domingo, 13 de novembro de 2016

[RESENHA] Três coisas sobre você - Julie Buxbaum

Antes de tudo, quero dizer que sou uma pessoa movida à curiosidade. Assim que “Três Coisas Sobre Você” foi lançado, não senti a mínima vontade de ler; pareceu-me mais uma história adolescente comum sem momentos interessantes. No entanto, como detesto ser radical ou extremista, permiti-me esperar um pouco mais e ler as primeiras resenhas que saíssem. Claramente só vi resenhas muito positivas e cá estava eu, corroendo-me de curiosidade. Óbvio que as expectativas vieram como bônus e isso nunca ajuda. Portanto, mesmo considerando um bom livro, de modo geral, confesso que esperava mais (principalmente do final).

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415483
Ano: 2016
Páginas: 288
Nota: (3,5/5)
Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
Jessie perdeu a mãe, e seu pai, viúvo, casa-se repentinamente com uma mulher que conhece na internet em um programa de apoio para pessoas que sofreram uma perda. Agora, sua nova madrasta, é uma mulher rica que mora na Califórnia e trabalha no ramo do entretenimento. Sem consultá-la, de repente, Jessie e o pai estão morando em um casarão, em outro estado, mal conversam e ela se sente mais sozinha do que nunca. Inesperadamente, ela começa a receber mensagens de um anônimo que se identifica como Alguém-Ninguém e se torna o primeiro amigo que faz naquele universo que parece tão diferente do seu. Enquanto se adapta à nova realidade, Jessie tenta descobrir quem é o desconhecido que a conhece tão bem e ainda precisa lidar com todas as mudanças em sua vida.

"[...] Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas as vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo tempo do mundo. E isso também: como todo aquele tempo não parece tempo nenhum. O que resta parece algo fabricado. Os superexpostos fantasmas de lembranças."
Pág.: 29

Assim como tantas outras histórias voltadas para o público juvenil, esta também possui os famigerados clichês adolescentes, mas numa proporção bem menor, nada tão efusivo. Isso claramente me deixou satisfeito. A propósito, este é um livro muito leve. É possível ler páginas e mais páginas sem necessariamente atentar-se a isso. O grande problema foi o fato de eu ter criado expectativas. Durante toda a leitura, eu esperei que algo interessante ou inesperado acontecesse, mas nada ocorreu. Por mais previsível que uma história possa ser, eu sempre creio que, em algum momento, algo inusitado acontecerá. Infelizmente, a leitura deste livro fluiu sem surpresas e de forma bastante simplista, não havendo assim, momentos interessantes.

De início, eu achei a protagonista um pouco irritante. Eu precisei analisar profundamente o contexto no qual ela estava inserida para chegar a um esclarecimento melhor sobre a mesma. Após isso, foi possível não me sentir incomodado e até torcer para que a vida dela trilhasse um rumo mais reconfortante. A propósito, as conversas entre AN (Alguém-Ninguém) e Jessie são divertidas e me deixaram, algumas vezes, com um sorriso bobo no rosto. No entanto, devo esclarecer que o romance não é a parte mais trabalhada ou o grande foco da história. Não. Há uma “dose” considerável de drama e foi bastante proveitoso perceber que a autora, em determinados momentos, preocupou-se em desenvolver e preferiu não deixar sua trama vaga.

Por se tratar de um livro juvenil, ouso dizer que a construção e inserção de cada personagem foi bastante sólida, sem deixar “arestas” soltas; até os mais efêmeros (se é que posso chamar assim) não soaram, de todo, irrelevantes ou desproporcionais. Não. Na construção de cada momento de sua história, ficou perceptível que a autora preocupou-se em demonstrar realidade e transparência na tentativa de trazer o leitor para aquela experiência, querendo, talvez, não permitir uma compreensão deliberada sobre a trama. Achei inteligente, por parte da Buxbaum, não ter deixado sua história tornar-se tão boba.

Concluindo, mesmo não sendo tudo o que eu esperava, “Três Coisas Sobre Você” é um bom livro e uma boa recomendação, caso queira uma história juvenil para ler. É uma leitura rápida, sem importantes pormenores e que consegue entreter sem grandes esforços. E caso ainda você queira algo mais, há uma dose sutil de drama que consegue estruturar melhor o enredo. A minha ressalva é não esperar muito e não considerar a possibilidade de que lerá um livro inesquecível (ainda que isso possa acontecer, a posteriori) como muitos afirmaram. 


9 comentários:

  1. Oie virginiano lindo =)

    Livro é uma coisa estranha, não é mesmo? Eu ao contrário de você fiquei encantada com esse livro. Tudo bem que algumas coisas são bem previsíveis, mas a forma como tudo foi desenvolvido me deixou bastante satisfeita.

    Concordo com você em relação ao final. Também não acharia ruim se o livro tivesse uns capítulos a mais. A forma como tudo acabou foi meio abrupto demais mesmo.

    Mas como eu não tinha muitas expectativas no geral acabei me surpreendendo bastante.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro,
    Sério mesmo? Vixiii, acho que é a primeira crítica negativa que vejo, sempre todos o amam.
    Vou com menos sede ao pote então, rs.
    Minhas expectativas estavam lá no alto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro! Tudo bem? você sumiu hein? espero que esteja tudo bem! Eu dei uma sumida também mas estou de volta :)

    Ok você tocou num ponto da resenha que me fez pensar, e claro que ainda estou interessada em lê o livro, mas sabre que não alcançou suas expectativas me deixou um pouquinho com pé atras, mas eu adoro a premissa do livro, o fato dela criar uma amizade com alguém anonimo me animou bastante, e claro que fato do livro ser juvenil realmente eu também não esperava grandes coisas HAHAHAHA e poxa eu adoro me surpreender com alguma coisa, outro ponto que me deixou mais o menos quanto ao livro, enfim vamos ver quando eu vou ler.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro. Tudo bem?
    Gostei muito de sua leitura, sua resenha está muito bem escrita.
    Li esse livro e fiquei apaixonado justamente pela linguagem leve, pelas situações tão familiares e reais, mas acima de tudo por causa do tom de aprendizado que acontece através da personagem que vai evoluindo até chegar àquele final, àquelas conclusões. Uma dos momentos que gosto é quando a amiga de Jass dá um choque de realidade e faz ela ver o quanto está sendo egoísta olhando somente para ela mesmo, culpando o mundo, se vitimando sem procurar olhar para ninguém.

    Um abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro.
    Quando vi esse lançamento também fiquei muito curiosa com ele. Ainda mais que a editora prometia até devolução do dinheiro se o livro não agradasse. Achei que ai ser um livro perfeito. Mas conforme fui lendo as resenhas e mesmo elas sendo cheias de elogios fui vendo que não era tudo aquilo não. E quando li uma resenha da Gislaine sobre ele, vi que eu tinha razão. Mas ainda vou ler ele um dia porque ganhei ele em um sorteio na página da editora hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!

    Eu ainda não li, mas desde o lançamento tenho interesse e m conferir, gostei da sua resenha porque assim alinho as expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Eu também não tinha interesse algum com Três coisas sobre você, e quando saíram as resenhas, acabei me rendendo e lendo a obra, por pura curiosidade de descobrir se era tão bom quanto falavam. No meu caso, como eu "li só por ler", acabei me surpreendendo bastante. Adoro romances juvenis, e esse foi daqueles que me deixou toda boba kkk mas de um modo geral, realmente não traz grandes reviravoltas, acho que o foco da história está nos problemas da adolescência e da forma como sentimos tudo de um jeito extremo nessa fase.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu adoro livros juvenis, mas ainda não li esse. O jeito é ler igual você falou, sem expectativas nem pretensões.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leandro! Tudo bem?
    Entendo completamente seu ponto de vista. Não conhecia a obra e fiquei curioso ao ler sua opinião, mas o entendo quando fala sobre os tals momentos clichês, inclusive minha leitura recente teve o mesmo problema, mas mesmo assim eu conseguir encontrar alguns pontos positivos; também levei em consideração o gênero, entre outras coisas. Mas voltando a sua opinião, achei sincera. Gosto de livros juvenis, mas assim como você, venho buscando coisas novas em muitos deles. O legal mesmo não é criar muita expectativa e dai acabamos nos surpreendendo uma hora ou outra.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!