sexta-feira, 28 de setembro de 2012

[RESENHA] Cuco - Julia Crouch

O livro que começou bem e que eu acreditei erroneamente que iria ser ótimo. A capa é interessante, a sinopse mais ainda, mas quando se trata da história... Deixou a desejar... E muito! Eu não esperava que fosse me decepcionar tanto com esse livro, como me decepcionei.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630229
Ano: 2012
Páginas: 464

Nota: (1,5/5)
Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.


Rose tinha uma vida tranquila, ao lado do seu marido Gareth e de suas duas filhas: Anna e Flossie. Até que ela recebe uma ligação de sua amiga Poly, dizendo que o seu marido morreu. Rose não hesita e convida sua amiga e seus dois filhos para morarem em sua casa. Não questiona o seu marido a respeito se devia ou não convidar; apenas manda que ela venha com seus filhos. 

Porém, tudo começa a desmoronar na vida de Rose; Flossie quase morre, seu marido não é mais o mesmo, sua amiga não é quem ela pensava... Enfim, ela fica sem saber o que fazer. 

Esse livro tinha tudo para ser ótimo. Mas a autora foi tão incoerente, que acabou estragando tudo. Eu estava bem curioso para conhecer a história e esperava gostar muito do livro. Mas não sei o que aconteceu com a autora para que ela fizesse com que o livro fosse piorando gradativamente.

Os personagens foram bem construídos, mas eu não senti carisma por nenhum deles. A protagonista por si só conseguiu sugar toda a minha paciência. Como uma esposa convida uma amiga para morar em sua casa, sabendo que seu marido não concorda?! Só por isso, você já deve imaginar como a protagonista me irritou. 

A Polly não me enganou em momento algum. Até porque só a sinopse do livro já sugere que ela não é uma boa pessoa. Ela é uma louca que, mesmo sem intenção, demonstra claramente que não é uma pessoa normal. Mas sua "querida amiga" Rose insiste em acreditar no contrário. Enfim, você precisa ter bastante paciência quando for começar a leitura desse livro. E sim, isso é um conselho.

“Ela era uma mulher em choque. Não qualquer mulher, mas Polly. Sua Polly. E ela decidiu-se ali e naquele momento que iria fazer tudo que estava ao seu alcance para trazê-la de volta à vida. Polly precisava de sua ajuda” 
Pág.: 66

E o final? Eu ainda estou tentando aceitar aquele fim. A autora não explicou algumas coisas que eu esperava que fossem explicadas e simplesmente quis finalizar a história. Ou seja, a história terminou sem graça e deixando alguns acontecimentos em aberto; sem explicação. 

Contudo, ficou bem claro que eu não gostei do livro. A narrativa oscila em alguns momentos; ora ela flui bastante, ora torna-se cansativa. O único ponto positivo do livro foram os personagens bem construídos. No mais, se você tem curiosidade de conhecer a história, leia e tire suas conclusões. 

Fica a dica!


35 comentários:

  1. Eu nunca tive vontade de ler esse livro, sempre achei o nome muito estranho, depois dessa resenha, passo longe.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora que resenha mais criativa gente!
    Adorei a resenha Leandro,realmente Cuco parece uma história e tanto,estou super curiosa em ler este livro,mas a fila é enorme e ele esta lá no finalzinho kkkk Sua resenha me deixou com mais agua na boca para ler Cuco.
    Parabéns \o/
    beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Leandro! Vixi...pelo visto o livro te decepcionou bastante, né? Só pela nota já vi que não gostou mesmo! kkk Eu ainda não li, mas agora já não fico tão ansiosa. Vamos ver.
    Beijinhos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  4. Gosto quando os blogs dão a opinião sincera ♥ mas eu não leria o livro até porque não parece o tipo de historia que me prende

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    eu tinha ficado tão curiosa para ler esse livro, mas agora fiquei com o pé atrás. :~

    Não imaginava que a autora não soubesse construir a estória. x..X

    Uma ótima resenha, bem sincera e direta. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Puxa, o livro parecia ser tão legal :(
    Qualquer dia desses vou le-lo, NC sempre arrasa, haha *_*
    ABS!
    http://bobagemdagente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Cuco e espero não me decepcionar. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. A sinopse do livro não tinha me interessado, a capa menos ainda e quando vi que a NC tinha desperdiçado um monte de papel nos kits, desencantei de vez com o livro. Agora chego aqui e me deparo com a tua resenha e só consigo pensar em uma coisa: eu é que não ler esse livro tão cedo (talvez, se sair em uma promoção de 9,90 na Saraiva eu até compre, mas só se for assim mesmo)!! Ótima resenha, Leandro, você explorou muito bem o porque não gostou ;)

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leo.

    Confesso que esperava muito de Cuco e que fiquei decepcionada. Sua resenha está ótima, é a primeira que leio e já estou me preparando para as próximas. Enfim, é possível que eu decida lê-lo, mas não garanto. Obrigada pela resenha e pela dica.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  10. Urgh, não acredito! x.x
    Vários dos últimos livros que li tinham uma protagonista burra e um final incerto, e estou bem cheia disso. Eu admito que estava esperançosa com esse, porque várias pessoas falavam dele, tanto que a sua é a primeira resenha negativa que leio. Mas a protagonista deve ser bem tapada mesmo pelas coisas que você falou! >.<
    Vou ler sem expectativas, haha!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. ooi
    estou aqui pra te convidar a ler o meu novo post: vadias do brasil x vadias da europa. é uma critica aos conceitos da sociedade brasileira. sei que é chato comentários como esse, mas eu queria saber a opinião de vcs, blogueiros, sobre a Marcha das Vadias e o texto que escrevi no meu blog. desculpe incomodar
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Imaginei que Cuco seria um livro incrível, estava bem ansiosa para ler.
    Depois de sua resenha, acho que não leio mais, to cansada de protagonistas que me tiram a paciência.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ei Leandro!

    Poxa, não acredito :( Quando li a sinopse pensei "VOU AMAR ESSE LIVRO!", porque convenhamos, é uma sinopse e tanto para os amantes de um bom suspense.
    Uma pena mesmo a autora ter estragado a história :/ Como disse o colega ali em cima, só lerei se comprá-lo em uma promoção por R$9.90 :/

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Tenho muita vontade de ler Cuco, e ainda com sua resenha negativa fiquei mais curiosa para lê-lo, até por que adoro diversas opiniões. A sinopse realmente aparenta que a história seja maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Você é super criativo e suas resenhas são otimas, parabéns !!
    portalft.com

    ResponderExcluir
  16. Ai, você acabou com todas as expectativas que eu tava com relação a esse livro, Leandro. :/ É uma pena que você não tenha gostado, fiquei até triste agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Geente 1,5? séério?
    Queria tanto ler esse livro, rs, acabei de morgar completamente Leandro, haha.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  18. Nossa desdo lançamento desse livro, fiquei super afim de ler, mas estou encontrando muitos comentários negativos ):

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, passando só pra avisar da mudança do blog
    Agora se chama Lisztomania, e o endereço é esse: www.lisz-tomania.blogspot.com
    As postagens e seguidores continuam os mesmos
    e continuarei postando em breve
    Desculpa o incômodo. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Leadro, tudo bem contigo?
    Li sua resenha hoje a tarde de Cuco no skoob e fiquei surpresa por você não ter gostado. Ainda não li o livro, mas eu tinha a impressão de que seria uma história muito boa!
    Juro, é a primeira opinião negativa que leio sobre este livro.
    Mas eu sei como é um livro não ter final, é um saco! Compartilho do teu sofrimento!

    Beijos,
    Nerd/Rocjer Girl

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Lendro,

    Pena que não gostou do livro estou bem curioso e não sei o que espera dele; pois pensava que seria aquele livro, vamos ver...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro!
    Fica difícil gostar de um livro quando o autor não consegue criar personagens que nos cativem, e pior ainda quando chegamos no final e ficamos olhando para um grande ponto de interrogação.
    Desisti de ler Cuco.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. LEANDRO, achei interessante a sua resenha. E mesmo lendo que vc não gostou, eu arriscaria ler heheheh beijinhos, querido
    Venha me fazer uma visita: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha. É tão bom desabafar sobre um livro que você não gostou, rsrs.

    Pra começar não gostei da capa, título, sinopse. já tava difícil eu querer ler, agora então... rs :D

    Abç

    ResponderExcluir
  25. E cini diria minha grande e memorável personagem top: JESUS MARIA JOSÉ (Liesel, de A Menina Que Roubada Livros). HAHAHAHA Não, sério, fiquei assustada. Nunca cogitei o livro, mas não sabia que ele era tudo isso. '-' Agora é que eu não vou ler mesmo, tsc tsc tsc. Mas, entre uma coisa e outra, bacana sua sinceridade. Isso é fundamental.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Sério que esse livro é ruim? Ele realmente parecia ser muito bom, uma pena ): Mas, irei ler em breve de qualquer jeito já que já o tenho.

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Conheço esse livro a um tempo, mas nunca parei para ler uma resenha ou a sinopse até hoje. Admito que ele nunca chamou minha atenção, e a capa não é muito bonita, mas não fazia ideia de que ele seria um livro ruim, sempre pensei que apesar de tudo, ele traria uma estória legal, mas acho que como você, também me enganei!
    Parabéns pela resenha, muito boa.
    Dá uma passadinha lá no blog? Tem post novo.
    Beijos,
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Leandro, eu não gostei muito da sinopse do livro, principalmente porque ela já sugeria o que iria acontecer, então fiquei sem vontade de ler. As resenhas não estão tão positivas, o que me desanima ainda mais,

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. A sinopse também me deixou curiosa para ler, mas odeio ler livro pra me decepcionar. Espero sempre ser surpreendida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Bah, que pena que a leitura desse livro não foi boa, eu me decepcionei assim com O começo do adeus, só teve pequenos pontos positivos dele, mas no geral, o livro me decepcionou e muito. Enfim, já sei o que posso esperar de Cuco, então vou sem grandes expectativas ;]

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  31. Oi Leandro, tudo bem? Bem, eu acho que vou ler esse livro só pra tirar as conclusões mesmo, e olha que a sua não foi a primeira resenha negativa que li com relação a esse livro.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  32. Muito show sem dúvidas vou proocurar esse livro já vi muitas resenhas negativas que ele levou. isso min deixou bastante curioso.
    adorei tua resenha !
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração
    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  33. ai é uma pena que tenha te decepcionado :/
    agora até eu perdi a vontade de ler o livro.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    É tão chato quando nos decepcionamos com um livro né? Confesso que não gosto muito dessa capa, todavia a sinopse até então havia me deixado curiosa, mas sua resenha me desanimou um pouco, ainda pretendo ler o livro sim, porém vou iniciar a leitura sem grandes expectativas. Enfim, ótima critica:D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  35. Também esperei muito desse livro, mas infelizmente não encontrei nada do que esperava. Até determinado momento até curti a história e a escrita, mas chegou uma hora que tudo ficou estranho. Diferente do que era possível aguentar.

    Não acho um livro totalmente ruim, mas ficou bem longe de se tornar uma das melhores leituras, assim como esperava.

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!