segunda-feira, 10 de junho de 2013

[RESENHA] Por Isso a Gente Acabou - Daniel Handler

Eu não pretendia expor minha opinião sobre este livro. Mesmo não possuindo uma história surpreendente, eu pude sentir um misto de sensações acerca dos protagonistas. Tudo aconteceu, muitas vezes, de uma forma muito palpável. Foi impossível não sofrer com o rumo que a história tomou, mas ao mesmo tempo, eu pude entender que, certas coisas acontecem para que possamos nos desprender de algo ou alguém que não nos merece.


ISBN: 9788535920239
Ano: 2012
Páginas: 368
Nota: (4/5) 
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

A história do livro gira basicamente em torno de uma carta. Na realidade, uma carta enorme, onde Min Green narra o motivo de seu relacionamento com Ed Slaterton ter acabado. Ela decide juntar tudo o que fez parte do relacionamento deles e entregar para ele. Ela está arrependida por ter se apaixonado pelo cara mais bonito e popular da escola. Ao se envolver com ele, algo mudou intimamente em sua vida.

Uma leitura melancólica e sem muitas surpresas, onde o leitor tenta compreender o relacionamento comum entre Ed e Min. 

"(...) Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que fiz. Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia-noite, e foi por isso que a gente acabou."
Pág.: 94

"Por Isso a Gente Acabou" não entrou para a lista de livros favoritos, mas foi um livro que me marcou e de alguma forma, mexeu comigo. Falar sobre relacionamentos é complicado. E se torna mais complicado ainda, quando apenas se tem um ponto de vista sobre o mesmo, como é o caso do livro. Todo o relacionamento é narrado, comentado, criticado e explicado apenas do ponto de vista da Min. No entanto, mesmo eu não tendo uma visão ampla da história em si, foi impossível não compreender e não sofrer com a Min em muitos momentos.

Envolver-se com alguém, sem medo das consequências, é algo que nem toda pessoa suporta ou tem coragem para tal ato. Mas a Min em nenhum momento se importou com isso. Ela realmente se permitiu viver a experiência ao lado do Ed e eu achei justo da parte dela. A vida é feita de experiências. Entretanto, o ser humano é tão imprevisível que, quando gostamos realmente de alguém, geralmente esquecemos que a pessoa também possui defeitos e que inesperadamente, ela pode nos machucar sentimentalmente; machucar muito mesmo. Esse foi o erro da Min.

Não consegui sentir empatia pelo o Ed. Para mim, durante quase todo o livro, ele sempre demonstrou ser um rapaz que apenas estava se divertindo. Não senti verdade quando ele demonstrava seus sentimentos por Min. Talvez, se eu pudesse observar o relacionamento do ponto de vista dele, eu poderia pensar diferente sobre ele; poderia aceitá-lo mais. Infelizmente, isso não foi possível e essa foi a impressão que eu tive. E confesso que piorou ainda mais, após concluir a leitura.

Ao parar para observar o enredo e as personagens, pude perceber que o autor ― apesar de ter construído uma história simples ― inseriu acontecimentos na história, que fazem com que o leitor reflita sobre e se coloque na situação da narradora. Pelo menos, eu me coloquei diversas vezes no lugar da Min e pude entendê-la. É complicado e desgastante demais se doar totalmente em um relacionamento e nem sempre obter um retorno sentimental do próximo.

Contudo, sem mais delongas, foi uma leitura interessante. Confesso que, por muitas vezes, senti-me melancólico e refletindo sobre como seria se a história tivesse tomado um rumo diferente. Não sei se isso aconteceu com todos os leitores, mas acredito que alguns se sentiram da mesma forma que eu. Então, caso tenha curiosidade e queira tentar compreender o relacionamento entre duas pessoas comuns ― tão comuns que podem se parecer comigo, com você e com qualquer amigo ou conhecido ―, leia. Porém, faça a leitura sem pressa. Acredito que assim a história se mostrará mais palpável para você.


RECOMENDO!

23 comentários:

  1. Oi Leandro,

    Gostei bastante da sua resenha e fico contente por você ter apreciado a história!
    Comigo não aconteceu o mesmo, criei muitas expectativas antes da leitura e me decepcionei demais. Mas achei que o autor escreve muito bem.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é tão bonito diagramaticamente falando... Espero que o enredo seja tão fofo e bom como dizem ser!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Olá,Leandro!
    Eu gostei muito da sua resenha,fiquei super curiosa para ler o livro.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai, este livro gera controvérsias! Eu realmente sempre tive muita curiosidade e deu a sorte de ganhar em um sorteio... ele é lindo, fato! Eu só li umas 20 páginas e tava curtindo, mas não peguei pra ler de verdade - era só pra saber qual era mesmo rs.

    Espero, de verdade, gostar tanto quanto você. Sei como é quando um livro é bom, passa a mensagem, não é favorito, mas mexe com a gente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Leandro. Como te disse anteriormente, tenho muita vontade de ler este livro e a sua opinião a respeito só aguçou isso ainda mais. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro, gostei muito da sua resenha, mas realmente não é o meu momento de ler um livro assim, vou esperar para aproveitar mais a leitura...
    Bjos

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar desse livro
    Ele parece ser muito bom
    Amei a resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não concordo, não concordo e não concordo...lalala
    Ok, você já sabe o quanto eu gostei deste livro ao mesmo tempo que o odiei, não é? Não vou começar aquela longa discussão de novo...kkk
    E você devia ter falado em como a diagramação dele é linda! Acho que este é o único ponto em que concordamos...kkk

    PS: Eu amo o Ed e odeio o autor. ;p
    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  9. Toda história de amor mexe com o emocional. Mesmo que não seja semelhante a sua você associa, sem querer, às suas experiências e acaba se questionando sobre o que aconteceu nos relacionamentos passados para não darem certo, ou mesmo nos atuais.
    Não sei se irei ler, pq não sei se estou fortificada psicologicamente para isso... rssss.. brincadeira! Mas super valeu a dica!

    brigitteoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tive uma amiga que leu esse livro no final de um namoro e adorou! Não sei se eu leria algo assim, ando fugindo desse tipo de leitura
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro, tenho enorme vontade de ler esse livro e foi ótimo saber sua opinião ^^
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  12. Hum...vejo muitos amigos blogueiros falando sobre esse livro e bem. Pelo que vi você gostou bastante dele. Quero ler...parece interessante.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    P.s.: Desculpe a demora para responder, tive que ausentar-me um pouquinho da internet, mas já estou de volta! \o/

    ResponderExcluir
  13. O enredo em si até parece ser interessante. Eu tenho essa mania de ficar imaginando se o final do livro tivesse sido diferente rs.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Vc sabe que adoro saber sua opinião sobre os livros e confesso que foi bom demais ler essa resenha, parabéns.
    Apesar de não ter interesse no livro foi bom conhecer um pouco mais sobre ele. Nesse tipo de história quando é mostrado os dois lados sempre é mais interessante, que pena que isso não acontece nesse.

    abração e ótimas leituras!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leo.

    Recentemente uma amiga minha leu esse livro e se apaixonou por ele. Como você disse, relacionamentos são complicados. Eu também gosto de ouvir as duas partes, porque cada cabeça é um mundo, mas o fato de ser uma narradora - mulheres são detalhistas - ajuda bastante. Acho que vou gostar de lê-lo também.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  16. Oi Leo,

    Adorei a resenha!!
    Eu já quero ler esse livro há um tempinho, mas sempre tá caro ):

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Vários blogs vem falando sobre esse livro e quase todos tem uma opinião parecida com a sua. Não sei, acho que não iria curti, mas ainda assim daria uma chance para lê-lo.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Lê! Eu li faz poucos dias e gostei muito, mexe mesmo com a gente, é uma história plausível, e foi contada de maneira criativa. A edição é maravilhosa, muito caprichada né?
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Leandro,

    Esse livro eu sempre vejo e tenho curiosidade em relação a ele e pela sua resenha irei gostar...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. É aquela história "Se Deus lhe tira algo, é porque você não precisa dela, e aí vc cresce" Estou curioso acerca deste livro, me instiga saber que é do mesmo autor de desventuras em série, mas ainda ando com um pé atrás.
    Adorei ler seu ponto avaliativo!

    ResponderExcluir
  21. Leandro, já li algumas resenhas sobre esse livro e por isso sempre achei a premissa interessante. Mesmo não sendo um gênero que me agrada totalmente, pode surpreender positivamente, por isso nunca descartei a leitura.
    Aliás, gostei dessa frase: "quando gostamos realmente de alguém, geralmente esquecemos que a pessoa também possui defeitos e que inesperadamente, ela pode nos machucar sentimentalmente; machucar muito mesmo."

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  22. acabei de ler este livro, neste exato momento, foi um livro que mexeu bastante comigo, mas sinceramente espera mais do final,só que enfim de qualquer forma amei. Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Li e não gostei. O livro foi escrito como uma carta, e dá a entender que essa carta foi escrita pouco antes da menina entregar uma caixa de lembranças na casa do cara. Haja disposição para escrever duzentas páginas em tão pouco tempo!
    A história é clichê: menina tola que acaba entregando a virgindade a um “atleta” conquistador. Nada mais que isso. Tem até o melhor amigo “clichê”, que no começo da narrativa parece ser gay e no final é um apaixonado, entre outras personagens padrão. O estilo narrativo tornou o texto muito chato e repetitivo, e as infindáveis referências a filmes que ninguém nunca viu deram a impressão que eram apenas enchimento de linguiça.
    Para mim, o livro todo foi um desastre literário.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!