quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

#Retrospectiva2016


Oi, meninos e meninas!
Como estão? Espero que bem. E caso não esteja, e até queira desabafar, procura-me nas redes sociais e hei de lhe ouvir com carinho, prometo.
Mas voltando, o que você achou de 2016? Eu achei um ano bem difícil. Tive que passar por um tratamento bem difícil, lidei com situações bem conflitantes, perdi amizades etc. Aconteceram muitas coisas desagradáveis, confesso. Por sorte ainda temos os livros para nos ajudar, não é mesmo? E sim, eu tive leituras muito boas (mesmo sendo aquele leitor chato que não gosta de várias coisas, já sei). Busquei, neste post, listar as leituras mais marcantes do ano de 2016 para mim. Mas por favor, não me crucifica se eu gostei do seu livro que você detestou. Eu sou ser humano também, tente entender.


MELHOR LIVRO NACIONAL

A Menina dos Olhos Molhados - Marina Carvalho


Ah, Bernardo! Não, ainda não postei a resenha deste livro. Li-o recentemente e adorei. O mais interessante é que dificilmente gosto de romances narrados por personagens masculinos, mas fui completamente conquistado pelo mocinho criado pela querida Marina Carvalho e o achei bem mais interessante após ter concluído a leitura. Para quem não sabe, este livro conta a mesma história de "Azul da Cor do Mar", mas narrado pelo ponto de vista do Bernardo, e não mais pela protagonista, Rafaela. Vale a leitura!

MELHOR ROMANCE HISTÓRICO

Nove Regras a Ignorar antes de se Apaixonar - Sarah MacLean


Eu nunca havia lido nada da MacLean, mas confesso que sempre tive curiosidade; a mulher é muito elogiada entre os românticos e românticas de plantão. Graças à amada editora Arqueiro, tive a oportunidade de ler este romance divertido e maravilhoso, e claramente me apaixonei. Pretendo ler mais livros da autora, incluindo os que compõem esta série. Espero não me decepcionar. 

MELHOR NEW ADULT

No Limite do Desejo - Katie McGarry


Se você acha essa capa feia e não quer ler o livro por isso, está cometendo uma grande injustiça. Este é o quarto livro da série Push The Limits, da autora Katie McGarry. E sim, é a melhor história até agora e com os melhores personagens. Eu amei do início ao fim, e ainda torci horrores pelos protagonistas. Eu realmente não esperava gostar tanto. E caso esteja com dúvidas se deve iniciar a leitura da série por este volume, digo e afirmo que não ficará perdido. São histórias avulsas (se é que posso chamar assim), e não irão lhe confundir. Se joga!

MELHOR YOUNG ADULT

Volta para Mim - Mila Gray



Eu A - M - E - I este YA! É lindo demaaaais! Um pouco previsível, confesso, mas não chega a incomodar. Inclusive, convenci até minha mãe a ler (sim, eu e ela somos loucos por romances) e a própria adorou. Eu necessito de mais livros da autora para me apaixonar (só assim que a paixão aflora na minha vida). E sim, se homens são motivos de cobiça para você, com toda certeza irá ficar louco/louca pelo Kit. Ele é um sonho! 

MELHOR ROMANCE ERÓTICO

A Garota do Calendário (Janeiro) - Audrey Carlan


Eu sei que muitas pessoas não gostaram, acharam fraco etc., mas eu gostei. É uma história simples, rápida, objetiva, sem grandes aprofundamentos, mas que cumpriu com seu objetivo: entreter. Não foi o melhor erótico que li e nem será, mas quando se trata de 2016, ele claramente se destacou entre os outros títulos do gênero. 

MELHOR CLÁSSICO

A Abadia de Northanger - Jane Austen


Eu realmente fiquei indeciso se nomeava este título da Austen ou "Crime e Castigo", mas Catherine me conquistou completamente com seu jeito particular. Foi impossível não amar este livro. Inclusive, quem leu minha resenha, sabe o quanto gostei da leitura. É um livro maravilhoso! Eu realmente amo Jane Austen

MELHOR SUSPENSE/THRILLER

Caixa de Pássaros - Josh Malerman


É inacreditável a quantidade de pessoas que detestaram esse livro. Mas lá fui eu, fiz a diferentona e gostei. Sim, eu realmente fiquei aflito e apreensivo durante toda a leitura. Pouquíssimos livros me deixaram assim. Eu até entendo que o autor pouco explica os acontecimentos e tantas outras coisas, mas penso que foi proposital e realmente me agradou. É aquele ditado: "vamo fazer o quê?"

MELHOR THRILLER PSICOLÓGICO 

Garota Exemplar - Gillian Flinn


Eu quase desisti da ideia de querer casar algum dia após ler este livro. Que soco no estômago, hein! A cada página, a maravilhosa Gillian Flynn dá vários tapas na cara de qualquer leitor que ouse vivenciar a história dos seus dois protagonistas, Amy e Nick. Não é uma leitura fácil, confortável e bonitinha. Longe disso! Mas é um livro sensacional e que merece ser apreciado aos poucos, gradualmente, sem pressa. E ainda lhe garanto que a história ficará com você por muito tempo. 

MELHOR DRAMA

Sua Resposta Vale Um Bilhão - Vikas Swarup


Esse livro é recheado de aventura e momentos inimagináveis, mas eu considero um drama, de modo geral. A história é tocante, por vezes dolorosa, mas que expõe a realidade indiana de maneira incrível e muito palpável; é como se você realmente estivesse lendo um relato e o vivenciado simultaneamente. A escrita do Swarup é maravilhosa e muito envolvente. Sem dúvida foi uma das melhores leituras do ano. 

MELHOR LIVRO COM TEMÁTICA LGBT

Apenas Um Garoto - Bill Konigsberg


Eu realmente adorei este livro. Algumas pessoas até conversaram comigo a respeito do que acharam, divergindo ou não da minha opinião. A meu ver, o autor conseguiu construir uma crítica interessante sobre rótulos sociais e as exigências que isso acarreta. Com uma escrita leve e precisa, eu pude compreender os anseios e aflições do protagonista, e ainda perdoá-lo no final. Espero poder ler mais livros com temática LGBT em 2017 (inclusive já tenho alguns na estante) e não me decepcionar.

-------------- ♥ --------------

Bem, estas foram minhas escolhas. Foi um pouco complicado fazer esse post porque sou a indecisão em pessoa, mas eu realmente precisava compartilhar com você, que sempre acompanha o blog, quais foram os momentos literários mais marcantes do ano para mim. Desculpa se o post ficou extenso, mas faz parte.

Quero agradecer imensamente ao apoio que a amada e maravilhosa Editora Arqueiro proporcionou ao blog; sou muito grato por tudo! 

Desejo-lhe um 2017 recheado de leituras maravilhosas, incríveis e marcantes. Que o amor, paz, saúde e sucesso sejam parte intensa e frequente durante todo o ano que está por vir. Abra seu coração, distribua amor, dê o seu melhor e seja você mesmo neste novo ciclo que se inicia. E acima de tudo, não desista dos seus sonhos; sonhe mais e lute por suas realizações.

F E L I Z  2 0 1 7 ! ! ! ! !


10 comentários:

  1. Adorei sua retrospectiva! Poucos desses eu li, mas tenho alguns aí na minha lista de desejados!
    Que seu 2017 também seja recheado de leituras maravilhosas! Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  2. Oie Virginiano lindo <3!

    Da sua lista de melhores do ano li dois livros. Sem sombra de dúvidas Volta para Mim foi um dos melhores livros que li em 2016 <3!
    Mas Nove Regras, foi uma das leituras mais decepcionantes =/, mas faz parte rs...
    Liberei agora o post de Retrospectiva também. Deu até vontade de reler alguns livros *-*

    Beijos e um Feliz Ano Novo para você e sua família!
    Que você continue essa pessoa maravilhosa que mesmo a distancia considero um amigo muito especial!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro,
    Com certeza o '9 regras' foi um dos melhores históricos que li, eu amei demais! HAHAHA
    Preciso ler esse da Marina Carvalho que você citou.
    AH, e Garota do Calendário foi o pior do ano para mim :(
    Beeeeijos e feliz 2017
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro!
    Não foi só vc que curtiu a leitura de Caixa de pássaros, achei o livro muito legal tbm!
    PRECISO ler Nove regras e Volta pra mim (não sabia que era YA!) *-*
    Gostei do suspense de Garota exemplar, mas não sei se entra nas melhores leituras de 2016...
    Bjs e feliz 2017!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro.
    Feliz ano novo e que seja melhor que esse hehe. Nove regras eu amei e está na minha retrospectiva também. Suia resposta vale um bilhão é ótimo e Garota Exemplar é muito bom. Já Caixa de pássaros eu odiei e A Garota do calendário não dá para engolir a protagonista. Mas é como você disse cada um tem o direito de gostar do que quiser hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Eu adoreei esse livro de época da Sarah também, pena que os volumes seguintes não me conquistaram tanto :( Caixa de pássaros é um dos melhores livros de suspense EVER! E tenho muita curiosidade em ler esse de romance da Mila, vejo sempre elogios sobre ele.
    Feliz ano novo, Leandro! 2016 foi tenso mesmo, mas desejo muito que seu 2017 seja repleto de alegria ♥

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro!!

    Eu adorei 9 regras, um dos melhores do ano! E tb gostei de A garota do calendário apenas do pessoal ter reclamado. Adorei a retrospectiva!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro, 2016 foi um ano bem difícil mesmo...mas 2017 tá aí e espero que seja cheio de acontecimentos bons para você.
    Há bastante tempo atrás li Azul da cor do mar e gostei bastante também, lembro que era uma escrita leve e divertida.
    Como romance histórico li bastante pessoas falando de Nove Regras a Ignorar antes de se Apaixonar deve ser um livro muito bom mesmo.
    Para nós leitores e sempre muito difícil fazer essas listas né? Ainda não fiz a minha.
    Abraço

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leandro!
    Amei sua retrospectiva! 2016 foi um ano marcante, quando se fala em dificuldadesssssss(muitos s mesmo) viu! Ainda não li nenhum desses títulos, mas pretendo mudar isso em 2017!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo,
    Realmente, só os livros para acalmar a nossa mente. Comigo foi assim também em 2016.
    Espero que 2017, o clima esteja um pouco mais calmo.
    Adorei sua seleção de melhores, quero muito esse da Marina e o histórico citado.
    A lista está longa e o ano mal começou hahahaha

    P.S.: A Marcia Fernandes vive falando que virginianos tem encosto kkkkk,não fui eu.
    Adoro aquela fanpage dela no Facebook, SenseMarcia

    Tenha um lindo 2017.
    Que seus dias sejam prósperos, sábios e saudáveis ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Comente com moderação!