quarta-feira, 24 de agosto de 2016

[RESENHA] Não Pare! - FML Pepper

Quero começar dizendo que este livro sempre foi uma incógnita para mim. Sim, exatamente isso que eu disse. As pessoas sempre o elogiavam, comentavam na blogosfera e mesmo bastante interessado (e curioso), nunca havia pesquisado sobre ele ou ido atrás de informações mais claras, precisas. Até que fiz um trabalho, ganhei algum dinheirinho (Finalmente!!!) e estava decidido quanto a comprar alguns livros porque não fazia isso há muito tempo, acredite. Acabei escolhendo a trilogia Não Pare! (que estava em “promoção”, mas não tão barata assim) e comprei. E caso estejam se indagando se gostei ou não, adianto-lhe o seguinte: é realmente um bom livro e um bom início de série.

Edição: 2
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859660 
Ano: 2015
Páginas: 280
Nota: (4/5)
Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?Seria a Morte sua companheira para toda a vida?É chegada a hora da verdade.
Nina não tem uma vida comum. Digamos que ela já conheceu grande parte deste mundão, já viveu situações perigosas e inimagináveis, e devido a isso, sua mãe sempre fazia questão de se mudar para outro local, de modo que a filha nunca entendeu essa aura enigmática. Nem uma explicação era dada! O máximo que era “esclarecido” soava como cuidados-com-a-filha. Chato, né? Pois é, a protagonista não suporta esse hábito de fazer novas amizades e logo perdê-las devido às constantes mudanças.

Certo dia, Nina quase sofre um acidente (algo até comum, visto que a mesma é desastrada mesmo). Quando sua mãe descobre o quase acidente, quer mudar-se novamente e é justamente nesse momento que Nina se volta contra isso e diz que não irá se mudar novamente para outro lugar. Mesmo relutante, sua mãe acaba aceitando.

No entanto, o que parecia indicar certa comodidade, acaba virando uma bagunça. Um garoto bad boy surge e passa a mexer com a protagonista de modo incomum. A mesma, inclusive, passa a ter estranhas tonturas, fortes dores e o pior de tudo: cada vez mais se mete em situações perigosas, ficando assim, à beira da morte.

"Meus olhos opacos permaneciam vidrados em uma folha seca que era levada de um lado para outro pelas mãos do vento. A similaridade entre mim e aquela folha chegava a assustar: solitária, sem destino, impossibilidade de um pouso tranquilo e feliz."

Percebe que o enredo é um pouco "batido"? Sim? Então, de início, também tive essa impressão. A história em si tem acontecimentos e características que você pode facilmente encontrar em outros livros sobrenaturais/teens. Porém, a história em si tem lá suas particularidades e isso é o que destoa dentre tantas. O mistério que paira no livro é bem desenvolvido e possivelmente o que mais me instigou a continuar lendo. A ideia da autora em si é bem mirabolante e até estranha, mas não me causou incômodo. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, eu fiquei com algumas interrogações sobre determinados pontos da história e creio que nos próximos livros tudo será esclarecido.

Nina é uma boa protagonista e não é estúpida como poderia ser. (Thanks, god!) Ela realmente passa por situações conflitantes e bem arriscadas; algumas até bem dolorosas. Mas o interessante é que ela não fica de mimimi durante boa parte do livro. Considerei-a bem palpável, dada à realidade em que estava inserida, e suas atitudes soaram coerentes para mim. Eu não sei como reagiria se, do nada, minha vida mudasse completamente. E em determinados momentos, há um personagem que joga verdades bem cruéis na cara dela e só me restou sentir dó da coitada.

HÁ ROMANCE SOBRENATURAL, SIM!!! Falar sobre romances sobrenaturais soa bem nostálgico para mim porque durante a adolescência foi o gênero que mais li. Adianto-lhe que o romance não é propriamente o foco do livro, mas também não fica em segundo plano. É perceptível que a autora o desenvolveu paralelamente aos demais acontecimentos que surgem no caminho da protagonista, e foi interessante de acompanhar. Não direi quem é o tal crush da Nina, mas eu acabei a leitura bem apaixonadinho por ele também. Eu devia para de ler romances devido a razões como esta, mas...

A história em si tem um ritmo muito bom e é possível concluir a leitura em poucas horas ou poucos dias. A narrativa é simples, objetiva e não se detém em detalhes desnecessários. Se você espera ação, encontrará uma boa dose a cada capítulo, ouso dizer. O enredo em si é dinâmico e torna a leitura divertida. A propósito, este deve ser o foco: apenas entretenimento. Sem dúvida, será uma boa escolha se você quer uma leitura para relaxar, aventurar-se, sem pretensões.

Em suma, temos um bom livro inicial. O final não foi bem como eu esperava e confesso que não me agradou muito, por isso tirei uma estrelinha na avaliação final, infelizmente. Mas isso é, sem dúvida, muito relativo. De modo geral, gostei do livro e lerei Não Olhe! muito em breve. Creio que irei gostar e espero que me traga mais esclarecimentos. Então se você curte uma história com ação, romance e mistério bem no estilo adolescente, provavelmente vai adorar Não Pare! e vai pedir por mais.




14 comentários:

  1. Olá, Leandro.
    Eu gostei bastante do livro e da trilogia. Eu li ele quando ainda não tinha sido lançado o livro físico. Apesar da ideia não ser bem original, a autora conseguiu criar algo diferente dos livros do gênero. Espero que você goste dos outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa autora uma fofa e sempre vejo resenhas positivas dos livros dela! Adorei sua resenha, quero ler logo algum livro dela! Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!!

    Olha eu já morro de vontade de ler a trilogia e depois da resenha estou com mais vontade ainda. Um livro que não se detém em detalhes desnecessários! Amei saber disso, ando muto sem paciência pra descrições que não acrescentam em nada! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Le =)

    Sempre leio ótimas resenhas dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer. A premissa da história me chama bastante a atenção e espero poder em breve, descobrir o que ela tem de tão boa, que conquistou tanta gente.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro,
    Li os dois primeiros livros da série e gostei bastante.
    Acabei ficando com a sensação que faltou algo na história, mas não deixa de ser um bom livro no geral. Adoro a autora, ela é tão simpática!
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Eu também já vi milhares de resenhas elogiosas para essa trilogia, mas nunca fiquei curiosa a ponto de conferir, como você fez.
    Quanto a o enredo ser meio batido, é aquela história: se a autora souber usar os clichês, pode sim ficar envolvente e interessante. Pelo jeito foi o caso. E a protagonista não ficar de mimimi já conta muito! hahaha
    Tomara que o restante da trilogia não decepcione. O bom é que vc já tem os três livros e pode descobrir logo :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lenadro.

    Não costumo comprar volumes de séries, tenho receio de ler o primeiro, gostar muito e não ter dindin para comprar os demais rsrs.
    Assim como você, já li muitas coisas sobre este livro e sou bem curiosa quanto ao desenrolar dos fatos. Li poucos livros do gênero, apesar de gostar bastante, então vou ficar atenta as promoções para ver se invisto pelo menos nesta série.
    Adorei a resenha.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro,
    Infelizmente, esse livro não me agradou como a maioria. Sinto que você me entenderá, rs.
    Achei muitos 'excessos', só falta eu ler o último da trilogia, mas eu sempre adio :(
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Que coincidência, hoje postei no blog a resenha do último livro da trilogia.
    Eu comecei a ler essa trilogia igual você, sem saber nada sobre a história, e isso foi bom porque me surpreendi bastante.
    O livro que mais gostei foi o último, espero que você continue lendo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, parabéns pela resenha!!!

    Eu não conhecia esse livro, para falar a verdade acho que não tenho nenhum livro dessa editora! :(
    Fiquei super empolgada com seus comentários e com a estória em si!
    Parece realmente ser um livro bem escrito e que instiga o leitor a continuar a ler os outros!
    Espero ter a oportunidade de conhecer, esses dias comprei alguns livros... então vou ter que esperar um pouquinho! hehe

    Abraço e até mais,

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro!

    Eu também comprei este livro sem saber muito sobre ele, rs. Ainda não o li, mas agora que sei que se trata de um bom livro e tudo o mais, acho que irei gostar da leitura. Gostei de saber que o romance é narrado paralelamente a história principal e que a autora escreve bem.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro,
    Engraçado que ontem mesmo eu li uma opinião negativa sobre esse livro pelo meu Skoob, a menina avaliou com dois, mas comentou que a autora sabia escrever finais.
    Raramente leio opiniões negativas sobre ele, ainda tenho vontade de dar uma chance.
    O enredo parece ser interessante, apesar de também ter lido coisas parecidas, mas fiquei encucada por você ter escondido o crush dela HAHAHAHA atiçou minha curiosidade.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. É exatamente esse tipo de leitura que eu preciso: para relaxar. Assim como você, esse livro é uma incógnita. É certo dizer que eu tenho vontade de lê-lo, mas nunca procurei saber, o que é triste. Pelo que li na sua resenha - maravilhosa, por sinal -, vi que irei gostar do livro, já que faz totalmente o meu gênero. Vamos ver se sobra uma grana no final do mês, hahahah
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Li acerca deste livro já em alguns blogs, fiquei com uma vontade enormeeee de o ler, mas ultimamente -e infelizmente- ando sem tempo, pois tenho que estudar. Talvez coloque este livro nas minhas leituras para o próximo ano, quiçá.
    Beijinho.
    http://www.mariasemlimites.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!