terça-feira, 30 de agosto de 2016

[RESENHA] O Herói Improvável da Sala 13B - Teresa Toten

Eu não conhecia o livro “O Herói Improvável da Sala 13B” e nem conhecia a autora. Inesperadamente, chegou um exemplar na minha casa, e como adorei a capa, iniciei a leitura no mesmo dia. Pela sinopse, a história parecia ser interessante e dramática, mas não tão boba como foi para mim. Mesmo apresentado alguns personagens cativantes (mas nada muito relevante), a Teresa Toten não conseguiu me conquistar completamente e deixou à desejar em determinados aspectos. O tal herói da história nem é tão interessante como supus de imediato (e equivocadamente).

Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620603
Ano: 2016
Páginas: 320
Nota: (2,5/5)
Adam Spencer Ross, 14 anos, precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos pais e das necessidades de um meio-irmão amoroso, mas totalmente carente. Acrescente os desafios de seu TOC e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas, quando conhece Robyn Plummer no Grupo de Apoio a Jovens com TOC, ele fica perdida e desesperadamente atraído por ela. Robyn tem uma voz hipnótica, olhos azuis da cor do céu revolto e uma beleza estonteante que faz o corpo de Adam doer. Adam está determinado a ser o Batman para sua Robyn, mas será possível ter uma relação “normal” quando sua vida está longe de ser isso?
Adam tem catorze anos e precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos seus pais. Ele ainda tem um meio-irmão amoroso (lê-se carente ao extremo) que meio que necessita dele quase sempre. Sem esquecer, claro, do TOC que acomete o protagonista e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas basta conhecer Robyn no Grupo de Apoio a Jovens com TOC que ele fica perdidamente apaixonado ela.

Será que Adam realmente conseguirá ter uma vida normal como qualquer outro garoto?

"Bem, droga, talvez todo mundo tenha razões muito boas para mentir. Talvez nós todos mintamos para esconder a mágoa ou fingir que somos fortes até podermos ser fortes. Isso não é tão ruim, é? 
Pág.: 314

Bem, eu até entendo que o protagonista possui inúmeros problemas pessoais e sua subjetividade é bem “excêntrica”, diria, mas ele não me convenceu quase que em momento algum. No primeiro capítulo, na primeira página, Adam já afirma estar apaixonado por Robyn. (Oi?) Eu sei que jovens tendem a ser intensos demais, mas foi difícil me colocar no lugar dele e compreender sua realidade (ao menos no momento em que fiz a leitura). Sem falar que acompanhá-lo não foi interessante e nem divertido; não o achei caricato e claramente nem senti a empatia esperada.

O foco da história foi o Adam e poucos personagens foram devidamente bem aproveitados por causa isso. A autora, mesmo narrando na terceira pessoa do passado, pouco se importou em favorecer o núcleo de pessoas que convivem com o protagonista, e com isso, trazer uma compreensão mais apurada a respeito de cada uma. Eu realmente esperava que isso acontecesse em algum momento, mas a espera foi em vão, infelizmente.

A narrativa é simples, objetiva em alguns momentos e bastante clara. É possível ter uma leitura rápida se você realmente não espera muito do enredo. Em determinados momentos, eu achei que a história oscilou por falta de situações interessantes ou proveitosas; pareceu que não estava progredindo ou tomando algum rumo, e isso foi desconfortável. Mesmo apresentando capítulos curtos, a autora parecia estar “enchendo linguiça” (se é que me entende) e não se detento em aspectos sumariamente relevantes.

Para concluir, classifico o livro como regular. O final foi bastante acelerado e foi um dos maiores erros da autora, até porque a história em si não possui esse ritmo em momento algum. Se você busca um livro demasiadamente leve, um tanto quanto religioso e bem infanto-juvenil, provavelmente vai gostar. Mas se espera uma historia muito tocante, bela e surpreendente, pode se decepcionar (assim como eu). É melhor “não ir com muita sede ao pote”.


11 comentários:

  1. Oi Leandro!

    Presentes inesperados são os melhores! Poxa, detesto quando enchem linguiça, acaba perdendo atenção na história e quando vejo já estou pensando em outras coisas durante a leitura rsrsrrss que bem que foi regular, acho que tem uma premissa tão interessante....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei a premissa muito interessante. Que pena que sua leitura foi regular, tentarei ler este livro para ver se me agrada.
    www.donadegato.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que indicação maravilhosa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro, eu li cada parte da sua resenha e eu teria esse mesmo sentimento, não conseguir entender ocmo alguém se apaixona no primeiro capítulo é mirabolante pra não dizer outra coisa! Eu até gosto de alguns livros narrados por pré-adolescentes, mas é difícil encontrar um livro que o autor saiba conduzir de fato a narrativa para ficar atrativo! Enfim pela resenha eu acho que só leria esse livro em caso de descanso mesmo de leituras mais intensas!
    Bjs

    http://caprichadissimas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro.
    Os últimos livros que li que abordam o TOC, não foram muitos satisfatórios. Eu não conhecia esse livro ainda, e depois de sua resenha não quero conhecer. Não teve nada nele que me chamasse a atenção. Pelo contrário, não gosto de gente que olha e se apaixona e acho que iria me incomodar com essa narrativa mesmo sendo em terceira pessoa, a autora não sabendo destacar os outros personagens.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro,
    Eu AMEI esse livro! Meu Deus, como assim você não gostou?
    Até fiz uma entrevista com a autora, e pedi por favor por um futuro para Adam e Robyn!
    Fiquei chocada, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Poxa, eu com certeza compraria esse livro por causa dessa capa maravilhosa, sabia? Que bom que existe a blogosfera para me alertar das furadas literárias, hahaha.

    Beijos,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Não conhecia o livro ainda, mas seria capaz de comprar pela capa fofa... Só que depois da sua resenha foi fugir dele, acho que eu também me decepcionaria!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida, que pena que o livro não conseguiu te conquistar por completo! A premissa me deixou curiosa logo de cara, mas realmente, o personagem revelar sua paixão logo na primeira página pega o leitor de surpresa, ainda se situando, e aí fica difícil de convencer. Mas também a idade dele colabora muito com a situação, tem gente que demora pra amadurecer, vai que. Adorei a sua resenha, me preparou pra deixar as expectativas de lado e ir mais na manha quando tiver o livro em mãos!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leandro!

    Não conhecia este livro, mas, pela sinopse, esperava algo bem dramático e não bobo. É péssimo levar esse balde de água fria durante a leitura, especialmente quando a narrativa não melhora. Assim como você, eu iria me decepcionar, então é melhor nem ler, rs.
    Adorei sua resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro,
    Não conhecia o livro, achei a sinopse interessante mas não tanto a ponto de querer ler.
    É ruim quando os autores parecem estar enrolando na história.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir

Comente com moderação!