quarta-feira, 17 de outubro de 2012

[RESENHA] Apesar de parecer, ele não está só - Sérgio Chimatti

Não é novidade para ninguém (eu acho) que eu gosto de livros espiritas. Eles sempre conseguem me transmitir boas sensações e boas lições de vida. Com esse livro não foi diferente, porém esperava uma história mais intensa. 

Edição: 1
Editora: Vida & Consciência
ISBN: 9788577221974
Ano: 2012
Páginas: 328
Nota: (3/5)
Após a trágica morte de seus pais, Toninho perde totalmente a fé e passa, a todo tempo, a desafiar o poder divino. Sua vida é repleta de reviravoltas, amores, tragédias, traições, arrependimento e perdão. Com uma profunda lição sobre os caminhos tortuosos do coração até a descoberta do poder da fé, Sérgio Chimatti lança o romance 'Apesar de parecer, ele não está só', ditado pelo espírito Anele e publicado pela Editora Vida & Consciência. Toninho é um homem desiludido, que não mais acredita em Deus. Muda-se do interior para capital, onde se casa com a jovem trabalhadora Nereide. Mas a vida do casal passa a sucumbir ao ciúme e à violência e nem o nascimento de Jéferson, filho do casal, faz com que as coisas melhorem. Toninho, muito mulherengo, busca no relacionamento com Josilene uma fuga para os problemas. Muito pobre e mãe de três filhos, a amante inicia um jogo perigoso e obsessivo pelo amor de Toninho. Certo dia, transtornado pela vida dupla e pelo estresse do trabalho, Toninho acaba se excedendo com Jéferson e provoca um acidente que deixa a criança com sequelas neurológicas. Desolado e com a provação de cuidar de um filho doente, Toninho se livra de Josilene e, arrependido, tenta viver melhor com a família. Mas já é tarde. Nereide, muito doente, acaba desencarnando. Revoltado, Toninho perde qualquer fé que ainda lhe resta. Apesar da ajuda e conselhos de Dona Camila, uma vizinha médium de espírito muito iluminado, ele abandona o pobre Jéferson na porta de uma clínica e volta para o interior. Toninho começa a trabalhar para o temido e vingativo coronel Celestino. Obrigado a fazer vista grossa aos assassinatos ocorridos na fazenda, ele se consagra como funcionário de confiança do coronel e, assim, honrado o suficiente para casar-se com espevitada Graziela, filha do patrão. Mas Toninho acaba se envolvendo com Zilda, mulher do policial no centro da cidadezinha. Sem perceber, Toninho recomeça o mesmo ciclo que lhe acometeu no passado, fazendo com que os espíritos que ele deixou para trás caminhem com ele, interferindo em sua vida tanto para o bem, quanto o mal. Agora, ele terá de superar os desafios que antes lhe fizeram fugir e buscar no poder da fé a força necessária para enfrentá-los. 

O livro conta a história de Toninho, que após a morte de seus pais, perdeu a fé em tudo; não tem mais esperanças, é possessivo e não mede esforços para conseguir o que quer ― mesmo que tenha que passar por cima de tudo e de todos. O Toninho é aquela típica personagem que você sente, muitas vezes, repulsa por suas atitudes e mais ainda por ela. Eu tive ódio dele durante muitos momentos.

A personagem é capaz de praticar tamanha crueldade, que muitas vezes eu me perguntei: Como uma pessoa tem coragem de fazer tal ato? Pelo menos, para mim, era inconcebível fazer tal loucura. Eu poderia citar alguns dos atos que ele praticou com pessoas amáveis, mas acho melhor não, pois acredito que acabarei soltando spoiler e esse não é o meu objetivo.

O livro expõe para o leitor dois lados: O lado mau do ser humano e até que ponto uma pessoa pode chegar a cometer a tais atos e claro, o lado espiritual, onde explica o por quê de tais atitudes do Toninho. O que eu gosto muito nos livros espiritas é que sempre há uma explicação para tudo, consequentemente, o leitor nunca ficará com dúvidas na cabeça sobre determinados acontecimentos ― mesmo que não acredite.

"― Penso que muitas de nossas escolhas não sejam provenientes do presente, mas sim de outras vidas. E não conseguimos nos desvencilhar de decisões tomadas por nós mesmos, portanto, seja feita a vontade de Deus.
― Não coloque Deus no meio disso, nem mude o nome de Deus para destino. Sou cético demais para acreditar nessas coisas, só acredito no que vejo e tenha explicações lógicas.
― Adotemos, então, a lógica do respeito mútuo e vejamos no que vai dar. Ambos pagaremos para ver."
Pág.: 83

O livro tem uma boa história, mas em alguns momentos a leitura ficou cansativa. A única personagem que me fez continuar a leitura e acreditar que ela mudaria para muito melhor foi Toninho. Eu acredito que o autor poderia ter trabalhado mais algumas partes da história, para que não tornasse a leitura cansativa.

Sobre o final, gostei da maneira como o autor concluiu a história. Soube concluí-la de uma forma real e natural, sem soar irreal ou rápida demais.

Concluindo, o livro é bom sim. Claro que, como eu citei anteriormente, há alguns deslizes por parte do autor, mas nada que atrapalhe demais. Foi uma leitura válida e que me mostrou algumas lições que poderão ser úteis na minha vida.

Recomendo!


31 comentários:

  1. Boa noite Leandro,

    Não conhecia o livro, mas não faz o meu estilo de leitura.....tem sorteio novo no blog....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/2012/10/sorteio-do-livro-casa-iluminada-benvira.html


    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro \Ô.

    Parabéns pelo blog e pela resenha também \Õ.
    Já estou seguindo o blog, e ficaria feliz se você seguir o meu!

    Ainda não tinha visto esse livro, não me interessei tanto por ele, mas creio que deve ser legal para quem gosta dessa temática!


    Beijos :*
    Entre Livros e Livros
    (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  3. Livros espiritas não fazem muito meu estilo.
    Gostei da resenha, mas não curti muito o tema. Acho que não leria, não...

    Bjokas

    Flavia - LC

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não tenho conhecimento sobre livros espíritas. Alguns amigos já me indicaram alguns, mas eu nunca parei pra ler...
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nao me interesso mto por este tipo de livro, maaas...
    beijos'
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leandro.

    Eu não gosto de livros espíritas, nunca me dei bem com nenhum. Portanto em tentarei ler esse, apesar da resenha positiva.

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  7. Não leio livros espiritas e de nenhuma religião a não ser cristãos, não é preconceito mas que não me encaixo nesse gênero pela minha religião :)

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leo.

    Li alguns romances espíritas na adolescência. Já não me lembro muito das histórias, mas há vários livros - não classificados como religiosos - que trazem um pouquinho de crenças diferentes. Essa história parece legal e a resenha ficou muito boa. =)

    Ah, eu li sua resposta lá no Jornalismo na Alma. Obrigada pelo carinho, também gosto muito de você e do seu blog. ;)

    PS. Tem sorteio de livro nacional lá no blog (Memória Marte).

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  9. Eu não curto livro espírita não, mesmo assim, não tiro os créditos positivos da sua resenha.
    Beijos!

    Idelmária - Nunca desista de seus sonhos

    ResponderExcluir
  10. Eu sou espírita e quase nunca leio livro espírita :x Fiquei com vontade de ler esse, minha avó com certeza deve ter, ela sim tem uma super biblioteca de livros espíritas, vou procurar :)
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro!
    É muito bom tira algo de um livro, dá uma sensação boa quando acabamos de ler.
    Excelente resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Também amo livros espíritas, Leandro! Acho que, por mais que eles deixem coisas a desejar, sempre terão algum ensinamento que levaremos para boa parte de nossas vidas. Gostei do enredo da história e fiquei bem interessada em ler - mesmo você dizendo que a leitura se torna cansativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de livros espiritas não. Mas acho bem interessante que a maioria deles passem lições de vida \o
    Adorei a resenha Leandro ^^
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro, também gosto bastante de romances espíritas, principalmente por essa explicação para cada coisa, como você citou. O livro parece interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Taí um livro que eu iria gostar de ler. Bem, eu pelo menos gosto muito de enredos que transmitam uma lição de vida, reflexões e afins. Parece ser interessante de ser avaliado... enfim. Gostei! :D Vou buscar saber mais...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não sou grande fã de livros espíritas, apesar de achar que eles normalmente trazem boas mensagens para nós, mas não consigo engatar uma leitura desse estilo, o que é uma pena :/

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  17. Livros espíritas são o que há! Fiquei curioso sobre a história, mas no momento não dá pra eu comprar mais nada, hehe. Se eu achar em e-book, eu leio.

    Abraço.


    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ei Leandro!

    Eu já livros que citam esse lado espiritual, e realmente gosto muito. É sempre bom sentir Deus em uma história, eu gosto bastante, também sempre acabo aprendendo algo.
    É incrível como o ser humano pode ser muito ruim quando quer, né? Dá até um aperto no coração.
    Eu leria este livro sim, mesmo com esses deslizes do autor (:

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  19. Tenho muita vontade de ler um livro espirita.
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    Não conhecia esse livro mais me pareceu ser bem interessante, sem contar que eu gostei bastante da sua resenha =)

    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu confesso que não sou fã de livros do gênero, no geral nunca consigo terminar a leitura. E lendo sua resenha eu fiquei com muita raiva desse personagem.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  22. Oie Lê
    nunca li nenhum livro espírita,mas foi por falta de oportunidade.
    Gosto de livros que trazem alguma lição e esperança.Ainda mais quando a autora sabe explorar o personagem. Adoro suas resenhas
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Era novidade pra mim, rsrs.
    Eu sou meio assim pra livros que tratem de religião, crença, fé... enfim. Tenho muito medo de pegar um desses livros e o autor tentar impor o que ele acredita entre as páginas, como foi pra mim no caso de A Cabana. Eu não senti que estava sento guiada a tal crença, senti que estava sendo empurrada aos trancos e barrancos, que eu teria que acreditar naquilo pra estória fazer algum sentido, então sou bem receosa com todos os livros que tratem do tema.
    Ainda assim, minha mãe ama livros Espiritas e a gente tem um pézinho lá, kk. Mas nunca li nada do gênero e não sei se essa obra seria um bom começo pra mim já que, como você disse, ela não é ruim, mas tem seus deslizes e suas partes cansativas.
    Adorei sua resenha.
    Dá uma passadinha lá no blog°
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro e sua resenha está ótima ;)
    A capa do livro está bem legal e chamou a minha atenção.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  25. oi querido,
    ótima resenha. Acho que como todo livro espírita, deve deixar uma boa mensagem sobre vida e seus significados. Fiquei curiosa.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Nossa seu blog e lindo *0* amei de verdade parabéns!!
    segue ?http://doce-primavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Não curto muito livros espiritas
    Não fazem meu estilo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Parece ser um livro mediano, mas como não gosto de literatura espirita não irei ler, de qualquer modo parabéns pela resenha

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. parece ser bom. eu gosto de livros espiritas tb
    boa dica de livro
    bjs
    www.martinanasviagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oie Leandro =D

    Mais um livro que você resenha e eu não conhecia rs...

    Gosto muito de livros espiritas, não sei mais de alguma forma eles acabam dando um certo conforto a nossa alma.

    O titulo deste livro é bem intrigante e pela sua resenha pude perceber que a história mesmo um pouco cansativa é boa.

    Ótima resenha!

    bjus;****

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  31. Eu não sou muito fã de livros religiosos e espíritas pelo fato de o autor geralmente tentar impor a religião dele para nós. Para mim um livro espirita tem que ler lido por um espirita e assim vai.

    Beijos,
    nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!