você gostou, vou ver se leio logo, ainda mais que é curtinho.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro! :)

    É tão bom ler histórias infantis esporadicamente, pois trata-se de uma leitura tão leve, despretensiosa e gostosa de acompanhar. Acho o máximo quando o autor cria uma história envolvente, porque assim as crianças serão fisgadas pela leitura e vão querer ler outros livros. É um ótimo incentivo. Que bom que gostou, como é curto, pode-se ler em um piscar de olhos.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho parceria com esse autor. Minha colunista está lendo esse conto. Espero que ela goste. Quando puder, também vou conferir. Você falou tudo, tem histórias que não precisam ser longas para serem boas.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro!
    Concordo plenamente com você: histórias nao precisam ser prolongadas para terem qualidade. Na verdade, se uma história é esticada mais do que o necessário, o que acontece é justamente o contrario.
    Parece ser uma boa leitura para jovens leitores.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tambem li o conto e curti. Eu geralmente prefiro obras mais longas mas o autor soube trabalhar bem com poucas paginas.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  13. Olá, Leandro! Tudo bem?
    Já havia ouvido falar deste conto, mas sua opinião foi a mais positiva que li. Confesso que não esperava tamanhos elogios sobre a obra, o que me deixou com bastante curiosidade.


    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro,
    Também gostei bastante do conto e a forma como o autor o desenvolveu.
    Apesar das poucas páginas, a narrativa é bem atrativa. =D
    Amei sua opinião.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Comente com moderação!