quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

[DIVERSIFICANDO] Fallen não funcionou no cinema.

Antes que conteste, eu não sou um crítico renomado, não sou um especialista em cinema, e sim, apenas um apreciador. Eu nunca fiz um post parecido aqui no blog, mas como se trata de uma adaptação, resolvi compartilhar meus feelings aqui no blog.


Lembro-me claramente quando li o livro Fallen, da Lauren Kate. Estava vivendo as artimanhas da adolescência, tinha apenas quinze anos. Bem novo, né? Pois é, hoje já estou com vinte e dois anos nas costas, e com isso vem o peso da idade. Enfim, eu já ouvia rumores de que tal YA seria adaptado para o cinema há um bom tempo, tanto que nem colocava muita fé de que realmente fosse acontecer porque nada oficial era liberado, nem uma singela informaçãozinha. Até que ano passado, se não estou enganado, saiu a primeira imagem do filme, onde mostrava Cam, Luce e Daniel. Aí eu pensei: “O barro finalmente vai acontecer. ” Eu não sou fã da série (inclusive detestei o desfecho da mesma), mas gostei dos dois primeiros livros e estava curioso para assistir.

Até que, FINALMENTE, o trailer saiu (bem em cima da hora, por sinal), em seguida foi divulgada a data da estreia e pá! A adaptação chegou aos cinemas de todo o mundo. E claramente eu fui assistir (não é à toa que esse post existe).

Luce (Addison Timlin) é uma garota que passa a morar em um colégio interno após um acidente que matou um rapaz com quem flertava. A protagonista se recusa a tomar remédios, e a escola é uma forma de ficar isolada da sociedade. Lá, ela conhece Penn (Lola Kirke), que acaba se tornando uma boa amiga e também companheira de conversas, e um grupo de adolescentes estranhos. Logo, Luce se sente atraída por Daniel (Jeremy Irvine), por quem ela tem a sensação de já conhecer há muito tempo; ele causa uma atração irrefreável nela. Daniel foge o tempo todo de Luce, ao contrário de Cam (Harrison Gilbertson), um bad boy bastante determinado, que tenta se aproximar da garota, e partir disso, surge o famigerado triângulo amoroso.


A adaptação é muito, mas muito fraca. Eu reli o livro dias antes de assistir ao filme, e pude notar que boa parte da história foi alterada e muito foi revelado, coisas que não necessariamente precisavam ser esclarecidas tão precipitadamente. Digo isso porque pouco é revelado nesta primeira história, mas parece que a autora (e também produtora da adaptação) quis fornecer mais do que o suficiente para os telespectadores. E o mais inacreditável é que o filme tem pouco mais que uma hora e meia, e o livro possui quatrocentas páginas. A partir dessa informação, espero que você consiga entender o que eu estou querendo expressar.

O elenco é outro ponto decepcionante. Eu gostei bastante da Addison interpretando a Luce. A protagonista não é uma personagem forte ou decidida. Muito pelo contrário. Ela é sonsa mesmo e pouco reage, logo a atriz conseguiu dar o seu melhor para uma personagem que exigia pouco esforço. O Jeremy é a grande decepção como Daniel. Ele está forçado, completamente desconfortável e não me agradou em momento algum. Sem falar que pintaram o cabelo dele para que ficasse loiro como no livro, e a situação ficou patética. Na verdade, não senti química alguma entre os atores. Nada. Fiquei me indagando o tempo todo se eles realmente fizeram uma seleção para atuar na adaptação porque a sintonia entre ambos não funcionou. Outros personagens também soaram bastante descaracterizados para mim; pareciam outras pessoas fictícias, e não as que conheci ao ler a história anos atrás, pela primeira vez. O Harrison ainda conseguiu me convencer como Cam. Para quem não sabe, eu sou perdidamente apaixonado pelo bad boy da história e estava completamente receoso sobre o que encontraria no filme. Infelizmente, ele não aparece muito, mas consegue roubar a atenção de todos quando está em cena. Sim, ele é maravilhoso mesmo. ♥

A fotografia ficou satisfatória e, de certo modo, o clima sombrio também permanece no filme, só não afirmaria que a essência do livro está presente na adaptação; não senti isso em momento algum.  Após assistir, pude perceber a ausência de pontos importantes que mereciam estar ali, mas simplesmente não tiveram relevância para os produtores. Até o ritmo, no filme, é bastante lento e cansativo. Não sei se, de fato, a continuação, Tormenta, será adaptada (até porque a divulgação foi péssima), mas após esse filme cansativo e mal produzido, eu não sei se realmente quero gastar meu dinheiro em vão e ainda voltar para casa frustrado.

P.S.: Tive até pena ao imaginar como muitos fãs devem ter se sentido tristes com uma adaptação tão fraca.

Agora quero saber o que você achou do filme, caso já tenha assistido. Caso contrário, fala suas expectativas, se pretende ou não ver a adaptação, e também o que achou do post. Beijinhos!  

18 comentários:

  1. Ah é uma pena que o filme não tenha sido tão bom.
    Já é um fato que o filme NUNCA supera o livro, mas tem filmes que a gente espera tanto né.
    Vou assistir para ver :)
    Beijos,
    Juliana.
    Fabulônica
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quando o Fallen foi lançado, eu tinha muita vontade de ler o livro, mas fui perdendo ao longo do tempo.
    Queria assistir ao filme, mas estou ouvindo muitas críticas negativas a respeito.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro, nunca li os livros e para falar a verdade não me chama atenção!
    Infelizmente a maioria dos filmes adaptados perdem feio para os livros, #granderealidade
    Talvez um dia eu assista o filme...quem sabe..
    Abraços

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro!

    Nossa, é triste ver que o filme é ruim! Nunca li os livros, mas estava até curiosa pelo filme.
    Assim, já sei minhas expectativas com relação ao filme.
    Parabéns pelo post e pelo blog! Estou te seguindo!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só se vê falar mal dessa adaptação.
    É fato que quando lemos o livro, muitas vezes exigimos demais da adaptação, mas tem alguns casos que sinceramente não descem.
    Não posso dizer a respeito desse porque não li o livro e nem assisti o filme. Nunca tive interesse nessa série.
    Enfim, tomara que pelo menos os fãs tenham gostado, porque é muito frustrante esperar tão ansioso pela adaptação e ser horrível.
    beijos, beijos
    www.livroseafetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, tudo bem?

    Tb achei a adaptação bem fraca, mas já esperava isso, confesso rsrsrs Tb reli o primeiro livro, mas achei que estava bem fiel, o que mudou não me pareceu afetar muito, o problema mesmo pra mim são os cortes bruscos, o baixo orçamento e os dois meninos como atores que são bem fraquinhos rsrsrsr

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oie Virginiano lindo <3

    Vou confessar que não curti Fallen. Até dei um chance para Tormenta, mas como a leitura foi um verdadeiro tormento rs... acabei desistindo da série. Porém, fico triste pelos fãs que esperaram tanto pela adaptação e ela acabou se mostrando bem decepcionante pelos comentários que estou vendo.

    Uma pena realmente =(

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Oi, Leandro!

    Menino ainda não li uma crítica positiva sobre esse filme. Que fiasco! Parece que foi feito às pressas, né?
    Eu li o primeiro livro e eu já não gostei, então nem mesmo fiz questão de ver o filme agora que saiu. E não vou ver mesmo.

    Um Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leandro.
    Eu gostei dos dois primeiros livros também e odiei o último, achei que a autora forçou muito. E desde sempre que ouço falar que ai ser adaptado e mesmo demorando tanto assim ainda conseguiram deixar ruim? Nossa. Não sei se quero assistir. Talvez assista quando passar na tv hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Que pena Leandro!
    Eu nunca li Fallen mas sempre quus dar uma conferida né, tanta gnt fala dessa história...
    Agora tô com medo de ver o filme e ficar com uma má impressão sem necessidade, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro,
    Eu ainda não assisti. Li os dois primeiros livros e larguei a série, preciso retomar, mas não é algo que me vicie.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Cá entre nós, já era de se esperar que não fosse funcionar, né? A adaptação demorou MUITO pra ser finalizada e estreada. Já passou a fase do sobrenatural. Se tivesse sido lançado junto de Crepúsculo, na febre do gênero, talvez encararíamos com outros olhares. Mas hoje já ficou batido. E se a adaptação em si também ficou ruim, pouco fiel ao livro, aí complica né hahaha. Ainda não assisti, mas pretendo ver logo. Espero muito que não tenha uma continuação, viu. Pra ser ruim também, melhor nem fazer e estragar uma história boa como Fallen. Quando eu li o primeiro volume tinha meio que a mesma idade que você. Por um lado até bate uma nostalgia, né? hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro!
    Eu não vi o trailer desse filme até hoje, nem sabia que tinha estreado! Eu li Fallen até o terceiro livro, mas achei o final dele tão nada a ver que acabei desistindo da série. Por isso nem me interesso pelo filme, ainda mais depois de saber que é tão ruim.
    Aaah o Cam é mesmo muito melhor que o sonso do Daniel ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo,
    Ainda não li o livro, mas imagino que não tenha impressionado os fãs, ser um fiasco.
    Já dava pra sacar pelo trailer e meu Deus, não consigo imaginar a Lola Kirke super colegial.

    tenha uma ótima semana e um lindo Natal ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Olá, Leandro! Tudo bem?

    Ainda não li esse livro e para ser sincero não me sinto atraído. O filme também não fica para trás. Você é a terceira pessoa ou quarta se não me engano, que não gostou de nada ou quase nada presente nessa adaptação. Eu imagino a decepção dos fãs, pois passei por algo parecido quando finalizei o livro de Dezesseis Luas e fui ver ao filme. Cara, minha vontade era de entrar na tela do meu note e começar a dizer o que cada ator e atriz deveriam fazer. O mais decepcionante foi notar que eles atuavam bem, mas a merda mesma era o roteiro e as mudanças berrantes que fizeram no decorrer da história, se comparado ao livro.

    Enfim, não sinto vontade nem de lê nem de assistir Fallen.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Para mim o nem o livro funcionou kkkk Comecei a ler mas não consegui concluir a leitura nem do primeiro! Acho que li errado, não é possível isso, tanta gente ama a série! kkkkk Bom, mas em relação ao filme eu ouvi esses comentários mesmo, não assisti, mas os fãs ficaram bem decepcionados! É péssimo quando fazem uma adaptação ruim e fraca.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Leandro! Tudo bom?
    Na minha opinião, essa foi uma das piores adaptações da história, atores fracos, história alterada, falta de cenas cruciais. Poderia parar por aí sem uma eventual continuação #decepcionada

    Beijos,
    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
  18. Olá Leandro, tudo bem?
    Assisti ao filme e não achei ruim, mas comparando com o livro, parece outra história.
    Não gostei muito da atriz que faz a Luce e achei que certos personagens deveriam ter aparecido mais.
    Enfim... tantos anos de espera pra isso. :(
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!