quarta-feira, 5 de setembro de 2012

[RESENHA] As Bem Resolvidas (?) Quem Manda Aqui Sou Eu - Luis Eduardo Matta

Não imaginava o quanto esse livro poderia ser divertido. Confesso que foi uma surpresa bastante agradável. O autor construiu uma história inteligente, cômica e real; uma história repleta de personagens cativantes e únicos. 

Edição: 1
Editora: Vermelho Marinho
ISBN: 9788564298392
Ano: 2011
Páginas: 200

Nota: (3/5)
Chris, Alê e Isa são bonitas, ricas e populares, além de amigas inseparáveis. Vivem a vida que todas gostariam de ter: estudam na melhor escola da cidade, frequentam lugares badalados e vestem as mais desejadas roupas. Tudo parece perfeito. Isa conhece Rogério, o novato da escola, e logo se encanta por ele. Alê só tem olhos para PH, seu namorado sem noção, e Chris, coitada, é colocada no meio de toda essa confusão. Para complicar tudo, Bu Campello, a patricinha mais implicante do mundo, não medirá esforços para sabotar a vida social das "amigas". De confusões com namorados a festas sofisticadas e bailes funks, acompanhe a rotina dessas garotas incríveis que fazem de tudo para conseguir o que querem. Mas será que elas sempre conseguem? Se delicie com essa divertida história cheia de intrigas, dramas, vinganças, romances, inveja, conquistas e claro, muita badalação. E aí, preparada para entrar no mundo das bem resolvidas?


O leitor acompanha a história de três amigas: Isa, Cris e Alê. Elas são aquelas amigas inseparáveis, na alegria e na tristeza. Sempre estão presentes em festas bastante badaladas e claro, possuem muito estilo. Elas são ricas e possuem tudo o que várias garotas adorariam possuir. 

Alê é completamente apaixonada pelo seu namorado meio sem noção (PH) e não tem olhos para outro rapaz. Isa conhece Rogério (o novato da escola) e logo fica encantada por ele. E a Cris... Bem, é a pobre coitada que sempre é colocada como principal alvo no meio das confusões. E claro que tem, digamos, a vilã da história que é a Bu Campello, que faz de tudo para atrapalhar a vida social das três inseparáveis amigas.

Tem um trecho do livro que eu fiz questão de marcar e expor na resenha e que na verdade é um funk muito engraçado. Abaixo está o trecho:

“O bagulho é chapa quente
E eu já to bombadão
Vem potranca mercenária
Botar pressão no popozão
Vem cachorra preparada
Me deixar bem boladão
O batidão do popozão
Tá aí pra agitar e esculachar
Agita batidão
Esculacha popozão
Bate o popozão
É o batidão do popozão
Bate o popozão
É o batidão do popozão” 


Obs.: Esse trecho faz parte de um funk tocado em uma festa que a Bu Campello faz em sua casa.

Com uma narrativa leve e despreocupada, a leitura flui de forma natural e cativante. Vários acontecimentos narrados no livro acontecem diariamente. Brigas, rivalidades, receios, indecisões etc. E o que mais me deixou impressionado foi a maneira como o autor soube desenvolver tudo; de uma forma despreocupada, sem soar forçada. E durante a leitura, eu pude comprovar mais uma vez que o Brasil possui muito escritores bons e que de fato, merecem ser reconhecidos.

O livro tem sim seus momentos clichês, porém, nada que atrapalhe ou dificulte a leitura. Para quem não sabe, não tenho nada contra clichês. Porém, claro, se usados de forma correta. 

Concluindo, o livro é bom sim. E mal posso aguardar pela continuação e me divertir ainda mais com esse chick-lit completamente nacional. Caso esteja estressado e queira uma leitura leve e divertida, leia "As Bem Resolvidas (?) Quem Manda Aqui Sou Eu" e creio que não se arrependerá. Caso contrário, pode ler tranquilamente também. É quase impossível não gostar desse livro.

Recomendo!




22 comentários:

  1. Esse é um livro que tenho vontade de ler pelo título, adorei, e sua resenha me deixou bem curiosa.

    Até
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro, o tenho aqui em casa e meio que babo por ele pela simplicidade do Luis e da forma como ele conseguiu usar o bullying, de certa forma, dentro do livro... Eu adoro S2


    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto ler esse livro. Me interessei por ele no momento que eu vi ele pela primeira vez e nem li sinopse só a capa me chamou atenção, coisa difícil de se acontecer. Não tive a oportunidade de ler, que quero ler um dia :)
    Parabéns pela resenha.
    Só não curti a parte do funk. Porque né?! ¬¬
    Beijão
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Oi querido,
    Confesso que tenho um pouco de preconceito com esse tipo de livro de menininhas na escola e etc, mas me pareceu divertido e me deu vontade de ler. Ótima resenha.
    Boa semana
    :**

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Leandro! Já li As Bem Resolvidas e curti bastante. Um dos fatos que me chamaram a atenção não foi pelo livro ser chick-lit; e sim ser um chick-lit de um autor especializado em thriller e policiais. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Hey, não foi a primeira resenha que li sobre esse livro, gente, chick-lit nacional? Já quero ler com certeza! hahaha' Amo livros assim, mais leves, divertidos <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Leandro,

    Estava aguardando uma resenha desse livro para saber melhor sobre ele, e pela sua resenha vale a pena ler...gosto desse estilo de livro....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre achei que esse livro era mais estilo Gossip Girl do que chick-lit o.Õ Mas pode ter certeza que passarei a dar mais crédito daqui pra frente, não gosto nada daquela história.
    Fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é incrível! Também tenho e confesso que se tornou um dos meus favoritos, o autor sabe mesmo como prender a gente né? Ah, morte a Bu Campello, por favor! hahaha

    Beijo :B
    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros divertidos, com certeza vou querer ler esse! Adorei a resenha Leandro!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lê!
    As bem resolvidas é um livro que não desperta o meu interesse.já li algumas resenhas sobre ele,o enredo e a sinopse são ótimas.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Leandro!

    Não conhecia este livro, mas pela sua resenha ele parece ser bem divertido. Confesso que não curti muito a capa rs...

    Não sei se seria o tipo de livro que eu leria no momento, mas a dica é válida!

    Ótima resenha!!

    bjus;***

    anereis
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Parece um tipo de Gossip Girl adaptado pro Brasil, né? interessante...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Já li e também gostei desse livro...a capa é linda e ele realmente é bem engraçado!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro no começo do ano e era pra ter saído a 2ª parte em fevereiro, mas até agora nada rs.

    www.blogmundodamoda.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre me interesso por esse livro quando o vejo, se o tivesse visto na Bienal, teria comprado, mas estava realmente lotado e muitos dos livros nacionais que eu queria, eu não vi.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro ^.^ Não conhecia o livro, mas a capa me lembrou Gossip Girl (não sei porque kk), não sabia que era de autor brasileiro, isso só me faz ficar mais interessada, adoro livros de autores brasileiros ^.^ parece ser muito engraçado, até cantei o funk no tom (oh god, funk só serve pra ser cômico mesmo kkkkkkkkk)! Adorei a sua resenha, me deixou curiosa!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -MicaScarcella

    ResponderExcluir
  18. Nossa, fiquei muito curioso! Você se divertiu tanto, hein? HEHE' Temos a mesma opinião sobre clichês! *-* A questão é que é difícil mesmo um autor que saiba usá-los a seu favor. Valeu a dica.
    Té mais ;D

    ResponderExcluir
  19. Engraçado é o adjetivo mesmo deste livro rsrs. Só achei que ele continha um cliché meio chatinho, mas claro que não interrompeu minha leitura.
    Adorei sua resenha Leandro, como sempre você esta se expressando bem ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  20. Eu querido, tudo bom?

    Sinceramente não fui muito com a "cara" desse livro , mas ainda sim sua resenha ficou boa, bem escrita.

    adorei o blog!
    beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro!

    Esse livro parece ótimo e bem engraçado! Parabéns pela resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  22. Depois dessa resenha, vou passar já, já, "As Bem Resolvidas (?)", na frente de muitos outros que estão na minha pilha de livros esperando leitura.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!