segunda-feira, 24 de setembro de 2012

[RESENHA] P. S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern

Quando eu soube que a editora Novo Conceito iria publicar "P. S. Eu Te Amo" fiquei muito feliz e também muito ansioso. Já assisti ao filme e adoro. Então, pensei: O livro com certeza será bem melhor. Mas infelizmente, não foi o que aconteceu. O livro é bom? Sim, mas de uma maneira totalmente diferente. 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630625
Ano: 2012
Páginas: 368

Nota: (3,5/5)
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

O livro conta a história de Holly, que vivia um casamento maravilhoso. Ela era casada com Gerry. Porém, inusitadamente, Gerry morre e Holly fica completamente devastada; ela perde a vontade de viver. Mas Gerry é uma pessoa apaixonante e deixa para ela, em forma de cartas, uma lista do que ela deve fazer para continuar seguindo em frente, sem medo. E com a ajuda da sua grande família e de suas grandes amigas (Sharon e Denise), ela começa a busca para encontrar um novo sentido para sua vida; uma busca que não mudará apenas ela, mas todos à sua volta também.

Eu sei que foi errado da minha parte acreditar que o livro seria romântico como o filme. E foi justamente por isso que eu, de certa forma, me enganei redondamente. O filme é parecido com o livro sim, mas muito pouco. Eu esperava me deliciar com os momentos entre Holly e Gerry, quando ela os relembra, mas não aconteceu isso. Quando comecei a leitura, acreditava que iria chorar demais, como aconteceu quando eu assisti ao filme, mas eu não chorei em momento algum. Não sei se é porque não estou tão sentimental como antes e não estou sabendo, mas acreditava que o livro seria muito emocionante. 

"Holly prendeu a respiração e com lágrimas nos olhos e o coração acelerado leu a caligrafia familiar sabendo que a pessoa que havia escrito a ela nunca mais o faria. Passou os dedos em cima das palavras dele, com a certeza de que a última pessoa a tocar aquela página tinha sido ele." 
Pág.: 29

Mesmo não sendo o que eu esperava como eu disse anteriormente, o livro é bonito e é recheado de ensinamentos, que eu acredito que ajudaria muitas pessoas. Em alguns momentos, eu pude entender a dor da Holly. Porém, houve momentos em que eu fiquei irritado com algumas de suas atitudes. O que posso dizer sobre a Holly é que ela, de fato, é uma personagem humana, que erra e acerta, independente do momento.

O livro também tem seus momentos engraçados. Eu me peguei rindo algumas vezes, principalmente com a irmã de Holly, Ciara.

Outro detalhe importante da história, é que a autora mostra ao leitor o grande valor que tem uma amizade. Eu entendi e gostei da mensagem que ela quis passar. É impossível vivermos sem amigos. E Sharon e Denise são aquelas amigas, que muitas pessoas adorariam ter ao seu lado, inclusive eu.

Contudo, o livro é bom. Tem uma história legal e personagens interessantes. Mas se você está esperando encontrar um romance lindo, que irá emocioná-lo do começo ao fim, talvez não seja bem isso que você irá encontrar. Pelo menos eu não encontrei, mas gostei do livro mesmo assim.

Recomendo!


25 comentários:

  1. Que pena que você não conseguiu se emocionar com o P.s :/
    Quero muito lê-lo, alias todos os livros da Nc me interessam, são uns melhores que os outros rsrs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Ah, também tive a idéia de que o livro seria melhor que o filme, mas diante a sua resenha... acho que vou ficar com o filme então. Gosto mais de um romance dramático.
    Legal ter lido a sua resenha (que ficou incrível) antes de ler o livro e me desapontar!!

    Beijos
    www.tempestade-de-estrelas.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Leandro,

    Estou lendo esse livro e estou gostando demais, eu recomendo com certeza...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O filme é lindo, e o livro deve ser ainda melhor...
    Quero acompanhar essa história novamente!

    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Eu nunca assisti ao filme, e quando vi o livro resolvi deixar de lado e ficar com a leitura,mas lendo sua resenha, parece que são duas histórias diferentes, então acho melhor conferir ambos.
    Parabéns pela resenha.

    Boa semana.

    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que você não achou o livro tão bom assiim, leandro. É um dos meus livros favoritos e eu também o li depoisd e ver o filme. E me apixonei, porque achei o filme uma boa adaptação cinematográfica 9mesmo mudando boa parte da história, manteve sua grande essência).
    Para mim estavam lá os momentos de Holly e Gerry como no filme. Para mim a diferença foi que o livro conseguiu ser ainda mais profundo e doloroso.

    O filme simplifica muitas das dificuldades e conflitos de Holly no fato do pai dela ter desaparecido e a família ter dado uma desestabilizada, enquanto no livro temos o que poderíamos chamar de "família feliz" e ainda assim cheia de buracos e problemas.
    Temos Holly realizando o sonho de muita gente "casar com seu namorado de colégio, aquele com quem você descobriu o mundo" e não com um "amor louco que você conheceu na rua". Ou seja, Holly vive cercada de amor e carinho, de perfeições e seu mundo chacoalha porque agora ele não foi justo. E ela finalmente percebe a vida e as relações das pessoas.
    Eu acho que por isso ela custa a entender e aceitar muitas das relações que continuam a acontecer em volta dela quando o mundo dela está desmoronado.

    Ixi, falei demais.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro logoooo...mas o tempo não deixa! kkkk Acho que só lendo mesmo para tirar uma conclusão.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. To lendo esse livro agora e to gostando bastante
    E me acabei de rir com a parte do documentario delas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o filme e achei muito fofo, agora falta ler o livro (que ainda não tenho).
    Gostei da sua resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leo.

    Seria estranho se eu dissesse que não gostei do filme e que estou sem vontade de ler o livro? Ah, não simpatizei. =/ Sou meio assim com Nicholas Sparks também, embora ainda me renda aos livros dele, mas a situação piora a cada leitura. rsrs...

    Enfim, acho que não quero ler PS. Eu te amo. Quem sabe um dia eu mude de ideia?

    Beijinhos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  11. Bah, eu não achei o filme muito romântico, teve os momentos com Gerry e Holly e até com o amigo dele (lindo), mas o filme em geral não foi tão romântico , assim como o livro, achei ele divertido mesmo em várias partes, em si, o livro fala mais sobre seguir em frente, viver a vida de uma forma diferente, enfim, eu gostei >< Mas me irritei muito com a Holly algumas vezes --' rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Absolutamente esse livro é o meu favorito,ele e perfeito já li várias e várias vezes... livro bom voce não cansa não é mesmo?
    primeira vez aqui no blog, adorando.. já to seguindo..

    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração
    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Juro que quero esse livro.. mas não essa versão da NC, quero a outra, com a capa que nao tem gente de verdade rsrsrsrs

    Adorei a resenha! Sò vi o filme e dizem que é um pouco diferente... pra variar neh...

    Bjoka
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu quero muito ler esse livro *-*
    Acho que vou adorar, apesar de você não ter gostado taaanto quanto imaginava, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu sinceramente pensei que o livro fosse melhor, mas acredito que não depois de tantos comentários, mas de qualquer forma acho a história linda!

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. nossa, que legal, adorei todos *-*



    http://www.fugindodarotina.com

    ResponderExcluir
  17. Interessante saber que ambos (livro e filme) são distintos. Eu já deveria esperar por isso, mas não sabia a fundo, por isso adorei sua resenha... deu uma clareada na minha mente. Este livro, embora não me seja uma opção de leitura no momento, é uma obra que tenho vontade de ler futuramente, no momento certo; quando surgir a oportunidade. Espero gostar assim como você, apesar de tudo...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei o filme também, mas no geral, não tenho experiências boas com filmes que viraram livros. E a sua resenha apoia a minha tese, rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oie Leandro =)

    Estou lendo este livro no momento, mas não sei se é por que ainda estou no clima de Fios de Prata eu estou achando o livro um pouco inferior ao filme, acredita?

    Espero não me decepcionar com a leitura e me emocionar tanto com ele como eu meu emocionei com o filme.

    Adorei sua resenha!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro!
    Recebi o livro da novo conceito como você, mas ainda não li. Não vi o filme, mas também nunca tive muita curiosidade. Eu estava com medo de ler o livro e achar algo muito melancólico, mas você me livrou desse medo! Agora pretendo lê-lo logo, pois do jeito que você descreveu ele parece ser muito bom!

    Beijos,
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ah, que pena que você não gostou tanto assim, todos falam tão bem! E como assim não tem tanto romance, essa é a melhor parte D:

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro ^.^ Eu A-M-O o filme desse livro, e eu realmente pensava que encontraria um romance lindo quando lesse, mas você disse que não se emocionou em nenhuma parte do livro, e admito que isso me deixou um pouco triste ): Como você, eu também chorei muito vendo o filme e é meio decepcionante descobri que o livro não possui essa magia!
    Gostei muito da sua resenha, muito honesta (:

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -MicaScarcella

    ResponderExcluir
  23. Sério que o livro não foi o que você esperava, Leandro? Provavelmente foi por causa do filme, que é tão lindo que a gente acredita que o livro vai ser igual.
    Mas pelo menos você gostou no geral.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  24. Oi, Leandro!
    Nossa, estava achando que iria ler um super romance à lá Nicholas Sparks hahaha. Pelo jeito não é nada disso. Não vi o filme, então não tenho muito com o que comparar, só que todo mundo chorou assistindo ele e achou lindo. Vou ler para ver o que acho :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir

Comente com moderação!