sexta-feira, 5 de julho de 2013

[RESENHA] Liberta-me - Tahereh Mafi

Após ter lido o seu antecessor e ter amado, iniciei a leitura de "Liberta-me" com as expectativas super altas e acreditando que seria uma leitura surpreendente e incrível. Meu erro foi justamente ter criado altas expectativas, mesmo que tenha sido inevitável. Durante toda a leitura, ansiei pelos momentos tão incríveis e infelizmente, eles não aconteceram. Mesmo decepcionado, ainda tenho esperanças de que o desfecho da trilogia seja incrível.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632353
Ano: 2013
Páginas: 448

Nota: (3/5)
Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.


Juliette conseguiu fugir com Adam do cruel Warner. Eles ficam hospedados no Ponto Ômega, um lugar onde há várias pessoas diferentes como a Juliette; pessoas com dons e poderes especiais. Contudo, ao se estabelecer no local, Juliette não consegue se adaptar ao convívio. Ninguém se sente confortável próximo à ela, deixando-a pior consigo mesma. Inesperadamente, Adam começa se afastar dela. Eles não se veem mais com a mesma frequência de antes. 

Adam está em busca de conhecer mais a si mesmo. Inesperadamente, ao ir em busca de se conhecer melhor, ele acaba descobrindo algo que mudará sua vida e até mesmo, o rumo dela. 

A guerra se aproxima. Todos se preparam. Juliette descobre que é mais poderosa do que imaginava. Seus poderes vão muito mais além do que ela própria acreditava. 

Warner não desiste de Juliette. Neste segundo livro, a personagem está mais incrível e traz revelações importantes para a história.


"(...) o tempo está além da nossa compreensão finita. É interminável, existe fora de nós; não podemos ficar sem ele nem o perder de vista nem achar uma forma de segurá-lo. O tempo continua mesmo quando não continuamos."
Pág.: 19

"Liberta-me" tinha grandes chances de se tornar favorito. Juro. Mas a autora não conseguiu me surpreender em momento algum durante a leitura. O livro possui um ritmo rápido e em alguns momentos, intenso, o que tornou a leitura instigante. O que realmente incomodou foi a narrativa feita em primeira pessoa por Juliette e a própria personagem.

A Juliette poderia ― e deveria ― ter evoluído neste segundo livro. Acho que isso é algo que deve ser levado em consideração, quando o assunto é séries e trilogias. Mas ela não evoluiu. Durante quase todo o livro, ela é demasiadamente irritante. Simplesmente, a autora demorou muito para fazer com que a protagonista amadurecesse e consequentemente, melhorasse. E isso só prejudicou o meu envolvimento com o livro.

O Warner continua sendo minha personagem preferida. Li o conto "Destrua-me" antes de iniciar a leitura deste livro, e adorei conhecê-lo intimamente; suas ações e até algumas atitudes ficaram bem mais claras para mim. Ele é realmente o grande ponto positivo ― ou até mesmo o "trunfo" ― de toda a história. A Mafi realmente criou uma personagem inesquecível.

As revelações presentes na história não me surpreenderam. O rumo que a história tomou devido à elas pode ser favorável para um desfecho aceitável e decente, mas só terei certeza sobre isso no terceiro e último livro da trilogia. Inclusive, espero que a autora realmente me surpreenda no último livro e finalize a história da melhor forma possível, porque ela tem capacidade e talento para isso.

Concluindo, é um livro razoavelmente bom. Poderia ter sido muito melhor, mas infelizmente não foi. Entretanto, caso você não crie altas expectativas como eu, poderá curtir muito a leitura. Por fazer parte de uma trilogia e eu ter gostado muito do seu antecessor, indico a leitura.


RECOMENDO!








34 comentários:

  1. Bom as minhas expectativas estão lá embaixo pois o primeiro já me decepcionou um pouco. Quando parecia que ia ficar bom, acabou. Mas espero gostar desse. Eu não li o conto ainda, preciso ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me e Liberta-me e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom
    Deixa a gente com um gostinho de quero mais e estou louca para descobrir os segredos do Warner

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro.
    Pena que não foi de sua expectativa.
    Já li o primeiro e destrua-me e foi ótimo conhecer o personagem que julgava ser muito ruim.
    Estou para ler liberte-me nesta férias ^^ espero que consiga superar as minhas expectativas.
    Se for um livro que não termine agradável,vou ter que continuar lendo pois mesmo assim ficaria curiosa para saber se o ritmo melhorou.
    ótima resenha Leandro.
    Abraços!
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lê! É muito ruim quando esperamos demais de um livro e ao ler não encontramos nada do que pensamos, uma pena este aqui não ter suprido suas expectativas, mas pelo que vi, você está acreditando no último, tomara que seja muito melhor.

    Ah! O blog está lindo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Poca Leandro, que pena que o livro não atendeu as suas expectativas. :( Eu to procrastinando a leitura exatamente por isso, por eu estar com expectativas lá no alto. Sempre me decepciono quando isso acontece. :(
    Mas vamos esperar que o próximo livro seja muito melhor!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Escrevi minha resenha hoje mesmo e falei quase a mesma coisa que você, que a evolução de Juliette demorou e muito e por isso não gostei muito dessa parte e da narrativa em primeira pessoa também. Mas no geral, gostei do livro, de tanto eu ter gostado do primeiro, pensei que essa minha avaliação de Liberta-me fosse até por motivos externos à leitura, mas não foi só eu que tive as opiniões menos elogiosas à esse segundo livro. rs
    Mas enfim, também espero que o terceiro seja um bom desfecho pra trilogia :}

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha! Fiquei interessado no livro, mesmo sabendo que ele não é lá 100 por cento...
    To começando um blog, gostaria mto da opinião de todos. Vlw!
    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro.
    Esse livro fez parte das minhas leituras de junho, ainda nem fiz a resenha, mas eu amei. Digo isso, porque eu havia desistido da série já em Estilhaça-me, que não me agradou, onde Julliete me irritou demais.
    A autora me surpreendeu nessa narrativa, apesar de Julliete não ter mudado, acho que a história foi bem melhor.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Que bom que você que você gostou mais de "Liberta-me". Diferentemente de você, eu amei "Estilhaça-me". Achei a história bem mais interessante.
      Obrigado pela sua opinião. (':

      Excluir
  10. Oi Lê! Não pretendia ler "Estilhaça-me", mas já que meu cunhado tem, vou aproveitar pra ler logo. Portanto, pulei algumas partes de sua resenha. Uma pena "Liberta-me" não ter cumprido todas as expectativas.

    Beijo
    P.s: lindéeeeerrimo seu novo layout ;)

    ResponderExcluir
  11. Amigo como sempre adoro saber seu ponto de vista sobre os livros, sempre tão bem argumentados, parabéns. Não consegui abrir o texto Destrua-me, acho que vou desistir, quero ler Liberta-me o quanto antes, mas tenho alguns de parceria na frente, mas em breve o leio com certeza.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Aline! <3
      Que pena que ainda não conseguiu abrir o e-book de "Destrua-me". Espero que consiga. :/
      Bjs

      Excluir
  12. Oi Leandro!
    Também gostei mais de Estilhaça-me que Liberta-me! Achei algumas coisas que aconteceram completamente sem sentido! Além disso, o Adam se mostrou um chato! #TeamWarner
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha, Leandro!
    Li Estilhaça-me e gostei bastante. Estou curiosa para ler Liberta-me, mas agora estou com um pé atrás.
    Beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leandro, tudo bem? ^^
    Obrigada por visitar o meu blog *-*
    Eu ainda não li Estilhaça-me, mas quero muito ler porque já vi muita gente falando bem dele. E quando o livro é muito bom e faz parte de uma saga, é inevitável a gente criar altas expectativas... Isso é ruim porque aumentam as chances da gente se decepcionar um pouco.
    Beijãoo, adorei a resenha.

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada desse série, tenho visto muitas resenhas que dividem opiniões. Uma pena que o livro não tenha sido tão bom quanto você esperava, é muito ruim quando isso acontece :/

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Leo!

    Diferente de você, eu gostei bastante desse livro, não tanto quanto o primeiro mas ainda assim, gostei. Agora, não consigo gostar de Warner, também li Destrua-me, mas não teve jeito. Tomara que a Juliette não fique com ele rs

    P.s. Adorei o novo layout!

    Beeeijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Leandro, primeiramente, seu blog ficou lindo! Adorei o novo look.
    Sobre a resenha... bem, posso dizer que essa é uma trilogia que quero MUITO poder ler. Uma pena saber que a continuação do primeiro livro tenha sido fraca em relação ao primeiro, mas talvez o desfecho venha a surpreender. É chato porque desanima, mas acredito que a experiência não tenha sido em vão. Vamos aguardar pelo próximo...

    PS: Só eu achei, ou essa capa é mesmo bem esquisita? Não gostei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Faz pouco tempo que terminei de ler Estilhaça-me e pretendo começar Liberta-me o quanto antes. Mas sinto que o gancho deixado pela autora ao final do primeiro frisa a ideia de este ter sido nada mais que um livro introdutório. Dito isto, espero que a ação comece no segundo. Interessante você dizer que Juliette não evoluiu muito, considerando o quão rápido avançou em Estilhaça-me. Só espero que Tahereh Mafi não fique muito presa aos clichês.

    Ótima resenha =D

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Acredito que me encaixo no grupo de pessoas que não criaram expectativa em relação a esse livro e que por isso pode se surpreender. Apesar de ter gostado no primeiro livro, não tenho ideia de quando farei a leitura de Liberta-me e nem é por medo, como vi alguns comentando. Acho que simplesmente não estou pronto para isso rsrs
    Uma coisa é certa: o Warner é um personagem incrível e isso ficou provado em Destrua-me.

    Abraços, Leandro!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie Lê =)

    Liberta-me foi uma leitura extremamente sofrivel para mim =/
    Não suporto a Juliete >.< ela faz drama demais, pensa demais é chata demais XD
    Mesmo não tendo esse amor todo pelo o Warner como a maioria tem, sou obrigada a confessar que o livro só começou a melhorar depois que ele entra na história.

    Estou com medo de ler o terceiro livro, por que tenho um leve pressentimento que Tahereh ira deixar a história clichê demais...

    Ótima resenha!

    Ah!! Adorei o layout novo *---*

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  21. Ainda não li Estilhaça-me, e nem tenho assim tanta vontade de ler essa trilogia, infelizmente :/
    VI muitos livros do primeiro livro, e poucos do segundo, o que me deixa menos interessado na obra.

    O novo layout do blog ta lindo Leandro!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  22. Achei Estilhaça-me razoavelmente bom, e pretendo ler Liberta-me, pois tenho curiosidade de saber como a autora desenvolveu a estória depois do final do primeiro livro.
    Adorei o novo layout*-*

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. É tão ruim quando esperando tanto por um livro e ele não agrada.Eu não gostei muito do primeiro livro da serie então nem quis continuar.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Leandro, preciso ler "Estilhaça-me"... estava cheia de expectativas e depois de ler sua resenha não vou com tanta sede ao pote... =/
    Abraços

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Concordo que o livro deixou a desejar..kkk
    Depois do final de Estilhaça-me, eu esperava bem mais de Liberta-me e acabei me decepcionando um pouco também, só não concordo que a personagem é irritante.
    Gosto demais da Juliette e da confusão mental dela, então isso não me incomoda em nada, só queria mais história e mais Warner. *-*

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e acho que irei gostar...parabéns pela resenha e pelo novo layout do blog...abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Lê, eu ainda nao li este livro, mas estou bem ansiosa porque eu adorei estilhaça-me. O que me desanimou foi saber que a personagem nao evoluiu, porque eu realmente esperava isso depois de tudo qe ela passou e de onde ela se encontra. Mas tudo bem, vou lê-lo em breve e tentar analisar esses pontos que você citou :)
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!