quarta-feira, 30 de maio de 2012

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson [RESENHA]

Não foi fácil escrever esta resenha. Não pelo fato de o livro ser ruim. Não. E sim, pelo fato desse livro ser muito forte. Eu consegui sentir tudo o que o livro quis passar e de uma maneira tão real, que eu me surpreendi. Foi uma leitura um pouco incômoda, mas que me mostrou uma realidade, que eu antes ainda não conhecia.


Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.


Lia — uma garota aparentemente comum — mas que na verdade vive com problemas sérios. Ela sofre de distúrbios alimentares. Sua mãe é médica, divorciada e praticamente nunca deu atenção necessária à filha. Seu pai é escritor, casado com Jennifer — que tem uma filha de outro relacionamento — Emma — que é super fofa. Lia sofre a cada dia. Ela encara toda e qualquer comida como um monstro. E em alguns momentos, eu sofri com ela. Porque não é fácil.
"Desmaiei e caí na escada, então comi duas tigelas de cereal e estou me sentindo tão nojenta.Quanto tempo tenho que correr para me livrar disso?" 
 Cassie era sua melhor amiga. Ela sofria de bulimia. Toda e qualquer comida que ela ingeria, em seguida ela vomitava. E em alguns momentos eu fiquei completamente impressionado. Porém, para piorar mais a situação de Lia, Cassie é encontrada morta em um quarto de motel sozinha. 


A autora possui uma escrita poética e muitas vezes dolorosa, onde mostra os problemas vividos por garotas que possuem distúrbios alimentares. De uma maneira direta e objetiva, ela conseguiu criar uma personagem doente e fria, que quase sempre clama por ajuda — mas ninguém percebe.
"A porta do banheiro se abre com tudo.Emma vê o sangue pintando minha pele e os risos vermelhos esculpidos no meu corpo. Emma vê uma faca molhada, prata e osso.
Os gritos da minha irmãzinha estilhaçam os espelhos."
Eu estava com uma grande expectativa em relação a esse livro. E ele não me decepcionou. Como eu disse anteriormente, não foi uma leitura fácil. Mas é quase impossível deixar o livro de lado. Eu sempre queria ler mais e mais. E eu gosto muito de narrativas assim. Os detalhes, pensamentos, situações... Tudo narrado nesse livro é muito real e doloroso.


Concluindo, eu gostei muito do livro. Eu gosto de livros impactantes. E acima de tudo, o final foi satisfatório. Espero ler outros livros da autora. Porém, aviso logo: Se você estiver triste ou passando por algum problema, não recomendo que leia este livro. Porque ele é muito depressivo e talvez só piore ainda mais seu estado emocional. Caso contrário, pode ler sem problemas.


Recomendo!



26 comentários:

  1. Finalmente, depois de tanta divulgação em cima desse livro eu encontrei uma resenha dele. Pela sinopse eu esperava um drama, mas não fazia ideia de que ele seria tão forte. Eu gosto de livros que sejam excessivamente tristes, afinal os livros servem para nos emocionar não é? Ele já estrou para a minha lista de leitura.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser fantástico!!! vou ler!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Louca pra ler, mas ainda tem muitos na frente dele (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!

    Nossa, pelo visto o livro está batendo com as expectativas!!
    Parece mesmo ser um livro bem impactante, principalmente pelos temas abordados e tal.

    Gostei bastante da sua resenha.


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lê
    eu tmb estou cheia de expectativa para ler o livro, e pelas resenhas que tenho lido até agora, a história promete ser bem triste e impactante. Não sei se vou ler agora porque não estou em uma fase boa...rs
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. enfim consegui ler uma resenha desse livro, e fiquei com muita vontade de ler. adoro livros que impulsionam o leitor a ler mais e mais.já entro na minha lista de livros de que preciso ler com urgência rs!
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. AAh gostei, teenho que ler!
    Quando vi a sinopse não tinha me interessado muito, mas agora siim, o jeito com que você falou despertou uma eenorme curiosidade, ainda mais com esses trechinhos do livro.
    Parabéns pela resenha Leandro! ^^
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Hum...adorei a resenha e fiquei feliz por saber que o livro é impactante. Adoro isso...amo livro que mexam com nossos ideais e sentimentos.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fiquei morrendo de vontade de ler! O livro parece ser realmente intrigante e deixa a gente refletindo sobre certas coisas. Já está na minha lista! Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ei Leo, caramba que resenha ein!
    Já tinha me chamado atenção só em relação a capa, mas entender um pouco da história e ver um ponto de vista (importante) é necessário, e foi essencial pra mim.
    Adorei, obrigada por expor seus sentimentos tão claramente :)

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Só a capa já havia me deixado muito curiosa, e agora essa resenha!
    Realmente deve ser um livro forte, e quero ler tb. ^^


    Seguindo, se quiser retríbuir ficarei muito feliz. :3
    http://princesa-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Leandro, sua resenha é a primeira que leio sobre esse livro e confesso que não esperava muito do livro. Achava sim que poderia ser um livro, mas não como você citou em sua resenha. Pretendo ler em breve.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Leandro,

    Este livro esta aqui na lista de espera, minha esposa leu e gostou, estou muito curioso, parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tive vontade de ler este livro assim que li sua sinopse, mas não imaginava que pudesse ser tão forte a ponto de deprimir o leitor... Ainda pretendo lê-lo, mas talvez em outra ocasião, já estou muito deprimida com meu problemas...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  16. Estou lendo ele agora e concordo COMPLETAMENTE com a sua resenha! O livro é muito bom, impossível de largar! Comecei hoje de manhã e já passei da metade!

    Adorei a resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Primeira resenha que leio, já não via a hora para isso :D
    Quando eu li a sinopse já queria ler esse livro. E sua resenha só fez aumentar ainda mais a minha vontade.Principalmente por saber que é um livro impactante.
    É eu também estou com uma grande expectativa em relação a esse livro. E espero não me decepciona assim como você não se decepcionou com ele.
    Amei no final o aviso que você colocou..

    ResponderExcluir
  18. Primeira resenha que leio desse livro. Eu, na verdade, ao ler o título desse livro pela primeira vez, imaginei que seria ficção e me surpreendi ao saber que traz um assunto tão forte e real, assim. Quero muito ler esse livro, parece triste, mas é sempre bom saber da realidade que nos cerca!

    Primeira vez que eu passo aqui, rs, mas pretendo continuar acompanhando. Bela resenha! Beijos
    http://temptestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu estou com esse livro aqui em casa
    Mas ainda não tive oportunidade de ler, pela pilha enorme que tenho
    Mas estou vendo que ele é muito forte e trata de um tema bem atual

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu já comecei a leitura desse livro agora, me interessei bastante depois de ler resenhas dele, tô bem no começo, então, não sei ainda classificar o impacto que ele tá dando em mim, mas deve ser bom, e espero que não me deprima :/ rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido os mesmos comentários sobre ser um livro impactante, que mexe com as pessoas. Acho que não é a leitura certa pro meu momento, porque estou acabando um livro grande e difícil de ler, mas em breve terei que lê-lo =)
    Mas eu até estou ansiosa pra ler, porque todos elogiam essa escrita da autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Nooossa, parece ser super forte! Sua resenha me instigou demais, agora estou louca para lê-lo haha.

    Beijos
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro!
    Primeira resenha que leio dele. Adoro essa capa e estou com boas expectativas também. Sem dúvida, deve ser uma leitura tensa, pois é tema que volta e meia atinge alguns jovens.Mas acredito que deve ser uma forma de alerta para quem o leia. O meu chegou ontem, e já estou doida para ler.

    Muito boa sua resenha!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  24. Fiquei impressionada com a história, pela sua resenha realmente parece ser um livro que mexe com fatos e emoções fortes e dolorosas. Pessoalmente não sei se seria um livro que conseguisse digerir, pq tenho o péssimo hábito de sugar os personagens e sofro tanto ou qto. Mas confesso que fiquei curiosa e acho muito importante o assunto tratado, com certeza um bom alerta aos pais e aos que sofrem dessa doença.
    Parabéns ótima resenha!
    Bjks,

    Maribell

    ResponderExcluir
  25. Todos falam que esse livro é, de fato, muito bonito e forte, o que aguça ainda mais a minha vontade de ler ele. A sua resenha ficou bem legal, eu gostei. Vou tentar ler o livro mais rápido.

    Caique
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Entrou na minha lista de livros de leitura. :D

    ResponderExcluir

Comente com moderação!