segunda-feira, 22 de abril de 2013

[RESENHA] Charlotte Street - Danny Wallace

"Charlotte Street" é o típico livro que surpreende de forma negativa. Sinceramente, esperava uma história romântica, bonita e divertida, até porque a sinopse e a capa sugerem isso. Infelizmente não foi o que encontrei. Em alguns momentos, o livro até convence de forma um pouco engraçada, entretanto esses momentos são pouquíssimos.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630038
Ano: 2012
Páginas: 399

Nota: (1,5/5)
Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...


Jason Priestley é uma pessoa que nunca pensou ou se empenhou em ter um futuro promissor. Crítico em um jornal pequeno, mora com um amigo, dividindo o apartamento com o mesmo. O que ele mais faz é acompanhar a vida da sua ex-namorada pelo facebook. Não, ele ainda não conseguiu superar a separação.

Inesperadamente, em uma determinada noite, na Rua Charlotte Street, ele ajuda uma desconhecida e sem ter a intenção, fica com a máquina fotográfica da mesma.

Com a ajuda e até incentivo do seu amigo e colega de apartamento (Dev), Jason consegue revelar todas as fotos da máquina, para que assim, consiga encontrar a tal desconhecida e devolver a máquina. Aos poucos, sua vida vai mudando e tudo à sua volta parece ter um novo sentido.

"— Engraçado, coisas do tipo Facebook ou Twitter. Ver toda a vida de outra pessoa. É quase como se você não precisasse mais ver as pessoas. Você apenas alimenta a conta-gotas os seus momentos. Você perde todas as coisas que estão no meio. É amizade eficiente."
Pág.: 329


Cansativo é a palavra ideal para descrever o livro em si. A história não me envolveu e nem foi exatamente o que eu esperava. Em diversos momentos, o autor pareceu ter perdido o foco e o que poderia melhorar, só piorou. 

As personagens não foram tão bem construídas e nem me convenceram em muitos momentos. Jason é um protagonista que não me agradou em muitos momentos, devido às suas atitudes. Ele praticamente não tem amor próprio e quase nunca faz algo sem que o seu amigo o incentive. Não gosto de personagens assim. Talvez a história tivesse sido um pouco mais agradável se o protagonista fosse o seu amigo Dev. 

O enredo até certo momento é interessante, mas o autor se perdeu totalmente ao construí-lo. Ele teve um ideia inteligente, que é a proposta do livro, mas não soube desenvolvê-la de forma satisfatória. Quase tudo se tornou enfadonho.

Concluindo, não gostei mesmo do livro! Como expliquei anteriormente, há vários pontos negativos presentes na história que me fizeram não curtir a leitura. Caso tenha muita curiosidade, leia-o e tire suas próprias conclusões. Ainda assim, aconselho não criar muitas expectativas, pois pode se decepcionar muito.

Fica a dica!



20 comentários:

  1. É um saco esse livro né? Infelizmente também não gostei dele e concordo com tudo que vc falou. E o interessante é que vai virar filme. Nossa, se o livro é ruim espero que o filme faça o milagre de salvar a imagem do Dany Wallace.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Já li Charlotte Street e curti bastante, apesar de não ter gostado do Jason, um personagem egoísta e infantil. Um dos pontos que mais me chamaram a atenção no livro foi o pano de fundo, com os seus points turísticos bem detalhados. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê! Quando o livro foi lançado fiz a mesma ideia que você, mas li tantas resenhas negativas que desisti totalmente da leitura. Sua opinião só veio para firmar mais ainda esta decisão.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo plenamente com você. O livro é chato, é parado. Vez por outra ele até convence mais nada mais que isso.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro,

    Estou esperando essa minhas expectativas diminuírem a respeito desse livro, porque já li muitas resenhas bem semelhantes a sua, com os mesmo pontos negativos, estou meio com pé atras, mas pretendo ler pra tirar minha própria conclusão.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leandro.
    Quando o livro foi lançado eu criei muitas expectativas, esperando uma ótima comédia romântica (que eu gosto e muito), mas as primeiras resenhas me deixaram com receio da leitura. Justamente por isso até hoje não iniciei. É realmente uma pena que o autor não tenha desenvolvido a história de uma forma que pudesse convencer o leitor :/

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa!
    Eu não vi muitas resenhas positivas sobre esse livro mas se eu já não tinha vontade de ler esse livro você acabou de retirar qualquer intenção de leitura que eu poderia vir a te num futuro bem distante hahaha
    Mas eu gostei da sua resenha! você foi sincera e mostrou o que não gostou! =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  8. Aff, já cansei de ler só pela resenha! rsrs
    Depois de tanta resenha negativa sobre esse livro nem anima pensar em ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa não conhecia o livro
    mas a capa e a sinopse passam
    a ideia de romance mesmo.. Que pena
    que não gostou, é muito chato quando criamos expectativas
    que não são correspondidas.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. achei bem legal a resenha... e adorei a capa e parece ser bom ele
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O livro foi muito cansativo, demorei bastante para ler, a leitura ia se arrastando bastante e eu até tentei me animar. Ele tem um bom fundo de moral, falando da superação, força de vontade e fazer acontecer.... Mas acho que o autor não deveria ter enrolado tanto.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Leandro, que peninha que o livro não agradou você. Isso é muito triste quando acontece, mas faz parte, não é mesmo?
    Desejo novas e excelentes leituras para você...
    Beijocas

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leo!
    O livro possui um tema bem interessante, contudo, a sua resenha apontou pontos importantes na obra que me fizeram odiá-la antes mesmo de ler. É uma pena que o autor tenha se perdido durante a narrativa, é uma pena também ter empobrecido tanto os seus personagens.

    Quem sabe eu ainda o leia, mas não sei...

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  14. Nossa que triste parece que esse livro desagradou geral. Uma pena pq com uma capa tão linda e um enredo que tinha tudo para ser interessante. Fico triste quando alguns autores se precipitam e lançam um livro assim, quem sabe se ele tivesse dado para mais pessoas lerem antes do lançamento ele poderia ter melhorado algumas, mas enfim faz parte né.
    Espero que suas próximas leituras te agradem mais!!! Abraçao querido!!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lê!
    Sinceramente, "Charlotte Street" nunca me interessou, mas acho a história curiosa e interessante, apesar de não me parecer 'excelente', confesso.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lê, tudo bem?
    Poxa, eu sou uma das que tem uma expectativa enorme com relação a esse livro. Mas confio na sua critica e acho que vou passar longe, pelo menos até eu sair da minha ressaca.
    Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  17. Oi Lê!

    Minha intuição funcionou de novo pelo visto,kkkkk.
    Fiquei com a impressão de que não gostaria do livro e a tua resenha só veio a confirmar isso.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  18. ah, detesto essa situação de um livro que você cria uma forte expectativa e ele o surpreende de forma negativa! isso já aconteceu comigo, mas sempre concluo o livro independente de tudo!
    :)

    http://newdaynewdress.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro!

    Gostei da resenha. O enredo do livro parece ser bem interessante, se não fossem os pontos negativos, que já vi em outras resenhas. É uma pena, tinha tudo para ser um bom romance!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Faço da suas palavras as minhas:"Charlotte Street" é o típico livro que surpreende de forma negativa."
    Confesso que comprei esse livro, porque li a sinopse e também porque fiquei encantada com a capa... A cada capítulo que eu lia, eu esperava que minhas expectativas fossem supridas, mas não foi bem isso que aconteceu... rs

    ResponderExcluir

Comente com moderação!