segunda-feira, 1 de outubro de 2012

[RESENHA] O Trio - Alane S. A. Brito

É incrível como há autores maravilhosos aqui no Brasil. Antes de começar a leitura de "O Trio", eu esperava gostar da leitura. Porém, não esperava me surpreender. A maneira como a autora soube conduzir a história é muito interessante. 

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 97885767960000
Ano: 2012
Páginas: 511

Nota: (4/5)
“Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgata r Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...

A história tem início em Goiás, em 1956. Davi, depois de alguns anos, resolve voltar para onde pôde viver os melhores momentos da vida. Ao relembrar os momentos maravilhosos que viveu e as pessoas incríveis e inesquecíveis que conheceu, eis que surge um garoto e ele decide compartilhar com o garoto suas recordações. Davi começa a contar como fora sua vida alguns anos atrás, e principalmente, conta como conheceu as duas pessoas que marcaram muito aquele momento da sua vida: Nelson e Jordan. E aos poucos, o leitor conhece a vida de cada um deles e os vários acontecimentos que mudaram a vida de muitas pessoas.


Eu sinceramente gostei muito da maneira como a autora soube construir suas personagens. Poucos autores conseguem tal feitio. Cada personagem possui uma personalidade única, o que difere de cada um dos demais. Ao ler "O Trio", eu não encontrei personagens parecidas com as de outros livros que li ou que tivessem personalidades semelhantes. Não mesmo. Até porque a história é bem diferente e original. 

"Nada acontece em vão realmente. Sofrimentos, alegrias, decepções, tudo tem um sentido, e cabe a nós tentar compreender o que está nos ensinando. Não adianta querer apressar o desfecho de nada, pois, sem dúvida, tudo acontece quando tem que acontecer."
Pág.: 510

Há uma personagem na história que eu senti um enorme carisma: Jordan. E confesso que foi o que mais sofreu. Foi difícil acompanhar o que acontecia com ele. Conversei com a autora e ela disse que era exatamente esse o seu objetivo: Fazer com que o leitor sentisse a dor do Jordan. Comigo ela alcançou um dos seus objetivos que era esse.

E para quem pensa que não há romance na história, está enganado. Há romance sim. Confesso que só gostei do romance entre Jordan e Leonor. Eles de fato, nutriam um sentimento forte um pelo o outro. 

Sobre o final, não gostei do rumo que algumas personagens tomaram. Não gostei da Yola em momento algum. O Nelson merecia um final bem diferente; não gostei do que aconteceu com ele. Sobre Davi, também esperava um final diferente e que com toda certeza eu gostaria bem mais. Mas mesmo assim, foi um final interessante.

Concluindo, o livro é muito bom. E o melhor de tudo, é saber que foi escrito por uma autora nacional e que possui um grande talento. Vale a pena conhecer cada personagem e se envolver com essa história de amor, amizade, lutas e perdão. Acredito que muitas pessoas gostarão e se identificarão. 

Recomendo!

24 comentários:

  1. Obrigada, Leandro!!!! Sabe perfeitamente o quanto eu estava ansiosa por sua resenha!! Como fico feliz quando dizem coisas positivas sobre o meu livro (óbvio)!!! E fiquei demais depois que li sua resenha, seus elogios, nossa... Eu sempre fico sem palavras para me expressar nessas horas, então... Mais uma vez obrigada! Muuuito sucesso para o seu blog!!

    Beijão, beijão, beijão!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, já li o livro e realmente é muito bom! Me apaixonei, realmente os personagens são únicos e o livro é daqueles que cativam a gente e ocupam um lugarzinho querido no nosso coração!
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. ooi
    o livro parece ser bom, pena q aqui na Irlanda naum acho pra vender livros em portugues :\ e so mt preguiçosa pra ler em ingles... rsrs
    ah, obrigada pelo comentário no Martina nas Viagens
    volte sempre q será bem vindo ^^
    seguindo aqui
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Leandro =D

    Eu também ando tenho ótima surpresas com autores nacionais *-* acho que fazia tempo que não lia tanto literatura nacional com este ano, e estou adorando!

    Não conhecia este livro e nem a autora, mas só pela sua resenha o livro já me despertou aquela curiosidade.

    Parabéns pela resenha!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oie Lê
    eu tmb me surpreendo com a nossa literatura nacional, que cada vez mais, se torna tão rica quanto a internacional. Falta só valorizarmos estes talentos.
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas curti muito, e como nosso gosto é bem parecido, vejo que irei gostar do livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Awn, parece realmente legal. Pena que eu não moro mais no Brasil e comprar livro daí é brabissimo. Mas parece ótimo e eu amei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O fato de o autor (ou autora, no caso) conseguir provocar o sentimento desejado no leitor já é, na minha opinião, um feito grande! Vejo que a Alane conseguiu te surpreender mesmo, porque a sua resenha tá muito boa. Ah, eu fiquei curiosa pra conhecer o romance dos dois personagens, me pareceu tão legal! *-*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Confesso que eu não teria vontade de ler esse livro se o visse pelas livrarias... mas parece ser, realmente, muito bom! *o*

    Parabéns pela resenha. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, só da história se passar em Goiás, já me deu vontade de ler! Parece ser interessante e fiquei curiosa quanto aos personagens, que você disse que foram muito bem construídos.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro!

    Você me deixou doidinha para ler o livro! Meu Deus, parece ser realmente bom. Adoro quando temos novos personagens com personalidades tão distintas. Isso é simplesmente a melhor parte de toda a história.

    Acho que vou agora mesmo dar um jeito de conseguir este livro!

    Beijos,
    Nerd/Rocker Girl

    ResponderExcluir
  11. Ainda há muita gente por ai que tem o tal "preconceito" com livros nacionais, porém não sabem o que estão perdendo afinal, a cada dia aumenta o número de leitores querendo se tornar escritores.

    Nunca tinha ouvido falar deste livro, de cara com a capa não me pareceu ser nada "MEU DEUS AMEI" rsrs mas vou confiar sua indicação hehe ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ser muito fã de livros nacionais, acho que vou deixar esse me surpreender assim como te surpreendeu. A história me parece bastante reflexiva e eu gosto disso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. A história parece interessante! Vi esse livro por ai,mas não tinha a ideia de que era tão bom!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  14. Oi ..

    O livro está aqui comigo para ser lido. Parece ser super interessante, só estou um pouco sem tempo, rs.
    Parabéns pela resenha!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro, pela sua resenha, apesar do desfecho, não ter te agradado muito, o livro parece ser bem bacana! Ainda não conhecia esse título e fiquei curiosa para conhecer a estória!!

    até mais!


    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro, que resenha! Gostei de mais de lê-la e já adicionei o livro na minha lista de leitura porque ele parece ser um daqueles que contam muito mais do que uma história, quase como se compartilhasse vidas, o que foi maios ou menos isso que o Davi fez.
    Abraços
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  17. Terminei de ler esse livro hoje mesmo :) e verdadeiramente ele é ótimo não esperava tanto assim :)

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro! Confesso que já achava que você não havia gostado do livro , quando li o "eu esperava gostar da leitura", hehehe! "O Trio" parece conter uma leitura completamente agradável, fico curiosa! Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro
    O livro parece muito bom e por ser nacional, dá mais vontade ainda de ler!

    Você ganhou sorteio de comentaristas lá no blog, mande seus dados pro e-mail planetpinkblog@gmail.com =)

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Dá um orgulho ler um livro tão bacana e saber que ele foi escrito por um autor nacional, não é? Acho ótima. Já conhecia a obra, mas é a primeira vez que leio de fato uma resenha... adorei! Parabéns!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leo.

    Amei a resenha e o livro! Você sempre traz escritores nacionais de qualidade para seu blog, isso é muito bom mesmo. ;) Fiquei curiosa para ler "O Trio", não só por ter vários personagens interessantes, mas também por se passar em Goiás; valorizo demais autores que usam o país como cenário.

    Amei, de verdade e como sempre!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  22. oi querido,
    é ótimo saber que a literatura brasileira está evoluindo tanto *-*
    Não conhecia este, mas fiquei bem curiosa. Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Leandro,

    Já li ótimas resenhas desse livro e cada uma fico mais curioso...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro foi uma grande surpresa e de fato a Alane é uma grande revelação da nossa literatura. Gostei do clima que existe na vila. Deu um toque semelhante aos grandes clássicos.
    O que mais chamou a atenção foi a personalidade dos personagens e principalmente o que Jordan sofreu ao longo da história. Impossível não ficar pensando nisso por muito tempo e querer mudar o destino dele. Infelizmente isso não foi possível :/

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!