terça-feira, 17 de julho de 2012

O Clã dos Magos - Trudi Canavan [RESENHA]

Nunca li nenhum livro sobre magos. Este foi o primeiro. E sinceramente acreditava que iria gostar muito. Mas no final, não me surpreendeu. Ao concluir a leitura, senti um vazio, como se tivesse faltado algo. 

Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

O livro conta a história de Sonea ― uma garota aparentemente comum, que inesperadamente descobre ter poderes mágicos em meio a um momento inusitado. O problema é que a descoberta, pode acarretar vários problemas para ela. E um deles é a morte. Então ela decide fugir e conta com a ajuda de Cery ― um grande "amigo" seu.

Admito: O livro começou bem. Porém, depois que ela começa a fugir, a leitura ficou cansativa ― pelo menos para mim. Eu detesto quando em determinados livros, os personagens ficam fugindo quase o livro todo. E foi mais ou menos isso que aconteceu com "O Clã dos Magos". A autora poderia ter desenvolvido melhor essa parte e explorado mais outros personagens. Mas, infelizmente, não foi isso o que ela fez.

A história é dividida em duas partes. O Clã dos Magos é como se fosse o senado aqui no Brasil; eles é que governam tudo. Então, quando descobrem que há um mago não treinado solto pelas ruas da cidade, eles decidem caçá-lo, ou melhor,  caçá-la, sem saberem que na verdade é uma garota que possui poderes.

"Sua boca estava seca e parecia cheia de poeira. Engolindo com dificuldade, ela lutou contra o terror crescente. As batidas de seu coração pareciam ruidosas o bastante para traí-la. Será que ele conseguia escutá-la? Ou conseguia escutar o som de sua respiração?" Pág.: 67

Apesar desses tais "deslizes" que eu citei, acredito que a autora tem talento. Espero que o próximo livro seja melhor. Os diálogos são bem dinâmicos, o que deu certa originalidade à história e contribuiu para que a leitura fluísse um pouco.

O personagem que eu mais gostei e até admirei foi o Cery. Ele é muito atencioso e sincero com a Sonea ― bem diferente dela. Não gostei muito da Sonea. Quando esperava dela uma determinada atitude, em algum momento, ela fazia justamente o contrário. E isso me deixou muito irritado.

Contudo, o livro é razoável. Não me surpreendeu muito, mas acredito no potencial da autora e espero que o próximo livro seja melhor. Espero que ela desenvolva melhor a história e proporcione ― pelo menos para mim ― bons momentos de aventura.

Fica a dica!








23 comentários:

  1. Eu li este livro há um mês e não tenho nenhuma reclamação sobre ele. Eu discordo de vc na parte em que disses que a leitura ficou cansativa: eu me sentia instigada a ler a cada segundo! Mas acho que entendo seu lado, por que a história era mais narração do que diálogos.
    Mesmo com opiniões conflitantes (sempre quis usar essa palavra) eu adorei sua resenha =D

    Bjs

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha e pela sinceridade Leandro! Estou ansiosa para ler O Clã dos Magos e espero não me decepcionar. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Querido! Que pena que não curtiu muito o livro. Eu ainda não li, mas quero ler logo para ter uma opinião sobre ele. Talvez você sentiu esse vazio porque deve ter algo que explique na continuação do livro.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dá uma raiva quando isso acontece. Uma história brilhante nas mãos e sem sucesso. Esse livro tá lá em casa emprestado. Mas eu ando empurrando com a barriga pra começar. Comprei tanta coisa nova e empolgante.

    liliescreve.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Algo diferente por aqui, mudou o layout acho rs..
    Já li uma outra resenha que disse tabm ser um pouco devagar, cansativo, mas que esperava mais do próximo. sabemos que alguns livros vem com todas as explicações para não ficarmos perdidos na frente..tomara que seja isso e que melhore, já que disse que ela tem talento.

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bom, e mesmo com sua opinião, já vi alguns comentários bem positivos. Pena que não me desperta tanta curiosidade, a gente acaba tendo que filtrar algumas coisas para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o livro e também gostei
    Mas como você, também fiquei muita cansada em toda essa fuga dela ...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada em ler este livro quando ouvi falar sobre seu lançamento. Uma pena não ter atendido às suas expectativas... Ainda pretendo lê-lo para tirar minhas próprias conclusões =D

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  9. Ah eu também não gostei do fato de praticamente o livro todo Sonea estar fugindo dos magos, me irritou algumas vezes, mas no geral gostei do livro, não achei que teve muita ação, mas gostei pela criatividade da autora em criar toda a estória.

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa para ler este livro...
    Gostei da sua resenha.
    Bjs

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, ambas falaram a mesma coisa: que a autora perdeu o foco do livro... o que é uma pena, já que esse livro terá continuação, será difícil conquistar leitoras para os próximos... espero que os outros sejam melhores. -rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag http://wordinmybag.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro!
    Acho que essa é a primeira resenha do livro que eu vejo, se não me engano. Mas vou te dizer que me desanimei completamente com o livro agora, viu? Mas vai ver que esse livro é como todos os primeiros de séries: vazios para deixar a emoção pro final. Vamos torcer, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro.

    Realmente os lançamentos de maio da Novo Conceito , são uma maravilha queria muito \o/

    esse cla dos magos me assim seduziu meesmo (risos) pelo que ja me disseram é muito bom , o jeito é comprar ou se não ganhar em uma promoção né kkkkkkkkkk
    adorei a resenha viu.

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Que pena que o livro não te agradou muito, como fã da literatura fantástica eu esperava mais de O Clã dos Magos, mas só lendo para saber né.
    Gostei do "amigos",as aspas já dizem tudo.

    Estamos com novidades lá no blog,Dia da poesia, e gostaria muito de saber a tua opinião,se puder e não se importar passa lá.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Gostei bastante da resenha e da total sinceridade inserida nela, rsrs. O fato é que gostar ou não de um livro muitas vezes vai de cada um, do momento. Não li este livro e não tenho previsão para isso, mas acredito no potencial da autora e espero no seu ponto de vista ela melhore, e que a continuação se torne efetivamente instigante. ^^

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Agora vc dizendo que a autora cometeu alguns deslizes eu fiquei incegura! Mas mesmo assim quero super ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Nunca nem ouvi falar nesse livro, mas pela sua resenha, fiquei dividida. Não sei se eu leria ou não...
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estou com este livro para ler mas não estou muito animada. Ainda mais agora com sua resenha.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Que pena saber isso, estava com uma expectativa grande em relação ao livro. Só que me parece que vários primeiros livros de séries sempre são mais parados, e depois eles dão uma animada. Espero que melhore mesmo ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro!

    Esse sim, é um livro que eu quero MUITO ler! A estória promete, tem conteúdo, espero que a leitura possa valer para mim. É uma pena que te tenha deixado um vazio.

    Beijos,

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Poxa, tava achando que esse livro era fantástico e tudo o mais, mas ai vim ler a sua resenha e vi que na verdade não é bem aquilo que eu estava pensando... enfim... quero ler e ver como será.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  22. Oii
    É uma pena que você não tenha gostado tanto do livro. Achei a capa linda e pela sinopse poderia ser uma ótima estória.
    Parabéns pela resenha sincera.

    Até mais,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Leandro, estou lendo O Clão dos Magos - ainda iniciando a segunda parte - e por enquanto o livro é mediano. Gosto muito de fantasia e esperava um pouco mais do livro, apesar de ter gostado da escrita.
    O que mais tem decepcionado é essa fuga citada por você. É cansativo, mas nos últimos capítulos isso pareceu mudar um pouco. Espero que assim continue rs

    Acredito também que isso se deve ao fato de ser o primeiro livro da trilogia (e da série de Kyrali). Os próximos livros devem ser superiores.

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!