quarta-feira, 6 de abril de 2016

[RESENHA] O Que há de Estranho em mim - Gayle Forman

Eu tardei a escrever esta resenha porque precisei de um tempo para definir o que realmente achei da leitura do livro “O Que Há de Estranho em Mim”, da maravilhosa Gayle Forman. Como alguns já sabem (creio eu), sou fã da autora e sempre que posso estou à procura dos seus livros. A premissa, aqui, é muito atraente e promete uma história interessante e intensa (no sentido de que aparenta ser um drama psicológico sobre jovens em sofrimento psíquico). O grande problema é que achei tudo muito simplório, sem muita coerência e por vezes até bobo. Inacreditável, né? Custou-me aceitar que o livro possui tais características e pode até definir-se por elas. Infelizmente, poderia ser melhor.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414806
Ano: 2016
Páginas: 224
Nota: (3,5/5)
Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.
Brit é uma jovem de dezesseis anos e integrante de uma banda chamada Clod. Aparentemente, mesmo com uma idade tão pequena, apresenta certa independência e tem uma alto-estima elevada, mas por ter uma mãe esquizofrênica e que desapareceu há certo tempo, seu pai casou-se com outra mulher. Temendo que a filha apresente os mesmos problemas psicológicos que a mãe, interna-a numa clínica chamada Red Rock que promete reabilitá-la. Devo salientar que a clínica é tida como escola e só aceita garotas.

O pai de Brit acredita estar ajudando a filha a se curar pelo fato da mesma ser diferente das outras garotas da sua idade. Porém, mal sabe ele que o tratamento utilizado na Red Rock foge dos padrões aceitáveis e é um lugar completamente controlador e cheio de punições para quem não é submisso. Os tratamentos se resumem a falar palavrões com as garotas, xingar entre si, dedurar, humilhar publicamente etc. É um ambiente repressivo e também opressivo.

Nesse interim, Brit tenta se rebelar contra o sistema da “escola”, mas logo é punida e fica solitária a maior parte do tempo, até que conhece outras internas: V, Bebe, Martha e Cassie. Elas se tornam um pouco de sanidade no meio de tanta loucura. Juntas, irão tentar denunciar o que realmente acontece naquele local e expor a realidade para a sociedade.

“Só então me dei conta de que devemos valorizar quem se preocupa com a gente. Isso é algo muito especial, que de uma hora pra outra pode sumir.”

O grande problema da autora foi ao construir o ambiente da sua história. Por diversas vezes, creio, ela quis mostrar um ambiente que beira ao absurdo e consegue ser inacreditavelmente cruel. Porém, não tive essa sensação em momento algum. A Red Rock não possui um sistema de segurança eficaz e qualificado (a autora, inclusive, deixa isso bem claro em diversos momentos), e nada nem ninguém se atreve a fugir, rebelar-se ou algo que realmente pusesse o local a baixo! “Ah Leo, mas a protagonista e suas amigas se propõe a fazer isso na história!” De fato, as garotas decidem fazer isso, mas nada possui coesão neste momento. É como se autora quisesse mostrar um lugar temível, mas fracassa ao construí-lo na história. Nada coincide com a proposta da mesma. Em alguns momentos, eu parecia estar lendo um livro infantil. Aliás, não tenho nada contra histórias infantis (inclusive, gosto), mas não foi isso o que eu esperava ao iniciar a leitura.

A Brit é uma boa protagonista. Somente. O que mais me incomodou é o fato da mesma ser muito comum. Ela não possui nenhum traço na sua personalidade que a torne distinta entre tantas outras personagens da sua idade. As demais garotas que compõe o círculo de amizade da Brit na Red Rock possuem características mais interessantes, e até mais palpáveis. Destaco a V (melhor personagem do livro). Se você ler esse livro, irá me entender. É uma personagem corajosa e determinada, o grande trunfo.

O aspecto positivo da história é a crítica feita pela autora sobre o inconformismo de muitos pais em não aceitarem as diferenças que seus filhos possuem, e também pelo fato de não corresponderem ao que eles esperam (a famosa expectativa incoerente). Infelizmente, essa não aceitação ainda é presente nos dias atuais e muitos nem imaginam o quão destrutiva pode ser (e acaba sendo na maioria dos casos). Muitos até tratam a depressão como algo irrelevante, desnecessário. E fica claro todo o inconformismo da Forman perante estes acontecimentos. É realmente inconcebível.

Para os que esperam e se indagam a respeito da existência de romance: sim, ele existe na história. No entanto, de antemão, aviso-lhe que não é o foco e nem a autora se permite fazer isso total e diretamente (ainda bem). Acontece como plano de fundo e não ofusca o desenvolvimento do livro. A narrativa da Forman é bastante agradável, simples e objetiva. A leitura flui sem grandes esforços. Se você quer um livro para relaxar, eis aqui uma boa indicação.

Em suma, “O Que Há de Estranho em Mim” é um bom livro, mas poderia ser muito melhor e também mais coerente com o que propõe. Possui uma boa narrativa, um ritmo rápido e personagens que não desapontam, mas são nem um pouco marcantes, infelizmente. A autora já escreveu livros melhores, sem dúvida. Mas caso busque uma leitura despreocupada e que, de certo modo, proporcione uma singela reflexão, este pode vir a ser um bom livro. 


15 comentários:

  1. Oi, Leandro!

    Ainda não li nenhum livro da Gayle Forman, mas tenho um pouco de curiosidade. Uma pena que este livro tenha decepcionado, pela sinopse, eu esperava algo mais intenso e bem construído... Parece que a autora não soube dosar ou desenvolver muito bem o que propôs.
    Adorei a resenha!

    Ah, leia "Emma", sim! E depois me conte o achou. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lenadro.
    Nossa que pena que encontrou tantos pontos negativos na obra. Protagonistas tem que se destacarem e o ambiente tem que ser verossímil. Mas ainda assim quero ler. Eu gostei bastante dos dois livros que eu li da autora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Amigooooo

    Você não tá numa maré boa de leituras.... Acho que você precisa ler o livro do Anthony <3
    Ainda não li nada da autora, pretendo ler algo, assim que diminuir os acumulados em casa.

    Beijos!

    Te indiquei numa TAG

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro! Tudo bem?
    Não sabia que você era fã da autora. Confesso que li um único livro dela e não gostei muito.
    O que há de estranho em mim, é um título que me chama atenção, mas por se tratar de ser escrito pela Gayle, eu fico com o pé atrás, entende?

    Daí você fala que o livro não é tão bom, algo que eu já considera. Então sendo sincero, eu não me sinto atraído para ler esse livro.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    Eu gostei dos livros da NC que li da autora e da Arqueiro ainda não li nenhum.
    Esse eu fiquei interessada, gostei da capa e de saber que romance é pano de fundo.
    Pelo que entendi a protagonista tem pontos em sua personalidade, que chamam mais atenção do que isso. Ótima resenha.

    tenha uma ótima quinta. :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Bem, depois de Apenas Um Dia e Apenas Um Ano eu desisti da Gayle Forman... Acredito que alguns autores simplesmente não são para a gente então prefiro não insistir.
    Uma pena quando colocamos um livro na balança e ela pende mais para o lado negativo, porém as vezes isso acontece.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro, tudo bem?

    Li algumas resenha positivas e outras nem tanto, mas mesmo assim quero ler....gostei da sua opinião....abraço.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro tudo bem?
    Confesso que o livro que li da autora não me agradou tanto :|
    Então não sei se leria esse. Talvez futuramente eu de uma oportunidade :)
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora...
    Que pena que esse decepcionou, parecia que ia ser bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom? Eu nuca me interessei por esse livro, e com tanta gente decepcionada com ele, cheguei a conclusão que não vou ler haha Que pena que a leitura não te agradou como esperava ^^

    Ótima resenha
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro! :D
    É um livro que chama a atenção, mas depois da sua resenha fiquei receosa em lê-lo. Mas como você mesmo falou, para quem busca uma leitura despreocupada esse livro deve ser uma boa pedida.
    Beijos

    Elidiane
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro,
    Já li alguns livro da autora, e acho que traz um apelo muito sentimental em quase todos eles, esse em especial não me chamou muita atenção, mas como vc falou pode ser uma escolha para uma leitura mais de boa rs.
    XoXo

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu também gosto muito das obras da Gayle. Que pena que você não curtiu muito essa. Em alguns aspectos vejo que ela realmente pecou. Enfim... essa coisa de relação filhos e pais é muito complicada, até mesmo para escrever sobre ela. kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Quando esse livro foi lançado no início do ano, confesso que fiquei insegura em solicitar para leitura por medo de ser muito dramático mas li tantas resenhas positivas que solicitei esse mês (maio). Espero gostar!!! Uma pena que não tenha sido o que você esperava, mas é sempre muito bom ler para formular nossa opinião. Gostei de acompanhar suas impressões e assim que a minha sair te aviso ok!!??? Abração!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!