segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jogos Vorazes - Suzanne Collins [RESENHA]


Um dos livros mais badalados do momento. Principalmente no skoob. Só vejo várias pessoas elogiando, dando cinco estrelas etc. E poucos que apenas não gostaram do livro. Pois bem, eu faço parte dos poucos que não gostaram.

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Quando comecei lendo esse livro, criei muitas expectativas. Pelo fato, de como já disse no começo, tantos comentários bons, para com um livro. Mas “quebrei a cara” da pior maneira possível. O livro não superou minhas expectativas em momento algum.
Eu nunca vi dois protagonistas tão chatinhos, como em Jogos Vorazes. A Katniss é tão insuportável, que quase abandonei o livro.  Ninguém pode dizer que existe um triangulo amoroso neste livro, porque o Gale mal aparece. Sem comentar, que eu não vi nada de tão espetacular na protagonista.
Eu sei que a maioria dos fãs deste livro não irá gostar desta resenha e também irão criticar. Mas essa é minha opinião. Nem chega a ser, de certa forma, uma resenha. E sinceramente, é mais um livro adolescente qualquer. Um filme já foi feito, baseado no livro.
Não vou descrever detalhes do livro, para não acabar virando spoiler. O que posso dizer é que, se você vai ler este livro, com o mesmo intuito, pelo qual eu comecei cuidado! Você pode “quebrar a cara” feito eu!
P.S: Quem avisa, amigo é!

Leandro de L.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muitos amigos me dizem p ler Jogos vorazes e o único motivo q me interessou foi o de saber q era uma distopia, q é um gênero q me agrada bastante, mas distopia adolescente eu não sei... Vamos ver se me animo!

    ResponderExcluir
  5. Tantos comentários removidos, o barraco rolou a solta aqui, rs. Eu particularmente adorei os livros, apesar de me decepcionar um pouco com o último. Acho que a autora só queria escrever o primeiro, mas graças aos editores, foi "obrigada" a continuar a série.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!