sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Espião - Clive Cussler e Justin Scott [RESENHA]

Uma história que tinha um grande potencial, mas o autor não soube elaborá-la. Eu sinceramente acreditava que o livro fosse bom. Mas ao terminá-lo, me decepcionei. Como este é o terceiro livro de uma série, protagonizada pelo detetive Isaac Bell, espero ler outros livros do Clive Cussler e quem sabe, me surpreender positivamente.


É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes... Mas isso é apenas o começo.


Antes de começar qualquer livro, sempre procuro ler algumas críticas e resenhas. E com "O Espião" não foi diferente. O livro começa um pouco confuso, mas com o desenrolar da história, tudo começa a se encaixar. O grande problema dos autores é o uso excessivo de detalhes sobre navios, submarinos, couraçados etc. Eu particularmente não sei nada sobre eles. Então complicou um pouco a leitura para mim.


A história é basicamente sobre um espião que ameaça prejudicar bastante os EUA. E é claro que o detetive Isaac Bell correrá contra o tempo, para capturar o tal espião. Tudo acontece no ano de 1908. Os autores conseguiram ser fiéis aos fatos históricos. A história é recheada de tensão e perseguições. Para quem curte livros policiais recheados de perseguições, tensão e muitos detalhes — como eu citei anteriormente    com toda certeza irá gostar do livro.


Os personagens foram bem construídos, principalmente o protagonista. Gostei da maneira
como ele agiu em alguns momentos e até o considero um dos melhores detetives que eu já pude conhecer. 
"A meu ver, os espiões de sucesso são invisíveis. O ideal é copiar um plano secreto em vez de roubá-lo, assim o inimigo nunca saberá que foi roubado. Do mesmo modo, se um inimigo tem de morrer, sua morte deve parecer acidente. A queda de escombros no local de trabalho pode esmagar um homem sem levantar suspeita."
Concluindo, eu avalio o livro como regular. Poderia ter sido bem melhor, mas infelizmente não foi o que aconteceu. A diagramação é simples e objetiva. E caso esteja inseguro por ser o terceiro livro do detetive, pode ler o livro tranquilamente. Porque em cada livro do detetive, as histórias são diferentes. Portanto, não há problemas.


Fica a dica!





16 comentários:

  1. Ainda irei ler esse livro. Ainda nãoo sei bem o que achar dele, acho que só lendo mesmo para tirar alguma conclusão!^^

    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Estou conhecendo seu blog, e amando, claro!

    Também sou sincera nas minhas resenhas. E eu não gosto nada de descrições maçantes. Mas o livro parece legal, bem, eu gosto de romances policiais, então, tudo a ver.

    Já estou te seguindo e participando das promoções. Como falei em outro comentário, estou sorteando Garota Replay. Se puder, passa lá no blog e participa. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  3. Não sou a maior fã, mas curto esse tipo de livro... Eles me prendem bastante, comecei com as séries de TV e então fui para os livros, hehe.
    Eu estava dando uma olhadinha, realmente, em algumas resenhas desse livro. Curti a sua, fiquei curiosa. hehe.
    Vou colocar na estante de desejos.

    Beijos

    Barbara Sá - Segredos Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Nunca esperei muito desse livro, até porque não gosto muito de estórias das antigas...
    Nunca li nada de espionagem mas parece ser um tema interessante, mas não tenho interesse em lê-lo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Já ganhei esse livro a um tempão
    Mas ainda não tive oportunidade de ler
    E essa resenha ficou bem caprichada

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho.
    Dei uma fuxicada no seu blog e também gostei muito do seu estilo. Estou seguindo.

    Tenho muita vontade de ler Ainda não te disse nada, resenha de posts passados.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu estou bem ansiosa para ler esse livro.
    Gostei bastante da sinceridade na resenha.
    Parabéns pelo blog!

    Até mais,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Agora até desanimei de ler... Eu não sou tão chegada assim a livros policiais, até leio, mas prefiro um romance. Mas vi alguns elogios ao livro e resolvi lê-lo, agora já não sei mais... rs. Talvez ainda venha a lê-lo, mas deixou de ser uma prioridade.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Vejo sempre esse livro nos blogs, mas ele não me atraiu ainda. Quem sabe um dia!

    Resenha muito boa!

    ResponderExcluir
  10. Eu parei de ler esse livro, simplesmente não consegui continuar, pretendo voltar a lê-lo em breve, mas o que me deixou confusa e cansada foi exatamente as descrições sobre navios e tudo mais.


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  11. Hey, ele é de um gênero de livro que não é meu preferido, mas eu até gosto de ler alguns, pensei que seria muito bom ele, por já ter lido uma resenha super elogiando ele, mas percebi que não é tudo isso né?! Enfim, não o recebi de parceria, não sei se o compraria também. Hm.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  12. Oi...acho que o livro iria me agradar...gostei! Beijinhos para vc !!!
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Me diz Leandro: pra que tantos detalhes de navios, não é mesmo? Acho que é isso que tá me fazendo ficar longe desse livro. Acho que vou acabar detestando por causa desse excesso de detalhes. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oie Leandro =)

    Eu tenho bastante curiosidade de ler este livro, mas por algum motivo acho que vou acabar me decepcionando. Não gosto de livros com detalhes "demais". Isso deixa a história lenta, chata e cansativa =|

    bjus;**

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Terminei de ler O Espião há alguns dias e gostei demais do livro! Concordo que há informações muito específicas a respeito dos couraçados, mas não achei que isto chegou a atrapalhar a leitura. Me envolvi tanto com a história que era difícil largar o livro!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Leandro, concordo com o que você falou sobre os detalhes técnicos e confesso que pra mim, esse foi o único desfavorável da obra. Gostei da narrativa, da personalidade das personagens, das perseguições, enfim. Justamente essa quantidade de detalhes técnicos que impediu que entrasse para os favoritos. Ainda assim, espero que os próximos livros do autor sejam melhores.

    Abraços.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!