sábado, 4 de fevereiro de 2012

Persuasão - Jane Austen [RESENHA]

Primeiramente confesso que não foi uma leitura fácil.
Mas isso não significa que o livro é ruim ou algo do gênero. Não. Este foi o último romance escrito por Jane Austen. E é uma estória que mostra aos leitores, a vida da sociedade inglesa daquela época. E também mostra como a condição social era mais importante que o amor. Mas é justamente neste ponto que Jane consegue se superar e mostra que o amor, que une duas pessoas, é bem mais forte que qualquer obstáculo.


Jane Austen (1775-1817) é uma das mais celebradas representantes da literatura inglesa. Ao longo do tempo, sua obra permanece suscitando grande interesse nos meios acadêmicos, gerando estudos das suas várias dimensões, como, por exemplo, a estética e a histórica. Em 2008, a BBC divulgou uma pesquisa na qual o livro Orgulho e preconceito - um dos mais populares, no mundo inteiro, desta autora - foi votado como o preferido dos britânicos, e igual sucesso têm experimentado as inúmeras adaptações para o teatro, cinema e televisão, de toda a obra de Austen. Além de constituir um vívido retrato de época, com as convenções e costumes da sociedade rural inglesa do começo do século XIX, Persuasão - o último romance que Austen escreveu, publicado postumamente em 1818 - conta a bela e sedutora história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, os quais, oito anos depois do rompimento de seu noivado, reencontram-se, todavia em circunstâncias bem diferentes daquelas do passado.


Anne é uma garota meiga, bem simples e apaixonada. Frederick Wentworth é o motivo de toda a paixão de Anne e vice-versa. No momento em que eles eram apaixonados a mais ou menos oito anos atrás, Frederick era de uma classe social inferior a de Anne. E o desejo de ambos de se casarem e serem felizes foi praticamente anulado. E eles se separam.

Oito anos depois, Frederick volta. Só que desta vez, ele volta como capitão e consequentemente, rico. Só que por vários motivos, que prefiro não esclarecer para não soltar spoiler, ele não admitia Anne não ter se casado com ele. E a trata, muitas vezes, com inferioridade. Só que depois, ele percebe que Anne não mudou. Continua sendo a mesma Anne de oito anos atrás e todo aquele amor que sentia por ela e que tentou muitas vezes reprimir, reascende. Até que chega um momento, em que ele não consegue mais suportar. 

Eu preciso esclarecer também, que a estória toda se passa em meados do ano de 1818. Ou seja, é uma estória atemporal. Mas mesmo sendo atemporal, nós podemos muito bem conciliar alguns acontecimentos com os nossos atualmente. Outro ponto evidente na estória, foi a semelhança em alguns momentos com outro livro da autora, que é "Orgulho e Preconceito". Eu não sei se todos que já leram os dois, acharam alguma semelhança, algumas vezes. Eu, pelo menos, achei.

No cômputo geral, o livro é bom. Realmente é uma estória que só tem à acrescentar mais conhecimento, para quem a ler. Você conhece os valores sociais da sociedade inglesa da época, entre outras coisas que realmente valem a pena. E nesta edição da Editora Martin Claret, a editora colocou o capítulo excluído pela autora. Isso mesmo! E confesso que gostei muito mais do capítulo excluído. 

Recomendo!

Obs.: Por favor, se você possui facebook, curte a fan page do blog aqui.


7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Já li Persuasão e amei! É um dos livros mais românticos da Jane Austen! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro.
    Realmente, ler Jane Austen não é fácil, mas com o passar das páginas a gente acaba se envolvendo de tal modo, que fica impossível largar, especialmente pela escrita detalhista dela. Parei, eu sou fã dela então é claro que vou falar bem do livro...rs
    Eu amei este livro, e esta edição da MC em especial, porque trás um capítulo extra, um final diferente (eu já preferi o original)
    Não notei semellhança com o outro romance, até porque achei a Anne muito apática, em vista da Elizabeth de OeP.
    Enfim, mas eu amei este livro, sua resenha ficou muito boa.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada de Jane Austen. Gostei da sua resenha e o livro parece ser bem interessante, sinceramente eu não curto muito clássicos. Até leio as vezes e me surpreendi com alguns, mas preciso de muita paciência. Gosto mais de livros atuais.

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhuma das obras de Jane Austen. Tenho muita vontade de conhecer o trabalho dela,mas, não sabia por onde começar. Graças a sua resenha eu já sei ;D E gosto bastante de obras que acrescentam conhecimentos ao leitor, e pelo que você mostrou, este tipo de obra é assim. Parabéns, resenha ótima ^^'

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha, o livro parece ser daquele tipo que no começo é um pouco complicado mas depois você se envolve nele e quando acaba fica triste ): eu queria ler esse livro, parece ser muito legal, é o tipo de romance épico *-* amei
    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  6. Eu sou doida para ler esse livro da Jane!
    Como você disse, as obras dela são atemporais, o que faz com que qualquer um que as leia, consiga ligar com alguma coisa do momento em que está vivendo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Como assim capítulo excluído?? OMG eu preciso dessa edição da Martin Claret kkkkk!

    Sou fã da Jane Austen há bastante tempo, tanto que tenho todos os livros =)

    http://silentmyworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!