quarta-feira, 27 de abril de 2016

[RESENHA] Nove Regras a Ignorar antes de se Apaixonar - Sarah McLean

Eu sempre quis ler algo da Sarah McLean. Há muito tempo eu li vários comentários a respeito da autora (comentários positivos, devo salientar) e minha curiosidade sempre foi atiçada por isso. Então, inesperada e felizmente, a querida Editora Arqueiro publica o primeiro livro de uma das melhores séries da autora, segundo suas fãs. De imediato, sem titubear, solicitei o romance. Para a minha sorte e felicidade, a McLean é realmente boa e escreveu uma história de amor divertida, sedutora, apaixonante e com um sutil toque de conto de fadas.

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415049
Ano: 2016
Páginas: 384
Nota: (4,5/5)
A sonhadora Calpúrnia Hartwell sempre fez tudo exatamente como se espera de uma dama. Ainda assim, dez anos depois de ser apresentada à sociedade, ela continua solteira e assistindo sentada enquanto as jovens se divertem nos bailes. Callie trocaria qualquer coisa por uma vida de prazeres. E por que não se arriscar se, aos 28 anos, ela já passou da idade de procurar o príncipe encantado, nunca foi uma beldade e sua reputação já não lhe fará a menor diferença? Sem nada a perder, a moça resolve listar as nove regras sociais que mais deseja quebrar, como beijar alguém apaixonadamente, fumar charuto, beber uísque, jogar em um clube para cavalheiros e dançar todas as músicas de um baile. E depois começa a quebrá-las de fato. Mas desafiar as convenções pode ser muito mais interessante em boa companhia, principalmente se for uma que saiba tudo sobre quebrar regras. E quem melhor que Gabriel St. John, o marquês de Ralston, para acompanhá-la? Afinal, além de charmoso e devastadoramente lindo, ele é um dos mais notórios libertinos de Londres. Contudo, passar tanto tempo na companhia dele pode ser perigoso. Há anos Callie sonha com Gabriel e, se não tiver cuidado, pode acabar quebrando a regra mais importante de todas – a que diz que aqueles que buscam o prazer não devem se apaixonar perdidamente.
Calpúrnia (ou Callie) recebeu tal nome devido a uma personagem de um dos romances de Shakespeare. Infelizmente, já passou de sua fase de debutar há muito tempo. Nunca foi considerada um exemplo de beleza feminina. Inclusive, durante a fase em que poderia conseguir um bom marido, o máximo que ela atraiu foi homens velhos ou falidos. Seu primeiro baile não foi como esperava, exceto pelo fato de que, ao fugir para o jardim por não suportar o constrangimento de estar vestida tão excentricamente, deparou-se com um dos maiores conquistadores da época.

Gabriel encontra Calpúrnia bastante decepcionada no jardim porque nenhum jovem cavalheiro interessante ou digno a chamou para uma dança. Por uma questão até mesmo de gentileza, ele a trata gentilmente, fazendo-a sentir-se melhor. Mas tudo muda novamente quando Callie o vê, instantes depois, com outra mulher.

Os anos passam e Callie está envolvida com o debute de sua irmã caçula, Mariana. Está muito feliz com o sucesso da irmã que atrai a atenção do Duque de Rivington, James Talbott, que não perde tempo e a pede em casamento. Enquanto isso, Callie é tratada pelos familiares como a pobre coitada que foi passada para trás pela irmã. Após tal infortúnio, e completamente exausta de tudo, ela decide fazer uma lista com nove coisas que comumente não são feitas por mulheres, e isso, com toda certeza, mudará sua vida completamente.

"Eu passei vinte e oito anos fazendo o que todo mundo a minha volta esperava que eu fizesse. Ser o que todos esperavam que eu fosse. E é horrível para uma pessoa não ter outra visão de si mesmo."

Eu realmente me surpreendi com este livro, e em vários aspectos. Devo considerar que todos os elogios a respeito da autora, de fato, são verdadeiros. Ela sabe desenvolver um bom romance permeado por um enredo coerente, e ainda apresenta personagens interessantes, convincentes e bem construídas. Nada neste livro soa forçado ou exagerado. Na verdade, ao analisar a história mais atentamente, achei-a simples, mas agradabilíssima. É aquele tipo de livro que ajuda o leitor a relaxar, desopilar, principalmente após leituras densas ou exaustivas.

A Callie é uma protagonista adorável do início ao fim. Percebe-se que através dela, a autora buscou expressar uma sutil crítica social. É determinada, ousada (amei tal característica da personalidade dela) e corajosa. A maneira como age perante o Gabriel, em muitos momentos, reforçou a impressão de que, mesmo que parecesse ingênua, não era. E que bom! Tenho sérios problemas com protagonistas ingênuas demais (quase beirando a babaquice). A Callie foge de tal padrão e ainda se mostra divertida. E o melhor: não fica agindo estupidamente a cada respiração. Sim, isso acontece muito em outros livros por aí.

O Gabriel é um charme à parte. Mesmo sendo um galanteador nato (detalhe que o torna incrivelmente tentador, devo reforçar), é impossível não se sentir atraída por ele. O mais gostoso de acompanhar é a forma como ele vai se apaixonando por Callie, percebendo isso e ainda assim, não se recusando a aceitar. Desde o momento em que conheceu a mocinha da história, gentileza foi uma das suas expressões mais explícita para com ela. E até mesmo a maneira como tenta conquistá-la consegue ser adorável.

A narrativa é objetiva e simples. É possível fazer a leitura em pouquíssimos dias ou até mesmo, horas. A única ressalva é que, em determinados momentos, a autora pareceu deter-se em situações irrelevantes, e que não mudaram em nada a história, infelizmente. Acredito que tais partes desnecessárias poderiam ser poupadas. Mas isto é só um ponto que pareceu pertinente comentar. Ademais, só elogios! As demais personagens também são bem trabalhadas na história e conseguem tornar tudo ainda mais envolvente.

Em suma, “Nove Regras a Ignorar antes de se Apaixonar” é ótimo! Possui um romance cativante, charmoso, sexy e divertido. Se você ama tais características presentes em um casal interessante, com toda certeza irá adorar este livro e pedir por mais. É necessário que todo e qualquer fã de romances de época leia esta história. Tenho quase cem por cento de certeza que irá curtir e aproveitar bastante a leitura, sem dúvida. Eu me apaixonei, me diverti e ainda fiquei com um sorriso bobo no rosto após virar a última página. Se eu recomendo? Claramente!


10 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Sua resenha me deixou bem feliz. Eu solicitei esse livro para a editora e vejo que fiz certo hehe. Eu amei essa capa e também sempre tive vontade de ler algo da autora devido aos elogios a escrita dela. Espero gostar assim como você gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro,
    Sou uma que estou curiosa para ler algo da Sarah, e esse dela acaba de passar na frente haha
    Acho que na outra época, devo ter sido a Callie. Isso explicaria muita coisa de hoje em dia =x hahaha Amei sua resenha e também curti a capa.

    P.S.: Queria ter lido A Dama das Camélias, nova, que nem você. Realmente muito triste, mas marcante. ♥

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oie Le =)

    Acho lindo ver como um mesmo livro pode despertar diferentes sentimentos nas pessoas. Eu particularmente não curtiu muito esse livro. Achei a protagonista um porre cheia de draminha e não sei se foi por conta da tradução, achei a linguagem meio chula e até vulgar em determinados momentos.

    Espero o o restante da série seja mais interessante ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro!

    Estou com este livro na estante e não vejo a hora de ler. Assim como você, adoro romances de época e este parece ser incrível, com todos os aspectos que amamos no gênero.
    Ótima resenha! Espero gostar da história tanto quanto você. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,Leandro, tudo bem?

    Caramba, fiquei realmente impressionada ao ler sua resenha, confesso que gostei da proposta do livro e completamente diferente da maioria, geralmente os livros de época as mulheres são muito submissa, e claro que muitas autoras tem mudado isso, mas nada se comparado a isso, ao menos essa e minha opinião, eu tenho fugindo bastante de romances de épocas, infelizmente perde todo o encantado, mas fiquei bastante curiosa quanto a este a estória da personagem, amei a resenha <3

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Os romances históricos estão fazendo um sucesso incrível ultimamente, mas por enquanto eu passo.... uheueheuheueh

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Ahhh eu quero esse livro <3
    Mais uma resenha falando tão bem dele <3
    Me lembrou os livros da Julia Quinn <3
    Já está na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Nunca li nada dessa autora, mas agora fiquei morrendo de vontade de ler esse livro!
    Adoro romances mais "românticos", que tem esse toque de conto de fadas.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro! Tudo bem?
    Menino como você escreve bem!
    Eu já li a McLean, mas o livro lançado pela Editora Gutenberg. SOube um pouco mais deste livro no evento de romance de época da Arqueiro me interessei bastante também.

    Bela resenha.
    Minha primeira vez no blog, estou seguindo!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Migo,

    Tô muito curiosa para ler algo dessa autora, todo mundo fala super bem. Pra você da essa nota ao livro, sei que vem tiro pela frente.
    QUERO!

    Beijos!

    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!