terça-feira, 25 de junho de 2013

[RESENHA] Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Surpresa maravilhosa: essa foi a palavra que surgiu em minha cabeça ao concluir a leitura de "Simplesmente Ana". Eu estava passando por uma ressaca literária e nada melhor do que uma leitura leve, divertida, fofa e romântica para curar a ressaca e ainda por cima, apaixonar-se pela história e pelos protagonistas. Felizmente, há mais uma autora nacional na minha lista de autores nacionais favoritos. 

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631554
Ano: 2013
Páginas: 304

Nota: (5/5 - FAVORITO )
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Aparentemente, Ana é uma mulher normal. Vinte anos, estudante de direito, filha da dona de um famoso Buffet, jamais imaginou que sua vida mudaria tanto após descobrir que era uma princesa. Sua mãe — após viver uma inesperada paixão com um estrangeiro e em seguida, ter ficado grávida — foi deixada sozinha. Sendo assim, criou sua filha sozinha. 

Inesperadamente, o rei da Krósvia — um pequeno país localizado na Europa —, Andrej Markov, surge na vida de Ana e relata ser seu pai. Mesmo relutante em acreditar nessa tal revelação, ela aceita o convite do seu pai e vai ao encontro do mesmo. Porém, ela descobre que toda a história que sua mãe havia contado era mentira e que é a herdeira do  trono. Ana acaba decidindo viajar para o país do seu pai e tendo a oportunidade de conhecer sua família.

Uma história singela e divertida, mas acima de tudo, um conto de fadas moderno.

"Mas aquele contato inesperado mexeu com meus hormônios, ah, mexeu. Afinal, sou mulher, sou humana e tenho hormônios. Ninguém em meu lugar ficaria indiferente àquele modelo de testosterona, tão másculo, tão charmoso e lindo. Ele podia ser o cara mais irritante do mundo, mas ainda assim sabia ser gostoso."
Pág.: 65

É impossível não se apegar e até se irritar — devido à sua teimosia e relutância em determinados momentos — com a Ana. Ela é uma personagem tão humana que inevitavelmente eu a comparei à várias amigas minhas. Eu tenho amigas que possuem várias características que eu pude encontrar na protagonista, durante a leitura. 

Acredito que seja imprescindível gostar de romances, para que a leitura flua e consiga envolver o leitor. Alex é enteado do rei e filho da esposa do mesmo. Inicialmente, eu já me apeguei a personagem e já imaginei que bons momentos aconteceriam entre ele e a Ana. Previsível e clichê? Sim, mas nada que atrapalhe a leitura. Muito pelo contrário, só tornou a história melhor e mais interessante. Eles formam um casal maravilhoso e durante a leitura, eu sempre ficava ansiando por mais e mais momentos entre eles.

As personagens criadas pela autora são tão verossímeis e distintas entre si, que eu pude me apegar a cada uma delas de formas diferentes. Andrej é um bom homem e o tipo de pai que muitas pessoas adorariam ter e dizer que é seu. Estela — melhor amiga da Ana — é uma personagem hilária, divertida e acima de tudo, carismática. Citei apenas estas duas personagens, porque ambas me cativaram muito durante a leitura. 

A construção do enredo foi sutil. Inicialmente, as coisas acontecem de uma forma até apressada, mas eu entendi a intenção da autora e logo isso não me incomodou. A forma como a Marina inseriu a cultura brasileira no meio cultural europeu foi ótima! Eu adorei. Diverti-me com os comentários que Ana fez em português e ninguém conseguia compreender/entender. Há vários momentos engraçados durante a leitura e eu me peguei rindo em muitos.

Em suma, "Simplesmente Ana" é um livro totalmente adorável. A história me envolveu a cada página e narrativa me fisgou completamente. Estou mais orgulhoso dos nossos autores nacionais que estão se superando e surpreendendo cada vez mais. Com toda certeza pretendo ler outros livros da Marina e espero amar todos, assim como eu amei este. Leia, apaixone-se e acima de tudo, divirta-se com essa leitura agradável e doce, como uma bala de tutti-frutti.

RECOMENDO!


P.S.: após ler este livro, a música do Bon Jovi "In These Arms", teve um novo significado para mim. Quem leu, entende e sabe do que estou falando. (:

28 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Nossa, vejo muita gente falando muito bem de Simplesmente Ana, mas nenhuma me fez prestar tanta atenção e criar tanto interesse como sua resenha! Gostei do enredo e de a autora ser nacional, dá um charme a mais na obra!
    Tem post novo e promoção de um Kindle! Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Estou assistindo um entrevista com a autora agora
    E juntando com sua resenha, só da mais vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Simplesmente Ana! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Desde que li a resenha que minha amiga fez aqui no blog, estou louca pra ler. A sua só me deixou com mais vontade ainda hahaha. Preciso de mais tempo para meus livros!!!
    Amo romances e a ideia desse livro me lembra um pouco O Diário da Princesa hahah adoro!!!

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que linda resenha, Leo! *-*
    Também amei o livro, você sabe. Amei a Ana e o Alex e queria mais dos dois...kkk
    Dei risada com os comentário sem portugues dela também e sobre o seu PS eu só posso dizer que depois de terminar o livro, Só Hoje, do Jota Quest também tem um novo significado para mim, e ainda mais lindo...

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente Ana foi o livro que escolhi para resenhar na Semana do Livro Nacional, então será uma das minhas próximas leituras. E ler uma resenha tão positiva (assim como tantas outras) é muito motivador, principalmente sabendo que não se trata de um gênero que costuma me agradar. De qualquer forma, espero me surpreender assim como você :D

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, que bom saber da sua opinião, SA esta sendo muito bem comentado e isso é ótimo, ainda mais por ser nacional. Ele será minha próxima leitura, tomara que eu goste.
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  8. oie Lê
    desculpa o sumiço, mas sacomé: duas crianças e a casa fica de pernas pro ar...rs queria ter mais tempo de comentar aqui, mas saiba que estou sempre lendo suas postagens, afinal sua opinião é super parecida com a minha, então sempre que quero ler um livro venho aqui ver a resenha primeiro rs
    estou louca de vontade de passar esse livro na frente dos outros rs (mas não posso!!)
    nuss, tudo o que eu mais quero para curar minha ressaca literária.
    Adoro contos de fadas modernos, e tenho certeza que vou me apaixonar.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Ai meu Deus Leo!! Todo mundo falando tão bem desse livro. Quero pegar o meu e começar a ler agora mesmo, mas viajei e não trouxe ele comigo :'(
    Enfim, ótima resenha!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leandro xD
    Eu ja li varias resenhas de Simplesmente Ana, todas disseram que o livro não é tudo isso, mas a sua ta diferente. Se a personagem é tudo isso que vc falou, com certeza o livro tem chances de me agradar. Acho meio parecido com aquela história que todo mundo já conhece né hehe mas não tem problema. Tomara que venham mais livros nacionais pela NC.
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro está aqui a minha espera. A capa é linda, a sinopse me instigou, e depois dessa resenha, estou MAIS do que interessado a ler o livro. Ótima resenha Leandro!

    E realmente, a literatura brasileira está nos surpreendendo :)

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. Oi, respondendo ao comentário lá no meu blog. Eu sei que as capas que você citou são livros diferentes. Eu usei elas para mostrar qual o padrão que as editoras estavam colocando.
    Quanto ao livro, eu quero muito ler ele, inclusive até já participei de um top comentarista para ganha-lo, mas não ganhei hehehehe. Que bom que a sua opinião só veio reforçar o meu interesse nele.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Leo, estou looouca pra ler este livro. Só vejo resenhas positivas e mal vejo a hora de tirar ele da minha estante!
    Acho que será o próximo! haha Adorei o fato da personagem ser mais madura, isso é bem difentente dos contos modernos atuais.
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bem tranquilo, né? Quem sabe eu leia rs Adorei sua resenha!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente não sei o que esperar dessa leitura, as resenhas que tenho lido divergem muito.
    Preciso ler e tirar minhas conclusões, mas vou sem grandes expectativas pra não decepcionar rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Alex meu lindo *--* kk
    Marina fez com que eu me apegasse a todos os personagens. S2
    Espero que ela escreva mais e mais livros.
    beijoo

    http://melanciapink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro,
    Esse livro me lembra muito o diário da princesa. Parece ser fofinho mas não sei se o leria por agora.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente adorei sua resenha. E esse livro parece incrível! Sem falar nessa capa linda e o fato da autora ser brasileira né?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro!
    Que bom ue curtiu a leitura! Estou bem ansiosa para ler, principalmente por que a história me lembra MUITO Diário da princesa. E tipo, eu AMO essa série *--*
    Espero ler em breve :) Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amigo amei sua resenha, esse livro está agradando geral \o/ ele já está na minha lista de desejos para meu niver em julho =)
    Mega ansiosa para ler esse livro da capa linda!!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu estou louca para ler esse livro *-* Amei a resenha!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro!
    Ah, eu também amei o livro. O romance, os personagens, adorei tudo mesmo, foi uma leitura muito divertida e gostosa.
    Quando li, ia virando as páginas e quando percebi, já tinha terminado.
    Que orgulho ter mais uma autora nacional tão maravilhosa, né?

    Adorei a resenha, escreveu sobre tudo que senti ao ler o livro.

    Abraços

    http://glowofthemoonlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Sério que o livro é isso tudo? Nossa, preciso tê-lo imediatamente. Não apostava que fosse isso tudo, seu entusiasmo e me fez desejá-lo agora.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  24. Leandro, adorei a resenha! Ficou incrível! Obrigada pelo carinho.

    Abraços,
    Marina Carvalho

    ResponderExcluir
  25. Leo, tô lendo esse livro (assim, pegando de vez em quando, lendo de pouquinho em pouquinho - mas acaba sendo bastante pq ele é rapidinho) só pq a Carol odiou o livro, aí fiquei curiosa, tipo, pra ver se eu iria me irritar tanto com o livro igual ela.
    Bem, não achei ruim, apesar de ter várias coisas questionáveis, mas é o tipo de leitura que gosto de ter algumas vezes: leve e até divertida. Não sei muito bem o que achar ainda, tô quase na metade...

    De qualquer forma, sei que o livro tem de tudo para as pessoas gostarem, assim como vc.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e pela sua resenha vejo que irá gostar muito....ansioso....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, Leandro. Eu já li o livro e também gostei muito dele. Concordo com todos os pontos que você colocou na resenha! O livro é mesmo muito cativante.
    Beijos,
    Niki - http://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!