quarta-feira, 28 de setembro de 2016

[RESENHA] Quando o amor bater à sua porta - Samanta Holtz

FINALMENTE, BRASIL! Sim, eu não poderia morrer sem ler um romance da Samanta Holtz. Era uma questão de necessidade. Eis que a queridíssima editora Arqueiro publicou o novo romance da escritora e eu, de imediato, já quis solicitar e foi o que aconteceu. Eu tentei não criar expectativas (T E N T E I), mas foi difícil porque já havia lido inúmeros elogios e eu realmente queria que o “barro” acontecesse, se é que me entende. E aconteceu! Sim, o romance é doce e encantador na medida certa e não decepciona. Mesmo com ressalvas importantes que irei citar mais adiante, não tive uma leitura frustrante.

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415971
Ano: 2016
Páginas: 304
Nota: (4/5)
Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.
Malu é uma escritora muito famosa e está quase finalizando seu último livro. Porém, está tendo sérias dificuldades para o final de seus personagens; precisa de algo que lhe agrade e também aos seus leitores. Quando está nesse processo de escrita, não gosta de ser interrompida. Inesperadamente, um estranho aparece na sua porta. O estranho se chama Luiz e o mesmo não sabe quem é ou o que faz de sua vida; a única coisa que sabe é que tinha um compromisso com Malu, até que sofreu um acidente e perdeu sua memória, dependendo assim, completamente, da bondade de alguém bom o suficiente para lhe ajudar.

E agora? 

"[...] Às vezes, o motivo das nossas aflições não é o que fizemos, mas o que deixamos de fazer."
Pág.: 65

A premissa do romance é interessante e convidativa, confesso. Esse provável mistério sobre a real identidade do Luiz e a forma como o mesmo surge na vida da Malu é o que moveu minha instiga durante boa parte da leitura. Ainda assim, achei todo o início da história lento e pouco interessante. Demorei para realmente sentir/viver os acontecimentos iniciais porque a forma como a autora desenvolveu suas personagens e o enredo em si foi bem gradual, sem pressa alguma, e eu estava ansiando por algum acontecimento inesperado (isso só aconteceu mais para frente). Ainda assim, considero muito comum o fato de ser um começo lento; há muitos livros que apresentam o mesmo e não devem, de forma alguma, ser considerados ruins, apenas achei viável citar isso.

A Malu é uma protagonista que cresce consideravelmente conforme a história vai ganhando forma. De início, ela é bem “intragável”, eu diria. No entanto, mesmo apresentando uma personalidade arrogante, amarga e pouco caricata, eu pude, quase que de imediato, perceber que tudo não passava de uma mera defesa pessoal, algo que ela usava rotineiramente para não se mostrar pura e inteiramente. É justamente quando o Luiz surge que não só o romance acontece, mas a própria Malu se percebe completamente incapaz de manter aquela máscara, e a partir disso, é possível conhecer uma nova mulher, muito mais simples, amável e doce. Porém, algumas atitudes da mesma, próximo ao final da história, incomodaram-me consideravelmente. Até entendo que o fato de apenas sermos humanos já nos torna falhos, mas ela foi bem idiota (não sei nem se devo usar tal adjetivo chulo na resenha, mas já foi).

A construção do romance é uma delícia de acompanhar. Confesso que sofri porque o primeiro beijo entre Malu e Luiz demora horrores para acontecer. Certo, admito que quando a coisa acontece de forma muito prematura também me incomoda, mas aqui demorou MUITO! Nossa... Eu passei boa parte do livro (creio que a cada capítulo subsequente à página cem) torcendo para que o famigerado primeiro beijo entre os dois acontecesse, mas, por sorte, quando aconteceu foi muito encantador e lindo (claramente fiquei com inveja). O Luiz, por si só, é maravilhoso e todo o mistério que ele carrega, direta ou indiretamente, soa interessante. Mas admito que morreria de medo se algo do tipo me ocorresse porque né... A vida real é bem dura e muito diferente.

A história em si oscilou em alguns momentos. Não diria que isso aconteceu com frequência. Não. Mas em determinados momentos específicos e me deixou desconfortável, admito. Cada personagem teve uma participação importante no desenvolvimento e suas respectivas construções, por parte da autora, foram satisfatórias. Todo o drama vivido pela protagonista conseguiu soar coerente e me convenceu. Eu diria que Malu, acima de tudo, conseguiu expressar toda sua coragem e força de vontade ao enfrentar tantos infortúnios, sozinha. Palmas para a protagonista, por favor!

Concluindo, “Quando o Amor Bater à sua Porta” é um bom romance e me proporcionou um satisfatório primeiro contato com a autora. Se você é do tipo que curte histórias doces, fraternais e com uma dose considerável de drama, este livro pode vir a ser uma ótima leitura. Espero poder ler mais romances da Samanta e isso inclui todos os títulos anteriores já publicados. Os/As românticos/românticas de plantão, com toda certeza, irão amar Malu e torcer para que a porta da sua vida esteja aberta para que o amor se faça morada sem receio algum. 


14 comentários:

  1. Oi Leandro!
    Que bom que vc gostou do livro! Eu tbm só tenho lido resenhas maravilhosas, então, estou querendo muuuito conferir tbm. Até pq a Samantha já está na minha lista de autoras que quero conhecer há bastante tempo.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, tudo bem?

    Eu estou com o livro na minha estante, mas ainda não consegui ler, espero poder fazer isso breve. Como uma boa romântica acho que vou adorar <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente preciso ler mais romances, sinto falta de ficar ansiosa para AQUELE primeiro beijo <3
    Achei a premissa do livro extremamente interessante e envolvente, gosto quando o livro traz um super mistério desses, sempre fico presa querendo saber o final, haha.

    Adorei o post, beijo!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Também to tentando manter minhas expectativas baixas com relação a esse livro, por conta de todos os elogios. Mas acho que no final, apesar de ser uma história boa, não é todo o ohh que comentam. O que pega mais é o mistério de descobrir quem ele é, e o crescimento da protagonista. Quero leeer!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Querido Leandro,

    Não sabia que era o primeiro livro meu que você lia :D Que legal saber que teve um bom primeiro contato com meu trabalho!! Muito obrigada por colocar suas impressões aqui em seu blog :*

    Beijoooo!
    Sam

    ResponderExcluir
  6. Oie lindu =)

    Estou doida para ler esse novo livro da Samanta <3 Desde que li O Pássaro em encantei com a escrita dela. Sem falar que as histórias dela sempre conseguem nos emocionar de alguma maneira.

    Ele será uma das minhas próximas leituras *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leandro.
    Gostei muito de ver a sua opinião sobre o livro. Ainda não li nada da autora e acho que vou começar por esse. É engraçado né que quando as coisas é olhou amou a gente reclama e quando demora também hehe. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro,
    Eu me apaixonei por esse livro.
    Não conhecia a autora e já quero ler tuuuuuuuuudo dela.
    Fiquei emocionada e envolvida até o final.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora mas também tenho vontade.
    Que bom saber que esse livro não te decepcionou! Acho melhor começar por ele então.

    Obs: Desculpe o sumiço, estava viajando mas agora estou de volta. ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leandro!
    Eu como fã de bons romances, tenho curiosidade em ler esse. Ainda não li nada da autora, e esse parece ser um bom livro para conhecer a escrita dela.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Leandro! Tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Samanta, mas tenho bastante curiosidade. Quando esse livro lançou, confesso não lembro o mês, mas foi o único do mês da Arqueiro que me chamou atenção, porém depois esfriou. Conferir sua resenha fez com quê essa vontade retornasse, e sim eu quero conhecer e descobrir o que irei achar. Espero que meu ponto de vista seja tão positivo ou quase ao seu. Adorei a resenha e as observações mesmo tendo gostado tanto.

    Uma ótima semana! http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro!! Tudo certo por aí?

    Parabéns pela resenha, eu ainda não conhecia a autora e fiquei super curiosa! Realmente a premissa do livro dá uma fisgada no leitor. Confesso que fiquei bastante tentada a começar essa leitura, espero ter a oportunidade logo, logo!!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro, também nunca li nada da autora, porém assinei o Beco Club (aquelas caixas de assinatura sabe? e o livro do mês foi esse, estou com bastante expectativa espero gostar também e não sentir tanta oscilação assim.

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!