sábado, 11 de fevereiro de 2017

[RESENHA] Ao Seu Encontro - Abbi Glines

Por que estragar algo que já estava bom? Qual a necessidade? Nem eu mesmo sei, embora quisesse. Eu juro que iniciei a leitura de “Ao Seu Encontro” completamente aberto e até esperançoso de que leria um bom romance e que a frustração passaria bem longe. Mas a Abbi Glines, mais uma vez, jogou outro balde de água fria em mim e cá estou, novamente, compartilhando meus descontentamento com a leitura. E antes que ache que estou sendo birrento logo no início da resenha, peço-lhe que seja paciente e prometo que mais adiante entenderá minhas razões. Eu sou humano, mas o erro não foi meu neste caso (lê-se continuação). 

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416541
Ano: 2017
Páginas: 224

Nota: (2,5/5)
Há apenas alguns meses, um encontro inesperado numa casa em Rosemary Beach se transformou num romance de conto de fadas. Agora Reese está prestes a ir morar com Mase na fazenda dele, no Texas. Com o apoio e o amor da família do namorado e a recente descoberta de que ela mesma tem uma família com a qual contar, Reese pode enfim superar os horrores do passado e se concentrar no futuro promissor que a aguarda. No entanto, no que depender de Aida, isso não vai acontecer. A beldade loura e Mase foram criados como primos, mas logo fica claro para Reese que o amor da jovem por ele está muito longe do que se deveria ter por um parente. Ao mesmo tempo que Reese tenta entender a relação dos dois e não se sentir ameaçada, entra em cena Capitão, um estranho que parece estar, convenientemente, em todos os lugares que ela frequenta. Bonito, sensual, misterioso e dono de uma franqueza desconcertante, ele não tem medo de dizer o que pensa de Mase - nem como se sente a respeito de Reese. Enquanto a competição pelo coração de Mase e de Reese esquenta cada vez mais, algumas perguntas em relação ao passado dela começam a ser enfim respondidas, revelando verdades chocantes que vão mudar para sempre a vida do casal. Em Ao Seu Encontro, Abbi Glines conclui a história que começou em À Sua Espera. Com a escrita romântica e voluptuosa que a consagrou, ela constrói mais uma narrativa envolvente, com personagens que vão mexer com as nossas emoções até o final.

Reese estava a caminho da casa de Mase para viver do amor deles, sem interrupção alguma, mas logo ao chegar, além de deparar-se com uma situação inesperada, também conhece inusitadamente Aida, a prima saidinha do seu amado cowboy. Claramente este passa a ser o maior obstáculo entre o jovem casal que parece não medir esforços para ficarem juntos. No entanto, há outros problemas que parecem não dar trégua alguma. Reese ainda não está totalmente confiante em relação ao amor de Mase, e ele parece disposto a tudo para tê-la por perto, independente se, para isso, ele tenha que ser possessivo e até ciumento. Iiih...


"Tudo antes dela era chato, até mesmo as garotas. Ninguém havia me feito ficar feliz por acordar todas as manhãs e ver o mesmo rosto. Ou por ir para a cama toda noite com a mesma pessoa."

Certo, sinta-se à vontade para me xingar, chamar-me de insuportável ou qualquer outro adjetivo do tipo, mas essa sequência foi completa e totalmente desnecessária. Não encontrei um momento interessante, um plot twist que me fizesse crer que a continuação era necessária por isso ou qualquer outra característica que trouxesse a mínima criatividade à tona. A única razão para a existência deste título em questão parece ter sido lucrar mais. A primeira história foi realmente gostosa de ler, puro entretenimento e ainda apresentou bons protagonistas. Embora a Reese e o Mase sejam parte presente durante todo o desenvolver do enredo, nada soou bom o suficiente ou trouxe alguma novidade. Bem longe disso! A sequência de acontecimentos que dão corpo ao romance não passam de uma sucessão exaustiva de situações previsíveis e que não acrescentam nada. Sem falar que o cowboy e sua amada parecem viver como coelhos no cio durante boa parte da história. Eu realmente amo romances, e isso também inclui os eróticos, mas tudo ficou muito forçado aqui, sem uma pretensão relevante. 

Um ponto positivo continua sendo a escrita da Glines. Por mais que a história não tenha sido nada do que eu esperava, foi possível concluir a leitura rapidinho, embora eu tenha me esforçado para isso. A narrativa da autora é muito gostosa, leve, objetiva e isso facilita muito o fluir das páginas, se é que me entende. Sem esquecer, claro, de esclarecer que as cenas de sexo continuam sendo bem desenvolvidas, e ainda acho que a E. L. James poderia pedir uma ajudinha à autora; seria muito útil. (Precisei frisar isso novamente.) Assim como no livro anterior, é possível adentrar a cabecinha do Mase e da Reese através de capítulos alternados e curtos, propondo assim, uma compreensão melhor do que acontece entre ambos. Então, por mais que eu não goste de ler sob o ponto de vista de personagens masculinos (é, deve ser algum problema meu, mas nunca me conecto a eles), aqui a empatia funcionou, aconteceu e eu pude aproveitar ao menos isso. 

A Reese continua sendo a mesma personagem comum, sem um posicionamento firme, e isso parece ter se extenuado ainda mais nesta história. Ela não busca ser determinada, e dificilmente expressa seus anseios e vontades. Ela é a típica protagonista omissa que não demonstra coragem em momento algum. Isso me incomoda bastante. E para piorar, o Mase está completamente possessivo. Se antes eu achei que a autora havia pegado leve, aqui, ela não se preocupou e criou aquela figura masculina que precisa impor dominação/ser-macho-alfa para que proporcione assim, a sensação de que há carinho e atenção nesses comportamentos. Completamente desnecessário, a meu ver. Muito provavelmente há quem discorde de mim, mas eu não me sinto confortável com isso. Sem falar que ciúme em excesso é um grande problema! Por mais que eu tenha compreendido o Mase em determinados momentos (ele ainda continua lindo, admito), ainda acho que ele passou dos limites em situações específicas. Mas só lendo para me entender melhor.

Em suma, "Ao Seu Encontro" não foi nada do que eu esperei e tornou-se uma leitura completamente razoável. Tem seus pontos positivos, mas nada que me faça considerá-la boa ou uma sequência digna e merecida; a autora poderia muito bem ter aumentado o número de páginas no livro anterior e encerrado ali mesmo, mas ela claramente preferiu tomar outro caminho e, a meu ver, acabou errando de verdade. Se você é fã da série ou gostou da história que antecede esta, é possível que aproveite bem mais. Eu só recomendaria não criar expectativa alguma, nada. Só espere passar o tempo bem despretensiosamente com esta história e isso será o suficiente. Chega de frustrações, certo? 



8 comentários:

  1. Oi Leandro,
    Eu já li um livro da Abbi e foi uma boa experiência, mas não dei continuidade.
    Para mim, é aquele tipico ruim que te prende até o final, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leandro.
    É até engraçado ler as suas resenhas dessa série. É uma relação de amor e ódio hehe. É uma pena que esse não deu certo para você. Já disse aqui que não tenho vontade de ler os livros da série. Acho eles bem mais do mesmo e os protagonistas da autora são do tipo que não gosto. Tem hora que o autor tem que saber quando parar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Por isso que eu me mantive bem longe desse livro kkk desde que vi sobre o seu lançamento, soube que ele não precisava existir, então nem perdi tempo adicionando nos desejados. Ainda mais quando já se conhece as outras obras da Abbi, eu já imaginava que fosse só pra encher linguiça e lucrar. Uma pena que ela tenha feito isso, porque a história original e única deles já tava boa o bastante.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Virginiano <3

    Migo vou te falar que você tem uma relação de amor e ódio com a Abbi rs... Como você sabe não li nada da autora ainda, mas quando resolver dar uma chance para ela vou vir aqui no seu cantinho ver aqueles que valem a pena, para não me decepcionar.

    Realmente não entendo essa necessidade dos autores de prolongarem um série/livro só para ganhar mais dinheiro ...

    Espero que sua próxima leitura seja mais satisfatória =)


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!

    Alguns livros da Abbi poderiam ter sido finalizados em um ou dois, acontece mesmo rsrsrs Eu ainda não li a continuação, mas quero conferir porque a gente começa e tem que terminar, né? hehehehehe Além do mais sou fã do Mase!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo,
    Morri com a parte da James ter que pedir ajuda hahaha
    Ainda não li nenhum dos livros da Abbi, mas acho desnecessário essas continuações eróticas, sei lá. Se tivesse algo mais pra resolver, porém, só pelo sexo né...
    Adorei sua resenha!

    tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leandro. Tudo bem?
    Já notei que você tem uma relação de amor e ódio por essa autora, e eu entendo completamente, pois passo o mesmo com o Sparks. É tão ruim, quando notamos que a história poderia ser boa, mas chega ao ponto que era melhor nem ter saído do documento do word. Enfim, para ser honesto não tenho muito interesse nas obras da autora, não gosto de romances que seguem linha new adult.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Eu acho que em qualquer série muito longa é difícil o autor manter a qualidade. Pena que o livro não foi bom...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Comente com moderação!