segunda-feira, 3 de junho de 2013

[RESENHA] Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido - Deb Caletti

Quando eu penso que a Deb Caletti poderia me convencer, ela simplesmente me decepciona ainda mais. Eu não tinha altas expectativas acerca de "Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido". Apenas acreditava que seria um bom livro. Infelizmente, a história é demasiadamente fraca e um livro que poderia ser no mínimo agradável, não é. E eu sinceramente não pretendo ler outros livros da autora.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631585
Ano: 2013
Páginas: 240
Nota: (1,5/5)
É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, de 16 anos, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...


A história gira em torno de Ruby. Ela vive com sua mãe e seu irmão mais novo. Seu pai praticamente largou a família para viver seu sonho de ser músico. Entretanto, ele sempre que tem oportunidade, aparece para visitar os filhos e é nesses momentos que a mãe de Ruby se torna praticamente uma adolescente apaixonada, acreditando que um dia ele voltará atrás em sua decisão, esquecendo o quanto sofreu com a ausência dele. 

Inesperadamente, em um dia comum ao voltar da escola, Ruby conhece Travis 
― sexy, bad-boy, muito cobiçado e o rapaz mais rico da cidade. Um relacionamento se inicia entre eles. Por mais que o Travis a assuste em alguns momentos, com suas atitudes, ela não consegue se distanciar dele. Ela gosta de como as coisas acontecem quando está com ele, pelo fato de contrariar totalmente a imagem de tímida e retraída que costuma passar para as pessoas.

Para ajudar Ruby de alguma forma a desistir deste relacionamento, pelo fato de não aceitar, sua mãe a leva para um clube de leitura ― As Rainhas Caçarolas ―, onde irão ajudar uma pessoa a encontrar seu amor do passado. 

"Atrás de Charles e de Lilian, via-se o oceano, azul e branco, ao mesmo tempo agitado e sereno. O cenário perfeito para um casamento. Muito melhor que a igreja. Por que o que é o amor senão o mar? Você pode brincar com ele ou se afogar nele. Certamente é luminoso, tanto que pode machucar seus olhos e até mesmo cobri-los de sal e areia. Pode esconder-se numa curva de estrada e então, de repente, resplandecer de glória. Ele vem em ondas como a respiração, para dentro e para fora, para dentro e para fora, o corpo tenso para todas as possibilidades e, ainda assim, o cerne dele se esconde, não é completamente conhecido, inconcebivelmente majestoso."
Pág.: 220

Quando eu acredito que "Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido" possa me surpreender, aconteceu justamente o oposto. Mesmo sabendo que o público alvo da história são os jovens, não consigo considerá-la uma boa escritora (ponto de vista pessoal). Suas histórias são muito fracas, com um enredo pouco desenvolvido e sem personagens interessantes.

A protagonista consegue constantemente ser chata. Em muitos momentos, o que poderia ser considerado agradável ou aceitável, tornou-se algo totalmente abusivo e enjoativo. Determinadas atitudes dela, soaram para mim, totalmente incoerentes e irritantes.

A narrativa da Deb não me envolveu. O início foi bem cansativo. Pareceu que a história não estava se desenvolvendo e nem muito menos melhorava. Eu tive que me esforçar para conseguir prosseguir e ainda acreditar que a história poderia progredir, melhorar...

Ao observar o enredo, pude perceber que a autora nem ao menos se esforçou para tornar a história clichê em agradável. Porque não há nada original ou surpreendente no livro. Sinceramente, só o grupo As Rainhas Caçarolas é que me agradou. Até porque as personagens são muito rasas e mal exploradas durante toda a história. 

Contudo, ficou bastante perceptível que eu não consegui me envolver com a leitura e nem muito menos gostar da mesma. Não tinha muitas expectativas, e nem mesmo assim eu consegui apreciar a história de uma forma mais abrangente. Enfim, caso tenha curiosidade, leia e tire suas próprias conclusões, assim como eu fiz. Porém, não crie altas expectativas acerca da história.

Fica a dica!





30 comentários:

  1. Já não tava com tanta vontade de ler o livro, agora fudeu tudo mesmo!!!
    Brubs

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro,
    Eu estava bem empolgada para ler esse livro e achei a capa fofa! Mas depois que eu li a sua resenha, já não vou mais com muitas expectativas para essa leitura.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Leandro! Que pena que não gostou do livro...Estou ansiosa para ler Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro, é tão triste autores que dão vida a personagens e não conseguem transmitir nenhum sentimento através deles... Não li o livro e sinceramente acho que não vou ler =/

    Relíquias
    www.reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro é muito bom, o que parecia ser só mais uma historia adolescente, com uma calada se apaixonando pelo popular, vai muito mais além e nos consegue ir além, com a historia de amor de dois velhinhos. Além do aprendizado pelo qual Ruby teve que passar, de tanto julgar a mãe pelo comportamento que tinha com o pai, acaba fazendo o mesmo com o namorado. Todos os personagens tem algo para nos revelar, e amei Chip Jr. O irmãozinho de Ruby. "E que capa linda é essa?"

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, adorei sua sinceridsde!
    Tem gente que confunde resenha com puxa saquismo!
    Também não tenho vontade de ler esse livro!

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  7. Ai...terminei esse livro semana passada. Realmente também acho a narrativa dela fraca e não curti o livro, muitooo cansativo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê! Eu li, até a metade eu não estava gostando, mas depois melhorou, não digo que é um livro excelente,mas deu para entreter. Quando não nos conectamos com a protagonista fica complicado gostar do livro, aconteceu isso comigo em Simplesmente Ana, gente, foi triste.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê!

    Apesar dos clichês, tenho curiosidade em ler "Meu amor, meu bem, meu querido", parece uma história leve e acredito que seja isso que precise ler no momento!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro ;)
    Poa que pena que você não gostou do livro!
    Eu não gosto desse estilo de romance, então acho que não leria mesmo, pois já não é meu gênero favorito e depois do que você relatou eu não sei se me arriscaria nele... rsrs
    Tenho que te dá parabéns pela sinceramente(eu já falei que amo sua sinceridade neh?) é muito legal ver alguém que não tem medo de desagradar a editora ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  11. Puxa... Fico triste quando existem resenhas negativas pelo acerca de alguma coisa - seja livro, seja filme... -, mas, relendo sua resenha pela segunda vez, eu vi que realmente as coisas que você aponta sobre a história (apesar de ainda não tê-la lido) fazem bastante sentido. A sinopse não me chamou nem um pouco a atenção. Mas o legal mesmo foi você ter tido a gentileza de deixar por nossa própria escolha a opção sobre o livro; não nos forçou a acreditar em nada. Admiro muito resenhistas que não forcem a barra em nada.
    Obrigado, Leandro!

    P.S.: E obrigado pelo carinho lá na minha resenha, no Meu Outro Lado (http://mon-autre.blogspot.com.br/)! Muito obrigado mesmo. ^^ Muito, muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  12. Oie Lê =)

    Ai jura que o livro é ruim desse jeito =/ eu já li algumas resenhas não muito positivas tanto desse livro como do outro da mesma autora ... mas agora levei um verdadeiro balde de agua fria rs...

    Parabéns pela opinião sincera!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Ai que tenso, parece que esse livro é dos piores. :( É uma pena que a autora tenha decepcionado tanto assim. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro, parabéns pela resenha! Apesar de ela ter sido negativa, suas opiniões refletem sua impressão sincera e é muito bacana ter a liberdade de se expressar assim!!
    Ainda não li o título, mas espero ler me breve, mas agora com mais consciência do que vou encontrar do decorrer das páginas!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!

    ResponderExcluir
  15. Hey
    Putz, mais uma resenha negativa desse livro!
    Acho que até agora não li nenhuma positiva.

    Esse livro já não me chama atenção a começar pelo nome.

    Agora nem sei quando vou pegá-lo para leitura, todas essas resenhas negativas, me desanimando HAHA

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Não li, já vi várias resenhas negativas, acho que essas histórias clichês já deram no que tinha que dar.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Chato, chato e chata. Nunca li um livro tão chato quanto este. Realmente o negocio mais bonsinho ai é o clube de leituras ... porque do resto eu não vejo nada de bom :/

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  18. É horrível quando isso acontece, espera ser surpreendido e é uma decepção. E personagens chatas, detesto mesmo. Tava até curiosa pra ler, mas depois da sua resenha, vou esperar mais um pouquinho...

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Poxa que pena que vc nao gostou do livro, acontece.
    Foi bom saber sua opinião, confio em vc. Bjinhos

    P.s. Gosto da capa!!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Leandro,

    Esse livro também não me despertou interesse...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Gostei da resenha.
    Li uma outra resenha hoje deste mesmo livro e eu simplesmente não consigo ter a vontade de ir correndo comprar ele.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro.
    Esse é um livro que não me atraiu, e agora lendo sua resenha acho que não me enganei, não pretendo fazer essa leitura.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Ahhh, pensei que o livro fosse mais interessante.
    Ganhei ele ontem, mas assim mesmo não tenho muita vontade de ler.

    Obrigada pela visitinha.
    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Caramba, Leo!!
    Acho que agora estou com um super pé atras pra ler este livro ;/
    Odeio qnd nao me envolvo na historia, parece que evo anos pra terminar o livro e no final nao me acrescentou nada ;s
    Valeu o aviso, vouu esperar um pouco mais pra ler ;s
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Leandro, é uma pena quando nos decepcionamos com uma leitura. Ou quando ela não rende de jeito nenhum. Bate uma frustração, né!? Achei sua resenha muito sincera e bem explicada... gosto dessa sua peculiaridade. :) Se antes eu já não cogitada a leitura, agora então...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Lá vem eu discordando de você...haha
    Eu pretendo ler outros livros da autora, mesmo que este também tenha me decepcionado.
    Mas tem o agravante de que eu gostei do outro dela, é claro. ;p
    Também fiquei com raiva da Ruby e a achei incoerente. Ela me tirou do sério em diversos momentos, ninguém merece...kkk
    Só que mesmo com todos os defeitos que eu achei, ainda assim consegui gostar mais do livro do que você, não é?!kkk ;p

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  27. Poxa, 1,5 nossa... imagino como e o livro todo kkkkk abraço

    ResponderExcluir
  28. Gostei da resenha, também não gosto da autora. Tentei ler Um lugar para ficar, não curti, até desisti kk, ai nem tentei ler esse..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  29. É realmente triste que quando mesmo não gostamos do primeiro livro de um autor e vamos ler outro na esperança de ser melhor e ele não se supera, não é só frustrante para o leitor é também revoltante e acabamos levando a leitura bastante a arrastada o que cansa imensamente.

    Tava pensando em pegar ele pra resenhar, mas vamos ver se ainda o pego.

    ResponderExcluir
  30. Acho que a principal característica dos livros destinados aos jovens é a leitura ágil e agradável, se isso não acontece já é um ponto negativo. Infelizmente a autora não conseguiu te agradar, e apesar de muitas vezes nossas opiniões serem diferentes, acho que não será o caso, por isso vou passar bem longe dos livros da Deb. Ao menos por enquanto :x

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!