terça-feira, 16 de julho de 2013

[RESENHA] Apegados - Amir Levine e Rachel S. F. Heller

Seria incoerente da minha parte dizer que não leio livros do gênero autoajuda? Talvez sim, até porque "Apegados" faz parte do gênero, eu li e sinceramente... O livro cumpre com o seu objetivo. Se você não possui sorte nos seus relacionamentos, não sabe muito sobre si quando está em um relacionamento e se sente confuso quando se trata dos tipos de apegos de cada pessoa com quem se envolveu, acredito que este livro seja uma boa escolha para você começar a entender um pouco sobre tudo isso e até entender melhor a si mesmo.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631967
Ano: 2013
Páginas: 304

Nota: (2,5/5)
Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Expressar minha opinião sobre um livro que não me agradou totalmente, apesar de ter cumprido com o esperado, é complicado. Aqui, os assuntos abordados são tratados de uma forma diferenciada. Tudo é levado mais para um âmbito científico. Os autores, de uma forma cuidadosa, expõem seus conceitos sobre cada apego, exemplificando e ainda auxiliando o leitor a desenvolver um entendimento mais amplo sobre cada um. Portanto, um dos objetivos é que inicialmente o leitor compreenda e diferencie os tipos de apego principais que são três: apego evitante, apego seguro e apego ansioso. E há também o apego ansioso-evitante ― que representa uma minoria. 

O que realmente prejudicou totalmente a minha leitura e o meu envolvimento com a mesma foi a maneira como os autores abordaram e esclareceram a maioria dos assuntos referente a relacionamentos. Tudo ficou muito subjetivo e científico demais, tornando a leitura totalmente desinteressante. Claro que há tabelas e exercícios para colaborar com a compreensão do leitor e ― eu acredito ― tornar a leitura mais dinâmica. Porém, nada disso adiantou muito e nem tornou minha leitura mais interessante. 

Aprender a diferenciar os tipos de apegos não é algo simples e há vários casos diferentes, exemplificando-os. Então, "decifrar" os seus relacionamentos anteriores, compreendê-los melhor e acima de tudo, saber lidar com os próximos de uma maneira melhor, para que sejam mais saudáveis e menos nocivos à saúde emocional é algo complicado ― até porque todo relacionamento é muito complicado

Concluindo, eu apenas indico a leitura de "Apegados" para os leitores que já estão familiarizados com o gênero no qual o livro se enquadra e para os que buscam algum livro que aborde variados tipos de relacionamentos. Não pretendo ler outros livros autoajuda. De forma geral, não foi totalmente uma leitura dispensável ou uma total perca de tempo; consegui compreender melhor determinadas situações e espero conseguir aplicá-las em minha vida, algum dia. Apenas não espero que o grande problema dos meus futuros relacionamentos não seja eu, com minha ideias e conceitos "diferentes".


FICA A DICA!


23 comentários:

  1. No geral, não gosto muito de livros de auto-ajuda; são apenas termos que os autores inventam para tentar definir o que os leitores sentem, acompanhados de um pequeno parágrafo dizendo como superá-los... Sei lá, é complicado.
    Sua resenha ficou excelente, você realmente sabe como definir os pontos do texto!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro.
    Não gosto muito de auto-ajuda, só li um até hoje e não gostei, mas conheço muitas pessoas que gostam. Solicitei esse livro para dar uma chance a esse gênero, mas tenho muitos outros livros na frente da lista para serem lidos.

    Bjs
    http://glowofthemoonlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro,

    Nossa confesso que esperava algo diferente referente ao livro, mas agora vou com menos sede nessa leitura, gostei da sua resenha que foi firme diante das suas opiniões, mesmo assim vou ler o livro.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente nunca me interessei por esse livro. Por isso, nem solicitei ele para resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Leandro, mas infelizmente esse livro não me chama muito a atenção. Não pelo fato de ser propriamente autoajuda, mas pela temática abordada. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler livros de autoajuda, e acho que não ia curtir ler esse também... Não sei, não me chama a atenção...
    Beijos

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey,
    não gosto de livros de autoajuda, então sei que nem adiantaria eu pegar para ler porque abandonaria na metade, haha. Mas parece ser bom pra quem gosta ^^

    Bye,
    Iasmin - Febre Literária.

    ResponderExcluir
  8. Nunca senti muita curiosidade em relação a esse livro, e depois de ler sua resenha, a minha vontade de não lê-lo só aumentou.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando vi o lançamento desse livro não me interessei. Por ser de auto-ajuda. Não que eu vou dizer que não leio, já li alguns, mas como tenho uma lista enorme de livros para ler, o tempo que eu tenho para ler, prefiro ler os de outros gêneros.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, eu conheço esse livro apenas pela capa e até hoje não sabia nada a respeito dele, nem ao menos sabia que era um livro de autoajuda o_o sempre que leio livros de autoajuda fico tentando aplicar na minha vida as dicas dadas pensando que talvez seja a resolução pra tudo, mas nunca dá certo sabe? eu nem chego a aplicar tudo e me canso kkkkkkkk não é meu gênero favorito (claro), mas de não é de um todo ruim (: gostei muito da resenha!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro, acredita que eu nem sabia do que era esse livro? hehe Sua resenha é a primeira.
    Já não gostei u.u Fiquei com a impressão pela leitura que o livro é tentaria me ensinar algo, mas cada caso é um caso, né? Pode ser que minha maneira de pensar o que é apego não seja semelhante a do autor. Não curti a proposta do livro '-'
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Leandro como sempre gosto de saber sua opinião sobre os livros e mais uma vez vc se saiu bem pq apresentou o lado positivo e o negativo do livro. Confesso que desde que foi lançado nao chamou minha atenção. Sempre que vejo Guia disso ou daquilo já fico desinteressada, a nao ser que eu queira pesquisar sobre algo.

    ResponderExcluir
  13. Oie Lê =D

    Assim que percebi que o livro era no estilo de "auto-ajuda" eu perdi o interesse em ler ele. Não digo que não li e que futuramente não vá ler livros do estilo, mas sei lá acho que sou muito racional para esse blá,blá, blá, cheio de lições emocionais rs...


    Boa sorte com a proxima leitura!

    Bjus;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Leandor, que pena que você não gostou desse livro :/
    Novo conceito tem te decepcionado enh ;/
    Bom, ue já li uma resenha positiva sobre ele e espero realmente gostar do livro, pelo menos um pouquinho xD
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É um livro que eu não sei o que esperar, e está la no final da fila ... então lerei bem pra frente rsr

    Espero que o livro me agrade. É uma pena, que não tenha ocorrido o mesmo você :/

    Leandro, os textos postados la no blog, não são de minha autoria e sim da colunista Erica Maria. O Problema, é que ela esquece de colocar a assinatura dela no final do post rsrs
    Ai, algumas pessoas confundem .. normal rs ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  16. Tbm não curti ler auto ajuda. E esse livro já li várias resenhas, e continuo não me interessando para ler.
    É ruim quando lemos um livros e não curtimos.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Não curto livros de autoajuda, esse livro provavelmente não lerei... rs

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro!
    Não costumo ler livros de autoajuda, mas também não tenho problemas com eles, acho que varia de livro pra livro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro.
    A premissa desse livro não me atraiu, e lendo sua resenha agora, vi que realmente o assunto tratado não me agrada.
    Não tenho nada contra livros de autoajuda, mas eles devem ser muito bem trabalhados pra conseguir prender minha atenção.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Leandro,

    Não curto nada de auto ajuda e por esse motivo não solicitei o livro...parabéns pela sua resenha,...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Também não sou fã de auto ajuda, talvez ele não tenha te agradado tanto porque você não precisava dessa "ajuda" nessa hora, mas quem sabe algum dia seja útil! ^-^

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  22. Ah, auto-ajuda... Isso estraga qualquer livro que eu pretendo ler! hahaha Odeio esse estilo, de verdade; posso ler um livro sobre palhaços ou baratas - minha fobia - mas não leio auto-ajuda. Não gosto muito de coisas cientificas. Enfim, parece ajudar em alguns casos. Não é totalmente dispensável.
    Beijinhos.
    Karol
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro, mesmo curtindo alguns livros de auto ajuda a sinopse desse livro sempre me deixou com o pé atrás, aí quando saíram as primeiras resenhas tive a certeza que não leria justamente por abordar as coisas de forma tão impessoal e cheia de embasamento científico. Até pra mim que gosto de auto ajuda, isso pode ser tedioso.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!