sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

[RESENHA] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Inevitavelmente, ao escolher qualquer livro do Sparks, sempre espero um romance clichê e fofo, que consiga me arrancar suspiros. Um dos motivos que deixou-me interessado em "Uma Longa Jornada" foi a sinopse, que além de indicar um bom romance, também insinua um desfecho interessante. Eu realmente não estava enganado. Após decepcionar-me com o autor algumas vezes, eis que ele me conquista novamente. 

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411959
Ano: 2013
Páginas: 368

Nota: (4,5/5)
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Inicialmente conhecemos Ira, um senhor de idade que sofrera um acidente de carro e está preso dentro do veículo coberto de neve. Ao que tudo indica, ele não se encontra nada bem e precisará de muito esforço para continuar vivo; não parece estar muito consciente e passa a ter visões de sua falecida mulher, Ruth.

Sophia é aparentemente uma mulher comum. É universitária e está tentando superar definitivamente seu ex-namorado que é um completo "sem-futuro". Luke é um caubói muito conhecido e que após perder seu pai, vive apenas com a sua mãe em uma bela fazenda. Numa fatídica noite, ambos se conhecem e a atração e química entre ambos é irrefreável. Aos poucos, vai tomando proporções maiores. No entanto, Luke esconde um segredo que poderá modificar totalmente o destino de ambos.

Quer saber como o destino unirá estas personagens? Apenas aconselho você a ler o livro e surpreender-se com um desfecho agradavelmente bom e até surpreendente. 


"(...) Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos."

Eu realmente adoro quando o meu amado/odiado Nicholas Sparks consegue me surpreender. Adoro mesmo. Imagine o quão frustrante é você admirar um autor e ele simplesmente decepcionar você com alguns de seus livros. Isso é até compreensível quando acontece esporadicamente. Excetuando este, os dois últimos livros que li do autor decepcionaram-me muito. Mas, felizmente, pude concluir a leitura de "Uma Longa Jornada" devidamente satisfeito. 

Quero acrescentar a você, leitor, que não espere um  livro espetacular ou maravilhosamente surpreendente. Não é bem isso. Realmente é um bom romance, com protagonistas marcantes e com momentos tênues, sinceros e fofos que só poucos autores como o Sparks conseguem proporcionar aos seus leitores. Mas a narrativa oscila em alguns momentos e isso, pelo menos para mim, é um aspecto relevante e negativo.

Os capítulos são narrados de forma alternada: em primeira pessoa por Ira, mostrando seus dramas, devaneios e momentos marcantes de sua vida ao lado da sua amada; e em terceira pessoa, relatando os pontos de vista do Luke e da Sophia. Os capítulos narrados pelo Ira foram enfadonhos, em determinados momentos; parecia que a leitura não se desenvolvia. Por outro lado, observar e acompanhar o destino unindo a vida de Luke e Sophia foi maravilhoso e agradável. Foi como assistir a um belo romance, em uma noite chuvosa e confortável. 

O Sparks ainda continua sendo um dos melhores contadores de história, segundo a minha singela opinião. É adorável perceber a maneira como ele constrói suas personagens e como elas são humanas, com defeitos e qualidades aparentes, e também com atitudes que realmente conseguem ser palpáveis. 

Concluindo, foi uma leitura muito satisfatória. Possui momentos clichês e em nenhum momento incomodaram-me, confesso. É quase inevitável não haver — apesar que determinados autores apenas destroem suas histórias por não saber usá-los de forma satisfatória. Aqui isto não acontece. Portanto, indico a leitura e espero que o final surpreenda você também. Eu realmente concluí a leitura com um sorriso bobo no rosto e sentindo-me puramente satisfeito e agradavelmente bem. 



RECOMENDO!


32 comentários:

  1. Olha se eu dizer pra vc que eu nunca li UMA OBRA do Nicolas vc acredita?
    hahahaha...Eu tenho algumas obras dele já compradas e nem os peguei ainda para ler e por isso vou começar a minha leitura pela UM LONGA JORNADA por causa da cortesia da Editora Arqueiro, porque eu quero conhecer o autor e ver se ele é tão bom como todos dizem, até porque as histórias devem ser lindas =]
    Eu gostei bastante da sua resenha. Bem Romântica a história pelo jeito, até porque um ROMANCE é sempre bom na vida da gente (risos)
    Parabens linda.
    Espero poder ler outras resenhas do autor aqui em seu blog, até porque queria conhecer mais sobre ele e saber mais opinião das pessoas que estão acompanhando faz tempo o pai NICOLAS ! hehehe

    Se cuida minha linda
    Depois passa no meu que tem resenha tbm =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro, tudo bem?

    Depois dele te "abalar" eis que agora consegue novamente te conquistar,não é? rs
    Como sabe, adoro as histórias do tio Nicholas, sim, sou uma sparkiana como dizem.
    Ainda não li esta obra mas me interessei muito.
    No início, quando lia livros dele com capitulos e personagens intercalados, tinha dificuldade, mas me acostumei por ser bom saber os diferentes ângulos e vosões, o Nicholas trabalha muito bem nisto.

    Adorei a resenha.
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Leandro. Li alguns livros do Sparks, e apesar de não ter amado todos, não cheguei a me decepcionar com o autor. Quero muito ler este livro, ainda mais agora, sabendo que vai para as telonas em breve. Um ótimo final de semana pra ti! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro, legal vc dizer meu amado/odiado Nicholas.. Adorei mesmo!!
    Bom, li um livro do autor, foi Um porto Seguro, já leu?! Eu curti bastante e dos outros títulos eu ainda quero ler A ultima música, querido jonh e um homem de sorte..
    Este livro que resenhou eu ainda não tinha lido a sinopse e gostei muito e adorei ainda mais a sua resenha, embora tenha ficado em dúvida quanto a narrativa que oscila..
    fiquei muito curiosa com o livro agora.. hehe

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Então, acho que todo mundo tem essa relação de amor e ódio com o Nicholas, se não me engano já li uns seis livros do autor e teve horas que passava muita raiva, rs.
    Os livros "O Guardião" e "Uma curva na estrada" para mim foram os melhores. Mas, estou bem ansioso para ler esse também.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Lê =)

    Assim... por mais que eu goste do Sparks, gosto de dar um tempo entre os livros dele, justamente pelo fato de ser clichê e nem sempre corresponder as minhas expectativas.

    Estou bem curiosa para ler esse livro em questão por que pelo que andei lendo o meu amor Chris Evans vai fazer o mocinho nas telas e só de pensar nele eu já fico suspirando rs...

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Até hoje só li um livro do Sparks, mas tenho muita vontade de ler os outros! Esse achei estranha a capa quando lançou (kkkkkkk), mas já está na lista de leituras *-* Espero gostar tbm ^^

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu só li um livro dele e não tenho vontade de ler os outros, não consigo gostar do tipo de romance que ele escreve "/

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê! Todos falam que fizeram as pazes com Sparks neste livro e estou com muita vontade de ler, ainda mais depois que vi as confirmações sobre o elenco que fará o filme. Que delicioso terminar a leitura sorrindo, com certeza vou amar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Que bom que foi uma boa leitura! Eu me decepcionei com o Sparks um pouco, mas só li dois livros dele, então acho que darei mais chances ao autor e talvez Uma longa jornada seja um bom livro pra isso ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA,VOU CONFESSAR UMA COISA:
      PRA MIM,NÃO EXISTE OBRAS MAIS DRAMATICAS DO QUE OS LIVROS DE NICHOLAS SPARKS.E O LIVRO UMA LONGA JORNADA,CABE CERTINHO NESSE QUADRO.GOSTEI MUITO DO LIVRO!!!ELE É UM LIVRO EXCELENTE.

      Excluir
  11. Hey, tudo bom?
    Faz tempo que não leio um livro do Sparks, mas confesso que sinto falta dos romances clichês dele, haha. Esse parece ser bem bacana pelo o que você comentou no post, tentarei dar uma chance.

    Até mais,
    Iasmin - Febre Literária.

    ResponderExcluir
  12. Eu pedi esse livro em um amigo secreto. Eu amo a escrita do Nicholas, apesar de ter bastante gente que não gosta. Sempre que quero ler um romance com mais emoção pego um livro dele. Espero terminar a leitura igual a você.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Leandro, Nicholas Sparks é sinônimo de clichê, não é mesmo? Mas o que seria do mundo sem os famosos clichês? E o que você disse faz totalmente a diferença: o Sparks é um excelente contador de histórias. Ele é O cara! <3
    Ainda não me decepcionei com ele (ainda bem!) e espero que isso não aconteça agora.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Apesar de adorar os livros do Sparks, também fico com aquele frio na barriga quando inicio a leitura de algum dos seus livros. O medo de me decepcionar é enorme, e ultimamente ele tem conseguido me decepcionar muito mais do que surpreender. Quero ler esse livro e, sinceramente, espero gostar tanto quanto você.
    Beijos e parabéns pela resenha!
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro!
    Sparks é um dos meus autores preferidos! Ainda não li esse livro, mas se você não curtiu os últimos livros dele e gostou desse, deve ser bom mesmo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro, tudo bem?
    Fazia algum tempo que eu estava com uma ressaca literária referente aos livros do Spark. Mas agora você despertou minha curiosidade. acho que vou adquirir esse livro só para, quem sabe, concluir com um sorriso no rosto.
    Abraçoas,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  17. Oie Lê
    minha relação com o autor até o presente momento, é só de amor rs
    também só li dois livros, e ainda não me decepcionei.
    Amo o jeitinho como ele consegue transportar o leitor pra dentro da história, e sempre cria personagens cativantes, pelos quais nós torcemos durante a leitura.
    Dica mais do que anotada.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  18. Amigo estou mega feliz por vc ter lido um livro que te agradou, depois de tantos desagrados, bom fechar o ano com boas leituras.
    Gostei muito da sua resenha / opinião. Já li alguns livros do Sparks e gostei muito e ainda tenho uns antigos para ler, nem comprei esses mais novos porque minha mãe tem então pretendo pegar emprestado. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro; concordo com a Lu ali em cima ao dizer que Sparks é sinônimo de clichê. Meio que depois de tantos livros com histórias parecidas dele, isso me enjoou um pouco, mas ainda sim adoro o Nicholas, gosto muito dos outros livros dele.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto bastante dos livros do Sparks, mesmo tendo enredos parecidos, há sempre algo que difere um livro do outro e isso ele faz de melhor! Ótima resenha ^^

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro.
    Eu ando saturada de Ncholas, não consigo dar chance a novas leituras dele no momento.
    Isso é consequência da leitura de livros seguidos, acabei me deparando com mesmices e enjoei.Quem sabe futuramente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Gostei da sua resenha.
    Tenho que te dizer ue até ler sua resenha eu não tinha a minima vontade de ler esse livro...
    Não sou tão fã dos livros do Nicholas
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Por ter lido poucos livros do Sparks, e ter gostado de todos até então, tenho certo receio de começar a ler mais e acabar com a mesma opinião de tantos leitores, que se decepcionaram com os últimos livros do autor. Saber que o mais recente te surpreendeu positivamente me deixa ansioso por essa leitura, até porque a sinopse também chamou minha atenção desde o início. Só espero ter a mesma opinião que você, e até gostar mais, quem sabe.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Leandro!

    Sua resenha é apaixonante. :) Li poucos livros do Sparks e só gostei mesmo de um, os outros me decepcionaram bastante, infelizmente. A história parece ser um amor, super fofo e bem escrita, mas não sei se leria. Não agora... Mas quem sabe futuramente.

    Beijocas e Feliz Natal!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, gosto da capa e a sinopse e bem interessante, pela sua resenha vejo que irei gostar....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Leandro,
    Eu sou fã do autor, claro que como tudo na vida as vezes me magoei com alguns livros, mas nada que me desse vontade para essas leituras,
    Esse é o único que ainda não li, mas pretendo ler em breve.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  27. Eu amo o Nicholas Sparks, mas não fiquei interessada nesse livro, depois que eu soube que não é ele que escreve os livros (os recentes) e sim pessoas contratadas eu fiquei bem chateada.

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka- http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu não curto tanto o tio Nick, apesar de ter uns 6 livros dele na minha estante, acho que li só uns 3!! Não sei, ele ainda não me conquistou!!
    Mas amei sua resenha, me deixou curiosa haha'
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Não gosto muito do autor, já li dois livros dele e nenhum me cativou. Enfim... Mas a premissa da obra é interessante, porém, não enche meus olhos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  30. EU não consigo odiar o Nicholas hehehe Fiquei bem curiosa com este, adoro esses livros com historia separadas que se cruzam. Ótima resenha :)
    boa semana :D
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  31. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Comente com moderação!