segunda-feira, 17 de junho de 2013

[RESENHA] O Duque e Eu - Julia Quinn

Particularmente, eu amo romances históricos. Não são livros surpreendentes, mas possuem histórias e personagens tão agradáveis que é quase impossível concluir a leitura e não se apaixonar. Durante a leitura de "O Duque e Eu", foi impossível eu ter momentos de tristeza. Com tiradas sarcásticas, personagens cativantes e um romance adorável, eis mais um romance que merece ser lido.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411461
Ano: 2013
Páginas: 288

Nota: (4,5/5)
Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.

Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.
Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Simon Basset é filho de um homem que passou anos tentando gerar um herdeiro e o mais atual duque de Hastings. Quando criança, foi criado pelas empregadas do seu pai  pelo fato de ser gago e ele o ter renegado, voltando para Londres e fingindo que o próprio filho havia morrido. 

Com o passar do tempo, nem mesmo assim Simon conseguiu esquecer o que o seu pai fez com ele e nem muito menos diminuiu a mágoa que sentia. Aos poucos, foi alcançando conquistas por méritos próprios e acima de tudo, conseguiu disfarça sua principal dificuldade: o fato de ser gago.

Daphne Bridgerton é a quarta filha de uma grande família. No total, são quatro irmãos e quatro irmãs (incluindo Daphne). Seu maior desejo é casar-se, ser mãe... Em suma, seu desejo é realmente formar uma família. Porém, os melhores pretendentes que apareceram, apenas a tem como amiga. E as últimas propostas de casamento que surgiram, ela não quis aceitar.

Simon e Daphne se conhecem em um baile. O encontro entre eles é hilário, divertido e até inusitado. Então, inesperadamente, ele propõe um plano para ambos. Simon quer deixar de ser perseguido pelas mães casamenteiras, pelo fato de não querer casar. No entanto, por ser um homem altamente desejado pelas jovens moças da época, isso é praticamente algo impossível. Mas ao combinar com Daphne que irá cortejá-la para espantar as tais mães e ainda por cima, torná-la desejada e atraente para muitos homens, a vida de ambos muda completamente.

“Simon sentiu algo bastante esquisito invadir seus pulmões. Percebeu melancolicamente que se tratava de ar. Ele estivera prendendo a respiração sem sequer notar. Experimentou outro sentimento também. Algo quente e terrível, e ao mesmo tempo exultante e maravilhoso. Era emoção, pura e absoluta, uma mistura bizarra de alívio, alegria, desejo e temor. E ele, que passara a maior parte da vida evitando sensações confusas, não tinha ideia como agir em seguida.” 
Pág.: 163 


Nem sempre os romances históricos conseguem transparecer ou mostrar os dilemas vividos pela época, na qual a história se passa. Mas isso não aconteceu em "O Duque e Eu". A autora soube mostrar como funcionavam as regras rígidas impostas pela sociedade inglesa da época. Entretanto, com toda certeza, outros autores narrariam esses fatos e mostraria o cotidiano dessas pessoas de uma forma cansativa e desinteressante. Julian Quinn fez absolutamente o contrário. Bailes, mães (desesperadas) casamenteiras, intrigas, duelos... Tudo abordado na história é instigante e divertido, tornando a leitura dinâmica e agradável.

O romance acontece aos poucos, juntamente com a construção do enredo. Devo salientar que, mesmo não possuindo um enredo incrível, possui uma história inteligente e nitidamente romântica ― para agradar seu público-alvo.  Daphne e Simon formam um casal maravilhoso! Gostei muito da química entre ambos e os seus diálogos são ótimos. É interessante acompanhar o envolvimento deles, o desenvolvimento do relacionamento e acima de tudo, torcer por eles. 

A narrativa é instigante. A autora sabe como fisgar qualquer leitor e acima de tudo entretê-lo. Gostei da forma como as personagens foram construídas. Nem todas foram bem aproveitadas como deviam, mas pelo fato de este ser o primeiro livro de uma série, acredito que isso será resolvido nos próximos livros. Anthony ― irmão de Daphne ― foi a personagem que mais agradou e me convenceu durante toda a leitura. Impossível não gostar e se divertir com ele.

Contudo, considero um bom livro. Confesso que, devido às altas expectativas, esperei um pouco mais do livro, no geral. Entretanto, isso é uma opinião pessoal. Embora não tenha me agradado totalmente, é com toda certeza uma boa e agradável leitura. Porém, é bom advertir que só os românticos curtirão realmente a leitura. Se você não gosta de romances, descarte imediatamente a ideia de ler este livro. Provavelmente não gostará.

RECOMENDO!





25 comentários:

  1. Confesso que o gênero literário não me agrada, mas pelo dito, parece ser bom. Geralmente quando a gente cria expectativa sobre um livro ele sempre deixa a desejar ~experiencia própria.~

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Romance histórico! Sem dúvidas um dos melhores estilos de livros que existem. Já ouvi falar muito sobre O Duque e Eu - tanto bem quanto mal (até que é uma "cópia de Jane Austen") -, mas nunca o vi com maus olhos. Pelo contrário: sempre quis lê-lo - e a sua linda resenha só me fez aumentar o gosto para adquiri-lo.
    Ah! E se tentou fisgar com o comentário dos românticos, caí direitinho na rede. Agora mesmo que quero me empapuçar com ele. ç.ç
    Adorei! Beijos!

    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou super fã de romances, ainda mais de época/historicos! Junto ás distopias, é meu gênero favorito! Estou doida pra ler esse livro, sua resenha só fez crecer a vontade!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu adoro romances de época e já li esse. Gostei muito, a história é muito fofa e divertida.
    Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu estou louca por esse livro, e sou uma dessas românticas que com certeza vai amar a estória, pois mistura tudo aquilo que eu amo, o tempo, o lugar e personagens cativantes.Mais uma ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, acho que não temos como não gostar de romances históricos, né? rsrs
    Eu li por aí que essa história leva para um lado mais divertido, e já gostei disso.
    Que bom que o enredo vai sendo construído aos poucos - odeio quando o autor quer socar algo goela abaixo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã já seu esse livro e amou
    Estou com ele aqui na estante, só esperando a hora certa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê! Dos três romances deste estilo lançados pela editora, este foi o que mais gostei, achei a medida de humor e romance perfeitas. A forma como a autora nos mostrou esta época foi bem dinâmica. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler O Duque e Eu! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Leo,

    Eu também amo romances históricos! E sou romântica, então vou amar esse livro! Quero muito ler, assim como os outros lançados pela arqueiro.
    Ótima resenha, como sempre.

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Lê =)

    Aiw *---* O duque e Eu é a minha proxima leitura!! Assim como vc amo romances histórios e concordo que praticamente todos possuem personagens inesquesiveis e muito bem contruidos.

    Fiquei muito feliz em saber que vc recomenda o livro ;D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oiie...
    Não gostei de cara, ams o livro foi em ganhando aos poucos e amei...
    Parabéns pela resenha e que venhas os próximos livros da ´serie ^^
    Brubs

    ResponderExcluir
  13. Muito legal sua resenha, parece que assim como eu vc gosta desse tipo de historia =) com certeza vou ler assim que possível!!!! Dica aceita!!!!

    ResponderExcluir
  14. Hum...estou muito ansiosa para ler esse livro. De olho nele faz tempo!kkkk E um livro com narrativa instigante, dinâmica é tudo que estou precisando.
    Quero urgente!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Olá Leandro,
    Esse livro esta na minha lista de desejados...e acho que irei gostar muito dele...parabéns pela sua resenha...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. O livro tem recebido comentários bem positivos, o que só aumenta a minha curiosidade, então não vejo a hora de lê-lo.
    Ótima resenha!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse é um dos romances de época da arqueiro que mais estou interessado em ler.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, eu gosto muito de ler romances, mas estou de ressaca literária, assim que passar vou comprar para ler, Parabéns pela resenha.
    Abraços!

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu amei a capa desse livro. Estranhei quando a editora disse que ia publicar esse livro, pois não faz muito o gênero da editora. Eu gosto muito de romances de época e quero ler esse, mas não é uma das minhas prioridades.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Este é um livro que não sei se quero ler, uma vez que faz parte de uma série bem longa, ao meu ver. Porém, como nunca li nenhum romance histórico (tristeza!), acredito que não seria nada mal começar por este.
    Beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  21. Parece muito bom!! Se tiver oportunidade com certeza lerei!!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  22. Leo, estou louuuuca pra ler este livro. Infelizmente, quando solicitei para a Isa, já tinha acabado e agora estou tendo que esperar o estoque chegar novamente ;/
    Tenho ctz de que vou em apaixonar pelo livro :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro.
    Esse livro agora é o queridinho da minha estante, amei demais a história e a narrativa super leve e cativante da autora, tudo ali foi bem dosado.
    Estou muito ansiosa pelo próximo.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Ahh, eu adoro a Julia Quinn!!! Sua narrativa é muito engraçada e romântica, e também acho que seu maior trunfo é falar sobre os costumes da época sem tornar-se enfadonha. Sobre alguns personagens não aparecerem muito, cada um dos irmãos Bridgertons será personagem principal de um dos livros da série, então toda a família será plenamente retratada nos próximos livros ;)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu nem sei porque comprei, se foi alguma indicação vista em algum lugar, ou apenas pela sinopse mesmo srsrs. Mas a verdade é que é uma leitura leve e engraçada com aquelas pitadas românticas que nos chamam a atenção, nunca tinha lido nada da autora e nem sou completamente apaixonada por romances, prefiro ficção. Mas o livro (ainda estou lendo) é muito gostoso de ler. Espero poder ler os outros e gostei muito da mãe Violet, super divertida!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!