quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Sonho de Eva - Chico Anes [RESENHA]

Ao começar este livro  mesmo já tendo lido a sinopse — esperava uma história diferente. Em alguns aspectos ele me surpreendeu. Em outros, não. Não foi fácil escrever esta resenha também. Esperava mais da história em alguns aspectos e ao concluir a leitura, senti que foi como se tivesse faltado mais suspense e surpresas.


Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


A história gira em torno da doutora Eva Abelar — uma especialista no estudo de sonhos lúcidos. Ela tem um filho — Joachim — que é autista. Ela está em um congresso internacional, quando recebe a notícia de que sua irmã — Anna  cometeu suicídio. E seu filho estava com a sua irmã, em São Paulo. Porém, não foi encontrada nenhuma criança no apartamento. 


Em meio a toda essa confusão, surge uma oportunidade para ela trabalhar na empresa em que sua irmã trabalhava — a famosa empresa criadora de games, Yume — e ainda por cima no mesmo cargo. Sua irmã estava trabalhando em um projeto que permite à pessoa jogar enquanto dorme — o DreamGame.
"Anna, em pé sobre o parapeito do terraço, oscilara para frente e para trás, embalada pelo som distante que sussurrava: and we can't build our dreams, on suspicious minds (e não podemos construir nossos sonhos com mentes desconfiadas). Olhara o brilho das estrelas incontáveis, a claridade das centenas de janelas insones, os faróis dos carros abaixo, as pupilas radiantes de Eva. Olhara a imensidão de luzes noturnas e, inclinando-se em direção à voz abissal de Joplin, abrindo ainda mais os braços, tentara, num único salto, abraçar todas elas."
Acreditando que a morte de Anna e o sumiço de Joachim estejam relacionados com a empresa — Eva aceita o emprego e embarca para a China para tentar desenvolver o projeto. E ela ainda conta com a ajuda de Alec — seu ex-namorado e grande amigo — para encontrar resposta e acima de tudo, encontrar seu filho.


Confesso que o começo do livro foi um pouco enfadonho — o que é compreensível — até porque o autor nos apresenta todos os personagens e aos poucos, vai introduzindo toda a história. 
"E havia, principalmente, Joachim. Sua intenção a empurrava em direção a Yume. Algo que sentia crescer em seu ventre, uma segunda gravidez lhe preenchendo de esperança. Conhecia os riscos, mas desperdiçaria seu melhor palpite para encontra o filho."
O autor escreve muito bem, porém eu não curti muito a história. Ele soube construir bons personagens e uma boa narrativa. Mas a história em si, deixou a desejar para mim. As cenas de ação foram bem descritas e foi o que deu um certo charme à história — pelo menos eu achei as cenas bem legais.


Concluindo, eu gostei do livro — não tanto como eu esperava. Mas vale a pena a leitura. A revisão do livro ficou ótima e a diagramação simples e objetiva. O autor é nacional e prova claramente que no Brasil existem bons escritores. E espero futuramente ler outras obras do autor.


Fica a dica!



20 comentários:

  1. Agora você me deixou mais Curiosa ainda! Pelo que vi você acho que faltou um pique a mais no livro, mas mesmo assim achou bom. Ele será minha próxima leitura e vamos ver o que irei achar!^^ kk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê
    a sua resenha é a primeira que não me deixa empolgadona para ler o livro rs
    vou até adiar um pouco a leitura, pois estou precisando de uma história com bastante suspense e reviravolta.
    Resenha sincera como sempre, parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii! Ainda não li, mas quem sabe uma hora dessas... Sua resenha me deixou curiosa!

    Bjss
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Uma pena você não ter gostado da estória! Eu gostei do livro em todos os aspectos, achei o autor muito inteligente por envolver com maestria vários assuntos de diversos níveis culturais...

    Terminei de ler esse livro ontem e simplesmente amei.



    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sério, eu gostei do livro e tal, mas não achei ele um livro incrííííível, entende? Sua resenha concorda com minha opinião, acho que a história poderia ser melhor desenvolvida!

    Bela resenha, btw!

    Bjs,
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi,
    otima resenha
    é triste quando o livro não é tanto quanto a gente esperava
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Bem curiosa pra ler o livro, mas não peguei ele ainda, ainda tem 800 na frente HAHAHAH

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua resenha, bem desenvolvida, direta e simples.
    Falou do que agradou e do que não agradou muito.
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro mais não sabia ao certo como era a história.
    Tenho que confessar que fiquei com vontade de ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Leo, o livro não me pareceu muito empolgante. Quando o resenhista chega a achar enfadonho, é porque o livro foi bem chatinho. Ele não estava na minha lista de leitura e nem é o tipo que costumo ler, mas agora perdi completamente o interesse.

    òtima resenha! VC escrever muito bem.

    Bjs no core
    Glau

    http://www.teamareiparasempre.com/
    http://www.mixliterario.com/
    http://cantinhoglaucia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey, eu gostei do livro, no começo achei estranha toda aquela estória, mas ao longo da leitura gostei muito, me prendeu de uma certa forma e acho que todo livro que me traz essa sensação de não querer largá-lo, é um livro bom >< Nossos autores nacionais provando mesmo que a literatura nacional é ótima e vale a pena ser conferida.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. ai to curiosos para ler o livro a capa é tão linda né. e o kit então queria eu ser parcerio da Nc para receber esses kits maravilhosos ^^

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, o livro parece ser tão triste :( não gosto de ler livro assim, me deixa tão depressiva...
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo pro que ainda não o li, acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele, só falta o mais importante que é começar a ler. Maravilhosa resenha.
    Voltarei em breve.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    Tem muitas promoções, Julieta imortal, apaixonados entre outras...
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!

    Nossa, que estória hein?! Uma grande trama.. pena que a leitura não foi como você desejava, mas realmente o livro parece ser bom. Literatura Brasileira em alta! rs

    Beijos,

    Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não estava com muitas expectativas em relação ao livro, principalmente no começo que tem toda aquela introdução sobre o que são sonhos lúcidos e tudo mais, mas quando a ação realmente acontece, ai não da mais para largar o livro. E no final a gente fica com tanta ansiedade, ate pensando que nada vai se resolver e que vai ter outro livro, para continuar...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Leandro,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei bastante, mas compartilhoda sua opinião, esperava mais, mas vale a leitura, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia o livro, mas eu achei muito legal a história do game dos sonhos HAUSHAUSHA quem me dera um deses k Mesmo você não tendo gostado 100% me interessou (:

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  18. Parece ser legal. Pena que você não curtiu muito a história!
    Gostei da sua resenha, ficou beem legal.


    http://princesa-nerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gosto da capa deste livro, bem diferente e convidativa. A história parece bacana!
    Bela resenha.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  20. Leandro, essa é a primeira resenha que não é totalmente positiva e isso só aumenta a curiosidade em conhecer o livro, já que também divide opiniões. Pelo que vejo, o que tem por trás da história é também bem bacana. Será um dos próximos livros da editora que irei ler e espero gostar.

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!