segunda-feira, 8 de outubro de 2012

[RESENHA] Starters - Lissa Price

Criatividade: Foi exatamente o que faltou no livro. Eu sinceramente esperava que a história fosse no mínimo original. Mas durante a leitura não me surpreendi em nenhum momento. 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Ano: 2012
Páginas: 368

Nota: (1,5/5)
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...


A história é narrada do ponto de vista de Callie, que após a guerra, passou a viver fugindo com seu amigo Michael e a cuidar do seu irmão doente Tyler. Ao descobrir que Tyler é doente e que precisa de dinheiro para cuidar dele, Callie procura a Prime Destination (Empresa que aluga corpos de jovens/starters para que esses sirvam seus corpos para os Enders). Ao aceitar a proposta da Prime Destination, Callie vive uma grande aventura para salvar a si mesma e as pessoas que ama.

A história do livro é basicamente essa, mas durante a leitura acontecem várias coisas e a maioria fica sem explicação. Como terá uma continuação, espero que muitas sejam explicadas. Quem já leu "A Hospedeira" e "Jogos Vorazes" encontrará diversas semelhanças em "Starters". A Ender que fica no corpo de Callie chama-se Helena e por meio de pensamentos, ela ajuda e se comunica com Callie em vários momentos. Só por isso, percebe-se que a autora copiou a ideia da Stephenie Meyer e a usou em seu livro. 

" Todos os políticos mentem – eu disse. – É um pré-requisito para o emprego.As mentiras que eles contam são enormes. Do tipo que mata crianças.” 
Pág.: 172

O livro tinha uma boa premissa, mas a autora não soube trabalhá-la bem. E isso é um grande erro que vem sendo cometido por muitos autores atualmente. Não encontrei personagens fortes e nem muito menos marcantes. A Callie não é irritante, mas em nenhum momento eu senti carisma por ela. Algumas personagens não foram bem exploradas, fazendo com que a história piorasse.

E o início do livro é bem monótono. A história só começa, de fato, a "melhorar" consideravelmente perto do final. Ou seja, até lá, eu tive que "engolir muitos sapos", se é que me entende.

E o romance?! Sinceramente, o romance foi uma tentativa completamente frustrada da autora. Impressionante como alguns autores insistem em inserir romance nas histórias, mas não sabem como construir e só pioram a situação — fato que poderia muito bem ser evitado de várias maneiras. E a melhor maneira seria não inserir, já que consequentemente você não sabe como construir um bom romance. E o Blake (o garoto que se apaixona por Callie e vice-versa) é muito sem atitude e ingênuo demais, o que também me irritou.

Contudo, não gostei da história. Eu poderia escrever uma resenha enorme, listando os vários motivos que me fez não gostar do livro. Mas acredito que o que citei já é suficiente. Caso tenha curiosidade, leia e tire suas próprias conclusões. Porém, não crie muitas expectativas.

Fica a dica!


23 comentários:

  1. ai Lê
    vc jogou um balde de água fria hahahahah
    mas bom saber que o livro não surpreende, para não ficar criando expectativa. A minha estava enorme para saber sobre o romance, e brochei legal. Vou deixar pra ler depois...
    adoro suas resenhas
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já li tantas opiniões diversas, gosto é gosto... Eu ainda tenho vontade de ler "Starters", mas ainda não tive a oportunidade, rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não me iludo mais com a divulgação enorme que as editoras andam fazendo de seus livros, e estou acreditando que os menos divulgados são os melhores. Deixei Starters pra ler mais adiante justamente por ser uma série, porque tenho outros livros de parceria na frente. Então ainda não li. Mas é óbvio que só pela sinopse eu me lembrei de A Hospedeira quando soube que é sobre uma pessoa na mente de outra.
    Gostei da sua sinceridade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa ... 1,5 ... eu sei que não vale apena ler ... Confio em vc ... Abraço e se cuida ...

    ResponderExcluir
  5. Primeira nota ruim que vejo desse livro rsrsrs
    Essa capa, antes de tudo, me deixa um pouco apavorada pq me lembra esses games de terror com espiritões malignos que brotam do nada pra assustar a gente naquela hora de maior concentração rsrsrs
    Ja li várias resenhas positivas sobre esse livro, mas ainda não tinha batido aquela vontade louca de ler, aquele pensamento de "nossa, que livro!"
    Com sua resenha, agora é que estou sem pressa mesmo rsrsrs. Acho muito chato qdo o autor tem uma ideia bacana mas não sabe aproveitá-la... É até trágico...
    E como sempre digo, um super marketing nem sempre significa que o livro é bom...

    Bjokas e parabens pela sinceridade!
    Flavia - LC

    ResponderExcluir
  6. Faço das primeiras palavras da Flávia, também as minhas, rs.
    Ainda não havia visto uma nota tão baixa falando de Starters e confesso que me surpreendi com a comparação dele e A hospedeira, pois não vi nenhum outro blogueira fazendo-a. Mas, por outro lado, li muita resenha falando que ela não soube aproveitar o que tinha em mãos, estragando um pouco a história por causa disso. Um dia farei essa leitura, não hoje, nem amanhã, pois não tenho pressa para fazê-la e nem curiosidade, haha. A capa eu achei meio forçada, tipo "quero arrasar", mas não teve esse efeito sobre mim.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Gostei da sua resenha, foi bem sincera e direta, mostrando o que é legal e o que não é no livro.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. EU PIRO EU PIRO EU PIRO com STARTERS, capa linda, maravilhosa, PERFEITA >3
    Mais agora essa resenha, não vou criar muitas expectativas mesmo.

    Expresso de Narnia,

    ResponderExcluir
  9. muito interessante esta resenha!
    dá vontade de ler só pra ver até que ponto vai a falta de criatividade. rs (:

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha. Eu pensei que o livro era mais interessabte mas pretendo ler para ver. Já estou te seguindo. Se puder seguir o meu blog ficarei muito agradecida.

    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha! Apesar de não ser o meu tipo preferido de livro e da resenha ter sido negativa, tenho vontade de ler.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  12. Vixii que pena que o livro não te agradou! Ainda não li, mas quero muito para poder ter minha própria visão sobre ele e opinar, afinal cada um recebe a mensagem de uma forma!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  13. Esse livro foi muito elogiado quando lançou, eu confesso que senti curiosidade mas não tanta a ponto de me coçar a mão pra comprá-lo. Vou ler mesmo só pra tirar minhas conclusões.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  14. O livro já começa bem com essa capa que é intrigante e impactante,a sinopse também não deixa a desejar.Gostei.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Primeira resenha negativa que leio deste livro, eu ainda não tive oportunidade de ler, mas esperava um trama bem construída e inovadora. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Leandro,

    Apesar dos pontos negativos citados por você, estou curioso pela leitura...parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Leo, uma colega minha também comentou coisas parecidas comigo a respeito desse livro. Se antes não tinha tanto interesse, agora então. :\ Uma pena mesmo, pois a premissa demostrar uma história bacana e de qualidade... enfim.
    Adorei sua sinceridade.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já vi a resenha desse livro em alguns blogs e vejo que a maioria teve a mesma opinião que você... Já tinha visto a resenha também e não faz muito o meu estilo literário, sei lá.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou com esse livro aqui em casa para ler, não li ainda por que estou meio que com o pé atrás pelo tanto de comentários negativos que estou vendo dessa obra, e a estória me parece que não vai me convencer :(

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu tava animado para começar a ler, mas desanimei. Quando terminar irei ler, mas não esperarei nada, só espero que não seja um livro muito chato.

    ResponderExcluir
  21. Olá Leandro,

    O livro tem uma capa legal, mas é só lendo para ver....abçs.


    http://blogdamajorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, perdi a vontade que tinha de ler esse livro, só quero ler pra ter minha opinião, porém sem pressa. U.U
    Eu gosto de resenhas assim, por que quando eu vou ler já vou preparado sem criar muitas expectativas, é muito ruim quando você não gosta do livro tão esperado --'

    ResponderExcluir
  23. Nunca tive muita vontade de ler esse livros e depois dessa resenha com certeza vou continuar assim, hahaha.

    Já estou seguindo seu blog. :)

    ResponderExcluir

Comente com moderação!