sábado, 1 de setembro de 2012

[RESENHA] Belle - Lesley Pearse

É incrível como certos livros conseguem me surpreender. A capa desse livro por si só é belíssima e já chamou minha atenção. E ao começar a leitura, foi quase impossível muitas vezes deixar o livro de lado para fazer outras coisas do dia-a-dia. Não tenham medo do tamanho do livro, a leitura fluiu naturalmente (pelo menos fluiu comigo).

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219879
Ano: 2012
Páginas: 560

Nota: (5/5)
Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.


Belle é uma garota esperta, que tem apenas quinze anos, mora em um bordel administrado por sua mãe Annie. Mesmo sendo uma garota esperta, ela não sabe o que acontece em um bordel e nem muito menos o significado da palavra "prostituta". Praticamente quem cuida de Belle é a empregada Mog, que até a trata como uma filha e com a qual tem uma relação afetiva muito bonita. A vida de Belle muda completamente quando ela presencia o assassinato de uma das prostitutas. Ela acaba tornando-se a principal testemunha e o homem responsável pelo assassinato (Mille) a sequestra para levá-la para fora do país, onde sofre abusos, maus tratos etc.

Como pode-se perceber, não é um livro leve. Em diversos momentos, é impossível não se entristecer com o que acontece com a protagonista. A leitura do livro é completamente imprevisível: eu nunca sabia o que iria acontecer em seguida. A maneira como o destino faz com que a protagonista passe por todas aquelas tribulações é atordoante. 

" Isso acontece em todo lugar — ela disse, com os olhos queimando de raiva. — Todo santo dia há meninas bonitas que desaparecerão, geralmente dos cortiços e ruelas onde seus pais não têm poder ou dinheiro para ter voz. Mas há um monte de garotinhas do interior como eu também. Algumas dessas garotas acabam mortas, uma vez que sua utilidade acabou, ou são enviadas para fora do país. As outras ficam estraçalhadas, elas não podem voltar para uma vida respeitável porque estão completamente destruídas... — Ela parou para se recompor. — E isso é o que eu temo que Belle esteja passando exatamente agora — ela continuou, com a voz incisiva por conta da dor. — Sua vida vai se tornar uma cópia da minha. É tudo minha culpa. Eu deveria ter mandado ela para longe, para a escola. Não deveria?" Pág.: 124

A maneira como a autora construiu cada personagem foi muito peculiar. Cada personagem tem uma participação importante na história, e isso foi outro ponto positivo da história. Algumas vezes, eu leio livros onde algumas personagens não são bem construídas e não participam muito da história. Em "Belle" eu não encontrei isso.

Belle é uma protagonista completamente diferente. Em Belle eu pude encontrar uma personagem singular e humana; uma personagem que não tem medo de mudar e de encontrar a sua felicidade, onde quer que ela esteja. 

Concluindo, o livro é ótimo. Gostei de cada um dos personagens, até mesmo do Kent (fez jus ao seu papel de vilão). Caso tenha se interessado pelo livro, não hesite e leia. A narrativa do livro consegue fisgar qualquer leitor e depois, é quase impossível largá-lo. Busque sua coragem e viva uma história de amor, dor, decepção e paixão.

Recomendo!


24 comentários:

  1. Oi! Eu estou louca para ler Belle, principalmente, porque se passa em uma época diferente e tem toda uma atmosfera diferente e também porque já faz tempo que quero ler alguma coisa dessa autora.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é mesmo linda, e a estória parece incrível! Ótima resenha!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro,
    Gostei da sua resenha e achei a trama do livro muito legal, me remeteu ao filme "Pretty Baby - Menina Bonita" (bem antigo), o começo do filme é bem parecido com o do livro.
    Quero ler esse livro
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera e estou muito curioso em relação a ele...parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser tudo de bom mesmo e a capa me impactou bastante também! Ah...Quero ler o meu logo!^^
    Bom final de semana!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive tempo de ler, mas irei! Sua resenha ficou muito legal, e me fez ficar com muita vontade de ler logo.

    quero te dar uma dica de um livro que li recentemente e amei, ele tem uma pegada de senhor dos aneis.

    veja e comente lá

    http://www.lostgirlygirl.com/2012/08/resenha-89-sorteio-o-circulo-de-pedra.html

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro!
    Adorei a resenha e com certeza ainda vou ler Belle!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Essa é uma das minhas próximas leituras, e depois de ler a tua resenha, fiquei muito animada pra começar o livro! Admito que eu estava mesmo com medo do tamanho dele, mas agora me empolguei muito! \o/
    Espero que eu goste tanto do livro quanto você - já gostei do livro anterior da autora, acho que tbm vou me impressionar com esse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que resenha suuper empolgante ein? kkk. Parabéns por ela e por conseguir vender tãão bem a leitura do livro, pois, confesso que quero ler e curtir os personagens assim como você, haha!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do livro
    O mais interessante do livro é o fato da autora contar tudo o que acontece, não só com Belle, mas com os outros que ficaram, como Mog e Jimmy. E O livro é muito bom, mas também muito triste.
    O triangulo amoroso, no final, me deixou bem dividida

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lê!
    Nossa,a resenha está ótima,posso perceber em cada frase o quanto gostou da história,sei bem como é não conseguir largar um livro,já me compliquei por conta disso,hehe.Com certeza Belle está em minha lista,é uma ótima dica.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Poxa, estou loouca por este livro!
    depois da sua resenha entao... ;s
    beijos
    - No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Eu tô louca para ler Belle e todas as promoçõpes que lançam eu vou e participo. Ontem quase o comprei, mas estava trinta reais (o que pode parecer pouco, mas é bullying contra meus livrinhos comprados por R$9,90). Se não ganhar em nenhuma promoção, vou acabar comprando independente do valor :s Adorei a resenha, o quote que você colocou é demais, nenhuma outra resenha o tinha usado ainda.

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. menino, tu é uma máquina de ler rs
    Eu me assustei com a quantidade de páginas, mas adoro livros densos, então tenho certeza que vou amar o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sinopse! Ainda não conhecia esse livro (:

    Beijos,
    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  16. Um dos lançamentos de Julho que estou mais doidinho para ler - tirando Starters claro rs.
    Outra coisa é essa capa é tudo bom, nunca vi mais linda, a Nc sempre arrasando não é mesmo?!
    Adorei sua resenha, ela só aumento minha curiosidade para ler este livro.

    Leitor Compulsivo [ clique no perfil para ir ao blog ]

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha.
    Amei esse livro, na verdade sou suspeita em falar em livros quem isso tema, sempre se tornam favoritos e com Belle não foi diferente ^^
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  18. Bah, o livro é impressionante, numa leitura nada leve, nunca pensei que gostaria de um livro assim, mas não, ele me fisgou também, as páginas fluíram muito bem ao longo da leitura, super recomendo também ;}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  19. Oii Leandro!
    Estou afim de ler Belle já tem bastante tempo, desde antes de receber, e assim que vi a capa pessoalmente fiquei louca, precisava ler urgentemente, haha... Mas ainda não consegui, infelizmente, espero poder fazer logo isso. Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda *-* Sabia que a história era boa, mas não sabia muito da personagem... E ver que ela é boa assim, nos envolvendo mesmo e tal me deixou com mais vontade ainda :}

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  20. Também adoro quando os personagens são bem construídos, isso já ajuda muito a gostar da história. O enredo também parecce ter sido bem escolhido e montado, espero gostar também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Fiquei bem interessada em ler o livro! Estou tão feliz que finalmente estou lendo "cinquenta tons de cinza" *-*
    Talvez esse aí seja o meu próximo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi, desde que a editora lançou esse livro eu já fiquei com muita vontade de lê-lo, mas com o tempo fui deixando essa vontade de lado por ter mais um monte de outras coisas para ler, no entanto sua resenha despertou-me o interesse novamente e acho que vou comprar Belle nas minhas próximaas comprinhas.
    Gostei do livro trazer essa temática menos abordada e essa realidade mais sombria.
    Ótima resenha.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa, fiquei impressionada com a resenha. Me arrependo de não ter comprado esse livro na Bienal. E você dizer que até o vilão faz jus ao papel.

    Adorei. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  24. Qndo eu vi a capa desse livro e li a sinopse imaginava uma coisa completamente diferente, nda de enredo pesado e cruel. Me surpreendi.

    Bjus @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!