terça-feira, 30 de abril de 2013

[RESENHA] De Frente com a Verdade - Mônica de Castro

"De Frente com a Verdade" foi o terceiro livro da autora Mônica de Castro que eu tive a oportunidade de ler. Inicialmente, o que mais me deixou interessado e até curioso foi a sinopse, que prometia uma história interessante e até diferente. Como esperado, eu concluí a leitura satisfeito, apesar de a história ter sido um pouco previsível.

Edição: 1
Editora: Vida e Consciência
ISBN: 9788577221530
Ano: 2010
Páginas: 352

Nota: (4/5)
Quando Luciana se foi, Marcela pensou que seria o fim de sua vida. O desequilíbrio a levou a adotar medidas extremas. Frustrado o suicídio, encontrou no médico que a salvou uma nova razão para viver. Temendo o preconceito, Marcela esconde do jovem namorado a avassaladora paixão do passado. A partir daí, intrinca-se no livro De Frente com a Verdade uma rede de omissões e subterfúgios para tentar conter a verdade, vendo em Luciana a arma com que o inimigo tramará sua derrota. O passado, contudo, não pode ser apagado, e as experiências nele vividas ficam arraigadas na alma. Mais cedo ou mais tarde o universo desvenda segredos e ilusões, porque a verdade é o estado natural de todas as coisas. Presa ainda aos desenganos do mundo, Marcela não compreende a obra da natureza, que incessantemente trabalha para restabelecer o seu curso. Por mais que tente fugir ou se esconder, os rumos que a vida percorre chegam sempre ao mesmo ponto, onde ela se encontrará, inevitavelmente, de frente com a verdade, fazendo da leitura do livro De Frente com a Verdade uma incitante aventura.


Inesperadamente, Luciana deixa Marcela. Ambas eram namoradas e viviam bem há muitos anos. Marcela não sabe como viverá sem a presença da sua amada, ao seu lado, todos os dias, como sempre foi. Sem saber o que fazer ou até mesmo, sem saber como prosseguir, ela toma a atitude mais desesperadora: tenta se matar. 

Ao acordar  ainda triste pelo o último acontecimento — em um hospital, Marcela conhece o médico encarregado de cuidar dela. O tal médico chama-se Flávio. Imediatamente, ao vê-la, Flávio se apaixona por ela. Sim, o tal amor à primeira vista. 

Aos poucos, ambos vão se conhecendo melhor e um relacionamento mais intenso começa a surgir entre eles. No entanto, Marcela teme que não só ele, mas como toda a sua família descubra sobre seu passado e envolvimento com Luciana.

Quando se trata de Luciana, tudo é muito diferente. Bem resolvida sobre a sua sexualidade, é independente e sabe o que quer. Após um tempo, ela começa a se envolver com outra mulher e sua vida muda totalmente, pois grandes problemas surgem inesperadamente e grandes surpresas a aguardam.

"— É por isso que temos consciência: para que ela nos alerte sobre o que fizemos de bom ou mau, de certo ou errado, mas para que possamos consertar e evoluir. Não é para nos castigar nem para nos infligir punições.
— Mas e o remorso?
— O remorso é muito bom, porque é através dele que reconhecemos o mal que fizemos. Mas não encare o mal como essa coisa terrível e condenável. O mal é parte do crescimento humano, porque é através dele que aprendemos o valor do bem. E, mais cedo ou mais tarde, todo mundo aprende."
Pág.: 205

Esse romance espírita foi o mais diferente que li, até então. Não pelo fato de aborda o homossexualismo como foco principal. Não. O que o diferencia entre outros livros do gênero, é que a forma como a espiritualidade é abordada na história é mais leve, objetiva e até coerente. Alguns conceitos explicados na história, ao compreendê-los, percebi que fazem sentido.

Geralmente, as personagens dos livros espíritas transmitem para mim uma sensação palpável. São pessoas comuns, como eu, você e tantos outros, com qualidades e defeitos, que erram e acertam. Neste livro não foi diferente, apesar de que alguns acontecimentos e atitudes das mesmas me pareceram muito surreais dadas às circunstâncias do momento em que aconteceram.

O enredo foi bem construído, entretanto previsível. Em determinados livros, se a história se tornar previsível, a previsibilidade pode atrapalhar a leitura e até o envolvimento com a mesma. Esse foi um dos pontos negativos que me incomodou. Acredito que poderia ter sido evitado, sem distorcer ou prejudicar a história.

Concluindo, é um bom livro. Apesar de haver alguns pontos negativos, no geral, é uma boa história e que poderá agradar muitos leitores. Com uma narrativa agradável, a leitura fluiu de forma satisfatória. Gostei como a história foi concluída e do rumo de algumas personagens. Enfim, se a sinopse já convenceu você, isso já é suficiente para saber que provavelmente você gostará.


Recomendo!



27 comentários:

  1. Oi Leandro,
    Achei o tema bem incomum para um romance espírita (apesar de não costumar ler romances espíritas, e não saber bem o que esperar rs). Achei o tema até interessante, já que não costumo ver a homossexualidade abordada nos livros, mas confesso que não curto o fato de ser espírita, então deixaria passar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha, a capa deu um up no conteúdo.... e como sou espirita,adoreii saber do livro
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê! O livro é bem diferente, eu também nunca havia visto um livro deste gênero abordar homossexuais, mas não é o tipo de livro que leio, de qualquer forma foi muito bom saber o que você achou. Achei a capa linda.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O tema abordado é bem diferente mesmo, mas não curto muito livros espiritas, esse eu deixo passar.

    Abraços.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey,
    não curto livros espiritas, então nem tenho vontade de ler livros do gênero. Ainda mais que você disse que é um tanto previsível. Bem, quem sabe um dia eu não dou uma chance para algum?

    Bye,
    Iasmin - Febre Literária

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe tem esse livro e sempre achei a capa dele linda, mas como eu sempre estava com muitos livros para ler nunca tinha pensado em ler ele, mas agora com sua resenha fiquei curiosa, vou pegar emprestado!!!! Parabéns por ser tão eclético e ter uma mente aberta, conheço pessoas que tem preconceitos com livros espiritas. Penso que cada um tem direito de escolher a religião ou doutrina que melhor responda suas perguntas ou lhe complete, mas nao admito preconceito e comentários que diminuem um certo estilo de livros.
    Cada dia te admiro mais pelo belo trabalho que vc faz aqui no seu blog viu!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia o livro mais li sua resenha e fiquei bem interessada porque nunca li romances espiritas.
    Obrigada pela indicação :)

    Beijos,
    sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Leandro, esse diferencial é um ponto extremamente positivo, porque instiga o leitor, o faz querer ler e conferir melhor acerca do enredo. Enfim... gostei muito da resenha. Não é a leitura que procuro no momento, mas se surgir a oportunidade eu com certeza irei conferir.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro!
    Esse livro parece ser bem diferente dos que eu estou acostumada a ler. Já li alguns livros que abordam homossexualismo mas eu não custo essa temática espírita. :(
    Talvez eu leria, mas não agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro,
    Ainda não conhecia nenhum livro com esse estilo, que retrata de uma amor homossexual, diferente mesmo. Como é um livro que envolve tema espirita não curto muito, mas quem sabe mas pra frente não leia, no momento passo essa leitura adiante.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha,
    a estória é interessante mas não leria. Já li muito livro espirita, mas no momento essa temática não me atrai mais... Acho que o momento passou, e não estou lendo livros que abordam religião no momento.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lê!

    Nunca li nenhum livro que abordasse o espiritismo e fiquei até curiosa para saber o que prega a religião quando se trata de homossexualismo.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do gênero e acho um pouco estranho, sei lá, mas daria uma chance porque esse livro parece ser ainda mais diferente e seria bom uma experiência nesse estilo literário.
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  15. eu já li uma resenha deste!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Boa tarde anjinho s2

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser muito bom
    Gostei bastante dessa resenha
    Fiquei com vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro desse gênero, mas achei a proposta da autora diferente, talvez um dia eu leia por curiosidade.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Já comentei aqui, passando novamente pra dizer que tem uma tag pra você lá no blog: http://soubibliofila.blogspot.com.br/2013/05/tag-alfabeto-literario.html#more

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não conhecia o livro.
    Gostei da sua resenha, mas não achei o livro muito interessante. Acho que não o leria.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei o enredo e o envolvimento com homossexuais e tudo mais, sério fiquei com MUITA vontade de ler. Espero tê-lo em breve
    Parabéns pela resenha
    Abraços

    www.lisz-tomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro, parabéns pela resenha e pela escolha do título! Apesar de já ter visto a capa do livro, eu não tinha uma ideia realmente ampla do que ele abordava e de acordo com a sua resenha a estória promete ser bem diferente! Com certeza fiquei curiosa!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  22. Pela sinopse e pela sua resenha parece mesmo ser diferente. Que eu me lembre, só li um romance espírita até hoje.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro!
    Primeiro eu tenho que dizer que eu ameia capa desse livro, e segundo que quando eu vi nunca eu iria imaginar que seria espírita!
    Não conhecia ele mais gostei bastante da sua resenha quem sabe um dia eu o leia... =)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  24. Oie Lê =D

    Essa capa é tão linda *-*, estou apaixonada rs...

    Gostei de saber que a espiritualidade é tratada de uma maneira mais coerente nesse livro. O que mais me incomoda as vezes em livros desse estilo é que as vezes sinto que o autor dá uma forçada de barra, não respeitando muito o que a doutrina espirita diz.

    Parece ser bem legal, mesmo que a sinopse tenha passado uma "propaganda enganosa" rs...

    bjus e uma ótima semana!

    Ane Reis.
    mydearlibrary

    ResponderExcluir
  25. Hey Leandro
    Que capa linda.
    Adorei a sua resenha e sinceridade.
    Nunca tinha lido livros espiritas até o blog ser parceiro da VeC. As leituras vivem me surpreendendo e fico pensando, refletindo por semanas em tudo que é falado.

    Esse eu ainda não conhecia, achei ousado da parte dos autores, não só tratar do homossexualismo mas tb do suicídio.
    E e uma coisa que querendo ou não, acontece. Quantos se apaixonam loucamente e de uma hora pra outra tudo acaba?

    Capaz de eu procurar esse depois.

    bjs e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  26. Sua resenha tá muito bacana.
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada, apesar de que tento evitar histórias previsíveis.
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima resenha. Minha esposa ficou interessada na história e com certeza vamos ler. Não entendo o espanto das pessoas ao ver que é um livro espírita. Não vejo problemas nesse pequeno detalhe e acho que devemos acabar com o preconceito a esse tipo de literatura. Parabéns pelo trabalho.

      Excluir

Comente com moderação!