quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

[RESENHA] A Cidade dos Segredos - Sasha Gould

Há livros que surpreendem-me de uma forma tão inusitada, que após concluir a leitura, fico indagando-me sobre o que realmente me conquistou e deixou-me satisfeito. Ao iniciar a leitura de "A Cidade dos Segredos", buscava um livro instigante e bom apenas. No entanto, ele superou tudo o que eu esperava outrora e mostrou-se muito melhor.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633121
Ano: 2014
Páginas: 256
Nota: (4,5/5)
Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?


Aos dez anos de idade, Laura foi mandada a um convento por ordem do seu pai, após a morte de sua amada mãe. Insatisfeita com a vida que leva no convento, acredita que um dia conseguirá libertar-se dos seus dias enfadonhos e entediantes naquele local. Até que seis anos depois, ela recebe a notícia que sairá do convento e voltará a morar com seu pai. A felicidade inunda o coração de Laura ao perceber que sua tão almejada liberdade voltará e acima de tudo, ela poderá rever sua amada irmã, Beatrice. 

Ao chegar ao Palácio, o que poderia ser um momento de imensa felicidade para Laura, torna-se um momento de pura tristeza. Sua irmã Beatrice encontra-se morta. O motivo? Bem, ela morreu afogada e a causa da morte ainda é inexistente. 

O que Laura ainda não sabia é que as condições financeiras do seu pai estão cada vez piores. Então, para que seu pai melhore — financeiramente falando — ela terá que casar-se com o noivo prometido à sua irmã, o Vincenzo. Esse tal acontecimento não a consola e nem muito menos a deixa feliz. Até que a Segreta surge para ajudá-la a superar este grande problema. E acima de tudo, um misterioso pintor surge em sua vida, quando ela menos espera.

"O sentimento de perda é uma serpente negra que se move dentro de mim; ela se mantém enrolada ali, à espreita, poderosa. Acho que nunca mais me deixará."
Pág. 23

Eu acredito que o real motivo de minha satisfação ao concluir a leitura deste livro foi tê-lo iniciado sem grandes expectativas. De início, o mistério sobre a morte de Beatrice paira sobre o livro e a necessidade de mais informações sobre o acontecimento, levou-me a virar as páginas de forma involuntária. 

A narrativa foi um dos aspectos que mais agradou-me. Narrado na primeira pessoa, a autora soube como construir cada personagem, plano de fundo... Para ser mais objetivo, toda a trama em si foi muito bem desenvolvida. Eu realmente me senti envolvido com toda a história e acima de tudo, senti-me parte da história. 

O romance foi algo inesperado, confesso. Atualmente, evito a todo custo ler as sinopses dos livros que pretendo iniciar a leitura brevemente. Em "A Cidade dos Segredos" não foi diferente. No entanto, não me recordava sobre o fato de haver um romance na história. Ainda bem que não atrapalhou o desenvolvimento da mesma. Muito pelo contrário! O romance é delicado, normal e sem muitas pretensões. Acredito que esta última característica foi o que realmente me deixou satisfeito.

Um aspecto negativo e importante na história foi justamente a Sociedade Secreta. Talvez você não compreenda-me, mas eu não a achei tão secreta como eu supus inicialmente. Tudo me pareceu tão explícito... Pareceu que a autora não soube como tornar o mistério em torno da sociedade coeso. Pelo menos esta foi à conclusão que eu cheguei.

Concluindo, a leitura foi uma grata surpresa. Não é um livro incrível, mas consegue agradar bastante. Inicialmente, a Laura não me agradou, mas aos poucos, foi me conquistando de uma forma tão natural, que foi quase impossível não torcer por ela. O desfecho foi satisfatório e basicamente como eu acreditava que seria. Vale a pena dar uma chance a este livro, acredite. 

RECOMENDO!




18 comentários:

  1. Estou pensando seriamente em comprar esse livro, pois a sua não é a primeira que falou em dele. Pela sinopse, já fiquei atraído pelo lugar onde a história se passa, e ainda com sesa capa que remete a mistérios, fico mais curioso ainda. Espero poder fazer a leitura o mais breve possível, e sem expectativas, é claro. Ótima resenha!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que é um livro que agrada >< Estou com ele e o admiro pela capa linda que ele tem.rs Li por alto a sinopse, justamente por, assim como você, não ler as sinopses de livros que vou ler em breve, por querer me surpreender. Espero gostar da leitura assim como você.

    Beijos
    Meu Outro Lado

    ResponderExcluir
  3. Sempre tenho receio de livros em primeira pessoa justamente por ser natural a protagonista não conquistar, mas saber que isso muda com o tempo já é um ponto muito positivo. Mas acredito que o mais interessante é saber que mesmo com a "falha" o livro não perde o brilho. Imagino um cenário interessantíssimo para esse livro, por isso estou ansioso pela leitura e feliz em saber que você gostou. Espero sentir o mesmo.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sempre olho um tiquinho torto pra livros em que a narração é em primeira pessoa. :/ Isso acontecia muito mais no passado, quando eu era tão radical ao ponto de me limitar unicamente a ler e escrever em terceira pessoa. Esse preconceito já passou a maior parte, ainda que aja resquícios aiushuahs Mas o fato é que achei o enredo desse livro meio doidão. Muita coisa acontecendo, que complicação pra pobre da protagonista D: Mas certamente vale a pena ler, pois o rumo que a história toma, pelo visto, é interessantíssimo. Gostei de saber que o romance é algo que só complementa a história e que não é enjoativo e diabético; gostei de saber que ele cativou você: cativar é a palavra chave pr'um livro fazer sucesso e ser bom. E entendo sua crítica negativa quanto à abordagem do mistério dessa tal Sociedade. Já vi isso acontecer em outro livro, entendo o que quiser dizer. Trabalhar com mistério num ponto que não é central numa história é realmente difícil de fazer. Uma pena a autora não ter conseguido.
    Mas, ainda assim, o livro me interessou bastante, Leandro! Adorei sua resenha, adorei ter vindo aqui. =D Tenho é que tomar vergonha na cara e vir mais, já que sempre gostei de ler o que você escreve. ^^
    Beijão!

    Achou o Quê?:
    achouoque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Leandro que bom que vc atualizou, estava morrendo de saudade de seus posts amigo.
    Vc já sabe que estou mega curiosa com esse livro de capa linda, já add ele lá na minha lista do skoob. Adorei saber sua opinião!!! Bjos e ótimas leituras!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi estou louca para ler esse livro, ja ouvi falarem muito bem dele....
    bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/de-repente-o-destino.html

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler A Cidade dos Segredos! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro :)
    Não me interessei pelo livro, de inicio olhando pela capa me chamou atenção, mais depois batendo o olho na sinopse sei lá, não desceu, pelo o pouco de resenhas que eu estou lendo por ai, esse é o tipo de livro regular, pq vi mais resenhas negativas que positivas, enfim, eu solicitei o livro com o NC e quem leu foi a colunista do, como eu e ela temos os gostos parecidos, em breve saberei se irei ler ou não :D
    Brubs-Livros de Cabeceira
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Leandro.
    Até agora, mesmo com resenha maravilhosas lidas não me interessei pelo livro.
    Sinceramente? Não sou fã de leituras em primeira pessoa, ou não era pelo menos, agora me acostumei =D
    Por enquanto está balanceado, li tanto positivas quanto negativas. Interessante saber que gostou rs.
    Que sociedade secreta seria tão exposta...

    Abraço.
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  10. Oie Lê =)

    Estou bem curiosa para ler esse livro, apesar de já ter lido resenhas tanto positivas como negativas dele.Vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões e espero que elas sejam boas rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha! Ainda ñ conhecia esse livro, mas me interessei bastante.. E como vc disse q é uma leitura agradável, acho q vale a pena mesmo dar uma chance a ele!

    Amei o blog, e estou seguindo! Se puder fazer uma visita ao meu, e seguir tbm.. :)

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro já está na minha lista de leituras há algum tempo, e gostei de saber que é um bom livro, apesar de o mistério não ser tão bom assim. Creio que eu vá gostar da leitura =D

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lê! Vi tantos comentários negativos que acabei deixando esta leitura para depois, mas quem sabe seja surpreendida tal como você foi por não estar esperando muito. Pelo visto a abordagem da Sociedade causou o mesmo impacto em todos, deveria ter sido melhor trabalhada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Olá querido Leandro, tudo bem?
    Passando aqui pela primeira vez em seu blog e sinceramente já gostei, porque estou doida para comprar esse livro que você acabou de resenha e não vejo a hora de tirar minhas próprias conclusões. Adorei tudo que vc falou sobre o livro, até porque me pareceu ser bem interessante. Fico feliz que tenha gostado da narrativa, pois quando é assim nos prende né? Enfim...
    Outra coisa, estou seguindo o seu cantinho, poderia me retribuir?
    Ficarei muito feliz de sermos amigos =]
    Se cuida meu querido e parabens pela sua resenha

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse foi o lançamento do mês que mais me interessou, mas li uma resenha falando tão mal dele que até desanimei. Mas vou fazer iguala você, vou ler sem expectativa nenhuma, dai eu não me decepciono.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leandro!
    Gosto muito dessa capa, mas confesso que de início a história não me chamou muita atenção. Mas quem sabe, né...

    Beijo,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, não sei o que esperar dele, mas algumas resenhas positivas que nem a sua me animaram, veremos.....parabéns pela sua resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, tudo bem?
    A sua foi a segunda resenha sobre esse livro que li hoje, e estou a cada dia mais curiosa pela leitura do mesmo. Espero conseguir ler em breve pois todos que leram dizem que não esperavam muito da leitura e se surpreenderam.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir

Comente com moderação!