sábado, 7 de setembro de 2013

[RESENHA] O Menino da Mala - Lene Kaaberbøl e Agnete Friis

Há livros que não só a capa me convence, como também a sinopse, e ainda me deixam com altas expectativas, acreditando que a história será incrível. Bem, "O Menino da Mala" se enquadra neste exemplo que eu mencionei. Foi inevitável não esperar demais e ao concluir a leitura, não me sentir um pouco frustrado, até porque não foi realmente o que eu esperava. Sim, acredite, a história divergiu com o que eu ansiava em alguns momentos. 

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411836
Ano: 2013
Páginas: 256

Nota: (2,5/5)
“Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo.Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo.Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.Neste primeiro livro da série da enfermeira Nina Borg, vendido para 27 países, as autoras Lene Kaaberbøl e Agnete Friis apresentam uma heroína que luta contra seus demônios e busca fazer justiça em meio à crueldade e à indiferença do mundo.

Há um bom tempo que Nina Borg não vê sua amiga de faculdade, Karin. Mesmo sem o contato frequente, a amizade entre ambas nunca se desfez. A prova de que a amizade entre elas permanece, acontece quando Karin pede um favor a Nina. O que ela não sabia é que ao realizar este "singelo" favor, sua vida mudaria completamente e de forma inesperada.

Ao pegar a mala e levá-la para seu carro, Nina nunca imaginou o que poderia haver ali dentro. Tudo parecia aparentemente normal, mas intimamente, ela sentia que algo estava errado. Ao abrir a mala, a surpresa e o medo a consome. Há um menino nu. E sim, ele está vivo. Porém, como aquela criança foi parar naquela mala e naquele estado?

Perguntas como essa permeiam inicialmente a história e só ao longo da leitura, é que as respostas vão surgindo. Nina não deixará a criança morrer e fará o que for possível para não só salvá-la, mas também salvar a si mesma, já que a situação em que se encontra é bem mais perigosa do que aparenta. 


“Quem seria aquele menino? Nina observou pacientemente enquanto ele insistia em vestir sozinho a camiseta. Talvez tivesse sido sequestrado e trazido para a Dinamarca para ser explorado em algum esquema de prostituição ou abuso, mas por que diabos teria sido colocado dentro de uma mala e abandonado num guarda-volumes?”
Pág.: 176

Ao concluir a leitura, eu apenas senti frustração. Infelizmente, às vezes isso acontece, mas eu nunca estou preparado. Admito que minhas expectativas elevadas contribuíram um pouco. No entanto, a história em si não foi bem construída e nem muito menos bem desenvolvida. Confesso que demorei mais do que o normal para me envolver com a leitura e me sentir parte da história. 

Um ponto importante que me incomodou foi a narrativa. Inicialmente, a história em si, pareceu-me confusa e aparentemente sem um foco. E a narrativa não colaborou para que a leitura parecesse interessante ou me deixasse instigado. Prosseguir não foi fácil. Entretanto, próximo ao desfecho a história melhora — para a minha alegria.

Não considero a Nina Borg uma protagonista inesquecível. Sua personalidade não foi marcante. O núcleo de personagens é complexo. Confesso que a única que me convenceu foi a Sigita. Ela é a mãe da criança encontrada na mala e uma mulher forte, determinada e acima de tudo, crível. Acredito que muitas mulheres — especialmente as mães — que lerem esse livro, poderão se identificar muito com ela. 

O enredo em si possui algumas falhas na sua construção. Porém, possui certa originalidade ao abordar assuntos polêmicos e atuais, que infelizmente permeiam a nossa sociedade. Porém esperava um aprofundamento maior em alguns momentos. Foi algo que eu até considerei necessário, mas que não foi tão bem aproveitado como eu acreditava que seria.

Concluindo, foi uma leitura razoável. Obviamente poderia ter sido muito melhor, mas não foi. Provavelmente agradará muitos leitores. Eu amo romances policiais. Juro. Mas o "Menino da Mala" não entrou para o meu ranking de favoritos. Algo aparentemente comum. Enfim, não crie muitas expectativas, caso tenha pretensão de lê-lo, e acredito que aproveitará bem mais a leitura.


FICA A DICA!


34 comentários:

  1. Me interessei por esse livro logo no lançamento. Pena que não gostou... Ainda assim devo dar uma chance e ver o que acho.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Acho que é a primeira resenha que vejo falando algo de ruim do livro,mas é bom porque tem blogs que colocam sua opinião mas somente as boas.
    Me interessei pelo livro,mas agora me parece que não tem quase nada para acontecer ou que "envolva",pena que não superou suas expectativas.
    Adorei a resenha.
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro (: Foi a paty quem leu esse livro, mas eu (mica) posso dizer que sei muito da estória porque ela me contou grande parte dela, eu gostei do tema também achei bem inovador, mas eu tenho que admitir que não sou muito fã desse gênero então é quase certeza que não seria um favorito, mas eu gostei da forma que se desenrolou! É uma pena que você não tenha gostado tanto quanto imagina, é triste quando isso acontece, minha expectativa já me atrapalhou também kkk

    Já postamos resenha lá, quer ler? Desde de já obrigada!
    -Mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
  4. Poxa Leandro que pena, percebo que ultimamente os livros que vc tem lido não tem te agradado =/ desejo que os próximos te agradem =)
    Confesso que evitei solicitar esse livro por dois motivos, ele faz parte de uma série e a pouco eu tinha lido um livro sobre tráfico humano então não quis adentra nesse mundo tenso novamente. Mas de qualquer forma foi bom saber sua opinião.
    Abração

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá. Parabéns pela postagem e pela coragem de ter um blog. Administro um e sei o quanto é exaustivo, mas é recompensador quando colhemos frutos. Estou seguindo seu. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se puder. Não custa nada.
    Estou buscando novos blogs para ler, e novos blogueiros para conhecer o meu. Espero que goste de minha humilde página. Sua contribuição seguindo meu blog é muito importante. Enfim, gostei de tudo aqui, de verdade.
    Até mais... Obrigado. Aguardarei um comentário seu.
    De Carlos Augusto de Andrade.

    ResponderExcluir
  6. OI esse livro deve ser incrível li a sinopse e logo me interessei!

    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor neste post ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/09/independencia-do-brasil-7-de-setembro.html

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, fiquei curiosa para ler.
    Uma pena que o livro não tenha superado suas expectativas, muito chato quando nos entusiasmando e o livro deixa a desejar né?
    Parabéns pela resenha, muito clara e objetiva!

    Eu amoo de paixão romances policiais, é bem verdade que alguns são um porre, mas no geral eu adoro.
    Vou procurar pra comprar e ler.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ain Lé, eu tava tão interessada nesse livro, mas depois da sua resenha, sua nota e seus comentários no whatsapp eu simplesmente fui desistindo dele hahahahaha'

    Beijocas,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Leandro. A sinopse é bem instigante, mas não vou alimentar muitas expectativas para não me frustrar depois. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, tudo bom?T
    Tua resenha foi muito bem escrita, parabéns!
    Acredita que eu não tive interesse pelo livro? Não sei ainda o porque, mas não me chamou taanto a atenção :(
    Beijo!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie Le =)

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!! Jura que o livro te decepcionou tanto assim? Eu estava morrendo de curiosidade para ler ele, mas agora levei um belo balde de água fria =/

    Bem eu ainda pretendo ler ele, mas vou começar a leitura sem muitas expectativas para não me frustrar.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro! Eu achei legal, não nota máxima, mas aproveitei algo. Não é um livro que nos apresente aquela investigação policial, e acho que a maior parte dos leitores esperava isso, neste caso com certeza vai se decepcionar. Nina infelizmente não é a protagonista detetive, uma pena e sua falta de carisma compromete a empatia com o leitor, eu na verdade gostei de Sigita, ele sim tinha sentimentos e era mais humana. Enfim, quem quer algo sem a pegada investigativa vai sentir mais feliz. Excelente resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Você é a segunda pessoa que vejo que não adorou o livro. É muito ruim quando acontece isso, a gente espera tanto do livro e ficamos frustados. Por isso que não gosto de ler os livros assim que são lançados, para não me decepcionar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ao contrário de você, eu gostei bastante da Nina. Acho bom quando os autores se focam no lado humano das personagens, que não são perfeitos como muitos mostram, mas possui seus erros e muitos, muitos defeitos. Nina se encaixa nisso e por isso gostei.
    No geral a obra não é perfeita, mas possui muitos detalhes interessantes. O que senti falta foi a participação da Nina como enfermeira, já que a obra é apresentada como protagonizada por uma profissional da saúde e no fim isso acaba sendo um mero detalhe, que faz falta.
    Não é perfeito, por isso, apesar de ter uma opinião diferente, também acho que deve ser lido sem muitas expectativas. Definitivamente está longe de ser uma obra do Harlan Coben como muitos imaginavam durante as primeiras divulgações.
    (Será que isso contribuiu para as altas expectativas? Talvez.)

    Abraços, Leandro!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, conhecia o livro mas até então não sabia muito sobre ele.
    aHH! Em breve meu livro "Feitiço" será publicado em E-BOOK pela editora Novo Conceito, espero que possa ler e goste.

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro, puxa eu estava com tantas expectativas com esse livro, fiquei com medo de começar a leitura e não gostar, vou deixar para depois =)
    Beijos

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não tenho muitas expectativas com relação a esse livro, e também não sei quando irei lê-lo, mas tenho uma certa curiosidade em saber, como o menino foi parar na mala.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lê! Confesso que minhas expectativas estavam bem altas com esse livro, estava e estou ainda bem curiosa para lê-lo, espero não me decepcionar!

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Lê,
    Terminei esse livro tem 2 dias e confesso que fiquei um tanto triste, esperava uma história melhor, não sei algo mais. Demorei um pouco mais também pra se envolve com a história enfim, não pretendo ler outros livros dessa serie.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Puxa, vi tanta gente falando tão bem desse livros...
    Enfim, ele continua na minha lista de próximas leituras, mas pode ser que ele pule para o final da fila - ou não.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  21. Leandro, eu também estava super empolgada pra ler este livro, mas andei lendo resenhas por aí de pessoas que leram e acabaram com as expectativas boas sobre o livro. Isso é péssimo :/

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha ficado bem curiosa quando vi o lançamento dele por ser um livro policial, gênero que eu gosto bastante. Mas depois dessa resenha desanimei um pouco, também tinha expectativas altas pra ele "/
    Muito ruim quando isso acontece né? Enfim...

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Leandro,

    Eu li e resenhei esse livro no blog e gostei, apesar de alguns detalhes quero ler outro livro da série...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Leandro. Fazia um tempo que eu não passava por aqui. Gostei da sua resenha, mas é chato quando começamos o livro com uma expectativa e acabamos desapontados. Confesso que esse livro não tinha chamado minha atenção até agora e depois dos seus comentários, minha disposição de não lê-lo não mudou...
    Beijos,
    Niki,
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com
    http://www.randomcast.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Leandro! acho que a sua foi a primeira resenha negativa que eu li! que pena que você não gostou, tenho uma amiga que gostou bastante e agora eu tô em duvida sobre o que pensar haha
    como sempre, adorei a sua resenha!
    beijos!

    ResponderExcluir
  26. Fico triste por você não ter gostado do livro... Eu, como você sabe, gostei bastante e achei a história muito boa. Longe do que eu imaginava encontrar, acabei me envolvendo e curtindo cada página. Queria que você tivesse passado por isso também. :(

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  27. Putz...segunda resenha que vejo descascando esse livro. Não tenho mais a mínima vontade de ler...sinceramente já estou decepcionada antes de abrir o livro. kkkkkkk Esse é o problema quando vemos livros que nos chamam muito a atenção e depois nos esfaqueiam sendo ruins para dedeu!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  28. 2,5 de 5? o.O
    Eu amei a capa desse livro, fiz todo um horror para comprar, parecendo criança atrás de doce.
    Minha sorte é que não achei na Bienal, então, se não eu teria surtado rs

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  29. Ai eu tinha taaaantas expectativas de ler :( Ainda não tinha visto nenhuma resenha, dei uma desanimada e tanto :(
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Leandro!
    Eu estou tentando não criar expectativas mais com os livros, porque senão a história não é tudo isso e a gente acaba se decepcionando.
    Não li o livro, mas é chato quando isso acontece.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  31. Hey
    Como comentaram, também me interessei quando esse livro foi lançado.
    Mas fiquei surpresa com as avaliações baixas, em vista que eu imaginava um ótimo suspense, pelo plot e tals.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  32. Oi amigo!
    Ai que triste =( Estava ansiosa por essa leitura, mas lembro que quando comentou comigo que não te interessou tanto, até deixei pra lá por um tempo. Vou tentar seguir o seu conselho e não criar muitas expectativas. Quem sabe até não me surpreendo na leitura? kkkk

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  33. Olá! Como vai?
    Ah, triste se decepcionar com um livro, né? :S Bem, pretendia ler o livro, quer dizer, ainda pretendo, mas não agora... talvez no ano que vem. Não sei se gosto de romances policiais por nunca ter realmente lido um. Ótima resenha! Poxa, esse livro tinha de tudo para ser bom... Sejamos sinceros, a ideia foi diferente.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi Leo!

    Entendo perfeitamente esse sentimento de quando, pela sinopse, capa e comentários alheios, esperamos que mais uma obra se destaque em nossos favoritos. Na grande maioria das vezes, a história não alcança todas as expectativas que temos.
    E isso é pior ainda quando se trata de um livro com um enredo tão único quanto de O Menino da Mala. Gosto de romances que me prendam e me envolvam. Por isso, provavelmente, não iria curtir tal leitura.
    Obrigada pela dica!

    Beijão.
    Annie Stephanie - http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!