quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro [RESENHA]

Antes de começar a leitura do livro, não sabia o que esperar do livro. Sabia que era um drama. Porém, não imaginei que fosse tão intenso e nostálgico. Durante a leitura, me peguei algumas vezes, impressionado com a realidade dos acontecimentos narrados.


Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um. 

O livro narra o conflitante relacionamento entre Mariana e Helena; filha e mãe. Onde não existe vilã ou mocinha. E sim, duas personagens extremamente fortes, que a cada dia, enfrentam problemas diversos. Helena foi abandonada por sua mãe e criada por seu bondoso pai. Em meio a esses problemas, ela aprendeu a ser fria e quase nunca demonstra sensibilidade. Ela não se relaciona bem com sua filha Mariana — que narra a história do seu ponto de vista.

Mariana por sua vez, também sofreu muito. Nunca entendeu o motivo da sua mãe tratá-la, quase sempre, como certa frieza. Durante a infância, acreditava que ela gostava mais do seu irmão Guga. Mas ao crescer, começou a perceber uma outra realidade; uma outra mulher. Seu pai — conhecido como Tito — sempre a tratou com muito carinho e afeto. O relacionamento entre eles é lindo.

O livro é uma "enxurrada" de problemas sociais;  problemas que permeiam a nossa sociedade atual. Muitos acontecimentos narrados no livro, acontecem diariamente e muitas vezes com os nossos vizinhos. Mas nós não vemos ou percebemos. 
"— Olha aqui, Mariana, presta atenção porque vou falar uma só vez quem tem que dar o último beijo no seu pai sou eu e não você! Eu sou a esposa dele! Você é a filha. Ponha-se no seu lugar, você está me entendendo?"
Algumas atitudes da Mariana me irritaram bastante. Mas acredito que essa foi a intenção da autora ao criá-la. Ela criou uma personagem muito humana e real, com defeitos e qualidades, erros e acertos. E não só foi a Mariana que me passou essa sensação. O Guga e o Tito também foram bem construídos.

Em alguns momentos a leitura é um pouco pesada, mas nada que atrapalhe o leitor — eu não me atrapalhei em nenhum momento. A leitura flui naturalmente. A narrativa, como eu disse anteriormente, é feita por Mariana e mostra ao leitor, suas dúvidas, incertezas, anseios etc. 

Concluindo, eu gostei muito do livro. A autora possui um grande talento e espero ler outros livros dela. Até porque esse foi o primeiro a ser publicado — se não estou enganado. Um livro que irá fazer você pensar nas suas atitudes e em muitos problemas que permeiam a família de muitas pessoas.

Recomendo!



13 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler A Filha da Minha Mãe e Eu! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. adorei sua resenha, nao tinha me interessada por este livro antes, mas agora quero muito ler :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe leu esse livro e adorou, eu ainda não me senti muito atraída pra ele. Estou esperando o momento certo. Parece ser um bom livro mesmo pelo que você falou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Estou começando a ficar bem ansioso para ler esse livro, o enredo já era interessante mas com sua resenha parece que o livro é bem mais do que eu imaginei.
    Abraços.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,
    Gostei muito da sua resenha,fala sore o livro mas não revela coisas importantes.
    Parece ser uma boa leitura
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Só fiquei com mais vontade de ler esse livro!
    Parece ser muito bom!

    Aproveito e te convido a participar da promo que estou fazendo lá no blog.

    Beijos.

    http://muchdreamer.blogspot.com.br/2012/06/promocao-o-livro-que-eu-quero.html

    ResponderExcluir
  7. Eu já li este livro e gostei bastante
    É muito emocionante e a autora ajudou bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de dramas, eu sempre choro durante a leitura e o final nunca me agrada... A história deste até parece ser interessante, o conflito entre mãe e filha, mas não sei se me agradaria... Parabéns pela resenha!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  9. Olha, tenho medo de ler esse livro, pois acho que iria chorar muito =\ rs

    Gostei da resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    eu também gostei bastante desse livro, principalmente por trabalhar o relacionamento de mãe e filha tanto nos atos como psicologicamente. x)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Leandro, já li algumas críticas positivas em relação a esse livro, mas ainda estou deixando ele pra depois. Nem é mais por medo do que encontrar, e sim por ter algumas preferências.
    Ah, gosto da ideia de criar essa relação, que é tão comum.

    Parabéns pela resenha.
    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já li várias resenhas desse livro, mas nenhuma falou que a mãe abandonou a Mariana, fiquei até surpresa agora.
    Apesar de querer ler o livro, não pretendo ler no momento, vou deixar pra ler mais pra frente. Só não me pergunte o motivo, eu também não sei! hahaah
    Gostei bastante da resenha ;)

    ResponderExcluir
  13. LOUCA por esse livro. A capa é tão lindaaaa!!!!! =]

    Beijo...

    ResponderExcluir

Comente com moderação!