terça-feira, 20 de setembro de 2016

[RESENHA] Essa Luz Tão Brilhante - Estelle Laure

“Essa Luz Tão Brilhante” me convenceu de imediato pela capa (sim, amei) e em seguida pela sinopse. Pronto. Após isso, eu já estava ansioso para fazer a leitura o quanto antes. A excitação foi tão notória que, ao receber os livros que solicitei à editora, peguei-o imediatamente para ler; precisava ser o primeiro. Com personagens adoráveis, palpáveis e acima de tudo, uma protagonista humana e interessante, a autora construiu um drama tocante e sensível, sem apelações, mas que “pecou” quando não conseguiu desenvolver um final satisfatório.

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416015
Ano: 2016
Páginas: 208
Nota: (4/5)
O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido. Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.
Lucille está com grandes problemas pessoais. Após seu pai ter um surto e sair de casa para se recuperar em uma clínica, sua mãe disse que precisava tirar uns dias de férias para colocar a cabeça no lugar, reerguer-se. O problema é que essas "férias" parecem e podem ser permanentes.

Sozinha para cuidar de uma casa, com contas para pagar, sua irmã mais nova, Whren, para alimentar etc., Lucille vai precisar de toda a ajuda que puder conseguir, sem levantar suspeitas de que foi abandonada juntamente com sua irmã, pois a última coisa que quer é que o conselho tutelar seja acionado e a única família que lhe sobrou seja tirada.



"[...] Algumas coisas não podem ser desditas, desfeitas."
Pág.: 53

Yaaas! Amei a Lu! (Vou chama-la intimamente assim porque já somos grandes amigos.) Ela é uma jovem que precisou amadurecer precocemente, e é notável como consegue ser racional com cada atitude tomada. É bem difícil se sentir confortável com toda a situação que ela teve que enfrentar e eu só queria poder entrar na história e dizer que a mesma não estava sozinha (eu-sendo-amável). A Laure Estelle desenvolveu uma protagonista forte e sensível de forma simultânea, determinada, corajosa, e totalmente palpável, “pés-no-chão”. Sentir empatia pela Lu aconteceu de modo imediato e foi maravilhoso porque me colocou direta e inteiramente dentro da história dela.


Há outros personagens cativantes na história, mas o núcleo em si não é vasto. Destaco a Whren, irmã da Lu, e Eden, a melhor amiga. É lindo perceber a amizade que é compartilhada entre cada uma, mas de forma separada. Os limites que cada uma ultrapassa para fazer com que os laços existentes não se desfaçam consegue ser incrível.

Há romance na história, sim. Então, admito que esperava mais “açúcar” neste ponto da trama, mas parece que este nunca foi o intuito da autora. Alguns até podem achar que o casal é meloso, mas ouso discordar. O que realmente me convenceu foi a postura da Lu perante a relação amorosa que surgiu. Ao envolver-se, ela está ciente de tudo e não faz a ingênua em momento algum. E o melhor: quando precisa “encurralar” em busca de uma resposta, ela o faz. Você pode até estar se questionando se ela erra em algum momento, e sim, ela “pisa na bola” em algumas situações, mas era o esperado por mim; gosto quando protagonistas erram e se mostram palpáveis graças a isso.

O grande erro do livro é o final. Continua sendo, na verdade. A história foi finalizada de modo apressado, esmeradamente. Eu esperava um “ponto final” mais conclusivo, mais concreto, mas não foi o que aconteceu, infelizmente. Virei a última página e ops! Cadê o resto do livro? Pareceu que a autora não se importou muito ou não sabia, ao certo, como finalizar todo o emaranhado de problemas que a vida de Lu havia angariado, se é que posso falar assim. Fiquei com essa impressão.


Concluindo, “Essa Luz Tão Brilhante” é um bom livro e só. Está bem longe de ser uma leitura inesquecível ou surpreendente, embora emocione em determinados momentos e apresente uma história sensível. Confesso que esperava um pouco mais, principalmente quanto à resolução de conflitos da protagonista, mas não foi bem o que aconteceu, como deu para perceber. Se você busca uma leitura rápida, sensível, este livro é uma ótima escolha. Apenas não crie expectativas ou espere um final incrível. Caso contrário, poderá se frustrar. 



12 comentários:

  1. Olá, Leandro! Tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, o que não é novidade rsrs. Confesso que não tinha tomado conhecimento sobre esse livro, mas gostei bastante do seu ponto de vista. Entendo o que quer dizer, quando o livro não será o tipo de leitura memorável, mas que mesmo assim tem seu ponto positivo, ou seja, é uma boa leitura.

    Não tinha conhecimento sobre a obra, mas fiquei curioso, a Lu, como você citou me pareceu uma personagem bem bacana de se acompanhar.

    Uma ótima semana. Até mais.

    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro! A sinopse me agrada e a capa também, pena que o final parece não ser bom, vou levar isso em conta na hora da leitura!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oie Virginiano lindo <3

    Confesso que a primeira vista esse foi um livro que não tinha me chamado tanto a atenção. Mas conforme as resenhas foram saindo comecei a sentir aquela pequena curiosidade em conhecer a história.

    Porém agora fiquei com o pé atrás por conta do final. Acho meio frustrante quando a história tinha tudo para ir bem e o final não é aquilo tudo =(

    Mas vou dar uma chance ao livro e ver se ele me agrada ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro, mas a primeira resenha que li sobre ele me despertou muita atenção. Todos falam que não gostaram muito do final, ou de algo o tipo. Quero ler pra tirar minhas próprias conclusões.

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um longo histórico com livros com finais meio sem finais (deu pra entender? Hahah). A maioria eu até gosto, porque são claramente finais abertos, e eu sempre adorei finais abertos, mas tem outros que realmente acabam do nada e não fazem sentido nenhum. Mas, mesmo esse livro sendo assim no final, fiquei interessada em lê-lo, pois aprecio autoras que criam personagens fortes e independentes.

    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. tinha visto esse livro no skoob.
    amei sua resenha ,sei bem como são esses finais...também não gosto muito.
    amei seu blog.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas sobre este livro e quero muito ler! Está na minha lista no skoob.

    www.donadegato.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Leandro.
    Confesso que de todos os lançamentos esse foi o que menos chamou a minha atenção. Mas agora só estou lendo resenhas positivas dele e fiquei querendo ler hehe. Será que esse final ai não é porque vai ter alguma continuação da história? hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Oi!
    Eu acho essa capa tão maravilhosa! Mas não crio tantas expectativas com esse livro. Ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro,
    Me senti frustrada no final também.
    Acho que ao todo, o livro me passou uma mensagem bom em relação a amizade. O amor passou longe... Foi decepcionante!
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Por incrível que pareça, fiquei aliviada em saber que a história não é tanto como andam falando por aí. Os elogios foram tantos que acabei ficando curiosa, mas ainda com um pé atrás, com a impressão de que a história não prometia muito além do que já estava disposto na sinopse. Ainda pretendo ler, mas não irei com grandes expectativas. A protagonista é realmente admirável, tendo de crescer tão rápido, e ainda tendo seus questionamentos internos de apenas uma jovem. Pena que o final é corrido :/
    Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro!
    Não gosto quando o final do livro deixa a desejar, mas parece ser uma leitura que vale a pena, principalmente por ter personagens cativantes e a história ser sensível.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!