quinta-feira, 15 de setembro de 2016

[RESENHA] Meio Rei - Joe Abercrombie

Eu realmente não tenho o hábito de ler livros de fantasia com frequência. Isso é notável, acho. Eu gosto, mas não muito como boa parte do mundo. Porém, é sempre bom sair da zona de conforto e buscar aproveitar outros universos, se é que posso nomear assim. “Meio Rei” foi um livro que despertou meu interesse logo após ler a sinopse e ver a bela capa; a curiosidade foi realmente imediata. Por sorte, não me decepcionei com a leitura e também amei perceber que a história teve um início, meio e fim. Chega de continuações, por favor!

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415612
Ano: 2016
Páginas: 288
Nota: (4/5)
Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado. 
Yarvi nasceu com uma deformidade na mão esquerda, e com isso, não pode ser o príncipe que seu povo espera. Todos o discriminam basicamente por causa de tal “infortúnio”, se é que posso adjetivar assim. Satisfeito com as oportunidades que os deuses lhe deram, ele resolve estudar para se tornar um ministro. Confiante de que nenhuma adversidade poderia acontecer, ele não esperava receber a terrível notícia de que seu pai e seu irmão foram mortos. De candidato a ministro, ele se torna rei de Gettland, ou meio rei, devido à mão esquerda. E agora, mais que tudo, pretende vingar a morte dos seus familiares.

"[...] Lembre-se sempre: os homens fortes são muitos; os sábios são poucos."
Pág.: 13

Sim, eu sei que este livro é o primeiro de uma trilogia, mas ele não obedece a uma ordem de acontecimentos, onde o final só acontecerá, de fato, no terceiro e último livro. Não. Aqui, temos uma história sobre vingança e sobre superar seus maiores medos e obstáculos. Não é um livro profundo, mas não se desenvolve de maneira superficial. Muito pelo contrário. É possível perceber que o autor busca dar voz a cada personagem existente na trama, no entanto, tem como pretensão não deter-se muito nisso (creio que para não se prolongar e causar exaustão pelo fato de ser um livro para jovens).

Yarvi é um bom protagonista, sem dúvida. É possível perceber como ele amadurece durante todo o desenrolar da história, e ainda se mostra alguém íntegro, sensato e determinado. Não diria que ele é incomum porque é possível encontrar personagens com características parecidas às dele em outros livros do gênero. No entanto, o mais interessante, a meu ver, foi perceber que ele não desaponta, não se torna aquele tipo de protagonista clichê, saturado, que já carrega consigo aquele senso de heroísmo. Yarvi sofre, lamenta, mata, arrepende-se, persevera, é impulsivo, enfim, é possível aceitá-lo como um personagem palpável.

Com uma narrativa simples e, por vezes, objetiva, o Abercrombie criou uma história interessante e que possui o intuito de apenas entreter. Como característica praxe dos livros de fantasia, há inúmeros personagens que compõe toda a história e cada um, a seu modo, desempenha alguma influência no rumo da mesma. Eu até ouso dizer que cada um foi muito bem construído. A minha única ressalva fica para o vilão. Eu esperava um aprofundamento sobre ele, entender as razões mais íntimas que o levaram a agir e ser de tal modo etc. Talvez, caso leia este livro (espero que sim), você discorde de mim. Normal. Mas caso queira, venha até mim para batermos um papo legal a respeito. Eu sou comunicativo e não vou te xingar, juro.

Em suma, para os fãs de fantasia ou para os fãs do Abercrombie ou até mesmo para quem se identifica nos dois modelos de fã, este livro está mais do que recomendado. Não é uma história para adultos, mas que pode e consegue entreter facilmente qualquer leitor. Com capítulos curtos, muita aventura e ação, o livro cumpre o esperado e desenvolve satisfatoriamente um começo, meio e fim. Ou seja, tem grandes chances de satisfazer os mais variados leitores. Só não espere uma trama profunda; por ser uma história sobre um jovem e concomitantemente para jovens, tudo é desenvolvido de forma mais simples, objetiva e sem complicações absurdas. 


9 comentários:

  1. Oi Leandro!

    Eu até gosto de livros de fantasia, mas faz um tempinho já que não leio. Mesmo não tendo uam trama profunda, eu acho que vou gostar! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Eu sou como você. Gosto de livros de fantasia, mas ao mesmo tempo não leio muito deles, algo não me dá aqueeeela vontade de sair correndo pra ler. Só que Meio Rei COM CERTEZA é do tipo que me deixou ansiando desde o lançamento, e as resenhas só firmaram isso. Acho que as características do personagem de ser totalmente humano, de sofrer, ter suas fraquezas e deficiências, e ainda assim não desistir, lutar com garra por um longo caminho até alcançar sua desejada vingança. Gosto muito desse perfil do personagem e por isso quero muito ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro.
    Quando vi que você tinha solicitado esse livro, fiquei no aguardo da resenha porque sei que esse não é um gênero que você não lê muito. E que bom que gostou. E eu que já queria ler o livro fiquei querendo ainda mais. Eu gosto do protagonista ser diferente dos outros que estamos acostumados a ver e gosto de ter começo meio e fim. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro,
    Eu fiquei tentada a solicitar esse livro quando recebi o e-mail dos lançamentos da Arqueiro. Provavelmente, eu peça mês que vem *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Sou igual você, gosto de histórias de fantasia mas dificilmente eu leio. Na maioria das vezes é porque não gosto da narrativa, que costuma ser detalhista demais. Como você falou que esse livro é mais para jovens, com mais ação, me interessou!

    Obs: Tem sorteio novo no blog!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Eu simplesmente ADOREI esse livro e quero já a continuação rs...
    Fiquei encantada com a forma com que o Joe construi a história e nos apresentou um protagonista totalmente diferente dos padrões que conhecemos. Esse sem sombra de dúvidas foi um dos melhores livros que li esse ano.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para ler... já ouvi falar muito bem dele tanto em blogs como no insta!
    Ótima resenha.
    <a href="http://donadegato.com/>www.donadegato.com</a>

    ResponderExcluir
  8. Oii, Leandro!
    Gosto do gênero fantasia, apesar de ler menos do que gostaria. Fiquei curiosa para conhecer o protagonista.
    Quando vi o lançamento do livro, pensei que a narrativa seria complicada, mas que bom que não é o caso! :)
    Parabéns pela resenha!


    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Leandro, tudo bem?

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei demais, como já conhecia a escrita do, autor não via a hora de ler outra obra do autor, fico feliz que tenha gostado também e já quero ler o segundo livro da série, como você mencionou os livros são independentes e isso é bom...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!