domingo, 14 de agosto de 2016

[RESENHA] O Leão Ferido - Mia Sheridan

Quem acompanha o blog e me conhece, sabe que “O Coração do Leão” não foi uma leitura consideravelmente boa (não gostei muito). Mas como sou persistente (lê-se teimoso), não desisti da série e busquei ler o livro sucessor o quanto antes. Aqui, temos outro narrador, e mesmo apresentando os mesmos acontecimentos, mas sob outra ótica, a história se mostrou levemente interessante. Não diria que foi uma leitura surpreendente (longe disso), mas o Leo me convenceu e toda a implicância (se é que posso chamar assim) que sentia por ele, não existe mais.

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414899
Ano: 2016
Páginas: 240
Nota: (3/5)
Leo se apaixonou por Evie quando os dois ainda eram crianças, no lar adotivo temporário em que viviam. No futuro difícil que parecia guardado para ele, a única certeza de seu coração era que nada jamais o afastaria daquela garota. Mas, na adolescência, ele foi adotado e teve que se mudar para outra cidade. Durante oito anos eles ficaram afastados contra a vontade e, nesse tempo, Leo precisou superar muitos obstáculos – sobretudo os problemas criados pela mãe adotiva – para se tornar o homem que merecesse Evie e pudesse finalmente buscá-la. O reencontro, porém, não foi fácil e Leo teve que se esforçar para se reaproximar de Evie, reconquistar seu amor e, com sua ajuda, deixar para trás toda a tristeza de uma infância de abandono. Em O Coração do Leão, Evie narrou seu lado desse romance. Agora, em O Leão Ferido, é a vez de Leo contar tudo o que lhe aconteceu e revelar o desfecho dessa história de amor.
Para quem ainda não sabe ou esqueceu, Leo/Jake conheceu a Evie quando ainda eram crianças, num lar adotivo. O que começou com uma amizade, com o passar do tempo, tornou-se algo maior, mais intenso. Este sentimento era uma paixão sincera que surgiu entre ambos. Porém, Leo/Jake foi adotado e inevitavelmente precisou deixar sua amada muito cedo e inesperadamente. O que ele não esperava era que sua vida viraria de cabeça para baixo após deixar o lar adotivo.

"Às vezes tenho a sensação de ser feito de um milhão de pedaços que tento colar a cada dia."

Eu não quis me prolongar sobre o que acontece em “O Leão Ferido” porque além de ser os mesmos acontecimentos do livro anterior, mais detalhes entregariam o que viria a surpreender. O grande ponto positivo neste livro é o narrador. Se você, assim como eu, não aceitou (e nem engoliu) as atitudes do protagonista em “O Coração do Leão”, pode mudar de opinião num piscar de olhos ao ler a sequência. O Leo é um personagem forte, determinado, mas que possui muitos traumas. A cada capítulo, a autora faz questão de que o leitor sinta empatia, coloque-se no lugar do protagonista e o compreenda. Alguns problemas ainda o perseguem mesmo quando ele reencontra a Evie e isso só complica ainda mais a sua vida.

Eu gostei bastante das conversas que o Leo mantém com um psicólogo que está presente em boa parte da história. Como estudante de Psicologia, senti-me bem representado na história e, de certo modo, a autora teve certo cuidado ao descrever a relação do profissional com o paciente, embora em alguns momentos eu tenha achado que a interação entre eles tenha superado o profissionalismo e isso nem sempre é recomendável (ou quase nunca). Mas ainda assim, foi satisfatório perceber que a autora tenha expressado o quão importante um psicólogo pode ser na vida de qualquer pessoa, afinal, toda pessoa possui problemas. Nobody’s perfect.

O romance não apresenta novidade alguma, logo não surpreende. Na verdade, nem esperava isso por ser a mesma história e eu já sabia o que iria acontecer. O que, talvez, seja interessante de acompanhar é a forma como o protagonista busca se expressar ao reencontrar sua amada. O Leo é um fofo e eu senti um carisma muito maior por ele do que pela Evie. Não quero dizer que a achei chata, inexpressiva ou algo do tipo. Não. Apenas acho que o livro anterior poderia ter sido dispensado e só este ter sido publicado. Eu teria gostado bem mais de tudo.

Em suma, “O Leão Ferido” é um bom livro. Não tive uma leitura maravilhosa ou incrível, mas que explicou todas as dúvidas que eu tinha a respeito do Leo. Eu realmente queria gostar mais, no entanto, foi uma leitura muito previsível do início ao fim, infelizmente. Se você, assim como eu, não gostou muito da história narrada pela Evie, considere a possibilidade de ler este livro e ter uma visão melhor do enredo. Talvez não lhe apresente nada novo, mas trará a coerência que faltava.




10 comentários:

  1. Oi Leandro!!

    Essa série é tão comentada que eu confesso que tenho vontade de conhecer, mesmo sendo um romance previsível, mas agora lerei com algumas ressalvas!

    Ah, só uma coisa que estava há muito tempo pra te dizer: adoro suas resenhas, adoro ver um homem falando de romances <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Michele!
      Fico feliz que você gosta, de verdade. <3
      Abração!

      Excluir
  2. Olá!
    A sinopse me deixou bem curiosa! Sua resenha está muito boa.
    Fiquei com vontade de ler pois acho que talvez esse romance me agrade.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Acho que são poucas as continuações que realmente acrescentam algo à obra original. Mas nesse caso parece que sim, né? Só de fazer as coisas terem mais sentido já é uma grande coisa. Uma pena tudo ser tão previsível.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro, tudo bom? Dessa série eu li A voz de Archer, e amei! devorei o livro numa noite só... mas ainda não tive oportunidade de ler O coração do leão. Que pena que você não curtiu tanto a leitura, estou bem ansiosa para ler, sua resenha ficou ótima **_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro.
    Eu tenho vontade de ler essa série, mas quando vejo a quantidade de livros que terei que comprar já desanimo hehe. Vou ver se consigo emprestado. Que bom que mudou a sua opinião sobre ele. Mas ainda assim não sou muito favorável a livros assim, que recontam a mesma história só que de outro ponto de vista. Prefiro muito mais os livros que alternam os pontos de vista em um livro só.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Tenho bastante curiosidade em ler essa série, pois adoro astrologia e gostaria muito de ver como a autora aborda o tema na história. Porém quando leio as resenhas desanimo, fico com a sensação que é meio que o mais do mesmo sabe? Além disso, o fato de ser uma série longa também não me motiva muito. Quem sabe depois que todos os livros estejam lançados eu acabe finalmente dando uma chance.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Ainda não peguei o Coração do Leão para ler, mas não estou com altas expectativas, só li até agora A Voz do Arqueiro e achei a leitura boa, mas não foi tudooo isso.
    Espero que eu goste desses próximos.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leandro!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mesmo sendo um romance previsível, acho que deve valer a pena, realmente eu não sei. rs
    Gostei da sua resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro!

    Que bom que a continuação explicou mais sobre o personagem, apesar de ser previsível e não acrescentar nada de interessante à outra história. Ainda não fiquei empolgada com esta série, espero que os próximos livros sejam mais convidativos, rs.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!