segunda-feira, 8 de julho de 2013

[RESENHA] Giselle - A Amante do Inquisidor - Mônica de Castro

Uma maravilhosa surpresa: é assim que eu defino este livro. Com uma narrativa instigante, uma protagonista incomum e um plano de fundo histórico ― permeado pela inquisição católica ― pude embarcar em uma história onde nada é realmente o que parece ser ou demonstra, e tudo gera uma consequência. 

Editora: vida e consciência
ISBN: 9788577222414
Ano: 2013
Páginas: 375

Nota: (4/5)
Na Espanha, no tempo da Inquisição, quando o poder da igreja era quase absoluto, um inquisidor, em sua luta para salvar as almas do pecado, pratica toda sorte de crimes. Sua amante, uma linda e ambiciosa mulher, une-se a ele, urdindo ciladas para as pessoas a quem ele deseja condenar.Assim tornou-se cúmplice dos crimes que o amante praticava. Encontrou, porém, um homem que a despertou para um grande amor, inspirando-a a mudar de vida.Haveria tempo para ela fazer isso ou seria tarde demais? Você encontrará a resposta na emocionante história de Giselle (a amante do inquisidor).


Giselle não é uma mulher nada convencional para época em que vive. Possuidora de poder mediúnico e uma personalidade forte, ela não mede esforços para conseguir o que quer ― nem que seja preciso passar por cima de outras pessoas. Como o próprio título sugere, ela é amante de um inquisidor da igreja católica e também o ajuda a prender vítimas, consequentemente atribuindo mais prestígios para ele dentro da igreja. 

Aos poucos, Giselle vai enriquecendo, até porque por cada vítima que ela delata, ela recebe metade das posses. 

Inesperadamente ― ou até esperadamente ―, a vida dela vai tomando um rumo crítico; um rumo aonde as consequências vêm à tona e todos os erros que ela cometeu são revelados.

Será que Giselle será punida pelos seus erros? E acima de tudo, será que ela conseguirá se arrepender por tudo o que fez e cometeu contra pessoas inocentes?


"― Nada no mundo acontece por acaso. A inquisição, assim como as guerras e outras catástrofes, serve a um propósito divino. Muitos espíritos a ela acorreram na tentativa de compreender e refazer atitudes do passado, experienciando situações semelhantes àquelas nas quais se viram envolvidos por seus instintos mais primitivos. De um lado e de outro, há espíritos comprometidos com os horrores das muitas guerras, das arenas, dos sacrifícios. Vítimas e algozes lutam para compreender o valor do amor, do respeito e do padrão."
Pág.: 366 

Essa é uma história onde ninguém é tão bom como demonstra para a sociedade. As personagens, em diversos momentos, tomam atitudes extremamente contrárias ao que eu realmente esperava que elas tomassem; como se, de alguma forma, a autora quisesse mostrar que nem sempre as pessoas são o que demonstram ser. E sinceramente, concordo total e integralmente com essa concepção.

Giselle é uma personagem intrigante por ser muito incomum. Quando refiro-me à ela de tal forma, quero esclarecer que ela não é uma protagonista típica das quais eu costumo conhecer em diversos livros. Ela consegue ser cruel, má... Inclusive, ela ainda era envolvida com bruxaria.

Porém, com muito sofrimento e por todas as consequências dos seus atos, a protagonista aprende que a maldade não leva à nada. Aprende que a maldade só traz malefícios ao espírito e que a vida é feita de boas ações e acima de tudo, feita à base de amor. Só assim a vida tem realmente um sentido, um significado...

Por a história se passar em um plano de fundo histórico, tudo torna-se mais interessante e eu me senti totalmente envolvido na história e até pensando nos possíveis rumos satisfatórios que a mesma poderia tomar e acima de tudo, agradar-me. 

Concluindo, com toda certeza é uma boa leitura. Eu sei que muitas pessoas não apreciam livros espíritas, mas aconselho dar uma chance ― principalmente a este. Há muitos livros espíritas interessantes e que valem a pena serem lidos. "Giselle - Amante do Inquisidor" é uma boa escolha para uma leitura interessante e até mesmo, para quem nunca leu anteriormente algum livro do gênero. Portanto, caso tenha curiosidade, leia e embarque nessa história que vem agradando e já agradou muitos leitores. 


RECOMENDO!







23 comentários:

  1. Gostei da resenha Leandro. Desde que a Vida e Consciência anunciou o lançamento de Giselle A Amante do Inquisidor fiquei bastante interessada. Parece ser um livro muito bem escrito, além de ser um romance espírita, e ao mesmo tempo, histórico, um dos meus gêneros favoritos. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, adorei sua resenha, eu evito ler livros espiritas porque me envolvo demais, parece que esse é um bom livro... se tiver oportunidade vou compra-lo para conferir.
    Abraço

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas a sua resenha me chamou a atenção para ele. Achei bem interessante a sinopse do livro. Acho que vou gostar dessa protagonista, que já estou cheia de protagonistas "boazinhas".

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Não conhecia a autora e nem o livro.
    Eu gostei bastante de sua resenha,atualmente li várias resenhas de uma amiga que é espirita e eu gostei acho que vale muito a pena ler,saber mais sobre o tal.
    Se eu tiver oportunidade,claro que não deixarei escapar esta leitura.
    Abraços!
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Gostei muito deste livro, nunca tinha parado pra pensar na inquisição como algo tão real e absurdo.
    Achei assustador e ainda hoje lembro de coisas que foram chocantes, tipo o padre que "verificava" se as meninas eram virgens, verificava tirando a virgindade delas. Achei muito louco.
    A capa que eu tenho é diferente, e tem pouco tempo que comprei, deve ter feito sucesso pra mudarem neh!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha, lendo a sinopse e vendo a capa não me atraiu, mas depois que li fiquei com vontade...

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,
    Bom primeiro quero falar que adorei o novo visual do blog, não sei se faz muito tempo que mudou, mas lembro que da última vez que passei por aqui ainda tava (acho porque estou com um memória horrivel).
    Confesso que spu um receosa com livros esperitas, nunca tive um vontade de ler, mas como sou uma leitora que experimenta de todos os enredos vou dá essa oportunidade começando por esse livro, já anotei a dica aqui ;)
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de livros espiritas
    Não fazem meu tipo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Leandro,

    Sua resenha esta ótima, mas o livro não faz meu estilo...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Lê, confesso que esse não é um gênero que eu gosto, entao não estará na minha lista de vou ler em breve, maas achei legal conhecer um pouco sobre a escrita dessa autora que eu já vi que tem vários livros publicados :)
    beijoss
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,passando apenas para dizer que tem novidades em meu blog ;D
    desculpa copicola!

    Bjinhos > chadecalmila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Leandro, já li esse livro, mas na edição mais antiga. Confesso que adorei o livro, a narrativa, os personagens (aprendi muito com eles). O livro foi um dos motivos para eu gostar tanto desse período da Inquisição e toda o seu contexto. Gostei bastante da edição nova da Vida e Consciência, apesar de preferir a antiga. :)

    Abraço
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olha vou ser honesta....
    não sei se encararia um livro com essa temática...
    mas se caso encarar
    esse será o primeiro ^~

    seguindo o blog ^~
    beiijos
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não gosto muito do gênero. Tive uma experiência nada boa com o livro A Ovelha e o Dragão ... mas quem saiba Leandro, eu não dê uma chance para Amante do Inquisidor.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  15. Leandro nao lembro se já te falei que admiro o jeito que vc resenha livros espiritas? Gosto desses livros mas leio poucos em relação aos outros estilos. Valeu pela ótima dica!!!

    ResponderExcluir
  16. Não curto romances espirítas mas esse tem um enredo que me chamou a atenção.

    Bjs!
    @BooksAndMovies_
    Books and Movies

    ResponderExcluir
  17. A capa é muito bonita, mas não costumo ler esse gênero literário ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  18. Hum...adorooo! Já li uma obra da Mônica de Castro e gostei bastante, a forma de escrever prende bastante o leitor. Esse livro parece ser bem interessante e a capa é lindaaaaa. Quero ler
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou suspeita pra falar. ADORO livros espiritas, mas confesso que esse sem dúvida alguma foi um dos melhores.
    Essa história de bruxaria, inquisição, traições, bandidagens hahahaa Adoro tudo isso.
    E esse além do mais é bem diferente dos romances espiritas que estamos acostumados, as pessoas devem sim dar uma chance para esse livro e para o gênero em si.

    Amei, Leeo <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro!
    Não costumo ler livros espíritas, mas esse parece ter uma história realmente interessante. Além disso, gosto de livros com fatos históricos de fundo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Heey!
    Olha, nunca li nenhum livro espírita, mas a minha mãe costumava ler e ela adorava. Acho que um dia lerei um. Quem sabe começo com esse? :)
    Parece ser bom :D
    Beijoo!

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da resenha! Sabe, eu sou um grande fã de livros com fundo histórico, e a época da Inquisição é realmente chamativa; espero aue, no final, esses personagens encontrem a redenção e que possamos tirar disso uma grande moral. Parece ser um livro lindo!
    Muito bom o seu blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se quiser passar lá depois e dar uma olhadinha, ficaria bastante agradecido!
    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Excelente livro!!! Prende o leitor, pois, aguça a curiosidade da trama, bem como todo o desfecho. Recomendadíssimo!!!
    Indico tb outro livro da mesma autora: Jurema das Matas

    ResponderExcluir

Comente com moderação!