sábado, 16 de junho de 2012

A Casa das Orquídeas - Lucinda Riley [RESENHA]

Eu praticamente não conseguia largar o livro durante a leitura. Este livro é tão intenso, que as páginas praticamente se viram sozinhas. Ele até me fez chorar, em alguns momentos. Fui completamente surpreendido em todos os sentidos e eu adorei. 


Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.


O livro começa contando a história de Júlia Forrester — pianista muito famosa — que ao perder o filho e o marido em um trágico acidente de carro, praticamente perdeu o prazer de viver. Ela se isola de tudo que a faz lembrar-se dos seus amores — filho e marido — e passa vários meses entorpecida. E é justamente nesse momento, onde ela se encontra entorpecida, que ela reencontra lorde Christopher Crawford — comumente chamado de Kit. Ele é o atual proprietário da Wharton Park — uma propriedade enorme e muito linda — e que fica próxima do chalé onde se encontra Júlia.

Wharton Park está em ruínas e os gastos para com ela são altíssimos. Então, como Kit herdou a propriedade da sua tia — Olívia — ele decide colocá-la à venda. Porém, ele encontra um diário muito antigo — provavelmente da segunda guerra mundial — e decide entregar à Júlia, acreditando que pertencesse ao avô dela — Bill. À partir daí, Júlia sai à procura de sua avó — Elsie — em busca de respostas para aquele diário. E é justamente nesse ponto da história, onde os segredos começam a ser revelados, pouco a pouco.

O outro lado da história é bem interessante. E aconteceu provavelmente entre o período da segunda guerra mundial e pós-segunda guerra mundial. E é justamente aí, que a autora narra o que estava escrito no diário e apresenta ao leitor os dramas vividos pelas personagens Olívia, Lídia e Harry.
"Naquela noite, quando todos os convidados já haviam ido embora e Olívia se recolhera aos seus aposentos, Harry entrou no quarto. Ele se sentou na cama e segurou a mão dela.— Querida, acho melhor eu dormir no meu quarto de vestir hoje. Tenho de acordar ao amanhecer e não quero incomodar você — ele se inclinou até ela e lhe deu um beijo no rosto. — Boa Noite, durma bem — ele se levantou e saiu do quarto.Olívia não conseguiu dormir até a madrugada, com o estômago revirado, sabendo que alguma coisa estava terrivelmente errada."
O livro é repleto de reviravoltas. A autora foi uma completa revelação para mim. Não esperava que o livro fosse tão bom. Ela soube "costurar" passado e presente, de uma maneira tão impressionante, que em nenhum momento a leitura tornou-se cansativa. Muito pelo contrário, eu sempre queria ler mais e mais.


Personagens tão reais — com defeitos e qualidades — como qualquer outro ser humano e que estão em constante busca pela felicidade e sempre tentando cumprir com suas tarefas e deveres familiares e até mesmo, sociais. E até mesmo chegam a abrir mão da felicidade, em nome da honra tão almejada.

Eu me irritei, em alguns momentos, com determinadas personagens, pelo fato de que eu consegui realmente viver dentro da história e sentir o que sentiam. Eu não consegui gostar do Harry em nenhum momento. Ele foi completamente egoísta e em nenhum momento pensou nos sentimentos de Olívia.

Contudo, o livro é maravilhoso, em todos os sentidos possíveis. Já está entre os meus favoritos e a editora caprichou na revisão — eu não encontrei nenhum erro. É uma história onde heróis e heroínas não existem e que nos mostra que não escolhemos o rumo do nosso destino. Espero ler outros livros da autora e amá-los mais ainda.

Recomendo!


28 comentários:

  1. Eu com vontade de ler esse, ta na minha lista! ♥

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, fiquei mega curiosa pra conferir!
    Uma curiosidade, a história termina aqui ou tem continuação?
    Abçs...

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi elogios sobre o livro...parece bem interessante, mesmo. Tentei ganahr em um sorteio...mas não deu rsrssr Obrigada pelo convite. Bjs

    Faz uma visitinha lá no blog:
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito show! Adorei a resenha como sempre. Estou super curiosa para ler esse livro...estão falando que é muito bom mesmo! Ameii.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Seu termo "costurar" foi perfeito! Concordo plenamente com sua resenha, se a Editora Novo Conceito lançar novos livros da autora eu lerei todos com prazer!

    Bjs,
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mais estou louca para consegui-lo logo. A história, e o titulo me chamaram a atenção!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro.

    Nossa...parabéns pelo blog! Ele é lindo e super legal..realmente amei!

    Já me tornei seguidora!

    Tenho um sobre cinema, dá uma passadinha lá.

    http://astrosefilmes.blogspot.com.br/

    Bjus...

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto um post sobre esse livro, e ele está definitivamente na minha lista! Na verdade, quando eu vejo algo sobre a Segunda Guerra Mundial, já me empolgo HAUHEUHUAEH E sua resenha positiva e seus elogios me deixaram ainda mais a fim de ler.

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Uau!! O livro parece ser um turbilhão de sentimentos!! Fiquei encantada... e pelo visto é muito bem elaborado!

    Sua resenha ficou muito verdadeira,pelo visto, você se entregou de corpo e alma ao romance, adorei.



    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Segunda guerra mundial? AMEI! haha'
    Deve ser um livro incrível mesmo, já quero. (Preciso de money) kkk'
    Parabéns pela resenha,
    abraço! ^^

    ResponderExcluir
  11. Este livro está na minha lista de vou ler há algum tempo, mas até agora nao tive oportunidade ;s
    Parabens pela resenha
    bjo
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro
    Devido a grande pilha que tenho aqui
    Mas já esta na minha lista e na fila
    Amei a resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ei Leandro!

    A capa do livro é linda, mas eu não sabia do que se tratava a história. Gostei bastante do enredo, e com todos esses elogios que você fez ao livro e a autora, fica impossível não ter vontade de lê-lo!
    Lerei quando tiver uma oportunidade *-*
    Muito boa a resenha!

    Bjoos'
    Letícia

    ResponderExcluir
  14. Oie querido! Obrigada pela passadinha lá no blog viu?
    Então, quanto ao livro, bem, no início da resenha eu não esperava que ele fosse tão bom quanto você achou, mas agora, depois de ler tudo certinho eu fiquei morrendo de curiosidade. Parece ser bem draminha o livro misturado com algum suspense, não sei se ele iria me encantar realmente durante a leitura, mas estou disposta a tentar, principalmente por vir ainda com um pouco de história da segunda guerra!
    Tem postagem nova lá no blog, dá uma conferida?
    Beijos
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leandro! Eu recebi e tenho que dizer que o tamanho me deixou um pouco assustada kkkkk. Mas vou ler já já.

    Bjs
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Leandro,

    Estou lendo este livro e estou gostando muito, a capa também é muito bonita, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. aff! Também morri de ódio do tonto do Harry, comparar a sujeita com um cavalo foi podre...
    Adorei a resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro!
    Não esperava que esse livro fosse tão bom assim, de verdade! Eu achei ele bem grande assim que ele chegou aqui em casa, então ainda estou adiando a leitura dele. Mas acho que fiz uma coisa errada ein?! Ele parece ser ótimo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Awn, me envolvi tanto na leitura desse livro! Um romance lindo e diferente de uma certa forma, também não consegui gostar do Harry em quase nenhum momento,mas no final, até que minha antipatia com ele diminuiu. rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  20. Oie Leandro!

    Este livro parece ser lindo mesmo! Preciso arrumar uma forma de encaixá-lo na minha fila de leitura urgente.

    Eu gosto de livros com personagens realmente "humanos", em que tanto seus defeitos e qualidades são descritos de forma com que nós leitores meio que nos sentimos parte da história.

    Parabéns pela resenha!

    bjus;***

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  21. Lindo! Me pareceu ser bem emocionante.
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa para ler. Parece ser um ótimo livro.
    Bjão!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. AH, só ouço comentários bons a respeito desse livro, sobre como ele é surpreendente. Eu ainda não consegui pegá-lo pra ler, mas assim que puder, acho que vou amar. Essas coisas de reviravolta na história e sentimento que temos para com os personagens eu acho incrível, porque entramos mesmo na história do livro. Acho que todo autor deveria transmitir isso em seus leitores =)

    ResponderExcluir
  24. Oi Leandro!
    Eu ando com muita vontade de ler A Casa das Orquídeas,adorei a sinopse e a capa.Os livros que nos transportam para suas páginas são sempre os melhores.
    Linda resenha,parabéns.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ótima resenha Leandro! Gosto dessas tramas mescladas entre passado e presente. A capa do livro é linda demais e como sempre, a Novo Conceito arrasando na diagramação! Super ansiosa para ler A Casa das Orquídeas! Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Esse é um livro que no início não tinha expectativas, pelo contrário, tinha até certo receio de iniciar a leitura. Suas palavras em relação ao livro mudaram um pouco minha vontade de ler A Casa das Orquídeas. Ainda vai demorar um pouco para que eu leia, mas não tenho receio de encontrar algo que não goste.
    Parabéns pela resenha, Leandro.
    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Esse livro parece lindo e emocionante! Fora que a capa é um show a parte *-*

    Adorei a resenha =)

    Bejinhos
    Tem resenha nova lá no blog ;)

    ResponderExcluir
  28. Quero mto ler A casa das orquídeassss!!!!! =] Tenho certeza d q vou amaaaar....

    Beijosssss

    ResponderExcluir

Comente com moderação!