sexta-feira, 12 de abril de 2013

[RESENHA] O Reino - Cliver Cussler e Grant Blackwood

Admito: estava com um receio ENORME quanto a esse livro. Acreditava que não gostaria. Juro. O motivo é que o outro livro do mesmo autor (O Espião) me decepcionou muito. Entretanto, a história apresentada neste livro é muito melhor, diferente, mais atrativa e mais interessante. Mesmo com alguns pontos negativos presentes no enredo, a história conseguiu me agradar de forma geral.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630380
Ano: 2012
Páginas: 336
Nota: (3,5/5) 
Em Spartan Gold e Lost Empire, Clive Cussler levou os leitores ao mundo do time do casal Sam e Remi Fargo, em que suas paixões e instinto para caçar tesouros trouxeram descobertas extraordinárias e jornadas perigosas. A próxima aventura do casal, no entanto, pode ser mais ainda aterrorizante. Os Fargos são especialistas em caçar tesouros e não pessoas. Mas, então, um barão do petróleo de Texas os procura com uma pedido pessoal: um investigador amigo dos Faros estava em uma missão para procurar o pai do barão, porém, agora ele também está sumido. Sam e Remi seriam capazes de procurar pelos dois? Apesar de não ter adicionado muita informação sobre o caso, Fargos concorda em começar a procura. O que eles encontrarem irá além do que eles imaginaram. Em uma viagem que os irá levar a Tibet, Nepal, Bulgária, Índia e China, os Fargos serão envolvidos com um mercado negro de fósseis, um baú centenário e o ancião do Reino Tibetano de Mustang, um dirigível do século anterior...


Em "O Reino", Cussler e Blackwood apresentam uma história do casal Fargo. Entretanto, eles não são um casal comum. São caçadores de tesouros e sempre estão vivendo grandes aventuras e enfrentando grandes perigos. Inesperadamente, eles recebem um convite de Charles King — um homem misterioso e também contrabandista de artefatos históricos. King quer contratá-los para encontrar um suposto homem que fugiu com seu dinheiro.

Em meio a um cenário paradisíaco, eles partem em busca do tal homem e inevitavelmente, vivem grandes e perigosas aventuras. Entretanto, outros segredos são desvendados em meio a tudo isso e o que muitas vezes parece estar claro, na verdade não está. 

“De cada lado e à frente deles, caixões de madeira erodidos estavam empilhados, oito na altura e quatro na profundidade, formando um corredor que era pouco mais largo que os ombros deles. Lanternas de cabeça iluminando o caminho, foram até o fim do corredor. Descobriram-se numa encruzilhada em T. Para a esquerdar e a direita, mais caixões”
Pág.: 213

A história em si é bem construída. Não posso negar. Os autores sabem o que estão escrevendo e deixa bem claro isso. O grande problema é quando eles decidem usar (e abusar) de detalhes irrelevantes que só atrapalham a leitura. Acredito que isso seja uma característica do Cussler, porque também está presente no livro "O Espião". 

As personagens são o grande ponto positivo da história em si. Todas possuem uma personalidade distinta e sendo assim, eu pude sentir algo diferente por cada uma. Sentimentos, muitas vezes, até controversos, mas que só melhoraram a trama em si e me deixaram envolvido.

A narrativa oscilou muito, em determinados momentos. Sinceramente, isso me incomoda muito, até porque nestes momentos, fica muito complicado para eu me sentir envolvido pelo enredo, personagens etc.

Concluindo, é um bom livro. Não possui uma história fantástica e nem muito menos surpreendente. É apenas um livro interessante e que proporcionará bons momentos de leitura, apesar de haver alguns pontos negativos, como eu citei anteriormente. Caso não tenha lido nenhum livro do autor, mas tem vontade e até curiosidade, comece lendo "O Reino". Acredito que você terá uma leitura mais proveitosa.

Recomendo!



23 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Já li O Espião e não curti muito. Achei que faltou desenvolvimento na história e que o autor enrolou demais. Porém, estou ansiosa para ler O Reino e A Caçada! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê! Eu tenho O espião e depois de algumas resenhas negativas acabei deixando a leitura de lado, O reino parece ser mais animador,mas ainda estou receosa. De qualquer forma foi muito bom ver suas observações. Excelente resenha.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário de você, eu me surpreendi com todos os livros do Cussler. Fiquei envolvido com todas as histórias, mas também confesso que O Espião é o "mais fraco" dos três.
    Em relação a O Reino, achei uma história muito interessante e personagens ainda melhores. O casal é incrível. Mas preciso concordar que às vezes o autor coloca detalhes desnecessários e em momentos inapropriados.
    De qualquer forma sou fã :D

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum livro de Cussler ainda, e olha que não me chamou a atenção. Já vi-los na livraria, mas não rolou química nem atração. Se surgir alguma oportunidade, não vou pensar duas vezes antes de lê-lo, pode ter certeza!

    Abraço
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu tenho o livro "O reino", mas ainda não li, esse segundo eu não tenho, mas gostei de saber que vc achou esse mais legal que o primeiro.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Assim como vc, eu não gostei de O Espião, então, meio tenho enooorme receio de ler O Reino, agora sua resenha até que animou um pouco, mais vou deixa ele pra minha prima, que é colunista do blog ler...
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  7. adorei saber dessa resenha e parece ser bem boa o livro
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nao gosto das capas dos livros desse autor então acabo nao tendo muito interesse pela historia, mas gostei da sua resenha pq deu para ter uma noção do que encontrar no livro caso decida por iniciar a leitura. Parabéns por mais um ótimo texto. Abraçao e ótimas leituras!!!!

    ResponderExcluir
  9. Amo os livros da Novo conceito... esse parece ser mt mt mt boM!

    Aos Dezesseis Anos

    ResponderExcluir
  10. Oie Le =D

    Bem ... confesso que mesmo apesar de todas as resenhas positivas que leio sobre os livros do Cliver Cusseler eu não tenho muita vontade de ler os livros dele não =/

    Acho as capas lindas e a sinopses são até bem interessantes, mas elas ainda não conseguiram despertar a minha curiosidade. Uma pena ...

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana para você!
    ;**

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Hey,
    Nunca li nada do autor, então não sei o que pensar. Bem, acho que eu não iria gostar se lesse, mas se tivesse oportunidade eu leria. A resenha está ótima.

    Bye,
    Iasmin - Febre Literária.

    ResponderExcluir
  12. Fico louca com as capas desses livros toda vez que entro na livraria. São lindas! Já pela história nnão posso dizer exatamente o mesmo: não sou tão fã do gênero assim...

    ResponderExcluir
  13. Compraria o livro apenas pela capa... eh tao linda *-*
    Capas assim chamam minha atenção.
    Eu também fico irritada quando a narrativa oscila, mas eu quero dar uma chance ao livro =)
    Quem sabe eu não gosto? =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  14. Não resisto a um bom romance policial! Já quero ler este!
    Abraço,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  15. Oi, ainda não li o livro, mas que bom que foi uma leitura mais agradável para vc do que o primeiro.
    Sabe, construir personagens não é nada fácil, criar uma trama ...essas coisas...mas é obrigadação do autor melhorar, sempre. Então, se vc escreveu que foi melhor do que o primeiro significa que o autor melhorou e seguirá melhorando. Gostaria de ler o livro.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro,
    Eu ainda não li “O Espião”, mas tenho percebido por algumas resenhas que tenho lido, que o enredo de “O Reino” e muito mais interessante e envolvente.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Lê
    eu não me animei a ler o livro anterior, então sabe-se Deus quando terei oportunidade de ler este. Mas só de saber que é um casal em busca de tesouros, já me animei.
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Não é o tipo de história que me prende... assim, eu leria, mas nada com muitas expectativas.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro, esses livros nunca me despertaram a atenção, e não possui vontade de lê-los, mas parece bom.

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Oi, Leo.

    Quero muito ler esse livro também. Fiquei pensando em quais seriam os detalhes irrelevantes... Seriam pontos que não somaram em nada na obra? E a narração oscilou de que modo: no ritmo ou no estilo? Histórias com mais de um autor correm esse risco. =( Mas que bom que a leitura foi boa. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  21. Eu vou tentar ler esse livro ainda essa semana!
    Adorei o post! (já disse? kk)
    Esteffani passando correndo antes de ir pra escola!
    (CONFERINDO NOVIDADES NÉ? HAHA)
    Beijos!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Lê!
    Ainda não tive coragem de ler nenhum livro do autor.Espiões,caçadores de tesouros,acho que eu não iria gostar,mas infelizmente só saberei se me arriscar.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  23. OLá Leandro,

    Li e resenhei esse livro no blog e confesso que gostei bastante, gosto da escrita do autor....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!